Na última terça-feira (30), durante a 30ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, o vereador Araújo Neto fez um pronunciamento que abordou temas de grande relevância para a comunidade local, reafirmando seu compromisso com o incentivo ao esporte do município, o fortalecimento da economia popular e a valorização da fé do povo codoense.
Valorização do esporte codoense
O parlamentar iniciou seu discurso exaltando a nova fase e o grande momento pelo qual passa o esporte de Codó, como a realização e o sucesso da Copa dos Bairros 2025, que lotou o Campo da pegada e teve distribuição de oito mil reais para o campeão e quatro mil para o vice, premiação inédita para o evento.
“Estive sábado a noite no Campo da Pegada. E festas como esta me fazem lembrar dos áureos tempos do nosso esporte, no estádio Rene Bayma, onde o Codó inteiro ia para o estádio torcer para seus times. E Momentos inesquecíveis também, quando o então prefeito Dr. Antônio Joaquim, um amante do futebol, conseguiu trazer os times do Flamengo e Vasco para espetáculos na nossa cidade. Este grande evento lotou o campo e comprovou a valorização que a gestão confere ao nosso esporte. E teremos mais eventos, como a Copa da Pega e a Copa Rural, com o mesmo padrão de excelência do prefeito Chiquinho e da secretaria de esporte”, relembrou o vereador.
Incentivo ao artesanato e as tradições religiosas
Outro ponto importante destacado por Araújo Neto foi a conquista de novas barracas para as artesãs da ACAC, após uma reunião com o prefeito Chiquinho Oliveira. O vereador relatou que, diante da demanda apresentada, o gestor entrou em contato direto com um senador, garantindo em poucos minutos a liberação das estruturas. “Esse é um problema que não teremos mais. Os trabalhadores das feiras terão melhores condições e dignidade para exercerem suas atividades”, disse.
Encerrando seu discurso, Araújo Neto falou sobre sua atuação e de sua esposa Meiry Araújo na Romaria ao Canindé, que neste ano chega à sua 42ª edição. De iniciativa do empresário e atual prefeito, Chiquinho FC, a Romaria para Canindé-CE, ao longo de décadas, se tornou a maior do nordeste em número de fiéis para louvar e agradecer a São Francisco. Ao lado da esposa, Araújo está há 15 anos na coordenação do evento religioso, que se tornou um dos maiores do Brasil. Em 2025, 1.150 romeiros de Codó participarão da peregrinação, que sairá na próxima quinta-feira (02), às 16h.
“É um momento de fé e agradecimento pelas bênçãos recebidas durante todo o ano. Tenho orgulho de, junto da Meiry, contribuir para manter viva essa tradição que fortalece a espiritualidade e a união do nosso povo. Parabéns ao prefeito Chiquinho FC e aos nossos Romeiros por mais um ano de bençãos e agradecimentos”, concluiu o vereador, reafirmando seu compromisso de trabalhar em prol da cultura, da fé e da qualidade de vida dos codoenses.