Segundo o pesquisador Antônio do Nascimento Ferreira Rosa, da Embrapa Gado de Corte, a produção de carne brasileira vive hoje uma carência preocupante de Touro Melhorador. Durante sua participação no Programa Pecuária em Foco, o pesquisador compartilhou dados impressionantes sobre o contexto da pecuária de corte brasileira, que explicam o crescimento tão grande da procura por Touro Senepol na última década.
Veja alguns exemplos dos números da pecuária de corte brasileira e da importância do aumento da utilização de Touro Senepol no rebanho bovino nacional para produção de carne:
- Levando em conta um rebanho médio de 600 vacas, a taxa de substituição de um Touro será na casa de 1%, enquanto a taxa de substituição de fêmeas será acima de 50%
- Uma vaca deixa em média 8 ou 10 bezerros na vida útil. Um Touro deixa 50, 100, ou até 200 bezerros na vida útil
- O impacto de um Touro Melhorador é de pelo menos 18 kg a mais na desmama por bezerro do rebanho
- Um touro representa de 84 a 88% de todo o melhoramento genético que você pode fazer no seu rebanho
- Há 40 anos, o Brasil produzia em torno de 660 mil doses de sêmen. Hoje, são mais de 8 milhões de doses de sêmen produzidas por ano em nosso país
- No rebanho bovino nacional, 60 milhões de vacas ainda estão carentes de Touro Melhorador
Na opinião do pesquisador, este seria o salto evolutivo ideal para os próximos quarenta anos da pecuária nacional: investir para aumentar a oferta de Touro Melhorador no rebanho.
E, por tudo que vimos até agora neste artigo, qual seria a melhor opção para o mercado brasileiro que não o Senepol?
Está vendo? Não é a toa que os números do Senepol no Brasil estão crescendo tanto!


