
Nove pessoas foram presas, na manhã desta quarta-feira (30), durante a operação ‘Jacamim’, realizada pelas polícias Militar e Civil em povoados da zona rural de São Luís. Os alvos da ação são suspeitos de participarem de organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas.
Durante a operação, os policiais ocuparam os territórios da ilha de Tauá-Mirim, onde ficam os povoados de Jacamin, Embaubal, Portinho, Amapá e Ilha Pequena. Segundo a Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), a região tem sido utilizada pelos criminosos como esconderijo.

Além da ilha de Tauá-Mirim, os policiais também fizeram buscas na Estiva, Vila Samara, Coqueiro, entre outros povoados rurais.
Dos nove suspeitos presos, cinco foram detidos no povoado Jacamin e quatro na Estiva. Entre os presos estão foragidos da Justiça, considerados pela polícia como sendo de alta periculosidade, além de suspeitos de homicídio, entre outros crimes.
Durante a operação, apreenderam uma motocicleta com chassi raspado, um revólver taurus calibre 38 com munição, um simulacro de arma de fogo, além de entorpecente.
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva, a operação é resultado de investigações com o objetivo de desarticular grupos criminosos.
“Foram cumpridos mandados de prisão e de buscas, solicitados ao Poder Judiciário. O objetivo é prender suspeitos, desarticulando a atuação desses criminosos que atentam contra a ordem pública”, enfatizou.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, a operação vai continuar.
“O sistema de segurança tem agido forte contra o crime. Esta foi mais uma operação de combate a facções, com objetivo de cumprir mandado de busca e apreensão e de prisão preventiva contra suspeitos de lideraram o tráfico de entorpecentes na Grande Ilha, e que se refugiam nesses povoados afastados, de difícil acesso. Foi uma ação exitosa e que vai prosseguir não apenas em São Luís”, informou o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins.
A ‘Operação Jacamim’ contou com as participações de policiais civis da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP), Grupo de Resposta Tática(GRT/SEIC) e Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico(SENARC).
G1ma
