SINCODO/FAEMA fortalece protagonismo feminino – reunião da Comissão de Mulheres define ações para 2026

A Comissão das Mulheres do Agro do Sindicato do Produtor Rural de Codó (SINCODO) realizou, no dia 26 de janeiro, a reunião do GT de Capacitação com uma pauta estratégica voltada ao fortalecimento da participação feminina no setor agropecuário e ao planejamento de ações para o ano.

Durante o encontro, foram discutidos temas importantes como a intensificação da campanha de filiação ao Sindicato dos Produtores Rurais, além da organização de atividades para 2026. Entre as ações planejadas estão a realização de palestras no mês da mulher e a promoção de um evento voltado para linhas de crédito e orientações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), com o objetivo de ampliar o acesso das produtoras às políticas públicas e ao crédito rural.

A importância do planejamento para a comissão das mulheres do agro, não se limita a uma questão organizacional, mas se estende a um impacto no fortalecimento e na valorização do papel das mulheres nesse setor”, ressaltou Ana Raysa Abas, membra da Comissão

Rumo a 52ª EXPOCODÓ

O planejamento também contemplou propostas de visitas técnicas, palestras sobre saúde da mulher, turismo e enfrentamento à violência doméstica, reforçando o compromisso da Comissão com o desenvolvimento integral das mulheres do campo. Outro destaque foi a proposta para sugestão de cursos de artesanato para a 52ª EXPOCODÓ, além da atualização do calendário de visitas às feiras e exposições do estado.

 Protagonismo feminino no Agronegócio

A comissão também discutiu a importância da participação de mulheres líderes comunitárias nos cursos de capacitação, a busca por parcerias institucionais e apoio financeiro para a realização dos eventos, bem como a valorização do turismo local por meio das produções desenvolvidas pelas mulheres. Para a presidente da ACRIVI, Inalda Beder, a atuação da Comissão de Mulheres é fundamental para fortalecer o associativismo e ampliar oportunidades.

Nosso compromisso é criar espaços de formação, informação e fortalecimento das mulheres no agro. A Comissão de Mulheres tem um papel essencial nesse processo, promovendo inclusão, geração de renda e valorização do trabalho feminino. O SINCODO/FAEMA seguirá apoiando essas iniciativas, que impactam positivamente toda a nossa comunidade, e reafirmando o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a valorização das mulheres e o fortalecimento do setor produtivo em nossa região”, destacou a presidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *