Com entrada gratuita, Festival São João da Thay inaugura loja oficial e amplia horizontes para a edição 2025

Thaynara OG inaugura loja oficial do Festival São João da Thay em São Luís — Foto: Rafaelle Fróes/g1 MA

E vem aí, mais um Festival São João da Thay: maior, ainda melhor e com muitas novidades! Com pouco mais de 40 dias para a 7ª edição do evento que faz parte do calendário cultural do Maranhão, a influenciadora digital e atriz maranhense, Thaynara OG, inaugurou na noite de sexta-feira (25), a loja oficial do festival em um shopping em São Luís.

Este ano, o evento beneficente terá a entrada gratuitaO Festival São João da Thay acontece nos dias 6 e 7 de junho, no Espaço Reserva, na capital maranhense. Repetindo a parceria da edição anterior que une a promoção da cultura popular com a solidariedade, a iniciativa vai beneficiar projetos apoiados pelo Criança Esperança no Maranhão.

Ao g1, Thaynara OG explicou que o desejo de fazer uma edição com a entrada gratuita era um sonho antigo e que somente foi viável neste ano. Para ela, o objetivo com um evento gratuito é ‘furar a bolha’, dando o espaço para que a população possa participar e, se divertir com as atrações e demais surpresas.

“Esse era um dos objetivos do São João da Thay. Eu acho que é um projeto tão especial que ele merece furar a bolha e ser levado para mais pessoas. Faz muito tempo que eu queria fazer aberto, não tinha conseguido, mas esse ano consegui. A gente quer levar essa experiência do São João da Thay para a galera que nunca teve oportunidade, mas sempre teve curiosidade”, diz Thaynara OG.

loja será um espaço para tirar dúvidas da populaçãoterá com um ponto físico de venda de ingressos do espaço ‘Fingindo Costume’ e a venda de artigos como camisetas e outros produtos do São João da Thay.

O espaço ‘Fingindo Costume’, uma área reservada onde influenciadores e demais convidados do evento poderão interagir em um espaço amplo e com serviços exclusivos. As vendas dos ingressos podem ser feitas pela internet e de forma presencial na loja do Festival São João da Thay.

g1ma

Yasmin Brunet posa só de biquíni e exibe corpo perfeito em praia do Rio

Yasmin Brunet posa só de biquíni e exibe corpo perfeito em praia do Rio

Yasmin Brunet, de 36 anos, aproveitou a quinta-feira (24) para relaxar à beira-mar, mesmo com o tempo nublado no Rio de Janeiro. A modelo curtiu um momento na praia de Ipanema, na zona sul da cidade, usando um biquíni marrom que destacou sua boa forma.

 

Yasmin Brunet posa só de biquíni e exibe corpo perfeito no Rio / Foto – JC PEREIRA AG NEWS

Apesar do outono e das nuvens cobrindo o céu, Yasmin não se intimidou com a previsão de chuva e as temperaturas amenas, que chegaram aos 26 °C. Ela foi clicada pelos paparazzi enquanto deixava a praia, acompanhada apenas de uma canga estampada com mandalas em preto e branco.

NOVA SILHUETA

Yasmin já falou abertamente sobre sua transformação física, explicando que mudou hábitos alimentares, intensificou os treinos e passou por uma cirurgia para tratar o lipedema, doença crônica que causa acúmulo de gordura em regiões como pernas, quadris e coxas.

 

“Emagreci muito depois que sai do Big Brother Brasil 24. E acho que ver essa mudança chocou algumas pessoas, porque ver essa mudança, de fato, foi rápida. Tenho lipedema e não sabia que tinha isso. É um acumulo de gordura doente e o meu é nas pernas. E tenho uma intolerância muito grande ao glúten que não sabia”, disse em entrevista a Quem.

mn

Trump e Zelensky conversam por cerca de 15 minutos antes do funeral do papa Francisco, em Roma

Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, encontra-se com o presidente dos EUA, Donald Trump, no funeral do Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano. — Foto: SERVIÇO DE IMPRENSA PRESIDENCIAL DA UCRANIA / AFP

Os presidente dos EUA, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se encontraram por cerca de 15 minutos no Vaticano neste sábado (26) e concordaram em se encontrar novamente no mesmo dia da próxima semana para novas conversas, disse um porta-voz de Kiev.

O encontro ocorreu na Basílica de São Pedro, disse o porta-voz, antes do funeral do papa Francisco. Fotos divulgadas pelo gabinete de Zelensky mostraram os dois homens sentados frente a frente no meio de um salão de mármore, sem nenhum de seus assessores por perto.

Outra foto divulgada pelo gabinete de Zelensky mostrou Trump e Zelensky reunidos no mesmo local, juntamente com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e o presidente francês, Emmanuel Macron.

“Boa reunião. Conversamos bastante pessoalmente. Espero que possamos chegar a um acordo em todos os pontos discutidos”, escreveu Zelensky nas redes sociais após o encontro, que ocorreu paralelamente ao funeral do papa Francisco no Vaticano.

O líder acrescentou que quer “um cessar-fogo total e incondicional” e que a reunião foi “muito simbólica” e “pode se tornar histórica se alcançarmos resultados comuns”.

Trump e Zelensky discutem há meses um acordo de paz na guerra entre Rússia e Ucrânia.

Cerca de 50 chefes de Estado acompanham a missa, incluindo o presidente Lula. Entre os nomes confirmados também estão o do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o da Argentina, Javier Milei.

g1

Venha para a Pousada Renato e Rejane: aqui você se sente em casa!

Se você está em busca de descanso, tranquilidade, aconchego, ótima alimentação e serviços, além daquele atendimento que faz você se sentir em casa, a Pousada Renato e Rejane é o lugar ideal! Nossa pousada une conforto, simplicidade e aquele toque especial de hospitalidade que só quem ama o que faz pode oferecer.

Aqui, cada detalhe é pensado com carinho para tornar sua estadia inesquecível. Contamos com acomodações confortáveis, climatizadas, com frigobar, wi-fi, café da manhã, almoço caprichado e um ambiente acolhedor que conquista nossos hóspedes logo na chegada. Quem vem conhecer, sempre volta e se torna um amigo da casa.

Temos várias configurações de acomodações e pacotes especiais, de acordo com o seu planejamento de viagem e hospedagem. Seja para uma viagem a dois, a três, em família ou em grupos de amigos ou equipes de trabalho, temos o recanto certo e adequado para quem busca um tempo de sossego, aconchego e bem estar. Estamos prontos para receber você e sua família e amigos, de braços abertos.

Venha viver momentos especiais conosco. Esperamos por você! Faça sua reserva pelos telefones – (99) 3661-9415, (99) 98805-8117, (99) 98201-1757 e (99) 98832-2649

Frigorífico Marcelo Rei do Frango – Menor preço, melhor atendimento e máxima qualidade

Frigorífico Marcelo Rei do Frango – Menor preço, melhor atendimento e máxima qualidade. Com os cortes especias da rede de frigorificos Marcelo Rei do Frango você escolhe a carne de sua preferência (Frango, miudos, gado, suino e muito mais), prepara o seu prato predileto e faz do seu fim de semana um moneto único. Visite-nos e aproveite a grande variedade de carnes e produtos, com o menor preço, melhor atendimento e máxima qualidade.

Na rede Marcelo Rei do Frango você encontra carnes de qualidade, atendimento diferenciado e o menor preço da cidade. Seja bem vindo e fique à vontade. Na rede Marcelo Rei do Frango você também vai encontrar pescado, camarão, e os melhores cortes bovino, suíno, frango, miudos e embutidos. Sempre naquele precinho que cabe no seu bolso e no seu orçamento.

Frigorífico Marcelo Reio do Frango mais perto de você

Fique ligado nas ofertas da semana e os preços imbatíveis da rede Marcelo Rei do Frango. Garanta a sua carne de qualidade visitando as nossas unidades em Codó ou faça sua telecompras pelos whatsapps do Marcelo Reio do Frango; (99) 98839-1860 ou (99) 98147-7313 e nós entregamos no conforto da sua residência.

Até quando isso? 38 detentos não retornaram aos presídios após saída temporária de Páscoa na Grande São Luís

Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que de 718 internos que receberam o benefício da saída temporária, na Grande São Luís, e saíram dos estabelecimentos prisionais, 38 não cumpriram o prazo de retorno.

Agora, os detentos que não voltaram aos presídios são considerados foragidos da Justiça e podem perder direitos para progressão de regime, além de outras sanções.

Somando duas listas, a Justiça do Maranhão autorizou a saída temporária de cerca de 863 detentos do regime semiaberto da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa).

A decisão foi do juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Ilha de São Luís, Francisco Ferreira de Lima, referente ao período a Semana Santa e o feriado da Páscoa.

Saída temporária

A saída temporária está prevista na Lei de Execuções Penais (Lei 7.210/84), do artigo 122 ao artigo 125, e podendo ser concedida a condenados que cumprem pena em regime semiaberto, que destina-se para condenações entre quatro e oito anos, não sendo casos de reincidência.

No regime semiaberto, a lei garante ao recuperando o direito de trabalhar e fazer cursos fora da prisão durante o dia, devendo retornar à unidade penitenciária à noite.

De acordo com o artigo 123 da lei, a autorização será concedida por ato motivado do juiz da execução, ouvidos o Ministério Público e a administração penitenciária. Para ter esse direito, o apenado deve:

  • Ter comportamento adequado;
  • Ter cumprido o mínimo de um sexto da pena, se o condenado for primário, e um quarto, se reincidente;
  • Ter compatibilidade do benefício com os objetivos da pena;

Os beneficiados devem cumprir as restrições como recolhimento à residência visitada, no período noturno, não frequentar festas, bares e similares e, outras determinações.

g1ma

Polícia procura assassino de mototaxista baleado ao reagir a assalto contra vizinhas em Balsas, no MA

Celso Alves da Silva Filho foi morto quando tentava impedir um assalto — Foto: Reprodução/TV Mirante

A Polícia Civil segue investigando quem matou o mototaxista Celso Alves da Silva Filho, que foi assassinado quando tentava duas vizinhas de um assalto em Balsas, na Região Sul do Maranhão.

O crime aconteceu por volta das 19h da última segunda-feira (21) e Celso recebeu três tiros do assaltante. Ele ainda foi levado ao Hospital Municipal de Balsas, onde passou por cirurgia, mas não resistiu e morreu dois dias após o crime.

Até o momento, a polícia recuperou apenas um capacete deixado no local do crime, mas imagens de uma câmera de segurança também estão sendo analisadas.

Celso era muito querido na cidade e membro da Assembleia de Deus. Ele foi sepultado na última quinta-feira (24), sob forte comoção dos entes queridos.

Instituto Histórico e Geográfico de Codó promove grande encontro de escritores e poetas em homenagem ao aniversário de Codó

O Instituto Histórico e Geográfico de Codó realizou no dia 24 de abril de 2025, o evento “Codó, Entre Vozes e Versos” dentro do projeto QuintArte, que realiza atividades culturais toda última quinta-feira do mês. O evento foi em alusão ao aniversário de 129 anos de emancipação política de Codó.

Nessa edição do evento, foram realizadas partilhas poéticas com escritores(as), poetas e artistas da palavra, em um encontro literário repleto de memória, afeto e identidade. De acordo com a presidente do IHG Codó, Melíssia Abreu Lima de Sousa, o projeto é uma celebração à riqueza da literatura e ao poder da palavra como instrumento de união, transformação, encontro e pertencimento.

Foi um momento muito especial para celebrarmos os 129 anos de emancipação política do nosso município. O projeto tem por objetivo resgatar os ecos da nossa literatura, o talento de nossos escritores e poetas e celebrar a nossa cultura, através de relatos, registros e reflexões, em um grande encontro de profundo aprendizado”, explicou a presidente

O evento “Codó, Entre Vozes e Versos” contou com a honrosa participação dos escritores e poetas:

José Alberto Magalhães

Misaias Lima Ferreira

Luís Cândido Sousa da Rocha

Luydia Paula Silva de Sousa

José Ribamar O. de Melo Filho

Maria Leide da Silva Lima

Maria Judith Dias Salazar

Rosina de Araújo Bemvindo

Cada poema declamado, cada verso compartilhado, foi um ato de amor a essa terra. Viva Codó! Viva cultura! Viva a palavra que une, que liberta e que eterniza!”, concluiu Melíssia Sousa

Passageiros são arremessados de van após colisão em Matões,

Van foi atingida por caminhonete. — Foto: Divulgação/PRF

Um acidente envolvendo uma caminhonete e uma van deixou 11 pessoas feridas no início da tarde dessa quinta-feira (24), no km 75 da BR-226, na localidade Baú, zona rural de Matões, no leste do Maranhão. Três pessoas ficaram gravemente feridas e outras oito tiveram ferimentos leves.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a van fazia uma manobra na rotatória quando foi atingida lateralmente por uma caminhonete que trafegava em alta velocidade. Com o impacto, alguns passageiros da van foram arremessados para fora do veículo.

As vítimas em estado grave são três mulheres, com idades de 27, 33 e 52 anos. Elas foram socorridas por uma equipe do SAMU e levadas para atendimento médico.

g1ma