Vereador Ibrahim Neto destaca combate à violência contra idosos, prevenção às drogas e elogia nova Praça São Pedro

Durante a 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (23), o vereador Ibrahim Neto utilizou a tribuna para abordar temas de relevância social, como a proteção dos idosos, o combate às drogas e os benefícios da recém-inaugurada Praça São Pedro para a população codoense.

O parlamentar iniciou seu pronunciamento destacando o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. Ibrahim ressaltou a importância da data como forma de alertar a sociedade sobre casos de abuso, discriminação e maus-tratos enfrentados por muitos idosos. Segundo o vereador, é fundamental que familiares e cuidadores garantam atenção, carinho e acolhimento àqueles que tanto contribuíram para a formação das gerações atuais. “Precisamos cuidar dos nossos idosos para que eles tenham um envelhecimento digno, cercado de amor, respeito e atenção. Eles merecem todo o nosso reconhecimento e cuidado”, afirmou.

Nova Praça do Bairro São Pedro, mais um espaço para as famílias codoenses

Ao relacionar o tema à realidade do município, Ibrahim Neto destacou a inauguração da Praça São Pedro, entregue recentemente pela gestão do prefeito Chiquinho FC. Para o vereador, o novo espaço representa um importante ponto de convivência e lazer para a população, especialmente para os idosos. “Fiquei muito feliz ao ver muitos idosos aproveitando aquele espaço. É um ambiente onde poderão realizar atividades físicas, conversar, interagir com outras pessoas e desfrutar de momentos de lazer. Como morador da região de São Pedro, fico muito satisfeito em ver essa conquista para a comunidade”, declarou.

Poder público e sociedade unidos no combater as drogas

Em outro momento de sua fala, o parlamentar chamou atenção para o Dia Internacional de Combate às Drogas, ressaltando os impactos negativos que a dependência química provoca nas famílias e na sociedade. Ibrahim Neto enfatizou que o enfrentamento ao problema não deve ser responsabilidade apenas do poder público, mas também de toda a sociedade. “As drogas destroem vidas, comprometem a saúde mental, afetam as relações familiares e causam inúmeros prejuízos sociais. Cada cidadão pode contribuir para orientar, acolher e ajudar alguém a sair desse caminho”, destacou.

O vereador também fez referência ao trabalho desenvolvido em Codó por instituições que atuam na recuperação de dependentes químicos, citando o projeto liderado pelo Padre Orlando, que acolhe pessoas que enfrentam problemas relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Para Ibrahim, iniciativas como essa merecem apoio e valorização da população, pois desempenham um papel fundamental na recuperação de vidas e no fortalecimento das famílias. Encerrando seu pronunciamento, o parlamentar desejou um bom trabalho aos colegas vereadores e reforçou a importância de ações coletivas voltadas à promoção da dignidade humana, da saúde e do bem-estar social no município.

Vereador Teonilo do Garra propõe ação da Câmara para solucionar transtornos causados pela Transnordestina em Codó

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (23), o vereador Teonilo do Garra destacou importantes obras executadas pela gestão municipal e chamou a atenção para os problemas enfrentados pela população em decorrência das constantes interrupções causadas pelos trens da Transnordestina na área urbana da cidade.

Importantes obras da Gestão Fé, Trabalho e Futuro

Inicialmente, o parlamentar parabenizou o prefeito Chiquinho FC pelos investimentos em infraestrutura e urbanização de diversos bairros do município. Teonilo ressaltou a inauguração da Praça no Bairro São Pedro, considerada por ele uma importante conquista para os moradores da região. “Depois de muitos anos de espera, hoje a população conta com uma praça bonita e bem estruturada. Além disso, várias ruas estão recebendo bloquetes e melhorias que garantem mais qualidade de vida para os moradores”, destacou.

O vereador também anunciou novas obras previstas para os bairros São Francisco e São Benedito. Segundo ele, diversas ruas do São Francisco receberão pavimentação asfáltica, enquanto no São Benedito serão realizadas intervenções na Avenida São Benedito, na Avenida Dr. José Anselmo e em várias travessas.

População clama por solução aos problemas causados pela manobra do trem no centro de Codó

Ao abordar outro tema, Teonilo do Garra manifestou preocupação com os inúmeros transtornos causados pela operação de manobra e permanência dos trens da Transnordestina parados no centro da cidade, principalmente nos horários de maior movimento. O parlamentar afirmou que tem recebido reclamações frequentes da população devido ao longo tempo em que as composições permanecem paradas, dificultando o deslocamento de motoristas, motociclistas e pedestres.

O direito de ir e vir é garantido pela Constituição. No entanto, em Codó, muitas pessoas acabam perdendo compromissos ou enfrentando grandes atrasos porque os trens ficam parados por horas, justamente nos horários de pico, quando pais estão buscando seus filhos nas escolas ou trabalhadores estão se deslocando para suas atividades”, ressaltou.

Diante da situação, Teonilo sugeriu que a Câmara Municipal se mobilize para buscar uma solução junto à concessionária responsável pela ferrovia. Entre as propostas defendidas pelo vereador está a definição de horários específicos para a circulação, além de outro local, fora do perímetro urbano, para manobras e paradas dos trens, evitando maiores prejuízos à mobilidade urbana. “Precisamos unir forças e buscar providências. A população não pode continuar sendo prejudicada diariamente por essa situação. É necessário encontrar alternativas que reduzam os transtornos e garantam mais fluidez ao trânsito da nossa cidade”, concluiu o vereador.

Fatos e Fotos: Confira os melhores momentos do Encontro das Mulheres do Agro de Codó

Em clima de união, troca de experiências e valorização da força feminina no campo, o Encontro das Mulheres do Agro de Codó reuniu produtoras rurais, empreendedoras e convidadas especiais em um momento marcado pela confraternização, conhecimento e celebração.

Com uma decoração temática acolhedora e uma mesa repleta de comidas típicas, o encontro proporcionou um ambiente de integração entre mulheres que, diariamente, contribuem para o fortalecimento do agronegócio e para o desenvolvimento da região. Além da programação especial, o evento foi uma oportunidade para estreitar laços, compartilhar experiências e reafirmar a importância do protagonismo feminino no setor agropecuário.

Presente no evento, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros, destacou o crescimento da Comissão das Mulheres do Agro. “O Sindicato do Produtores Rurais de Codó só tem que agradecer a esse grande trabalho que vem se desenvolvido por essas mulheres, dando destaque para a presidente da Comissão das Mulheres, Inalda Béder, e que vem fazendo um grande trabalho. Hoje referência até a nível de Estado. Hoje o grupo de Mulheres de Codó tem destaque especial em todas essas feiras que vem acontecendo dentro do Estado do Maranhão. Outro ponto muito importante é a filiação das mulheres ao Sindicato, que antes era composto cem por cento por homens e hoje vemos a crescente presença das mulheres junto com a gente. Hoje o quadro de nosso sindicato tem mais mulher que homem. Isso é bom pois estamos vendo o empenho das mulheres dentro das suas disponibilidades, dentro dos seus afazeres, a gente está vendo que elas estão tendo uma dedicação muito especial para o trabalho delas voltados ao desenvolvimento do agro em nossa região”.

A coluna social registra alguns dos melhores momentos dessa edição, que mais uma vez demonstrou a força, a dedicação e a união das mulheres que fazem a diferença no agro codoense. Confira alguns registros do Encontro das Mulheres do Agro de Codó e reviva os momentos que marcaram essa grande celebração!

Orleans reúne prefeitos em São Luís para alinhar pré-campanha

Um encontro liderado na noite de segunda-feira (22) pelo ex-secretário estadual Orleans Brandão (MDB), pré-candidato ao Governo do Maranhão, reuniu cerca de 60 prefeitos em São Luís para alinhar estratégias da pré-campanha. O encontro também contou com as presenças do governador Carlos Brandão (MDB), do senador Weverton Rocha (PDT) e da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (MDB).

Durante a reunião, o grupo discutiu ações de mobilização nos municípios e a ampliação da presença do pré-candidato emedebista nas bases políticas.

“Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense”, afirmou o pré-candidato.

Marrapá

Óticas AHP entra em clima de Copa e convida a torcida brasileira a vestir as cores da paixão nacional

Em clima de festa e com a energia que só o brasileiro tem, as Óticas AHP lançam uma campanha especial para quem gosta de torcer com estilo, conforto e muita proteção. Afinal, a torcida mais animada do mundo merece enxergar cada momento com qualidade.

Inspirada no espírito da Copa do Mundo, a campanha destaca uma linha de óculos de sol que une design moderno, proteção UV e o atendimento de confiança que já é marca registrada das Óticas AHP.

Além de proteger os olhos, os modelos oferecem conforto para todos os momentos, seja para acompanhar os jogos, curtir eventos ao ar livre ou simplesmente demonstrar o orgulho de ser brasileiro.

Vista-se de Brasil, vista AHP! Porque a emoção do futebol é ainda melhor quando vivida com estilo. Nas Óticas AHP, a paixão pelo esporte e o cuidado com a visão jogam no mesmo time.

Óticas AHP: a escolha de quem torce pelo Brasil com elegância, qualidade e muita personalidade.

ARRAIÁ PELA CIDADE LEVA CULTURA JUNINA E ANIMA O BAIRRO SÃO RAIMUNDO EM TIMBIRAS

A noite de sábado, 20 de junho, foi de festa, tradição e valorização da cultura popular no bairro São Raimundo com mais uma edição do projeto “Arraiá pela Cidade”. Promovido pela Prefeitura de Timbiras, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento reuniu moradores e visitantes em uma programação marcada por apresentações de danças típicas, grupos juninos e shows de música ao vivo. A forte presença do público confirmou o sucesso da proposta itinerante, que segue levando as festividades juninas para diferentes bairros do município.

Um dos grandes destaques da noite foi a participação de grupos juninos de Timbiras e de cidades vizinhas, que encantaram o público com figurinos coloridos, coreografias bem preparadas e temas ligados à fé, à história e à identidade nordestina. Entre as apresentações, um dos grupos visitantes trouxe um enredo em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, relembrando passagens simbólicas como a coroação pela Princesa Isabel e a confecção do manto da santa. Os brincantes também destacaram a alegria de retornar a Timbiras e agradeceram a receptividade da população.

Mesmo diante dos desafios enfrentados pela cultura junina, integrantes e coordenadores das quadrilhas ressaltaram o orgulho de manter viva essa tradição. A quadrilha “Arrasta Pé do Sertão” foi uma das atrações que emocionaram o público, mostrando o envolvimento da juventude e a força do tema escolhido para 2026. Com aplausos, música e participação popular, o Arraiá pela Cidade reforçou a importância do São João como espaço de encontro, alegria e preservação da cultura nordestina em Timbiras.

Blog do Sílvio Ramon

⚽ Copa de Ofertas no Mundo do Real garante economia e variedade para os clientes

O clima de vitória tomou conta do Mundo do Real com a chegada da Copa de Ofertas, uma campanha especial que reúne produtos com preços imperdíveis em diversos setores da loja. A ação foi preparada para oferecer aos clientes mais economia, variedade e oportunidades de compra durante o período promocional.

São ofertas em diferentes categorias, atendendo às necessidades do dia a dia e proporcionando mais praticidade para toda a família. Com um mix diversificado de produtos, os consumidores encontram opções que unem qualidade, utilidade e preços acessíveis.

A campanha reforça o compromisso do Mundo do Real em levar aos seus clientes condições especiais de compra, permitindo que todos aproveitem promoções exclusivas e façam suas compras com mais economia.

Quem visitar a loja durante a Copa de Ofertas poderá conferir de perto as novidades e aproveitar descontos especiais em diversos produtos. É a oportunidade perfeita para economizar, renovar itens essenciais e garantir as melhores ofertas em um só lugar.

No Mundo do Real, a economia entra em campo e quem sai ganhando é o cliente! ⚽

“Orleans é o mais preparado para governar o Maranhão porque fez muito e conhece as necessidades de cada região”, afirma Brandão

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (22), o governador Carlos Brandão reafirmou que o ex-secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, está preparado para dar continuidade à gestão que tem conquistado avanços em todas as áreas. E defendeu a sua pré-candidatura ao Governo do Estado: “O Maranhão precisa de você”, afirmou o governador, acrescentando: “Orleans é o mais preparado para governar o Maranhão porque fez muito como secretário de Estado e conhece as necessidades de cada região”.

Ao justificar a escolha do seu grupo político pela candidatura de Orleans Brandão, o governador disse que a decisão teve o respaldo do sentimento demonstrado pela população, que mostrou confiança no então secretário de Assuntos Municipalistas para dar continuar ao trabalho exitoso realizado pela atual gestão estadual.

O governador destacou que Orleans o ajudou a governar, conhecendo de perto as necessidades dos municípios e buscando as soluções junto ao Governo do Estado. “Você ajudou a construir tudo que fizemos e, portanto, sabe tudo do estado: de educação, da saúde, do saneamento básico, da infraestrutura, do social. Nada melhor que uma pessoa como você, que está preparado, que está dedicando a sua juventude, a sua energia, para dar continuidade a esse trabalho”, ressaltou. E completou: “O Maranhão não pode ter aventuras, o Maranhão não pode arriscar. O Maranhão que está dando certo tem que continuar dando certo”, enfatizou Carlos Brandão.

Orleans reforçou que o trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão, focado em uma gestão municipalista, conquistou muitos avanços para o Maranhão em áreas importantes, fortalecendo a infraestrutura das cidades, gerando desenvolvimento econômico e ampliando os programas sociais para combater a fome e reduzir a pobreza extrema.

“Basta as pessoas pesquisarem e olharem os dados do Maranhão nos últimos anos. O Maranhão que está tendo um PIB alto, um Maranhão que está gerando emprego e renda, e principalmente um Maranhão que está cuidando das pessoas que estão em vulnerabilidade social. Mas a gente ainda tem muito para fazer, e eu tenho certeza que vamos continuar avançando”, concluiu o pré-candidato a governador.

Noca

DIREITO E SAÚDE | Direito a Acompanhante em Consultas e Internações: Um Direito Seu! (Parte VII)

 com Dr. Suelson Sales

Você sabia que tem direito a um acompanhante em consultas e internações? Ir ao médico, fazer um exame ou passar por uma internação hospitalar são momentos que podem trazer ansiedade e muitas dúvidas. Mas você sabia que não precisa passar por isso sozinho?

De acordo com o Estatuto dos Direitos do Paciente (Lei nº 15.378/2026), você tem o direito garantido por lei de ter uma pessoa da sua confiança ao seu lado nesses momentos. Esse direito foi criado para trazer mais segurança, humanidade e tranquilidade para o seu atendimento. Vajamos como funciona este direito:

A lei é muito clara: todo paciente tem o direito de ter um acompanhante tanto em consultas quanto em internações. A escolha de quem estará ali é sua. Ter alguém de confiança por perto ajuda no apoio emocional e facilita a conversa com os médicos e enfermeiros.

Muitas pessoas acham que o acompanhante serve apenas para fazer companhia, mas a lei dá a ele uma função muito importante na sua segurança. O seu acompanhante é um aliado da sua saúde e ele pode (e deve): (i) Fazer perguntas: Questionar a equipe de saúde sobre diagnósticos, tratamentos e remédios que você está recebendo; (ii) Fiscalizar a segurança: Ficar de olho se os procedimentos certos estão sendo seguidos — como checar se o profissional lavou as mãos ou se confirmou o seu nome antes de dar um medicamento.

Mas temos uma exceção! O médico ou profissional responsável pode proibir ou limitar a presença do acompanhante se entender que isso vai colocar em risco a sua saúde, a sua intimidade ou a segurança das outras pessoas. Exemplo:  Ambientes de isolamento por risco de infecção ou cirurgias que exijam total privacidade. Nesses casos, a restrição deve ser sempre explicada e justificada pelo profissional.

Em resumo: (i) O Direito ao acompanhante vale para consultas e internações; (ii) Quem está com você pode perguntar e fiscalizar os cuidados; (iii) A Exceção é quando a presença do acompanhante pode causar risco real à saúde ou à segurança.

Conhecer os seus direitos é o primeiro passo para garantir um atendimento médico mais seguro, respeitoso e humano. No seu próximo atendimento, exerça esse direito!

Representante da Ferroviária de Araraquara avalia talentos do futebol feminino em Codó

O futebol feminino de Codó viveu um momento especial com a realização de uma avaliação técnica conduzida pelo professor Rondinelli, representante da equipe feminina da Ferroviária de Araraquara, uma das maiores referências da modalidade no Brasil. A iniciativa reuniu jovens atletas codoenses em busca de uma oportunidade de mostrar seu talento e, quem sabe, dar um importante passo rumo ao futebol profissional.

Durante o evento, autoridades, apoiadores e representantes do esporte local destacaram a importância da ação para o fortalecimento do futebol feminino no município. O vereador Nunes do Náutico agradeceu a presença da equipe da Ferroviária e ressaltou o empenho de todos os envolvidos na realização da avaliação. “Quero agradecer ao professor Rondinelli por se mobilizar e vir de Araraquara até Codó para realizar esse trabalho com nossas meninas. Sabemos das dificuldades e da necessidade de ampliar as oportunidades para o futebol feminino. Estamos abrindo portas e criando novas perspectivas para essas atletas”, destacou.

Revelando os talentos codoenses

O professor Rondinelli elogiou a qualidade das jovens atletas avaliadas e reforçou o compromisso da Ferroviária em identificar novos talentos pelo país. Segundo ele, o clube mantém um projeto de observação técnica que busca oportunidades para meninas que sonham em construir uma carreira no esporte. “O que vimos aqui foram atletas de qualidade e um trabalho muito bem desenvolvido. Tudo isso contribui para o crescimento do futebol feminino. Já tivemos a experiência de contar com uma atleta de Codó em nosso clube e esperamos que outras meninas também possam alcançar esse objetivo”, afirmou.

A iniciativa contou ainda com o apoio do prefeito Chiquinho FC e do deputado estadual Francisco Nagib, reconhecidos pelo incentivo às ações esportivas no município. O evento reforça o compromisso de promover o esporte como ferramenta de inclusão, desenvolvimento social e geração de oportunidades para a juventude codoense.

A avaliação representa mais um passo importante para o fortalecimento do futebol feminino em Codó, incentivando novas atletas a acreditarem em seus sonhos e mostrando que, com dedicação e apoio, é possível alcançar grandes conquistas dentro e fora dos gramados.