Cinco institutos federais ofertarão 100 vagas gratuitas para professores das redes públicas de ensino no início de 2026. Cursos presenciais serão oferecidos em todas as regiões do país, em uma rede de formação
O primeiro programa de Pós-Graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (ProfDocênciaEPT) foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com nível de mestrado profissional, a formação para a qualificação de professores das redes públicas de educação básica em exercício na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma ação interinstitucional coordenada pelo MEC, em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O resultado do Edital Capes nº 19/2024 foi divulgado na sexta-feira, 13 de junho.
Os cursos presenciais serão ofertados pelas seguintes instituições: Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN); Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul); Instituto Federal do Espírito Santo (IFES); Instituto Federal do Amazonas (IFAM); e Instituto Federal de Brasília (IFB). As cinco regiões do país estão representadas na iniciativa, que também conta com o apoio do Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed).
Temáticas – O programa está estruturado em duas linhas de pesquisa: Políticas, Gestão e Avaliação da/na Educação Profissional e Tecnológica; e Currículo, Formação e Trabalho Docente na Educação Profissional e Tecnológica. No total, serão ofertadas 100 vagas, sendo 20 por instituição. As aulas terão início no primeiro semestre de 2026, mas o processo de seleção de estudantes será lançado ainda no segundo semestre de 2025, diretamente pelos institutos federais ofertantes.
A próxima etapa é o envio da documentação para a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) para autorização e reconhecimento do curso, com posterior homologação pelo MEC. Em paralelo, está sendo constituída a Comissão Nacional do Programa de Pós-Graduação do ProfDocênciaEPT no IFRN, com organização e preparo das instituições associadas e dos polos que participarão da oferta, além de produção de materiais pedagógicos de apoio e seleção de docentes que ministrarão as aulas.
“O mestrado profissional, elaborado a partir da união de cinco instituições, cria uma rede nacional de formação, pesquisa e difusão de conhecimento que deve contribuir para a expansão, a interiorização e a democratização da pós-graduação, além de atuar na redução de assimetrias regionais”, destacou a diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Patrícia Barcelos.
Política – O ProfDocênciaEPT tem como principal objetivo promover aos docentes da educação básica das redes públicas de ensino a formação continuada stricto sensu para a docência em EPT, estruturada em bases científicas, críticas e éticas, articulada a propostas criativas e inovadoras de intervenção educacional.
O programa é resultado da Política Nacional de Formação de Profissionais para a Educação Profissional e Tecnológica, que está em curso no MEC desde 2023. Com investimento de R$66,7 milhões, o MEC e a Capes já desenvolveram três pós-graduações voltadas a essa modalidade de ensino, com carga horária de 360h: docência na EPT, gestão na EPT e educação a distância na EPT. Foram distribuídas 24.725 vagas em 48 instituições da Rede Federal.
Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)