
Você já sentiu como se alguém estivesse mentindo para você, mas não sabia como verificar? A inteligência artificial identificou padrões na linguagem de pessoas que não estão dizendo a verdade, e algumas palavras aparecem com mais frequência do que imaginamos. Embora não sejam evidências absolutas de fraude, podem ser sinais de alerta quando combinados com outras pistas.
Atriz de Kill Bill fez saudação à Ucrânia pouco antes de entregar Oscar. ‘Slava Ukraini’; assista
Dia da Mulher: veja 90 mensagens e frases para enviar pelo WhatsApp e celebrar a data
De acordo com a análise do ChatGPT, estas são cinco palavras ou frases que os mentirosos continuam usando:
1. “Honestamente” / “Para ser honesto”
É irônico, mas quando alguém enfatiza sua sinceridade antes de falar, pode estar tentando convencer em vez de informar. Pessoas que dizem a verdade geralmente não precisam de esclarecimento prévio.
2. “Acredite em mim” / “Eu juro”
Quando alguém insiste que você acredite nele sem fornecer provas, pode ser que esteja encobrindo algo. A verdade se sustenta por si só, sem a necessidade de juramentos constantes.
3. “Basicamente”
Essa palavra pode parecer inofensiva, mas às vezes é usada para simplificar demais uma história e omitir detalhes importantes. Pode ser uma tentativa de manipular a percepção da realidade.
4. “Não me lembro bem”
Embora seja natural esquecer as coisas, os mentirosos costumam usar essa frase para fugir de perguntas difíceis ou ganhar tempo para inventar uma resposta mais convincente.
5. “Por que eu mentiria?”
Em vez de simplesmente responder com sinceridade, os mentirosos tentam desviar a atenção e lançar dúvidas sobre as suspeitas do interlocutor. É uma tática clássica de manipulação.
Como detectar uma mentira?
Além do uso dessas palavras, os especialistas recomendam ficar atento a outros sinais, como evitar contato visual, respostas muito elaboradas ou mudanças no tom de voz. Um estudo da psicóloga Bella DePaulo, da Universidade da Califórnia, especialista em engano e comunicação, descobriu que mentirosos tendem a usar menos detalhes e pausas estratégicas para fazer sua história parecer mais crível.
Além disso, uma pesquisa publicada no Journal of Personality and Social Psychology destaca que pessoas que mentem tendem a usar pronomes mais impessoais para se distanciarem do engano. Embora essas palavras não garantam que alguém esteja mentindo, elas podem ajudar você a ficar mais alerta. O segredo é prestar atenção ao contexto e como a conversa se desenrola.
O Globo
