Homem é preso por suspeita de receptação após ser flagrado com moto adulterada em Alto Alegre

A abordagem por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante fiscalização voltada ao combate a fraudes veiculares. — Foto: Divulgação/ PRF

Um homem de 44 anos foi preso na tarde dessa sexta-feira (11), por volta das 15h30, no km 401 da BR-316, por receptação de veículo com sinais de adulteração em Alto Alegre, a 248 km de São Luís. A abordagem por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante fiscalização voltada ao combate a fraudes veiculares.

O veículo HONDA/BIZ, de cor vermelha, chamou a atenção dos agentes por estar com a placa fora do padrão. Após a verificação dos elementos identificadores, os policiais constataram evidências claras de adulteração nos sinais do veículo.

O homem que se apresentou como proprietário relatou ter adquirido a motocicleta há cerca de três meses de uma pessoa residente em um povoado da região. Diante dos fatos, ele recebeu voz de prisão por receptação e foi conduzido à delegacia de polícia judiciária para os procedimentos cabíveis.

A ocorrência foi enquadrada no crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, previsto no Código Penal Brasileiro.

g1ma

DALMA MODAS: Estampas, impressões sublimáticas e personalizados

Na Dalma Modas, a personalização é a nossa especialidade! Trabalhamos com malharia, estamparia em geral e uma ampla variedade de produtos personalizados, como bolsas, estojos, xícaras, bonés, azulejos e toalhas. Se você busca exclusividade e qualidade, está no lugar certo!

Agora, apresentamos o nosso novo serviço de sublimação exclusiva! Com ele, transformamos suas ideias em realidade, criando peças únicas que refletem sua identidade e estilo. Seja para presentear, divulgar sua marca ou simplesmente ter algo especial só seu, estamos aqui para tornar isso possível.

Venha conhecer a Dalma Modas e descubra como podemos personalizar o que você imaginar! Entre em contato e leve sua criatividade para o próximo nível.

Novidade na Dalma Modas: Serviço de Sublimação Personalizada!

Temos uma grande novidade para você! Agora, na Dalma Modas, oferecemos o serviço de sublimação personalizada, permitindo que você transforme suas ideias em estampas exclusivas.

Seja para roupas, acessórios ou itens de decoração, nossa equipe está pronta para dar vida à sua criatividade e criar peças que refletem o seu estilo único.

Com a técnica de sublimação, garantimos cores vibrantes, alta durabilidade e um acabamento impecável para que cada detalhe da sua estampa fique perfeito.

✨ Por que escolher a sublimação?
✔ Personalização total: crie estampas únicas para qualquer ocasião
✔ Alta qualidade: impressões nítidas e duráveis
✔ Versatilidade: aplique em diversos tecidos e materiais

Venha nos visitar e descubra como podemos deixar suas peças ainda mais especiais! Estamos ansiosos para tornar suas ideias realidade.

Dalma Modas – Estilo e criatividade em cada detalhe!

PROGRAMA JUSTIÇA DE TODOS AVANÇA NA ZONA RURAL DE CODÓ COM NOVAS SALAS INAUGURADAS EM PARCERIA COM A PREFEITURA

O município de Codó deu mais um importante passo na ampliação do acesso à justiça na zona rural. Em uma ação conjunta entre o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e a Prefeitura de Codó, com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores, foram inauguradas mais duas salas do programa Justiça de Todos nas comunidades Santo Antônio dos Pretos e Boa Vista do Procópio, nos dias 9 e 10 de abril, respectivamente.

O programa tem como objetivo descentralizar os serviços do Judiciário, garantindo cidadania, dignidade e inclusão jurídica a populações que historicamente enfrentam barreiras para acessar seus direitos. Por meio de tecnologia, as salas funcionam como pontos digitais onde os cidadãos podem participar de audiências virtuais, protocolar ações e obter orientação jurídica sem sair de suas comunidades.

A primeira inauguração aconteceu na quarta-feira (9), na comunidade quilombola Santo Antônio dos Pretos, localizada a cerca de 40 km da sede do município. O local agora abriga a primeira sala do programa Justiça de Todos instalada em uma comunidade quilombola no Maranhão. A cerimônia contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, que fez pessoalmente a entrega do ponto digital à população, acompanhado do prefeito Chiquinho FC (PT).

“É uma honra para o Poder Judiciário inaugurar a primeira sala de justiça em uma comunidade quilombola no Maranhão. Estamos falando de garantir direitos, de respeitar identidades e de fazer com que a justiça chegue aonde ela precisa estar: perto das pessoas”, afirmou o desembargador Froz Sobrinho.

Já na quinta-feira (10), foi a vez da comunidade Boa Vista do Procópio, situada na região da Trizidela, a 50 km da sede, receber sua sala de atendimento judicial.

Com essas inaugurações, Codó agora conta com três salas do programa Justiça de Todos: no Distrito de Cajazeiras, em Santo Antônio dos Pretos e em Boa Vista do Procópio.

Também participaram das inaugurações, o presidente da Câmara Municipal, vereador Roberto Cobel (Solidariedade), e o secretário municipal de Meio Ambiente, advogado Ferdinando Rocha, um dos grandes incentivadores da implantação do programa no município.

O prefeito Chiquinho FC destacou a importância social da parceria com o TJMA: “Nosso compromisso é com um Codó mais justo e igualitário. Essa parceria com o Tribunal de Justiça reforça a presença do poder público na zona rural e garante que nossos irmãos e irmãs do campo tenham acesso à justiça com dignidade, sem precisar se deslocar para outras localidades”, declarou o prefeito.

Ascom
Prefeitura de Codó

Prefeitura de Codó firma convênio com o UniFacema e garante 40% de desconto para servidores municipais e seus dependentes

A Prefeitura de Codó celebrou nesta quinta-feira, 10 de abril, um importante convênio com o Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema), campus Codó, com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior. A parceria garante desconto de 40% nas mensalidades de cursos de graduação para os servidores públicos municipais e seus dependentes.

O documento foi assinado pelo prefeito Chiquinho FC (PT) e pelo pró-reitor administrativo-financeiro do UniFacema, Nilson Cardia.

Os cursos contemplados neste convênio são:
• Psicologia
• Direito
• Enfermagem
• Fisioterapia

O desconto de 40% será aplicado durante todo o período da graduação, representando uma excelente oportunidade para a qualificação profissional dos servidores e a formação acadêmica de seus familiares.

“Esse convênio é um passo fundamental para garantir que nossos servidores e seus dependentes tenham acesso facilitado ao ensino superior de qualidade. Estamos investindo em educação, pois acreditamos que a formação acadêmica é um dos pilares para o crescimento pessoal, profissional e também para o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou o prefeito Chiquinho FC.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização do servidor público e com o desenvolvimento educacional de Codó.

Ascom
Prefeitura de Codó

Estação do Café Bistrô: Um Novo Capítulo de Tradição e Sabor

Se você já conhece e aprecia a tradição da Estação do Café, prepare-se para uma novidade que vai encantar ainda mais os apaixonados por café e gastronomia. A Estação do Café Bistrô chegou como uma extensão desse espaço tão querido, trazendo um ambiente acolhedor e um cardápio especial para momentos inesquecíveis.

Localizado na esquina da Rua Cônego Mendonça com a Avenida 1ª de Maio, o novo bistrô mantém a essência de qualidade e sabor da casa original, mas com um toque diferenciado que promete surpreender. Seja para um café especial, um encontro descontraído ou uma refeição saborosa, a Estação do Café Bistrô é o novo ponto de parada obrigatório para quem busca uma experiência única.

Passe por lá e descubra esse novo espaço feito para os amantes de boas conversas, bons momentos e, claro, do melhor café!

Bombeiros reforçam fiscalização em praias, rodovias e eventos no feriado de Páscoa em São Luís

Ações preventivas, de orientação e combate serão executadas na Operação Páscoa, de 16 a 22 deste mês, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Efetivo foi reforçado para a atividade, que tem como foco as praias, rodovias, a tradicional Via Sacra no bairro Anjo da Guarda e a programação especial do Governo do Estado, no Parque do Rangedor.

Nas praias, que recebem grande número de visitantes, as equipes do CBMMA intensificam o trabalho com o objetivo de evitar incidentes como afogamentos e outras emergências, e assegurar a tranquilidade dos maranhenses e turistas.

“A presença dos bombeiros será ampliada para garantir mais segurança à população, que vai aproveitar o feriadão no litoral. Estamos com equipes à postos e preparadas para o atendimentos às ocorrências e também, na prevenção”, enfatiza o comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar), tenente-coronel Jefferson Serra.

Outro ponto de atenção será o movimento nas estradas. Com o aumento do fluxo de veículos durante o feriado, as várias unidades da corporação, distribuídas nos bairros – da capital e cidades do interior do estado – estarão prontos para atuar reforçando orientações e realizando intervenções, em casos de acidentes.

“Nosso planejamento é para garantir segurança e apoio aos motoristas que trafegam pelas rodovias que cortam o Maranhão, cujo fluxo crescerá bastante no feriado prolongado”, observa o tenente-coronel Willys Pablo, que comanda o 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1BBM).

Segurança em eventos culturais
Além disso, a Operação Páscoa também estará presente na tradicional Via Sacra do Anjo da Guarda e na programação especial do Governo do Estado, no Parque Rangedor. Na Via Sacra, evento cultural e religioso que reúne milhares de pessoas todos os anos em São Luís, o Corpo de Bombeiros está mobilizado para diversas ações.

Entre estas, prevenção de acidentes no local, vistorias técnicas em palcos e demais estruturas montadas para o evento, e ainda, fiscalização em áreas de comércio e circulação do público.

Os bombeiros também marcam presença na programação especial do governo, no Parque do Rangedor, reforçando a segurança e a prevenção a acidentes. “Mais um evento que deve atrair grande público, e nossas equipes estarão presentes para garantir o bem-estar dos público”, reforça o tenente-coronel Paulo César, comandante Operacional Área 1.

O Imparcial

Maranhão registra queda de 17% no roubo de celulares no primeiro trimestre do ano

O Maranhão começou 2025 com redução nos registros de roubo de celulares. No comparativo entre janeiro e março deste ano com o mesmo período do ano passado, a queda foi de 17% em todo o estado. No mês de março, analisado isoladamente, o recuo também foi significativo, com uma diminuição de 18% nas ocorrências.

Na Grande Ilha — que reúne São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa — a retração no primeiro trimestre foi de 14%. Em março, o índice chegou a 15%. Sozinha, a capital, São Luís, fechou os três primeiros meses do ano com uma redução de 4% nos registros de roubo de celulares.

Para o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, os números refletem um conjunto de ações articuladas para combater crimes patrimoniais, especialmente os relacionados ao roubo de celulares. “Temos trabalhado com inteligência, integração entre as forças policiais e ações específicas de prevenção e repressão. A redução é resultado direto desse esforço conjunto, e seguimos atentos para avançar ainda mais, conforme orientação do governador Carlos Brandão”, destacou.

A intensificação do policiamento ostensivo, em apoio ao policiamento ordinário, tem sido uma das estratégias da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) para prevenir e combater todos os tipos de crimes patrimoniais. Esse tipo de policiamento ocorre por meio de ações de patrulhamento, incursões nos bairros, barreiras, abordagens, entre outras.

Paralelamente à intensificação do policiamento, também são desenvolvidas ações investigativas contínuas, com foco na identificação e desarticulação de grupos envolvidos com o roubo e a receptação de celulares.

Soma-se a essas estratégias o programa Meu Celular de Volta, lançado no ano passado. A iniciativa combina inteligência policial e investigação com ações de recuperação e devolução de aparelhos subtraídos, evitando que esses celulares alimentem redes de receptação e outros crimes. Desde a implantação, cerca de 2,2 mil aparelhos foram recuperados — mais de mil já devolvidos aos donos.

O combate ao roubo de celulares, no âmbito do programa, é feito a partir da identificação e intimação de pessoas que estejam com aparelhos com registro de roubo ou furto — incluindo os próprios autores do crime, receptadores e também compradores que adquiriram o celular sem saber da origem ilícita. Atualmente, a iniciativa está presente em oito municípios, entre eles os quatro da Grande Ilha, Imperatriz e outros da Região Tocantina.

*Fonte: Governo do Maranhão