POLÍCIA CIVIL PRENDE EMPRESÁRIA POR FURTO DE ENERGIA EM SÃO LUÍS

Em uma ação realizada na manhã desta quarta-feira (24), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Perícia Oficial e da Equatorial Energia, cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma residência localizada no bairro Jardim Eldorado, área nobre de São Luís. A ação teve como base uma investigação que apura o crime de furto de energia elétrica.

Segundo o Departamento de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), durante o cumprimento da ordem judicial, o perito do Instituto de Criminalística (ICRIM) constatou a existência de uma derivação clandestina, escondida na parede interna do imóvel, utilizada para desviar energia elétrica.

De acordo com as investigações, a ligação irregular alimentava quatro aparelhos de ar-condicionado da residência sem o devido registro no sistema de medição da concessionária.

Diante da constatação do crime, foi dada voz de prisão à empresária, titular da conta de energia do imóvel.

A mulher foi conduzida à sede da SEIC, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis relacionados ao caso.

A Polícia Civil reforça que o furto de energia, além de configurar crime, representa riscos à segurança da população, podendo causar sobrecarga na rede elétrica, curtos-circuitos e até incêndios.

Ao identificar ou suspeitar desse tipo de prática criminosa, a orientação é que a denúncia seja feita de forma segura e, se desejado, anônima, por meio dos canais oficiais da Polícia Civil e também da Equatorial Maranhão. As denúncias podem ser registradas pelo site www.equatorialenergia.com.br ou pela Central de Atendimento 116, com ligação gratuita.

Orleans reúne prefeitos e fortalece a maior aliança municipalista do MA

Dando continuidade à agenda de articulação política com gestores municipais, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se na terça-feira (23), em São Luís, com um novo grupo de prefeitos de diversas regiões do estado. Foram dois dias de diálogos, consolidando a maior aliança municipalista já realizada no Maranhão.

Também estiveram presentes à reunião o governador Carlos Brandão e o senador Wéverton Rocha.

O encontro integra uma série de reuniões que vêm sendo realizadas por Orleans Brandão com lideranças políticas de diferentes regiões do Maranhão, ampliando a participação dos municípios na construção das propostas para o futuro do estado e o fortalecimento da mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha.

Durante a conversa com os prefeitos, Orleans Brandão reafirmou seu compromisso com uma agenda fortemente municipalista, voltada para o desenvolvimento das cidades.

Ele lembrou sua experiência à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, destacando os resultados alcançados em parceria com os gestores municipais, e garantiu que essa forma de governar continuará sendo uma das marcas de sua atuação.

“Tenho convicção de que o desenvolvimento do Maranhão passa pelo fortalecimento dos municípios. Foi assim que trabalhamos na Secretaria, construindo soluções ao lado dos prefeitos e levando ações concretas. Esse compromisso continua firme. Vamos construir uma agenda que permita às cidades avançarem cada vez mais”, afirmou Orleans Brandão.

Otimista com a vitória do projeto político do grupo, o governador Carlos Brandão destacou que a capacidade de gestão e o conhecimento da realidade do estado credenciam Orleans Brandão a conduzir uma nova etapa de desenvolvimento no Maranhão.

“Orleans tem ideias brilhantes para fazer o estado avançar ainda mais, em parceria com os prefeitos. Ele reúne todas as condições para seguir esse projeto municipalista, porque conhece o Maranhão como poucos e entende a realidade de todas as cidades”, frisou.

Presente ao encontro, a prefeita de Governador Archer, Professora Leide, destacou a sensibilidade de Orleans Brandão para compreender as demandas dos municípios.

“Orleans é uma pessoa que gosta de dialogar, sempre nos escutou e procurou entender a nossa realidade. E isso faz toda a diferença, porque mostra respeito e compromisso com os municípios. Tenho certeza de que esse jeito de ouvir e construir parcerias será fundamental para a sua atuação”, afirmou a prefeita.

Já o prefeito de São Raimundo do Doca Bezerra, Jacinto Neto, falou sobre a importância da reunião para o alinhamento da atuação de todos neste momento de pré-campanha. “Muito importante essa proximidade. Orleans sempre foi uma pessoa solícita, que sempre nos recebeu bem. Por isso, acredito no seu projeto de trabalhar em parceria com os municípios”, ressaltou.

Em Brasília, União Brasil reafirma apoio a Orleans Brandão

O presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda, reafirmou nesta quarta-feira (17), em Brasília, o apoio do partido à pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB) ao Governo do Maranhão. O encontro contou com a presença do deputado federal Pedro Lucas Fernandes, apontado como possível nome da legenda para o Senado.

“O União Brasil seguirá com você, com toda a força e todo o espírito de vitória”, declarou Rueda. Pedro Lucas também confirmou a permanência no projeto. “Compromisso é para ser honrado. Estamos juntos”, afirmou o deputado.

Orleans agradeceu o apoio e ressaltou a lealdade de Pedro Lucas. O emedebista também defendeu a continuidade das ações do governador Carlos Brandão (MDB) e afirmou que a aliança trabalhará por uma “grande vitória”.

Marrapá

Prefeitura de Peritoró realiza entrega de cestas verdes a famílias da comunidade KM 36

A Prefeitura de Peritoró realizou a entrega de 150 cestas verdes para famílias da comunidade KM 36, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A iniciativa é fruto da parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e Agricultura, com o objetivo de fortalecer a segurança alimentar e incentivar a produção da agricultura familiar.

A ação beneficiou diretamente 150 famílias, que receberam alimentos frescos e de qualidade, contribuindo para uma alimentação mais saudável e garantindo mais dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade.

A entrega contou com a presença do secretário de Administração, Lucas Rawi, do secretário de Assistência Social, Léo da Assistência, e do presidente da comunidade, Domingos Gama, que acompanharam a distribuição dos alimentos e conversaram com os moradores.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção da segurança alimentar, o fortalecimento da agricultura local e a melhoria da qualidade de vida da população peritoroense.

Asscom -PMP

13ª Conferência Municipal de Saúde de Codó debate fortalecimento do SUS e reúne sociedade para construção de propostas

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde e instituições parceiras, realizará nos dias 02 e 03 de julho de 2026 a 13ª Conferência Municipal de Saúde de Codó. Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, o evento acontecerá a partir das 8h, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A conferência representa um importante espaço democrático de diálogo, participação popular e construção coletiva de propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de saúde no município. Durante os dois dias de programação, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais da saúde, gestores e representantes da sociedade civil terão a oportunidade de debater desafios, apresentar sugestões e contribuir para o desenvolvimento de ações que impactem diretamente a qualidade da assistência oferecida à população.

O encontro será marcado por momentos de aprendizado, troca de experiências e deliberação de propostas que poderão nortear as políticas públicas municipais, além de subsidiar as etapas estadual e nacional das conferências de saúde.

O credenciamento dos participantes ocorrerá nos dias 29 e 30 de junho e 01 de julho de 2026, das 8h às 13h, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Augusto Teixeira, bairro São Sebastião. Poderão se credenciar delegados, convidados e demais participantes.

Um dos destaques da programação será a Conferência Magna, ministrada por Jamesson Ferreira Leite Junior, mestre em Gestão de Programas e Serviços de Saúde, que abordará o tema central do evento. Após a palestra, os participantes poderão contribuir em uma plenária de debates coordenada por representantes da sociedade civil e usuários do SUS.

As discussões serão organizadas em quatro eixos temáticos:

• Democracia, saúde como direito e soberania nacional;
• Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social;
• Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambiental;
• Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.

No período da tarde, os participantes participarão de uma oficina terapêutica sobre técnicas de relaxamento e bem-estar, conduzida pela psicóloga Brenda Brito Ramos. Em seguida, serão realizados os trabalhos em grupos temáticos para elaboração e seleção de propostas que serão apresentadas e deliberadas em plenária.

A programação do primeiro dia será encerrada com a aprovação do relatório final das propostas e um momento de confraternização entre os participantes.

No dia 03 de julho, as atividades terão início com uma sessão de Terapia da Mente e do Corpo, conduzida pela terapeuta ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Adélia Maria Machado Aguiar. Na sequência, ocorrerão a eleição dos Conselheiros Municipais de Saúde para o período 2026-2029 e a escolha dos delegados que representarão Codó na Conferência Estadual de Saúde.

A 13ª Conferência Municipal de Saúde reafirma o compromisso da gestão municipal com a participação popular, o fortalecimento do SUS e a construção de políticas públicas cada vez mais eficientes e inclusivas. A expectativa é reunir representantes de diversos segmentos da sociedade para contribuir com propostas que promovam avanços significativos na saúde pública de Codó.

Serviço

Evento: 13ª Conferência Municipal de Saúde de Codó
Tema: “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”
Data: 02 e 03 de julho de 2026
Horário: A partir das 8h
Local: Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Credenciamento:
Datas: 29 e 30 de junho e 01 de julho de 2026
Horário: Das 8h às 13h
Local: Secretaria Municipal de Saúde

Assessoria de Comunicação

D’lla Grill: o ponto certo da carne e o prazer de comer bem em Codó

Quando o assunto é carne bem preparada e comida de qualidade, o D’lla Grill se consolida como uma das melhores escolhas em Codó. Reconhecido pelo cuidado no preparo e pelo sabor marcante de seus pratos, o restaurante conquista clientes que valorizam uma refeição feita com atenção aos detalhes.

Especialista em carnes na brasa e assados, o D’lla Grill oferece um cardápio diversificado, pensado para agradar diferentes paladares, sempre com ingredientes selecionados e aquele tempero que faz toda a diferença. Cada prato é preparado no ponto ideal, garantindo suculência, aroma e uma experiência gastronômica completa.

Além da excelência na cozinha, o espaço proporciona um ambiente confortável e acolhedor, ideal para reunir família, amigos ou simplesmente desfrutar de uma boa refeição no centro da cidade. No D’lla Grill, comer bem é mais que um hábito: é um momento de prazer.

️ D’lla Grill — tradição no sabor, cuidado no preparo e excelência no atendimento.

Agroforte Suínos: Qualidade e Confiança em Suínos Vivos e Abatidos; ligue e faça sua encomenda!

A Agroforte Suínos é referência no mercado quando o assunto é qualidade e confiança na venda de suínos vivos e abatidos. Com atendimento especializado, a empresa garante seriedade, compromisso e produtos de excelência para seus clientes.


O representante Cleiton Soares está sempre disponível para atender e oferecer as melhores opções, com contato facilitado pelo WhatsApp.

(99) 98188-8509 | (99) 99642-9954

Agroforte Suínos: Qualidade e Confiança em Suínos Vivos e Abatidos; ligue e faça sua encomenda!

Frigorífico Marcelo Rei do Frango – Menor preço, melhor atendimento e máxima qualidade. Com os cortes especias da rede de frigorificos Marcelo Rei do Frango você escolhe a carne de sua preferência (Frango, miudos, gado, suino e muito mais), prepara o seu prato predileto e faz do seu fim de semana um moneto único. Visite-nos e aproveite a grande variedade de carnes e produtos, com o menor preço, melhor atendimento e máxima qualidade.


Uma das dicas de prartos para o fim de semana!! Bisteca Suina. Lombo e copa Lombo. Você só encontra na rede Frigorífico Marcelo Rei do Frango.

Prefeitura de Codó entrega kits do Programa Trabalho Jovem e reforça apoio à inserção da juventude no mercado de trabalho

Município se consolida no estado do Maranhão com o maior número de beneficiários inseridos no programa

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, realizou a entrega de 53 kits aos participantes do Programa Trabalho Jovem – Eixo Estágio Social, iniciativa do Governo do Estado do Maranhão voltada à promoção de oportunidades para os jovens maranhenses.

A cerimônia aconteceu no Salão Nobre da sede administrativa do município e contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do secretário municipal da Juventude, Valdeci Calixto, além dos jovens beneficiados pelo programa.

O Programa Trabalho Jovem – Eixo Estágio Social é desenvolvido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), e tem como objetivo proporcionar experiência profissional a estudantes e jovens em início de carreira por meio de estágios em órgãos públicos estaduais e municipais.

Na edição de 2026, Codó alcançou um importante destaque estadual ao ocupar o primeiro lugar entre os municípios do interior do Maranhão em número de participantes. Atualmente, mais de 80 estagiários estão atuando em repartições estaduais e municipais, consolidando o município como o maior beneficiário do programa entre as cidades do interior maranhense.

Com duração de 10 meses, o estágio oferece uma bolsa mensal de R$ 600 aos participantes, que desenvolvem atividades de apoio nos órgãos públicos, adquirindo conhecimentos práticos e experiência profissional.

Durante o evento, o prefeito Chiquinho FC destacou a importância da parceria entre o município e o Governo do Estado para ampliar as oportunidades destinadas à juventude codoense. Na ocasião, ele agradeceu ao governador Carlos Brandão pelo apoio e compromisso com as políticas públicas voltadas para os jovens.

“O Programa Trabalho Jovem representa uma importante porta de entrada para o mercado de trabalho, permitindo que nossos jovens adquiram experiência profissional e ampliem suas perspectivas para o futuro”, destacou o gestor municipal.

De acordo com a Secretaria Municipal da Juventude, o programa representa, para muitos jovens, a primeira oportunidade de ingresso no mercado de trabalho, contribuindo para a formação profissional e para o desenvolvimento de novas habilidades.

A entrega dos kits simboliza mais uma etapa do compromisso da gestão municipal e do Governo do Estado com a valorização da juventude, fortalecendo políticas públicas que promovem inclusão, qualificação e geração de oportunidades para os jovens codoenses.

Assessoria de Comunicação

Copa no Cantinho do Presente: emoção, criatividade e ofertas especiais para entrar no clima do futebol

A Copa chegou e o Cantinho do Presente entrou no ritmo da torcida, trazendo novidades e promoções especiais para quem ama celebrar cada detalhe desse grande evento. Mais do que um jogo, esse é um momento de união, alegria e emoção — e nada melhor do que viver tudo isso com presentes criativos e cheios de significado.

Durante o período da Copa, a loja preparou uma seleção especial de itens temáticos, opções para presentear amigos, familiares e até para deixar o ambiente mais festivo. São lembranças, artigos personalizados e sugestões perfeitas para quem quer demonstrar carinho e entrar no clima verde e amarelo com estilo.

O Cantinho do Presente também está com condições especiais em produtos selecionados, tornando essa época ainda mais interessante para garantir aquele mimo especial ou surpreender alguém querido enquanto a seleção entra em campo.

Venha conferir as novidades, escolher seu presente e viver a Copa com mais alegria, criatividade e emoção. No Cantinho do Presente, cada detalhe faz parte da festa! ⚽