Carro pega fogo dentro de garagem de residência em São Luís

Veículo ficou completamente destruído após o incêndio — Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros

Um carro pegou fogo dentro da garagem de uma casa na tarde deste sábado (3), no bairro Vinhais, em São Luís (veja o vídeo acima). De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) ninguém ficou ferido e as chamas já foram controladas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi provocado por um vazamento de gasolina do veículo. Com o vazamento, as chamas rapidamente se espalharam por todo o carro que ficou completamente destruído. Por conta da grande quantidade de material inflamável no local, houveram algumas explosões.

As chamas atingiram parte do telhado da residência e se espalharam por um cômodo localizado perto da garagem. Além disso, uma motocicleta que estava estacionada dentro da casa também foi atingida pelas chamas e ficou destruída.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e o fogo rapidamente foi controlado. As causas do incêndio serão investigadas e, segundo os bombeiros, ainda não se sabe o que provocou o vazamento do combustível.

Homem morre após caminhonete colidir com motoneta na BR-010, em Imperatriz

Homem morre após caminhonete colidir com motoneta na BR-010, em Imperatriz — Foto: Divulgação/PRF

Um homem morreu, na tarde dessa sexta-feira (2), após sofrer um acidente de trânsito na BR-010 em Imperatriz, na região tocantina.

O acidente aconteceu por volta das 17h20, no km 249 da rodovia federal, envolvendo uma motoneta (veículo de duas rodas semelhante a uma motocicleta) com placa do Tocantins e uma caminhonete branca com placa do Distrito Federal.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor da motoneta tentou cruzar a via sem observar a proximidade da caminhonete e acabou causando uma colisão transversal.

Homem morre após caminhonete colidir com motoneta na BR-010, em Imperatriz — Foto: Divulgação/PRF

Homem morre após caminhonete colidir com motoneta na BR-010, em Imperatriz — Foto: Divulgação/PRF

Com o impacto da colisão, o condutor da motoneta, um homem de 58 anos de idade, morreu no local.

g1ma

Corpo do homem que desapareceu em rio na praia do Jacaré, na PB, é encontrado em João Pessoa

Bombeiros encontram corpo de homem que desapareceu no mar da praia do Jacaré, na PB — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Após três dias de buscas, o Corpo de Bombeiros localizou, na manhã deste sábado (3), o corpo do médico Samuel Almeida Costa, de 42 anos, que havia desaparecido nas águas da praia do Jacaré, em Cabedelo, na Grande João Pessoa.

O helicóptero Acauã, que auxiliava nas buscas aéreas, avistou o corpo por volta das 8h10 no rio, nas imediações do bairro Mandacaru, já próximo ao Alto do Céu, em João Pessoa.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o helicóptero retornava para reabastecimento quando identificou o corpo boiando nas águas. A localização foi repassada imediatamente às equipes em solo e na água.

A Polícia Civil informou que da localidade onde aconteceu o acidente na quinta-feira (1°) até o ponto onde o corpo foi encontrado na manhã deste sábado (3) em João Pessoa são 4 km de distância.

Mapa do local onde o corpo do médico foi encontrado, em João Pessoa — Foto: Divulgação/TV Cabo Branco

Mapa do local onde o corpo do médico foi encontrado, em João Pessoa — Foto: Divulgação/TV Cabo Branco

A primeira viatura a chegar ao local foi uma moto aquática do Corpo de Bombeiros, que fez a identificação inicial e conduziu o corpo até a margem. Em seguida, o Instituto de Polícia Científica (IPC) foi acionado para realizar os procedimentos legais.

Três dias de buscas intensas

Região onde médico se afogou, na praia do Jacaré, na PB, não é indicada para o banho, diz Bombeiros — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Região onde médico se afogou, na praia do Jacaré, na PB, não é indicada para o banho, diz Bombeiros — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

O desaparecimento do médico Samuel Almeida Costa, de 42 anos, desencadeou uma operação de busca que mobilizou diversas equipes do Corpo de Bombeiros por três dias consecutivos. O afogamento aconteceu na tarde da quinta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador, nas águas da praia do Jacaré, em Cabedelo, na Grande João Pessoa.

Ainda no mesmo dia do afogamento, as buscas foram iniciadas, mas precisaram ser interrompidas por volta das 20h, devido à baixa visibilidade no local, que impossibilitava a continuidade do trabalho de forma segura.

Na sexta-feira (2), logo nas primeiras horas do dia, por volta das 5h, os bombeiros retomaram a operação com reforço de efetivo e equipamentos. As condições da área, que é marcada por grande profundidade, forte correnteza e intensa movimentação de embarcações, exigiram um esforço maior das equipes de busca.

As buscas pela vítima foram realizadas com o apoio de equipes de salvamento de Cabedelo e João Pessoa, que contaram com quatro embarcações, dois botes infláveis, duas motos aquáticas e apoio aéreo, com o helicóptero Acauã, que sobrevoava a região para ampliar o alcance da operação.

Mesmo com toda a estrutura empregada, a vítima não foi localizada durante o segundo dia de buscas, e os trabalhos foram novamente suspensos no início da noite, diante da ausência de iluminação natural.

De acordo com informações do major Francélio, do Corpo de Bombeiros, a área onde o médico caiu é uma região de grande movimentação de embarcações. A área de atuação também precisou ser ampliada, considerando as características geográficas do local, onde há o encontro do rio com o mar, o que provoca correntezas que podem arrastar o corpo para pontos mais distantes do local inicial do afogamento.

O terceiro dia de buscas começou neste sábado (3), mais uma vez nas primeiras horas da manhã. Por volta das 8h10, o helicóptero Acauã, que já estava retornando para reabastecimento, visualizou um corpo boiando no rio, já nas imediações do bairro Mandacaru, em João Pessoa, nas proximidades do Alto do Céu.

A localização foi repassada às equipes de terra e água, e um jetski do Corpo de Bombeiros chegou primeiro ao local para realizar a identificação. O corpo foi removido para a margem e o Instituto de Polícia Científica (IPC) foi acionado para os procedimentos legais.

A esposa do homem que está desaparecido sofreu fraturas e lacerações nas pernas ao tentar salvá-lo, e foi socorrida para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Segundo o último boletim médico divulgado pela unidade, a mulher tem quadro de saúde considerado estável e permanece internada.

g1ma

Suspeito de matar major da PM em São Luís confessou o crime e indicou local onde arma usada no assassinato estava escondida

Caio Lúcio foi preso por suspeita de participação no assassinato do major André Felipe, em São Luís — Foto: Divulgação/Polícia Civil

O suspeito de ter matado o major André Felipe, em São Luís, confessou ter praticado o crime e indicou para a polícia onde havia escondido a arma de fogo usada para atirar contra o policial militar.

O crime aconteceu na última quarta-feira (30), em um posto de gasolina no bairro São Francisco, em São Luís.

Segundo o delegado George Marques, titular da SHPP, após o crime Caio Lúcio fugiu para a cidade de Barreirinhas, na região dos Lençóis Maranhenses. Porém, ele decidiu se entregar à polícia e confessar a autoria do assassinato.

“Ele já sabia que ia ser preso e optou por se apresentar na Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa, nessa madrugada. Nessa oportunidade, em que ele se apresentou na Superintendência, ele foi ouvido e confessou a autoria, confessou com detalhes. Ele apontou também para a nossa equipe o local onde a arma de fogo havia sido escondida. Tanto é que nossa equipe já fez a apreensão da arma de fogo, que bate com os elementos de munição, que foram arrecadados no local do crime. Ele também deu detalhes, incluindo a questão da moto que foi utilizada, a moto que está inclusive apreendida na Superintendência de Homicídios”, explicou o delegado.

Arma de fogo, que teria sido usada na morte de PM no Maranhão, foi apreendida pela Polícia Civil. — Foto: Reprodução/TV Mirante

Arma de fogo, que teria sido usada na morte de PM no Maranhão, foi apreendida pela Polícia Civil. — Foto: Reprodução/TV Mirante

O suspeito confessou ser o autor dos disparos que mataram o major André Felipe e afirmou que Ailton Silva Júnior, de 22 anos, suspeito morto em confronto com a polícia nessa quinta, era o piloto da moto usada na ação criminosa.

Ainda segundo o delegado George Marques, Caio Lúcio já tem passagem pela polícia por diversos assaltos, sendo que contra ele havia um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, o qual foi cumprido após ele se apresentar na SHPP.

A morte do major André Felipe está sendo investigada como latrocínio, roubo seguido de morte. De acordo com a Polícia Civil, não há evidência da participação de outras pessoas no assassinato do PM.

O major André Felipe dos Santos de Carvalho morreu após ser baleado, nessa quarta-feira (30), em um posto de gasolina no bairro São Francisco, em São Luís. O PM era chefe da seção administrativa do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).

Imagens de câmeras de segurança do posto de gasolina registraram parte da ação criminosa (veja o vídeo acima). No vídeo, o carro que André Felipe estava estacionado no acostamento do posto quando dois homens chegaram em uma motocicleta atirando contra o veículo.

A vítima chega a sair do carro, dispara contra os bandidos e, em seguida, cai no chão. Toda a ação dura pouco mais de dois minutos. De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), a vítima estaria sendo perseguida pelos criminosos.

O major André Felipe teria percebido a perseguição, chegou a descer armado do veículo, atirou contra os bandidos mas foi atingido por um dos disparos. Em seguida, os criminosos fugiram do local.

O veículo que o major dirigia foi atingido por disparos na parte da frente e traseira. Após ser baleado, a vítima caiu ao lado do carro, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

O major era casado há sete anos, tinha dois filhos, e recentemente, no dia 21 de abril, havia celebrado o aniversário de 35 anos.

Suspeitos foram mortos pela polícia

Segundo as investigações, outras duas pessoas teriam participado do crime durante e após o assassinato. O que estaria pilotando a moto, Ailton Silva Júnior, de 22 anos, foi morto dentro de uma casa na Ilhinha, no bairro São Francisco, um dia após a morte do major.

De acordo com o relato policial, Ailton teria reagido a prisão e por isso foi morto com vários tiros. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, também deu a mesma versão em uma rede social.

Por meio de nota, a Secretaria da Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou que o suspeito morto já possuía passagens pela policia pelos crimes de adulteração de sinais de veículos e porte ilegal de arma de fogo, sendo que a primeira ocorrência foi registrada em 2019, quando ele tinha 18 anos.

No mesmo dia da morte de Ailton, durante a tarde, a Polícia Civil informou que um segundo suspeito de envolvimento na morte do major André também foi morto ’em um confronto com policiais’.

g1ma

Jovem morre afogado no rio Una, na cidade de Morros, no norte do Maranhão

A vítima foi identificada como Marcos Vinícius Pereira Melo, de 25 anos. — Foto: Reprodução/TV Mirante

Um jovem morreu afogado, nessa quinta-feira (1º), no rio Una, na cidade de Morros, a 112 km de São Luís.

Informações preliminares apontam que Marcos Vinícius Pereira Melo, de 25 anos, estava tentando ajudar a namorada a sair da água, pois ela estaria se afogando. Durante o resgate ele acabou desaparecendo na água.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas, chegaram a deslocar uma equipe até o local para ajudar nas buscas pela vítima, mas Marcos Vinícius foi encontrado próximo da região e retirado da água por populares. O jovem ainda foi levado ao Hospital Regional de Morros, mas ele acabou morrendo.

A Polícia Civil do Maranhão ainda investiga as circunstâncias do afogamento.

Marcos Vinícius morava em São Luís, onde trabalhava como prestador de serviço em uma empresa de segurança.

g1ma

Tudo para o seu Dia das Mães você encontra no Comercial São João; e concorra a 20.000 reais em prêmios

Tudo para o seu Dia das Mães você encontra no Comercial São João; e concorra a 20.000 reais em prêmios. Confira todas as ofertas e Kits para presentear sua mâe no comercial São João.

E nas compras você ainda participa dos sorteios da Campanha AMOR DE MÃE CDL 2025. A 13ª edição vai distribuir R$ 1.000 no primeiro prêmio, R$ 2 mil no segundo e também no terceiro prêmio. A partir do quarto prêmio até o sexto a premiação será de R$ 3.000. Já o sétimo e último prêmio será de R$ 5.000. Serão distribuídos R$ 20.000,00 em premiação. Cada vendedor de loja que aparecer no cupom sorteado também ganhará R$ 300.

Após fraude no INSS, Lupi pede demissão do Ministério da Previdência

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, acertou sua saída do cargo, nesta sexta-feira (2), após se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Em seu lugar, o Palácio do Planalto anunciou ex-deputado federal Wolney Queiroz, atual secretário-executivo da pasta. O agora ex-ministro, que é presidente nacional do PDT, anunciou a saída do governo em uma postagem nas redes sociais.

Brasília (DF), 02/05/2025 – Wolney Queiroz, novo ministro da Previdência Social. Foto: MPS/Divulgação
Wolney Queiroz assume o Ministério da Previdência Social – MPS/Divulgação
“Tomo esta decisão com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso, que apuram possíveis irregularidades no INSS. Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula. Espero que as investigações sigam seu curso natural, identifiquem os responsáveis e punam, com rigor, aqueles que usaram suas funções para prejudicar o povo trabalhador”, escreveu Lupi.

Segundo o Planalto, a exoneração de Lupi e a nomeação de Wolney serão publicadas ainda nesta sexta em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). A troca no comando do Ministério da Previdência ocorre uma semana após a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrarem uma operação conjunta que apura um suposto esquema de descontos não autorizados de mensalidades associativas em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A investigação aponta que as irregularidades começaram em 2019, durante a gestão de Jair Bolsonaro, e prosseguiram nos últimos anos.

“Continuarei acompanhando de perto e colaborando com o governo para que, ao final, todo e qualquer recurso que tenha sido desviado do caminho de nossos beneficiários seja devolvido integralmente. Deixo meu agradecimento aos mais de 20 mil servidores do INSS e do Ministério da Previdência Social, profissionais que aprendi a admirar ainda mais nestes pouco mais de dois anos à frente da Pasta. Homens e mulheres que sustentam, com dedicação, o maior programa social das Américas”, prosseguiu Carlos Lupi.

Mudanças no INSS
O caso já havia resultado na exoneração do então presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, e no afastamento de quatro dirigentes da autarquia e de um policial federal lotado em São Paulo.

Deputados de oposição protocolaram, na última quarta-feira (30), um requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os sindicatos envolvidos na fraude do INSS. Pressionado pela oposição, Lupi chegou a prestar depoimento durante sessão da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, também da Câmara dos Deputados, realizada na terça-feira (29), mas sua permanência à frente da pasta acabou ficando insustentável.

A PF informou ter reunido indícios da existência de irregularidades em parte dos cerca de R$ 6,3 bilhões que a cobrança das mensalidades associativas movimentou apenas entre 2019 e 2024. Nos dias seguintes, a CGU e o próprio INSS tornaram públicos os resultados de auditorias realizadas desde 2023, que também apontavam inconsistências e problemas relacionados ao tema.

Suspensão e devolução
Logo após a deflagração da operação da PF, o INSS suspendeu todos os descontos oriundos dos acordos com as entidades.

Para reaver o dinheiro retroativo aos anos anteriores, a Advocacia-Geral da União (AGU) montou um grupo para buscar a reparação dos prejuízos. Esse grupo se reuniu na tarde desta sexta, na sede da AGU, envolvendo o próprio advogado-geral da União, Jorge Messias; o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção e o novo presidente do INSS, nomeado há dois dias.

Na última quinta-feira (30), em pronunciamento nacional por ocasião do Dia do Trabalhador, Lula prometeu que os prejudicados serão ressarcidos.

Agência Brasil