Trump autoriza tarifa de 100% para filmes estrangeiros

Presidente Donald Trump desembarca em West Palm Beach, na Flórida, na quinta-feira (1º) — Foto: Manuel Balce Ceneta/AP Photo

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou no domingo (4) uma tarifa de 100% sobre todos os filmes produzidos fora dos Estados Unidos.

Ele disse que autorizou o Departamento do Comércio e o Escritório do Representante Comercial dos EUA a instituir a tarifa porque a indústria cinematográfica dos Estados Unidos está morrendo “muito rápido”.

Nas palavras de Trump, isso estaria ocorrendo por conta dos incentivos de outros países para atrair cineastas e estúdios.

“Este é um esforço conjunto de outras nações e, portanto, uma ameaça à Segurança Nacional”, disse Trump em uma publicação na rede Truth Social.

“É, além de tudo, mensagem e propaganda!”, escreveu o presidente, sem dar mais detalhes sobre quando a tarifa deve começar a ser implementada.

g1

Lady Gaga soube de tentativa de atentado em show pela imprensa, diz equipe da cantora

Lady Gaga se apresenta em Copacabana — Foto: Pablo PORCIUNCULA / AFP

Lady Gaga só ficou sabendo da ameaça de atentado a bomba, planejada para o show na praia de Copacabana, ao ver as notícias na manhã deste domingo (4). Segundo um representante da cantora disse ao Hollywood Reporter, “não havia nenhuma preocupação conhecida” antes e durante o show.

“Soubemos desta alegada ameaça através de reportagens da mídia nesta manhã. Antes e durante o show, não havia nenhuma preocupação conhecida com a segurança, nem qualquer comunicação da polícia ou das autoridades a Lady Gaga sobre quaisquer riscos potenciais”, diz o comunicado.

“A equipe [da cantora] trabalhou em estreita colaboração com as autoridades durante todo o planejamento e a execução do show, e todos os envolvidos estavam confiantes nas medidas de segurança implementadas.”

O show de Lady Gaga deste sábado (3) reuniu cerca de 2,1 milhões de pessoas na orla carioca, segundo a Riotur. A marca superou o público do megashow de Madonna no ano passado, que contou com 1,6 milhão de fãs presentes.

De acordo com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, a operação apelidada de “Fake Monster” evitou “ataques terroristas” e salvou “centenas de vidas”. Um homem foi preso no Rio Grande do Sul por porte ilegal de arma e um adolescente no Rio por armazenar imagens de exploração sexual infantil.

“Sem criar qualquer tipo de pânico, qualquer tipo de alarde, prendemos os 2 principais líderes dessa organização criminosa, esses terroristas”, afirmou o delegado Felipe Curi, secretário de Polícia Civil.

Além de desarticular um grupo que disseminava discurso de ódio e tinha como alvo preferencial o público LGBTQIA+, a operação também cumpriu um mandado de busca e apreensão contra um suspeito de terrorismo que acusava Lady Gaga de promover rituais satanistas e prometia se vingar. O suspeito foi localizado em Macaé, no Norte Fluminense. Ele não foi preso e responde por terrorismo e induzimento ao crime.

g1

Goiana encontrada morta em hotel postou que Japão era seguro um dia antes de morrer

Goiana publicou sobre a segurança do Japão um dia antes de ser encontrada morta — Foto: Reprodução/Redes sociais

Amanda Borges da Silva, a goiana que foi encontrada morta em um apartamento na cidade de Narita, no Japão, tinha dito que o país era seguro um dia antes de morrer. Após esquecer uma mochila com o passaporte e dinheiro em um trem, a jovem chegou a publicar nas redes sociais sobre ter conseguido recuperar os pertences.

“Gente, o Japão é muito seguro. Sério, fiquei impressionada. Que país que você vai perder a sua mochila com dinheiro e eles vão te devolver ela intacta? Aqui é incrível, por isso quero mudar pra cá”, publicou a jovem no story do Instagram.

A jovem chegou a falar sobre o desejo de se mudar para o Japão. Em entrevista à TV Anhanguera, a mãe de Amanda, Valdeina Borges, contou que conversou com a filha, que relatou sobre o ocorrido, e reforçou sobre a segurança no país asiático.

Além disso, ela mencionou que a jovem planejava voltar para Caldazinha, na região metropolitana de Goiânia, no final do mês de maio. Amanda era natural do município e pensava em voltar após o Dia das Mães.

“Ia reunir com a família toda, gostava de fazer churrasco. Ela falou que no Dia das Mães não dava pra vir, mas que dia 20 ela viria, mas não deu certo”, lamentou Valdeina.

Eunice Borges Bezerra, tia da jovem, também comentou sobre o retorno dela a Goiás e lamentou a perda da sobrinha. “Muito estudiosa mesmo, inteligente. Uma moça maravilhosa. Vai fazer muita falta para todos nós”, relatou em entrevista à TV Anhanguera.

g1

WhatsApp deixa de funcionar em iPhones antigos a partir desta segunda

Aplicativo do WhatsApp em um iPhone  — Foto: Reuters

WhatsApp está deixando de funcionar em iPhones mais antigos a partir desta segunda-feira (5). O app será compatível apenas com modelos que rodam o iOS 15.1 ou versões mais recentes.

Com a mudança, aparelhos que pararam nas versões 13 e 14 do sistema da Apple também perderão acesso ao aplicativo.

Em sua Central de Ajuda, o WhatsApp vem exibindo a seguinte mensagem: “a partir do dia 5 de maio de 2025, o WhatsApp será compatível apenas com iOS 15.1 e posterior”.

Para continuar usando o aplicativo, a pessoa precisa atualizar o sistema do iPhone ou transferir a conta para um aparelho com uma versão mais recente. Veja abaixo como conferir a versão do seu iOS e se há atualização disponível:

  1. Toque no ícone “Ajustes”;
  2. Depois, vá em “Geral” e “Atualização de Software”;
  3. Em seguida, verifique a última versão instalada.

No momento, segundo a Central de Ajuda do WhatsAppnão há alterações para quem usa Android. O requisito continua sendo o Android 5.0 ou superior.

Por que isso acontece?

Aplicativo do WhatsApp em um iPhone — Foto: Reuters

WhatsApp está sempre fazendo correções de falhas, principalmente de segurança, e incluindo novas funcionalidades no aplicativo. Nem sempre esses modelos mais velhos conseguem suportar essas atualizações.

Vale lembrar que as atualizações de segurança são constantes em qualquer aplicativo e fundamentais para evitar que o usuário — e especialmente seus dados pessoais — fiquem vulneráveis.

Nas manhãs de Codó, todos os caminhos levam a Estação do Café

Se você é apaixonado por café e busca um lugar especial para relaxar, saborear refeições deliciosas e aproveitar momentos únicos, a Estação do Café é o destino ideal. Mais do que uma simples cafeteria, é um espaço onde cada detalhe é pensado para oferecer uma verdadeira experiência sensorial.

Café: o coração da experiência

Na Estação do Café, o protagonista é o café. Com aromas e sabores, aqui você encontra desde o clássico espresso até criações exclusivas, e combinações com especiarias que surpreendem o paladar.

Lanches para todos os gostos

Acompanhando o café, os lanches ganham destaque. Opções que vão de salgados, panquecas, tortas leves e saborosas, a bolos caseiros que remetem ao conforto de um abraço. Tudo preparado com ingredientes frescos e um toque especial.

Brunch: um convite ao prazer

Se você ama a ideia de um café da manhã prolongado, o brunch da Estação do Café é imperdível. Com uma seleção variada que inclui panquecas, ovos, cuscuz, tapiocas e sucos naturais, é uma oportunidade para desacelerar e aproveitar uma refeição completa e reconfortante.

Ambiente acolhedor e convidativo

Além do cardápio impecável, o ambiente é um espetáculo e atendimento caloroso, a Estação do Café é perfeita para momentos a sós, encontros com amigos ou reuniões de trabalho.

Venha descobrir por que a Estação do Café é mais do que uma parada: é um destino que celebra os sabores, a convivência e o prazer de bem viver.

Putin descarta uso imediato de armas nucleares na Ucrânia: ‘Espero que não sejam necessárias’

Vladimir Putin — Foto: Sputnik/Gavriil Grigorov/Pool via REUTERS

O presidente russo Vladimir Putin afirmou que ainda não houve necessidade de usar armas nucleares na Ucrânia — e que espera que isso continue assim.

Em uma prévia de uma entrevista que será exibida na televisão estatal russa, publicada no Telegram neste domingo, Putin declarou que a Rússia tem força e meios suficientes para levar o conflito na Ucrânia a uma “conclusão lógica”.

Respondendo a uma pergunta sobre ataques ucranianos em território russo, Putin afirmou: “Ainda não houve necessidade de usar essas (armas nucleares)… e espero que não sejam necessárias.”

“Temos força e meios suficientes para levar o que foi iniciado em 2022 a uma conclusão lógica, com o resultado que a Rússia exige”, disse ele.

Putin assinou, em novembro de 2024, uma versão reformulada da doutrina nuclear da Rússia, detalhando as circunstâncias que permitem o uso do arsenal atômico de Moscou — o maior do mundo.

Essa nova versão reduziu o limite para o uso dessas armas, permitindo essa opção mesmo em resposta a um ataque convencional apoiado por uma potência nuclear.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou na sexta-feira — em declarações divulgadas no sábado — que o anúncio de Moscou sobre um cessar-fogo de 72 horas na próxima semana, para marcar o Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial, é apenas uma tentativa de criar um “clima brando” antes das celebrações anuais da Rússia.

Zelensky voltou a defender uma pausa mais substancial de 30 dias nas hostilidades, como propôs inicialmente os Estados Unidos. Ele disse que o cessar-fogo poderia começar a qualquer momento como um passo significativo em direção ao fim da guerra.

Putin declarou unilateralmente no fim de abril um cessar-fogo de 72 horas na Ucrânia para marcar o Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial, enquanto os EUA pressionam por um acordo que encerre a guerra, que já dura três anos.

O Kremlin informou que a trégua, ordenada por “razões humanitárias”, começará na madrugada de 8 de maio e durará até o final de 10 de maio, em comemoração à derrota da Alemanha nazista em 1945 — o maior feriado secular da Rússia.

Novos ataques

Um ataque russo com drones durante a madrugada de domingo (4) feriu 11 pessoas na capital ucraniana, Kiev, informou o Serviço Estatal de Emergência da Ucrânia. Duas crianças estão entre os feridos.

O ataque acordou Valentyna Fesiuk, uma moradora de 83 anos do distrito Obolon, em Kiev.

“Eu estava dormindo quando a casa tremeu. Era 12h30. Um apartamento no 12º andar pegou fogo”, contou ela à Associated Press.

O carro de outro morador, Viacheslav Khotab, também pegou fogo.

“Vi meu carro pegando fogo. Estava coberto de estilhaços de vidro”, disse ele. “Não pude fazer nada.”

O homem de 54 anos demonstrou frustração com as negociações de paz estagnadas: “Eles não conseguem chegar a nenhum acordo, e somos nós que sofremos as consequências.”

Daryna Kravchuk, estudante de 18 anos no mesmo distrito, descreveu: “Cinco ou seis minutos depois do alerta aéreo, ouvimos um impacto forte, tudo começou a tremer… Foram três explosões quase seguidas, logo após o alarme.”

“É muito assustador presenciar isso. Sofremos com isso há tanto tempo. As pessoas estão constantemente sofrendo… Ainda é muito difícil ver nosso país sendo destruído o tempo todo”, disse ela à AP.

Uma pessoa morreu neste domingo após uma bomba guiada russa atingir uma vila próxima à fronteira, na região de Sumy, nordeste da Ucrânia, informou o governador regional Oleh Hryhorov.

A força aérea da Ucrânia afirmou que a Rússia lançou um total de 165 drones explosivos e de engano durante a madrugada. Destes, 69 foram interceptados, e outros 80 se perderam, provavelmente devido a interferência eletrônica. A Rússia também lançou dois mísseis balísticos.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que suas defesas aéreas derrubaram 13 drones ucranianos durante a madrugada.

g1

Mestra em letras e apaixonada por Fórmula 1: veja quem era a goiana encontrada morta no Japão

Amanda Borges da Silva com diploma de mestra e em Interlagos — Foto: Reprodução/Redes sociais de Amanda

Natural de Caldazinha, na região metropolitana de Goiânia, mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e apaixonada por Fórmula 1: essa era Amanda Borges da Silva. A goiana de 30 anos foi encontrada morta em um apartamento no Japão na madrugada do dia 1º de maio.

Amanda era licenciada em Letras pela UFG, e conquistou o título de mestre em março de 2023, com a dissertação: “Aspectos linguísticos, discursivos e cognitivos do português escrito em cartazes de rua”. A pesquisa teve grande destaque, chegando a ser divulgada pelo jornal da universidade.

Além de pesquisadora, a goiana não escondia sua paixão pela velocidade em suas redes sociais que tinha destaques destinados exclusivamente para a Fórmula 1. Fã declarada do piloto britânico Lewis Hamilton, Amanda brincou em uma de suas postagens quando o piloto trocou a escuderia Mercedes pela Ferrari: “Ferrari desde criancinha”.

Amanda gostava de acompanhar as corridas de perto, e assistiu ao último Grande Prêmio (GP) de Fórmula 1 de Interlagos, em São Paulo, que aconteceu em novembro de 2024. Até mesmo durante sua viagem, Amanda não deixou de lado a paixão pelo automobilismo, marcando presença no GP de Fórmula 1 do Japão, no dia 6 de abril.

Amanda compartilhava registros dos seus passeios no Japão nas redes sociais — Foto: Reprodução/Redes sociais

Amanda compartilhava registros dos seus passeios no Japão nas redes sociais — Foto: Reprodução/Redes sociais

Entenda o caso

Segundo um amigo da pesquisadora, James Fernandes, ela foi encontrada morta em um apartamento próximo ao aeroporto, na madrugada de quinta-feira (1º), onde deveria ter embarcado para o Brasil horas antes.

“Ela foi localizada ali próximo ao aeroporto de Narita, em Tóquio, foi na madrugada, de ontem para hoje. O voo dela era quinta-feira. Ela estava fora do Brasil desde março”, disse.

Segundo a emissora pública japonesa NHK, um homem do Sri Lanka que estava hospedado no mesmo edifício que Amanda, foi preso suspeito de ter deixado o local sem apagar um incêndio. O g1 não conseguiu confirmar a informação com autoridades brasileiras ou familiares da jovem.

O Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio, disse ao g1 que tem ciência do caso e está em contato com os familiares da brasileira, a quem presta assistência consular, e com as autoridades locais japonesas. Segundo o Gabinete de Assuntos Internacionais do Estado de Goiás, a causa da morte ainda é desconhecida.

A morte de Amanda causou comoção em sua cidade natal. Em nota, a Prefeitura de Caldazinha lamentou a morte de Amanda e se solidarizou com os familiares e amigos, além de lembrar que ela era uma jovem cheia de sonhos, querida por todos.

Nas redes sociais, familiares, amigos e seguidores deixaram mensagens de carinho em suas publicações.

g1