O último sábado, 31 de janeiro, foi marcado por um importante avanço na saúde pública de Codó.
Em uma cerimônia realizada no Parque de Exposição Walter Zaidan, o vereador Antônio Luz, acompanhado pelo Secretário de Estado do Planejamento, Vinícius Ferro, e pelo prefeito Chiquinho FC, realizou a entrega dos óculos do programa estadual Cuidar dos Olhos.
A ação é o desdobramento de um mutirão que já havia identificado as necessidades da população local.
Segundo dados apresentados pelo vereador Antônio Luz, o programa alcançou números expressivos no município: 1.159 pessoas atendidas no total.
Resultados em Codó
Dentre os beneficiários do programa na cidade, o atendimento foi dividido conforme a necessidade clínica:
- 504 pacientes foram encaminhados para cirurgias oftalmológicas (catarata e pterígio);
- 655 pessoas tiveram a prescrição para o uso de lentes, recebendo seus novos óculos nesta fase do projeto concluída no sábado.
Impacto Estadual
Em entrevista ao jornalista Acélio Trindade, o secretário Vinícius Ferro enfatizou a magnitude da iniciativa em todo o Maranhão.
Ferro destacou que o “Cuidar dos Olhos” não é uma ação isolada, mas uma política de governo que já soma 400 mil atendimentos e a marca de 200 mil óculos entregues em diversas regiões do estado.
”É um programa que devolve a dignidade e a qualidade de vida ao maranhense, garantindo que o cidadão enxergue um futuro melhor”, pontuou o secretário.
O evento reforça a parceria entre a liderança política local e o Governo do Estado, focada em reduzir as filas de espera por consultas e procedimentos oftalmológicos na região dos Cocais.
