Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026

O salário mínimo em 2026 deverá ser de R$ 1.630, com aumento nominal de 7,37%. O reajuste consta do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2026, enviado nesta terça-feira (15) ao Congresso Nacional.

Atualmente, o salário mínimo está em R$ 1.518. O reajuste segue a projeção de 4,76% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para os 12 meses terminados em novembro mais o teto de crescimento de gastos de 2,5% acima da inflação, determinado pelo arcabouço fiscal. A estimativa para o INPC também consta do PLDO.

O projeto também apresentou previsões de R$ 1.724 para o salário mínimo em 2027, de R$ 1.823 para 2028 e de R$ 1.925 para 2029. As projeções são preliminares e serão revistas no PLDO dos próximos anos.

Em 2023, o salário mínimo voltou a ser corrigido pelo INPC do ano anterior mais o crescimento do PIB, soma das riquezas produzidas pelo país, de dois anos antes. Essa fórmula vigorou de 2006 a 2019. Por essa regra, o salário mínimo aumentaria 3,4% acima do INPC.

O pacote de corte de gastos no ano passado, no entanto, limitou o crescimento. Isso porque o salário mínimo entrou nos limites do arcabouço fiscal, que prevê crescimento real (acima da inflação) dos gastos entre 0,6% e 2,5%. Dessa forma, foi criada uma trava que reduziu o crescimento real de 3,4% para 2,5%.

Segundo o Ministério do Planejamento e Orçamento, cada aumento de R$ 1 no salário mínimo tem impacto de aproximadamente R$ 400 milhões no Orçamento. Isso porque os benefícios da Previdência Social, o abono salarial, o seguro-desemprego, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e diversos gastos são atrelados à variação do mínimo.

Na Previdência Social, a conta considera uma alta de R$ 115,3 bilhões nas despesas e ganhos de R$ 71,2 bilhões na arrecadação.

*Fonte: Agência Brasil

B-R-O Bró pode chegar a 50ºC com risco extremo à saúde no Piauí: “condição hostil”

Quando se fala em B-R-O Bró, os piauienses já sabem o que vem pela frente: calor extremo! Esse é o período mais quente e seco do ano — de setembro a dezembro. Em 2025, no entanto, a situação pode ser ainda mais intensa: a sensação térmica pode chegar aos 50ºC, aumentando o risco à saúde. O alerta foi feito pelo climatologista e diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, em entrevista ao PodMeio nesta quarta-feira (16).

Tudo leva a crer que sim […] o que está mantendo sob estado de alerta da Defesa Civil é o fato de já em abril termos períodos que registraram 39º, que em tese deveria ser o 2º mês chuvoso […] nas áreas urbanas, as ondas de calor torna a condição inóspita, a condição hostil e insalubre para saúde, então a gente tem um aumento nesses casos de desidratação, insolação, a gente vai ter um aumento do gradiente radioativo, radiação ultravioleta, prejudicial para a saúde das pessoas, então existe a possibilidade da gente ter, inclusive, em casos gravíssimos, a gente espera que isso não ocorra, a condição de hipertermia, pessoas passarem mal por excesso de calor. A gente está trabalhando com todas as hipóteses, declarou.

O QUE COOPERA PARA O CALOR EXTREMO?

É possível trazer alívio para os piauienses, no entanto, o climatologista enfatiza que é necessário resolver o “elemento volitivo” que é a “vontade humana, o desejo humano de atear fogo” – a ação, além de se tratar de um crime ambiental, prejudica a saúde da população.

MONITORAMENTO DO B-R-O BRÓ

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH), o Corpo de Bombeiros e demais órgãos da Defesa Civil, já estão se preparando e articulando ações para a segurança da população, segundo explica Werton Costa.

Nos interiores, a Secretaria da Defesa Civil do Piauí (Sedec) iniciou um novo processo de licitação para contratação de carros-pipa, medida essencial para garantir o abastecimento de água em localidades onde a estiagem compromete o acesso ao recurso mais básico para a vida, a água.

A gente considera que há um processo de antecipação da fase seca […] garantindo que as pessoas vão ter abastecimento de água, garantindo que as pessoas podem ter assistência social […] com atendimento humano, cesta básica, os nossos olhos também devem se voltar para um problema gravíssimo […] juntando a esse esforço, estamos montando uma sala de alerta que será inaugurada no começo de maio onde a gente vai ter alertas de risco. Então, a população será orientada em determinadas situações, em relação a fogo, a baixa relativa do ar , em relação a onda de calor, disse o climatologista Werton Costa.

MN

Páscoa com muito sabor, criatividade e surpresas você só encontra no Cantinho do Presente

A Páscoa está chegando, e nada melhor do que presentear quem amamos com chocolates deliciosos e feitos com carinho. No Cantinho do Presente, você encontra ovos de Páscoa artesanais, recheados e personalizados, perfeitos para tornar essa data ainda mais especial.

Seja para surpreender alguém querido ou para se deliciar, temos opções para todos os gostos: desde os tradicionais ao leite até os mais sofisticados, como trufados, crocantes e recheios irresistíveis. E o melhor: você pode escolher sabores, tamanhos e até incluir mensagens especiais para deixar o presente ainda mais único!


Garanta seu ovo de Páscoa no Cantinho do Presente e celebre essa data com muito sabor e afeto. Faça sua encomenda antecipada e evite filas!

Visite-nos e escolha o seu!
Entre em contato para encomendas.

Feliz Páscoa com muito chocolate e carinho!

Anvisa endurece regras para a venda de canetas emagrecedoras; veja o que muda

A Anvisa decidiu nesta quarta-feira (16) tornar obrigatória a retenção da receita médica para a compra de medicamentos como Ozempic, Wegovy, Saxenda e similares, conhecidos popularmente como “canetas emagrecedoras”. A medida busca coibir o uso indiscriminado desses medicamentos por pessoas sem indicação médica.

Apesar de já serem classificados com tarja vermelha, o que exige prescrição médica, na prática, muitos desses remédios vinham sendo vendidos sem que as farmácias retivessem a receita, facilitando o acesso por quem busca emagrecer rapidamente, sem acompanhamento ou necessidade real de tratamento.

A decisão da agência reguladora ocorreu após um alerta do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre o crescimento descontrolado no consumo desse tipo de substância.

Como funcionam
Medicamentos como Ozempic e Wegovy foram originalmente desenvolvidos para tratar diabetes tipo 2. O princípio ativo mais comum, a semaglutida, atua imitando o hormônio GLP-1, que regula a saciedade e o controle glicêmico no organismo.

Esses medicamentos agem em três frentes:

No hipotálamo, promovem sensação de saciedade;
No fígado, reduzem a produção de glicose;
No pâncreas, estimulam a liberação de insulina.
Com isso, o paciente pode reduzir entre 30% e 40% da ingestão calórica, dependendo da dosagem, o que resulta em perda de até 17% da massa corporal em um ano. Outras substâncias com efeito semelhante, como a liraglutida, estão presentes em marcas como Saxenda e Victoza.

Uso com responsabilidade
Apesar do potencial terapêutico, o uso sem indicação médica pode ser perigoso. A endocrinologista Cynthia Valério, da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), alerta que o uso recreativo, sem controle nutricional e com redução drástica de proteínas, pode causar perda acentuada de massa muscular e até desnutrição.

Efeitos colaterais também são comuns, especialmente no sistema gastrointestinal, com relatos de:

Náuseas, vômitos e diarreia;
Refluxo, gastrite e constipação;
Dor abdominal, flatulência e indigestão;
Fadiga, dor de cabeça e sensação de fraqueza.
Casos mais graves, como pancreatite, são raros, mas motivo de contraindicação para pessoas com histórico da doença ou com câncer de tireoide na família. Além disso, os medicamentos não são indicados para grávidas, lactantes ou pessoas alérgicas a seus componentes.

A nutricionista Sophie Deram, em entrevista a um podcast, reforçou que o uso inadequado pode levar ao reganho de peso e até desencadear compulsões alimentares.

Com a nova exigência da Anvisa, o objetivo é reforçar a importância do acompanhamento profissional e garantir que o tratamento com canetas emagrecedoras seja feito de forma segura e responsável.

MN

Caso Neymar: Garota de programa se revolta com vazamento de suposta paternidade

Any Awuada, garota de programa que diz ter engravidado após fazer sexo com o jogador Neymar, voltou a comentar sobre sua segunda gestação. Ela usou as redes sociais para desabafar sobre os rumores envolvendo a identidade do pai do bebê.

Nos Stories, a modelo demonstrou indignação com as especulações: “Gente, estão divulgando muitas coisas sobre o pai do meu bebê”, reclamou.

Ela ainda pediu que as suposições parem até que o resultado do exame de DNA seja revelado: “Ficar especulando essas notícias prejudicam não só a minha saúde psicológica, como também a minha gestação”, seguiu.

“Não precisa ficar fazendo suposições. Na hora certa, o DNA vai estar aqui na mão”, completou.

MN

Confira as super ofertas da rede Marcelo Rei do Frango e prepare-se para Semana Santa

Na rede Marcelo Rei do Frango você encontra carnes de qualidade, atendimento diferenciado e o menor preço da cidade. Seja bem vindo e fique à vontade. E esta semana, no Marcelo Rei do Frango você também vai encontrar pescado, camarão e produtos para deixar o seu almoço e a sua ceia da Semana Santa ainda mais saborosa, sempre naquele precinho que cabe no seu bolso e no seu orçamento.

Frigorífico Marcelo Reio do Frango mais perto de você


A rede de frigorífico Marcelo Reio do Frango já conta com 7 unidades. A mais nova loja será inaugurada neste Sábado de Aleluia, no Mercado Central.

Fique ligado nas ofertas da semana e os preços imbatíveis da rede Marcelo Rei do Frango. Garanta a sua carne de qualidade visitando as nossas unidades em Codó ou faça sua telecompras pelos whatsapps do Marcelo Reio do Frango; (99) 98839-1860 ou (99) 98147-7313 e nós entregamos no conforto da sua residência.


Aqui você pode também comprar com seus cartões de créditos e transferência pix. Simples assim, é só escolher! É o Marcelo Reio do Frango trazendo preço e qualidade pra você, amigo consumidor. Marcelo Reio do Frango trazendo pra você Menor preço, melhor atendimento e máxima qualidade.

 

Uma homenagem da ACRIVI pelos 129 anos de Codó; Feliz Aniversário!

Hoje celebramos com grande alegria os 129 anos de história, cultura e conquistas da nossa querida Codó! Ao longo de mais de um século, Codó se transformou em um lugar vibrante, onde a tradição se encontra com a inovação.

 

Neste dia especial, queremos homenagear todos os cidadãos que, com seu trabalho e dedicação, contribuem para o desenvolvimento e o crescimento da nossa cidade. Que este aniversário seja um momento de reflexão sobre as nossas raízes e um impulso para continuarmos a construir um futuro ainda mais promissor. Nesses 129 anos tenho o privilégio de estar presente em 50 anos.

 

Parabéns, Codó! Que venham muitos mais anos de prosperidade e união!

Com carinho,

Idelfonso Barros, Presidente da ACRIVI