
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou à sede da Agência de Combate a Drogas (DEA), em Nova Iorque, nos Estados Unidos, no final da noite deste sábado (3/11). No vídeo divulgado pela Casa Branca, o ditador aparece algemado no centro de detenção enquanto é acompanhado pelos agentes. Ele chegou a desejar “boa noite” e “feliz ano novo” aos policiais norte-americanos.
O avião que transportou o casal aterrissou no Aeroporto Internacional Stewart de Nova Iorque por volta das 18h30 (no horário de Brasília). O venezuelano desembarcou da aeronave às 19h22, utilizando um capuz na cabeça, algemado e escoltado por agentes do FBI e da DEA. Ele foi capturado por autoridades norte-americanas durante a madrugada, em Caracas, capital da Venezuela, ao lado da esposa, Cilia Flores.
John Daniel “Razin” Caine, general e chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, detalhou a operação para prender Maduro: “Mais de 150 aeronaves, bombardeiros, aeronaves de reconhecimento e helicópteros. Milhares de horas de experiência usadas. O membro mais jovem de nossa tropa tinha 20 anos e o mais velho 49”.
Portal Leo Dias
