O ano de 2020 será lembrado pela pandemia do novo coronavírus. Outras patologias, no entanto, registraram queda: é o caso de reduções expressivas nos números de casos de zika, dengue e chikungunya.

A queda acentuada do acometimento das três doenças já vinha sendo constatada nos meses de janeiro e fevereiro. Mas, com a pandemia da Covid-19, entre março e junho, a redução foi ainda mais brusca. No período, a Prefeitura do Codó registrou queda de 100% nos casos de chikungunya, em comparação com os mesmos meses de 2019.
Segundo avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, o período de isolamento social para conter a disseminação do novo coronavírus ajudou no combate a essas doenças.
Ainda que os números demonstrem a queda, especialistas alertam que os cuidados para evitar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, devem continuar.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem monitorando os casos e desde janeiro já registra uma tendência de queda em relação ao mesmo período do ano passado. A partir da transmissão comunitária da Covid-19 na cidade, com o isolamento social, essa redução ficou mais expressiva.
“Com o isolamento social e a população mais tempo dentro de casa, acreditamos que houve uma mudança de comportamento em relação aos cuidados com todo espaço da casa, principalmente a área externa, podendo ser um indicativo de redução dos criadouros de mosquito domiciliares”, explicou Karen Cruz,coordenadora da Vigilância Epidemiologia de Codó.
Dicas para combater o mosquito:
- tampe os tonéis e caixas d’água;
- mantenha as calhas sempre limpas;
- deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- mantenha lixeiras bem tampadas;
- deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
- limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;
- cubra e faça a manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
- limpe ralos e canaletas externas;
- atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
- deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
- verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.
