7 profissões que a IA não deve substituir, segundo Bill Gates

Todos os dias surgem anúncios de novas Inteligências Artificiais (AI) em desenvolvimento. Acompanhadas dessas notícias, surgem também informações de que todas as profissões devem ser extintas e substituídas por robôs no futuro.

No entanto, para o cofundador da Microsoft e filantropo, Bill Gates, não são todas as profissões que passam por esse risco, existem algumas que exigem contato e relação interpessoais constantes e não podem ser substituídas. Confira a lista de 7 profissões que citada por Bill Gates.

Leia mais em: 5 ferramentas de inteligência artificial gratuitas para conversas inteligentes e buscas rápidas.
1. Professores e educadores
Segundo Bill Gates, a empatia não é um sentimento possível de ser transmitido pela IA, e para ensinar uma criança, a empatia é essencial.

2. Profissionais da saúde
Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros, precisam do contato, da escuta e do conhecimento para chegarem ao diagnóstico correto. Pular algumas dessas etapas pode tornar o dia a dia ainda mais complexo e exaustivo à população.

3. Artistas e criativos
Com a polêmica do Studio Ghibli, em que os criadores desaprovam a cópia e reprodução dos seus estilos, foi levantada uma discussão de quanto tempo levaria para que a IA substituísse os ilustradores, designers e demais artistas. No entanto, criar com alma e com autenticidade ainda não é uma função da tecnologia.

4. Assistentes sociais
O contato humano, assim como nas profissões da saúde, também é muito constante na assistência social. Nessa profissão, é preciso visitar lares, conhecer histórias e buscar soluções humanas e éticas.

5. Empreendedores e líderes
Se manter atualizado no mercado de trabalho é uma tarefa que exige pesquisas diárias, pois a cada minuto uma tendência nova surge e que pode ser transformadora para o seu empreendimento, o que seria limitado se dependesse de uma IA.

6. Psicólogos e terapeutas
Escutar uma pessoa e guiá-la a uma conclusão exige um trabalho de meses, analisando, registrando e organizando informações, e isso reivindica trabalho humano.

7. Profissões que unem criatividade e empatia
A Inteligência Artificial pode ser um grande aliado para sugerir ideias, mas na maioria das vezes elas são vagas e sem propósito, o que exige um profissional humano e capacitado.

Em suma, para Bill Gates, as profissões baseadas na empatia, na conversa e no cuidado não deixarão de existir, pois a Inteligência Artificial surge apenas como uma referência e consulta inicial.

Fast Company

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *