/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Q/u/f9lkLBSAOUMlUIkAqg0w/vlcsnap-2023-06-30-21h22m59s727-1-.webp)
A Justiça Federal determinou que bares e restaurantes localizados na área conhecida como “Champs Mall“, na Península da Ponta d’Areia em São Luís, retirem os bangalôs e demais estruturas físicas localizados na faixa de areia em frente aos estabelecimentos.
A decisão é do juiz Hiram Armenio Xavier Pereira e ação foi movida pelo Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA). Os estabelecimentos tem 15 dias contados a partir da decisão para fazer a retirada, sujeitos a multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento.
De acordo com a ação do Ministério Público Federal os bares e restaurantes, estão ocupando indevidamente uma área de uso comum em um local de preservação permanente (APP), localizado na faixa de areia. Eles mantiveram as estruturas mesmo após o fim da autorização expedida pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU/MA), em 2023.
