Flávio Dino determina que PF investigue nazistas ou neonazistas no Brasil

Flávio Dino determina que PF investigue nazistas ou neonazistas no Brasil

O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que há indícios de atuação interestadual de organismos nazistas | Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Na madrugada desta quinta-feira (6), o ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou em uma rede social que determinou à Polícia Federal a instauração de um Inquérito Policial para apurar a existência de organizações nazistas e neonazistas no Brasil.

O Ministro afirmou que há indícios de atuação interestadual dessas organizações e a PF deve investigar possíveis crimes de racismo e apologia ao nazismo, previstos na Lei 7.716/89.

A declaração do Ministro acontece após a descoberta pela Polícia Civil de Santa Catarina de uma filial de um grupo internacional de supremacia branca no Brasil. Segundo as investigações, o grupo tinha planos para implantar uma célula radical de supremacia branca no país e dez suspeitos foram presos. Entre os indivíduos, a polícia encontrou mensagens criminosas nos celulares, incluindo a frase “Pretos têm que morrer todos os dias”.

Os investigadores também descobriram que os suspeitos eram responsáveis pelo recrutamento de jovens em outras células, por meio de convites e seleções feitos pela internet.

A célula internacional, presente em vários países, incluindo Portugal, Alemanha e Estados Unidos, é uma das mais organizadas e violentas do mundo.

A investigação da PF solicitada pelo Ministro da Justiça é uma medida importante para combater a atuação dessas organizações no país e garantir a segurança e os direitos de todas as pessoas, independentemente de sua cor, etnia ou origem.

MN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *