IDEB de Codó despenca da 55ª para a 167ª posição entre os municípios do Maranhão

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 foram divulgados na última quarta-feira, 14 de agosto. De acordo com os dados, o município de Codó despencou da 55ª posição em 2019 para a atual 167ª colocação entre os municípios do Maranhão. O declínio no índice e as suas causas foram destaque no discurso do vereador Araújo Neto durante a 24ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal.

Saiu o resultado do IDEB, e tá aí o avanço tão propalado da educação do município de Codó. Qual é o avanço? O avanço é que em 2021, no último IDEB, nos anos iniciais, Codó tinha 4.8. E hoje, com o avanço promovido pelo governo atual, Codó tem 4.5. Esse é o avanço. É assim, com essa força de trabalho do prefeito, que não investe nada, que a educação não avança” criticou o parlamentar.

O vereador ainda pontuou as muitas causas para o mau resultado no IDEB. “As crianças dos anos iniciais, principalmente do nosso município, vão para a escola e dez e meia são liberadas, porque não tem merenda, porque não tem transporte escolar para levar todo mundo, porque não tem estrada, porque os transportes estão quebrados. Como é que avança? Como é que faz o IBEB melhorar? Como é que Codó passa a ser respeitado por ser um celeiro educacional? Vai botar culpa nos professores? Não pode. Eram os mesmos professores do passado, mas é a falta de carinho, é a falta de cuidado, é a falta de vontade de fazer as pessoas mais humildes, que querem ser grandes na vida, querem ter oportunidade, porque a educação é que faz essas crianças pobres poderem ter oportunidade no futuro”, concluiu.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *