Alô São Francisco!!!! Frigorífico Marcelo Rei do Frango espera por vocês na Rua São Raimundo em frente à Praça da Paróquia São Francisco; Boas compras!!!!

O Frigorífico Marcelo Rei do Frango está ainda mais perto de você! Com o compromisso de oferecer o menor preço, o melhor atendimento e a máxima qualidade, agora contamos com muitos endereços, em várias regiões da nossa Codó. Tudo para garantir mais praticidade e comodidade no seu dia a dia. Procure uma loja da rede Frigorífico Marcelo Rei do Frango mais próxima de sua casa e boas compras!!!!!


Alô São Francisco!!!! Frigorífico Marcelo Rei do Frango espera por vocês na Rua São Raimundo em frente à Praça da Paróquia São Francisco; Boas compras!!!!


Frigorífico Marcelo Rei do Frango – Menor preço, melhor atendimento e máxima qualidade. Com os cortes especiais da rede de frigoríficos Marcelo Rei do Frango você escolhe a carne de sua preferência (Frango, miúdos, gado, suíno e muito mais), prepara o seu prato predileto e faz do seu fim de semana um momento único. Visite-nos e aproveite a grande variedade de carnes e produtos, com o menor preço, melhor atendimento e máxima qualidade.


Na rede Marcelo Rei do Frango você encontra carnes de qualidade, atendimento diferenciado e o menor preço da cidade. Seja bem vindo e fique à vontade. Na rede Marcelo Rei do Frango você também vai encontrar pescado, camarão, e os melhores cortes de bovino, suíno, frango, miúdos, linguiça apimentada e artesanal, e outros embutidos. Sempre naquele precinho que cabe no seu bolso e no seu orçamento.


Frigorífico Marcelo Reio do Frango mais perto de você
Fique ligado nas ofertas da semana e os preços imbatíveis da rede Marcelo Rei do Frango. Garanta a sua carne de qualidade visitando as nossas unidades em Codó ou faça sua telecompras pelos whatsapps do Marcelo Reio do Frango; (99) 98839-1860 ou (99) 98147-7313 e nós entregamos no conforto da sua residência.

Estudo liga refrigerantes e bebidas doces ao aumento da ansiedade em adolescentes

O aumento dos casos de ansiedade entre adolescentes tem levado pesquisadores a investigar fatores que vão além das pressões sociais e do uso excessivo de telas. Entre esses fatores, a alimentação começa a ganhar destaque, especialmente o consumo frequente de bebidas açucaradas, um hábito comum nessa faixa etária e muitas vezes subestimado.

Uma análise científica recente chamou atenção ao reunir dados de diferentes populações jovens e observar um padrão consistente. O trabalho foi liderado por Karim Khaled, pesquisador com atuação em nutrição e saúde pública, e publicado em 10 de fevereiro de 2026.

Dieta impacta o cérebro, não apenas o corpo

Grande parte das políticas nutricionais voltadas aos jovens ainda prioriza consequências físicas, como obesidade e diabetes tipo 2. No entanto, uma revisão publicada no Journal of Human Nutrition and Dietetics reforça que os efeitos da alimentação ultrapassam o metabolismo e alcançam diretamente o funcionamento cerebral.

O estudo, intitulado Consumo de bebidas adoçadas com açúcar e transtornos de ansiedade em adolescentes (DOI: 10.1111/jhn.70217), analisou resultados de pesquisas observacionais que avaliaram tanto o consumo alimentar quanto indicadores de saúde mental. O foco esteve em bebidas com alto teor de açúcar e baixo valor nutricional, amplamente consumidas no dia a dia.

Quais bebidas entram nesse alerta científico?

Os dados reunidos consideraram diferentes tipos de bebidas adoçadas, incluindo:

Refrigerantes
Bebidas energéticas
Sucos industrializados
Chás e cafés adoçados
Leites aromatizados
Refrescos concentrados

Em todos os cenários analisados, adolescentes que consumiam essas bebidas com maior frequência relataram mais sintomas de ansiedade, independentemente do país ou do contexto social avaliado.

O que os dados realmente permitem concluir

Embora a associação seja consistente, os próprios pesquisadores deixam claro que não se trata de uma relação causal direta. Como os estudos avaliados são observacionais, não é possível afirmar que o açúcar seja o gatilho da ansiedade.

Ainda assim, a repetição do achado levanta hipóteses importantes. Alterações rápidas na glicemia, impacto sobre neurotransmissores e até interferências no sono são mecanismos biológicos plausíveis que ajudam a explicar essa conexão entre açúcar líquido e regulação emocional.

Além disso, fatores como privação de sono, estresse crônico e ambiente familiar podem atuar tanto no aumento do consumo de bebidas adoçadas quanto no agravamento dos sintomas ansiosos.

Por que esse achado merece atenção?

A adolescência é um período crítico de desenvolvimento cerebral. Identificar hábitos potencialmente modificáveis, como o consumo excessivo de bebidas açucaradas, pode ser uma estratégia relevante para reduzir riscos à saúde mental no longo prazo.

Em vez de focar em alimentos específicos, os dados científicos reforçam a necessidade de uma educação nutricional conectada à saúde emocional e ao impacto das escolhas cotidianas no cérebro em formação.

R7

Volta às aulas é no Mundo do Real: variedade e descontos especiais em material escolar

A volta às aulas chegou e o Mundo do Real já está preparado para atender pais, responsáveis e estudantes com uma grande variedade de materiais escolares, mochilas e kits completos para todas as idades.

Durante este período, a loja oferece opções lindas e funcionais de mochilas de carrinho, mochilas infantis, estojos e conjuntos escolares, unindo qualidade, conforto e preços acessíveis. Os modelos encantam pelo design, cores e praticidade, ideais para acompanhar os alunos em mais um ano letivo.

E tem mais: o Mundo do Real está com descontos de até 50% em mochilas de carrinho, uma excelente oportunidade para economizar e garantir um produto resistente e bonito para as crianças.

A equipe do Mundo do Real convida todos a visitarem a loja e conferirem de perto as novidades da temporada escolar. Aqui, a volta às aulas é sinônimo de economia, variedade e cuidado com cada detalhe.

Mundo do Real – Codó/MA
Volta às aulas é aqui!

Ação “Divas” oferece serviços gratuitos de saúde e assistência social em Codó em alusão ao Dia da Mulher

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, promoverá no próximo dia 7 de março a ação “Divas”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A iniciativa será realizada na Praça São Sebastião, das 8h às 12h, oferecendo uma série de serviços gratuitos voltados à saúde, bem-estar e assistência social das mulheres codoenses.

Durante a ação, serão disponibilizados atendimentos de saúde básica, como exames de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação, preventivo e consultas médicas nas especialidades de Clínico Geral e Ginecologia. Também haverá serviços do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e atendimentos em Saúde Bucal.

Além dos cuidados com a saúde, a programação inclui serviços de beleza, como corte de cabelo e design de sobrancelha, proporcionando um momento de autoestima e valorização para as participantes.

Na área social, serão oferecidos atendimentos com o CRAS e CREAS, atualização de cadastro do programa Bolsa Família e cadastro para Regularização Fundiária – REURB, por meio do programa “A Casa é Sua”. O evento contará ainda com Espaço Kids, garantindo um ambiente acolhedor para as mães que desejarem participar da ação.

Para ter acesso aos serviços, as mulheres devem comparecer ao local portando documentos pessoais: RG, comprovante de residência e cartão do SUS.

A realização da ação “Divas” reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção da saúde, da cidadania e da garantia de direitos das mulheres de Codó, ampliando o acesso a serviços essenciais e fortalecendo as políticas públicas voltadas ao público feminino.

Assessoria de Comunicação

Drogaria Bem-Estar é a Farmácia de Plantão desta terça-feira (24)

Nesta terça-feira, dia 24, a Drogaria Bem-Estar está de plantão, pronta para atender você com responsabilidade, cuidado e agilidade em qualquer hora do dia ou da noite.

Se você precisar de medicamentos, produtos de higiene, itens de primeiros socorros ou orientações farmacêuticas, conte com a nossa equipe de plantão!

Endereço: Avenida Vitorino Freire, nº 403
Bairro: Santo Antonio (esquina com a rua Goiânia)

Drogaria Bem-Estar – Sua saúde em primeiro lugar!

Perfuração de poços artesianos exige atenção redobrada para evitar acidentes com a rede elétrica

_Equatorial Maranhão alerta que o manuseio de hastes longas próximas a fios energizados pode causar choques elétricos_

A Distribuidora alerta a população sobre os riscos envolvidos na perfuração de poços artesianos, atividade que pode resultar em acidentes com a rede elétrica quando não são adotadas as medidas de segurança adequadas. O principal perigo está no manuseio da haste metálica utilizada na perfuração que, por ser longa, pode acabar sendo projetada em direção aos cabos de energia elétrica, causando o risco de choques e acidentes fatais.

Segundo a Equatorial Maranhão, esse contato acidental com a rede elétrica pode causar ferimentos graves, queimaduras, levar a morte, além de causar interrupções no fornecimento de energia, por isso, a importância da prevenção. Antes de iniciar qualquer perfuração, é fundamental observar atentamente o local e identificar a presença de cabos de energia aéreos.

De acordo com Gabriel Vieira, Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, a informação é essencial para evitar acidentes. “A haste utilizada na perfuração de poços é metálica, por isso, é condutora de eletricidade e, ao se aproximar ou tocar a rede elétrica, pode provocar acidentes graves e até fatais. É indispensável manter uma distância segura dos cabos e sempre contar com profissionais capacitados e habilitados para a execução desse tipo de serviço”, alertou Gabriel.

Orientações de segurança ao perfurar poços artesianos:

• Não realize perfuração próxima à rede elétrica; observe sempre a presença de fios e postes no local;
• Mantenha uma distância segura entre a haste de perfuração e os cabos de energia;
• Evite improvisos e só realize o serviço com profissionais capacitados e habilitados;
• Utilize equipamentos adequados e em boas condições, com atenção especial ao comprimento da haste;
• Ao identificar qualquer risco, suspenda imediatamente a atividade.

Em situações envolvendo a rede elétrica, a recomendação é não se aproximar nem tocar em fios energizados. Em caso de acidente com vítima, a orientação é manter uma distância segura, alertar quem estiver por perto para se afastar e acionar imediatamente os serviços de emergência: SAMU (192), Corpo de Bombeiros (193) e a Equatorial Maranhão, por meio da Central de Atendimento 116, para que todas as medidas de segurança sejam adotadas.

A Equatorial Maranhão reforça que essas orientações integram o Movimento “Vc + Seguro”, iniciativa que atua de forma preventiva, orientando seus clientes e reforçando a importância da segurança com energia elétrica para evitar acidentes. A campanha tem como objetivo ampliar o acesso à informação e conscientizar a população sobre os riscos e perigos relacionados ao uso da energia elétrica, reafirmando o compromisso da Distribuidora com a segurança, a prevenção de acidentes e o bem-estar da comunidade.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Cantinho do Presente: Perfumes que Marcam Presença

No Cantinho do Presente, cada fragrância conta uma história. Se você procura o presente ideal para surpreender quem ama — ou até para se mimar — nossos perfumes são a escolha perfeita!


Temos uma seleção especial com marcas consagradas e opções para todos os gostos: dos aromas mais marcantes aos mais suaves, masculinos, femininos e unissex. Passe por aqui e descubra como um bom perfume pode transformar um momento em lembrança inesquecível.


✨ Encante no cheiro. Presenteie com amor.
Visite o Cantinho do Presente e encontre o perfume perfeito!

Deputado Marreca Filho prestigia abertura do Peladão em Timbiras

A 36ª Edição do “Torneio de Pelada Humberto Carlos de Sousa”, o popular PELADÃO, teve inicio na manhã deste domingo (22).

Poucos gols e muita determinação e equilíbrio, marcaram o início de mais um charmoso torneio em Timbiras.

O evento contou com a presença do Deputado Federal Marreca Filho, do ex-prefeito de Timbiras Dr. Borba, do prefeito Paulo Vinicius, do vice Edmundo e demais vereadores e secretários de governo.

Em suas palavras, o jovem Deputado Marrequinha, prometeu a iluminação e a cobertura da Arena Mutirão para todos os desportistas de Timbiras, mostrando assim sua grande parceria por nossa cidade.

Após os resultados da primeira rodada, confira como ficou a tabela de classificação atualizada do PELADÃO 2016:

IEMA é reconhecido como Green School pela UNESCO

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) foi reconhecido internacionalmente como Green School pela UNESCO, dentro da iniciativa Greening Education Partnership (GEP), vinculada à Rede PEA-UNESCO. O resultado foi divulgado em 2026, após processo iniciado no fim de 2024, quando instituições de diversos países foram convidadas a comprovar práticas alinhadas à sustentabilidade e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ao todo, 172 escolas concluíram o processo em nível mundial e 116 atenderam a pelo menos um terço dos critérios exigidos para receber a denominação de Escolas Verdes. No Brasil, 40 unidades foram reconhecidas. Entre quase 600 escolas brasileiras associadas à rede, o IEMA é a única instituição maranhense a conquistar o reconhecimento.

A certificação internacional valida ações já consolidadas na rotina da rede, como projetos ambientais, gestão escolar sustentável e oferta de cursos técnicos voltados à inovação, à transição ecológica e à responsabilidade social.

Para a diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz, o reconhecimento reforça o compromisso da instituição com uma educação conectada aos desafios contemporâneos.

“Esse reconhecimento da UNESCO confirma algo que o IEMA já vive na prática todos os dias. A sustentabilidade não está apenas nos nossos projetos, mas na forma como pensamos a escola, organizamos a gestão e formamos nossos estudantes. Isso é resultado de uma política pública que acredita na educação técnica, na ciência e no desenvolvimento sustentável como caminhos para gerar oportunidades”, afirmou.

A focal da Rede PEA-UNESCO no IEMA, Natália Cunha, explicou que a análise exigiu a apresentação de evidências detalhadas das práticas pedagógicas e administrativas desenvolvidas pela instituição.

“O processo avaliou nossas ações ligadas à sustentabilidade e aos ODS. Esse reconhecimento demonstra que o IEMA possui uma cultura institucional alinhada aos desafios globais e à formação de estudantes conscientes e protagonistas”, destacou.

Mesmo sem a emissão de selo físico neste momento, o título de Green School funciona como referência internacional em Educação para o Desenvolvimento Sustentável. As instituições reconhecidas devem continuar avançando nos critérios estabelecidos, fortalecendo suas práticas.

No Maranhão, o reconhecimento projeta a rede estadual como referência na integração entre educação pública, sustentabilidade e inovação, consolidando o papel do IEMA na formação de jovens preparados para as novas demandas do mundo do trabalho e para o cuidado com o meio ambiente.

O Imparcial

Prefeituras do Maranhão acionam a Justiça para ampliar repasses do FPM

Prefeituras do Maranhão estão entre as que acionaram a Justiça para contestar estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), buscando aumentar os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), cujo cálculo depende do número de habitantes.

Levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que, desde 2023, ao menos 58 cidades no país conseguiram aumento provisório ou definitivo nos repasses após decisões judiciais sobre revisão populacional.

No Maranhão, seis municípios entraram com ações. O único caso divulgado é o de Cachoeira Grande, que obteve decisão favorável temporária, mas perdeu em segunda instância, com entendimento mantido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que reafirmou a necessidade de seguir critérios técnicos do IBGE.

Prefeituras alegam subestimação da população com base em dados como número de eleitores e matrículas escolares. Já a Advocacia-Geral da União (AGU) alerta para risco de distorções e defende critérios técnicos uniformes.

O impacto financeiro ainda não foi totalmente calculado, mas o aumento do coeficiente de um município pode reduzir a parcela destinada a outros. As ações continuam em tramitação.

CNB