37ª Sessão: Câmara aprova PL que institui o 10 de julho como Dia Municipal do Terecô das Matas Codoenses

Na noite de 18 de novembro, terça-feira, a Câmara Municipal de Codó aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Número 25, de 13 outubro de 2025, que institui o Dia Municipal do Terecô Tambor das Matas Codoenses.
“Nós tínhamos um déficit histórico com o Terecô de Codó. Não era o mais possível, nós escondermos o que é nosso. Essa é a nossa cultura, essa é a nossa história. Codó é conhecido mundialmente como a terra da macumba, como a terra do Terecô. E o dia foi o 10 de julho, em homenagem ao nascimento do mestre Bita de Barão, que foi o cara que levou o nome da cidade a todos os cantos do Brasil e do mundo. Nós poderíamos ter votado a Maria Piauí, mas ela foi a nossa grande precursora e o mestre foi quem deu continuidade a tudo que existe hoje”, relatou o autor do projeto, vereador Araújo Neto.

O momento histórico, definiu como data oficial o dia 10 de julho, em homenagem ao aniversário do líder espiritual Mestre Bita do Barão.
“É muito importante, pois nós sabemos que o dia do Terecô, essa data do dia 10 de julho, é o dia do aniversário do homem que fez o Terecô, do homem que levou com Codó a ser conhecido em nível nacional e internacionalmente. Eu acredito que não só eu estou orgulhosa, mas todos os Pais de Santo, Mães de Santo também, porque nós temos uma referência, que essa referência foi digna para ser homenageada nesta data escolhida, 10 de julho. Que nós possamos comemorar e levar no nome do Terecô além, assim como ele fez quando estava aqui conosco”, lembrou a Mãe Janaína, filha do Mestre Bita do Barão.

O presidente da Câmara, vereador Roberto Cobel ressaltou a importância da histórica Sessão para a cultura e religiosidade do município
“Realmente uma noite nobre, especial. É a Casa do Povo, onde o povo tem voz e vez, onde o povo é ouvido. E nós, através do vereador Araújo Neto e do prefeito Chiquinho, como disse Pedro de Ogum, há tempos estamos trabalhando para ter o Dia do Terecô aqui em Codó. E nesta Casa hoje foi aprovada por todos os colegas vereadores, todos a favor da aprovação do Dia do Terecô, dia 10 de julho. Então é um momento histórico para todo nosso município”, concluiu o presidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *