Dia dos Pais: por que no Brasil é comemorado em agosto?

O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto no Brasil. A data vai na contramão de ao menos 70 países, como os Estados Unidos, Argentina, Reino Unido e China, que celebram o dia no terceiro domingo de junho.

Mas por que o Dia dos Pais tem uma data diferente no Brasil? Tudo começou em 1953, quando o então presidente Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo de agosto em homenagem aos patriarcas da família.

“A intenção era homenagear a figura paterna e promover a família como instituição fundamental da sociedade, tendo o pai como alicerce”, explica Silvia Soler, professora de história da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), à CNN.

O autor da ação foi o publicitário Sylvio Bhering, diretor do jornal O Globo e da Rádio Globo na época. “Ele se inspirou no Dia das Mães, que já era um evento consolidado no calendário comercial, para propor uma comemoração semelhante em homenagem aos pais”, disse Jane Marques, professora de comunicação e marketing da USP (Universidade de São Paulo), à CNN.

Jane também afirmou que a celebração ocorre no segundo domingo de agosto por “razões históricas, culturais e estratégicas”. A princípio, a ideia era comemorar o Dia dos Pais em 16 de agosto para seguir o calendário cristão e homenagear São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus.

“Essa relação com a religião católica se explica pela predominância de católicos na época”, pontuou ela. “O dia dedicado ao santo alterou para 26 de julho, no entanto, o mês de agosto (oitavo no ano) já estava difundido entre os comerciantes que visavam aumentar suas vendas em um mês sem feriados nacionais e sem datas comemorativas”.

Com isso, o Brasil celebra o Dia dos Pais em agosto por razões cristãs, mas não só: também porque o mês seria uma época estratégica, sem feriados próximos, para aquecer o comércio local.

“Essa estratégia mostra como o marketing e a comunicação podem influenciar tradições, criando datas que se enraízam na cultura popular”, finalizou Jane.

CNN BRASIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *