Vereador Araújo Neto denuncia descaso com a educação e superlotação de “auxiliares” nas escolas de Codó

Em Sessão Ordinária destinada aos discursos dos parlamentares, o vereador Araújo Neto fez um verdadeiro desabafo em nome do povo codoense. Entre os tantos problemas abordados, o edil criticou e denunciou as inúmeras dificuldades encontradas pelos alunos e seus familiares para ter garantido o acesso a educação digna no município. Falta de transporte, falta de merenda e de condições mínimas para o ensino adequado foram levados a pauta.

Falta de merenda e superlotação de “auxiliares” nas escolas

No entanto, o que mais chamou a atenção do vereador desta vez foi o ‘inchaço’ e a superlotação se servidores na função de “auxiliares” da educação nas escolas da rede municipal. Pelo relato de alunos, o vereador constatou que, enquanto falta merenda, sobram os chamados auxiliares da educação.

Araújo Neto relatou sobre a polêmica da superlotação na estrutura da educação, inflando a folha de pagamento da administração pública. “As escolas de Codó estão lotadas de funcionários, funcionário fiscalizando corredor, fiscalizando porta de rua, um funcionário fiscalizando o outro, tá uma loucura as escolas cheias de auxiliares. Na escola Ana Luísa só tem 13 funcionários auxiliares, 13 auxiliares, um vigiando o outro, se botar 3 no mesmo local não tem onde ficar ninguém, que cada dia chega um novo. Na José Alves Torres, que é um pouco maior, tem três, tá no rumo, mas na São Tarciso, bem aqui no São Francisco, desse tamanhinho, a São Tarciso, lá só tem oito auxiliares, só oito”, disparou.

O parlamentar ainda enumerou mais escolas com excesso de “auxiliares” em seu quadro de servidores, como as escolas Maria Alice Machado, com seis auxiliares, a Carmem Palácio Lago, com quatro auxiliares e na escola Casulo, com quatro servidores. O edil também questionou sobre os cinco auxiliares lotados na Escola Santa Filomena, que está passando por reformas. Araújo Neto finalizou denunciando a contumaz falta de merenda por toda a rede pública, na sede e zona rural e convidou os vereadores, incluindo os da Comissão de Educação, para fazerem visita de fiscalização as escolas de Codó.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *