/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/n/8/oJLGEjTeyHCFgU35rJjg/hosp.png)
O Maranhão já registrou, só este ano, 1.303 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 89 mortes. O aumento das síndromes gripais tem lotado hospitais e preocupado famílias e autoridades devido à agressividade com que alguns vírus têm atingido idosos e crianças.
Contexto: A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) abrange casos de síndrome gripal mais agressivos que comprometem a respiração e podem levar à internação por causarem febre, dores, dificuldade de respirar e tosses por um período mais prolongado. As causas podem ser vírus respiratórios, bactérias, fungos e outros agentes. Se não tratado ou em pacientes mais frágeis, como idosos, pode levar à morte.
Diante da alta demanda por atendimento médico, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou o processo de montagem de um Hospital de Campanha para atendimento a casos leves de síndromes gripais no estacionamento do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, em São Luís.
O hospital deve iniciar as atividades assim que finalizado e contará com 20 poltronas para medicação e 10 leitos de observação. A previsão é que o atendimento tenha início neste sábado (31).
