Réus são condenados por matar homem a tiros em Porto Franco; crime foi por encomenda

Réus são condenados por matar homem a tiros em Porto Franco; crime foi por encomenda — Foto: Divulgação/CGJ-MA

Dois homens foram condenados, na última quinta-feira (27), pelo Tribunal do Júri da Comarca de Porto Franco, pelo crime de homicídio triplamente qualificado, praticado em 29 de janeiro de 2019.

Segundo a denúncia do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), Francisco das Chagas Araújo de Melo morreu por disparos de arma de fogo, que foram dados pelos réus Lucas Barros dos Reis e Ronivaldo da Silva, a mando de outra pessoa.

Essa foi a segunda vez que o Tribunal do Júri se reuniu, este ano, para julgar a mesma ação penal, que é a mais antiga ação na qual os réus aguardavam julgamentos presos, desde janeiro de 2019.

No decorrer do processo, os acusados recorreram da sentença de pronúncia, ao Tribunal de Justiça, que em maio de 2023 negou acolhimento ao recurso, determinando o julgamento dos réus pelo Tribunal do Júri de Porto Franco.

A sessão do Tribunal do Júri teve início às 9h. O promotor de Justiça José Artur Del Toso Júnior (Promotoria de Justiça de Montes Altos), respondendo pela 1ª Promotoria de Justiça de Porto Franco, pediu a condenação dos réus pelo crime de “homicídio triplamente qualificado”, agravado pelas circunstâncias em que foi praticado.

Crime por encomenda

Segundo a Denúncia do MP-MA, a morte de Francisco das Chagas foi encomendada por um homem chamado de ‘Jeremias’, que morava em São Paulo.

No dia do crime, Lucas e Ronivaldo foram até a loja da vítima, em uma motocicleta, e Ronivaldo efetuou os disparos contra Francisco. Durante a investigação policial, a dupla foi abordada  e confessou a autoria do crime. Lucas portava um revólver calibre 38, com 3 cápsulas deflagradas e uma cápsula intacta.

Segundo depoimentos prestados pelos acusados, a arma de fogo utilizada no crime foi fornecida por Francisco Costa Nunes, conhecido como “Pezim”, que morreu durante o processo.

Condenação

A defesa dos réus foi feita pelos advogados Ayrton Senna Cosme Lino e Sarah Magalhães Cruz, que sustentaram a tese de negativa da autoria, pedindo a absolvição da dupla, mas após os debates em plenário, os jurados, por maioria de votos, reconheceram a autoria e a materialidade (existência) do crime e, também por maioria de votos, se negaram a absolver os réus.

O Conselho de Sentença acatou as três qualificadoras apontadas na sentença de pronúncia: homicídio cometido mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe; por motivo fútil e cometido à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação.

Na sequência, o juiz José Francisco de Souza Fernandes, titular da 1ª Vara da Comarca de Porto Franco e Presidente do Tribunal do Júri, declarou a sentença, condenando Lucas Barros dos Reis à pena definitiva de 14 anos, 10 meses e três dias de reclusão.

Já Ronivaldo da Silva recebeu a pena de nove anos, 11 meses e 16  dias de reclusão.

Ambas as penas devem ser cumpridas em regime fechado, na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Porto Franco.

g1ma

Programa para inserção de estagiários em empresas no MA abre inscrições nesta terça (1º)

Jovem aprendiz durante o trabalho — Foto: Energisa/Divulgação

Será aberta, nesta terça-feira (1º), o cadastro para quem deseja concorrer a bolsas de estágio do programa ‘Trabalho Jovem – Eixo Estágio Social 2024’, que oferece R$ 600 mensais a estudantes que são inseridos como estagiários em empresas que aderem ao programa.

Segundo o governo do MA, podem se candidatar jovens de 17 a 25 anos, que estejam cursando o ensino médio, técnico ou superior, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou educação especial. No entanto, neste primeiro momento, as informações irão compor um banco de dados, que estará disponível para avaliação e seleção da coordenação do programa ao longo de todo ano.

Como se inscrever

Em 2025, serão seis mil vagas para o programa, com inscrições até o dia 4 de abril. Para se inscrever, o estudante deve acessar o site do Trabalho Jovem e preencher a ficha de inscrição. A previsão de chamamento para as vagas é a partir do mês de junho, conforme cronograma que ainda será divulgado.

Segundo o governo, em 2024 foram 56 municípios contemplados com estagiários advindos do Trabalho Jovem, com vagas para 2.500 jovens. Destes, 91 permaneceram como estagiários em empresas credenciadas e 31 foram contratados conforme a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

g1ma

Família de mãe assassinada ao voltar do trabalho, em São Luís, cobra justiça: ‘crueldade que fizeram’

Marlene Araújo tinha quatro filhos quando foi atingida por um tiro na região onde acontecia um assalto. Após mais de duas semanas do crime, ninguém foi preso. Uma das filhas diz que ‘tiraram a vida de uma mulher mãe trabalhadora’.

Marlene Araújo da Silva tinha 50 anos e morreu ao ser baleada quando voltava do trabalho, em São Luís — Foto: Arquivo pessoal

Familiares estão revoltados com a falta de respostas sobre a morte de Marlene Araújo da Silva, de 50 anos, que foi assassinada quando andava pela região do condomínio Eco Park, no Anil, em São Luís, no dia 14 de março.

Marlene era mãe de quatro filhos, sendo um rapaz e três meninas, e estava voltando para a casa quando foi atingida por um tiro, na região onde ocorria um assalto. Até o momento, a polícia não esclareceu como exatamente o disparo atingiu Marlene.

“A polícia está investigando, mas não sabemos de nada. Até o momento ninguém foi preso, ninguém foi identificado e eu não queria que isso ficasse assim. Minha família está destruída, não sabemos quem foi, mas tiraram a vida da minha mãe, ela estava vindo serviço e só queria chegar em casa”, declarou uma das filhas de Marlene, que pediu para não ser identificada.

Até o momento, o que se sabe é que Marlene voltava do trabalho, por volta das 19h. Segundo testemunhas, no momento em que Marlene passava próximo a entrada do condomínio, criminosos realizavam um assalto na região, contra outra pessoas, e um tiro foi disparado.

Ainda não se sabe exatamente o que provocou o disparo, por parte dos criminosos, porém, o tiro acabou atingindo Marlene. Os bandidos fugiram.

A vítima foi socorrida no local e ficou vários dias internada no hospital, mas acabou falecendo no dia 18 de março. A Polícia Civil investiga o assassinato, porém ninguém foi preso até o momento.

“Foi uma crueldade que fizeram. Queremos muita justiça, que seja localizado quem fez isso, e que pague, independente de quem for. Tiraram a vida de uma mulher mãe trabalhadora. Ela era maravilhosa, uma coração imenso, só pensava em ajudar as pessoas”, finalizou a filha.

g1ma

Lavanderia 60 Minutos – Rápido, Prático e Cheiroso!

Lavanderia 60 Minutos – Rápido, Prático e Cheiroso! ✨

Em Codó, a sua roupa fica limpa, seca e super cheirosa em tempo recorde! Aqui na Lavanderia 60 Minutos, você não perde tempo esperando – em apenas uma hora, suas peças estão prontas para o uso, com aquele toque especial de perfume e maciez.

Rápido ✅
Prático ✅
Muito mais cheiroso ✅

Chega de trabalho pesado! Deixe que a gente cuida das suas roupas enquanto você aproveita o seu tempo. Venha conhecer!

#Lavanderia60Minutos #Codó #LavagemExpress #RoupaCheirosa #Praticidade

Vereadora Leda Torres participa de solenidade da campanha Março Delas e se encontra com secretária Abigail Cunha

Na última sexta-feira (28) a vereadora codoense, Leda Torres, participou da solenidade de encerramento da campanha “Março Delas: Por Elas, Com Elas, Para Todas”. O evento, promovido pelo Governo do Estado, foi para celebrar as ações alusivas ao Mês da Mulher, que aconteceu no Teatro Arthur Azevedo, no Centro Histórico de São Luís, e contou com as presenças da primeira-dama do Estado, Larissa Brandão e da Secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha.

A campanha Março Delas

A campanha Março Delas, coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), realizou desde o início do mês uma série de ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 8, com foco na valorização da mulher maranhense, no enfrentamento à violência de gênero e na promoção da equidade. A culminância da programação de encerramento da campanha foi marcada por uma noite de celebração, reconhecimento e protagonismo feminino, reunindo autoridades, artistas e coletivos culturais.

A programação contou com apresentações da violonista Tainá Oliveira, da cantora Andrea Frazão e da formação do painel “Conte sua trilha para elas”, que destacou trajetórias inspiradoras de mulheres. O evento também teve a participação do grupo de humor “Pão com Ovo” e da companhia teatral “As Brasileirinhas”, que levaram arte e reflexão à pauta da mulher.

Casa da Mulher Brasileira em Codó

Após a solenidade, a vereadora Leda Torres se encontrou com a Secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, onde a parabenizou pela campanha e o evento de culminância do Março Delas, e entregou para secretária um ofício, que solicita a SEMU e ao Governo do Estado a viabilidade para implantação da Casa da Mulher Brasileira no Município de Codó.

É com muita alegria que participamos desta linda cerimônia de encerramento da campanha ‘Março Delas’. E ainda tivemos a oportunidade de encontrar com a nossa Secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, e entregar o ofício que solicita a Casa da Mulher Brasileira para nossa cidade. a Casa da Mulher Brasileira é um equipamento que atua com rede de proteção e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência. Ela abriga Delegacia de Defesa da Mulher, Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Ministério Público e Defensoria Pública, além de Centros de Referência Municipal e Estadual que ofertam atendimento Psicossocial”, destacou a vereadora Leda Torres.

Estudante maranhense considerado ‘prodígio’ se torna astronauta análogo

O estudante Valdemiro Brito Gomes, de apenas 15 anos, se tornou um dos primeiros astronautas análogos do Maranhão, que é quando alguém realiza um curso experimental que simula a vida em uma estação espacial.

Clique e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Morador do Povoado Corisco, na Zona Rural de São Bernardo, cidade a 375 km de São Luís, o jovem foi um dos nove selecionados entre mais de 500 inscritos em todo o Brasil e recebeu uma bolsa integral para a formação no campo da exploração espacial, pela Wogel Enterprise Aerospace.

“Acredito que essa história pode inspirar muitos jovens a sonharem alto e explorarem novas fronteiras no campo da ciência e da exploração espacial”, declarou Valdemiro.

Durante três dias intensivos em Brasília, Valdemiro viveu experiências imersivas, incluindo simulações de voo, missões espaciais e treinamentos de primeiros socorros. Entre as atividades práticas, estavam o lançamento de foguete, simulação de aterrissagem com controles, primeiros socorros e uma oficina de construção de foguete com garrafa PET.

“Foi uma experiência incrível e enriquecedora, que marcou minha vida de forma indescritível”, relatou o jovem cientista.

Histórico inspirador para jovens

Valdemiro já era reconhecido no meio científico antes dessa conquista. Ele foi embaixador mirim do programa Pop Ciência, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), cujo objetivo é popularizar a ciência no Brasil. Sua seleção para o programa aconteceu após uma trajetória de destaque em olimpíadas e eventos acadêmicos.

Dentre as premiações, está o Prêmio AEITA Sócios-Mirins 2023, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), além da conquista de uma medalha de prata na Mostra Brasileira de Foguetes.

Valdemiro também é um dos participantes do programa Caça Asteroides, do MCTI, em parceria com a International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), que permite a voluntários contribuírem com a descoberta de novos corpos celestes.

O estudante Valdemiro também recebeu o prêmio “International Star Kids Awards”, uma honraria concedida a crianças consideradas ‘excepcionalmente talentosas’ ao redor do mundo em diversas áreas, como ciência, arte e esportes.

G1ma

No Maranhão, 309 mil mulheres são donas do próprio negócio

A autônoma Luciana Almeida faz parte das 309 mil mulheres maranhenses que são donas do próprio negócio, de acordo com dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). Apesar desse avanço, muitas empresárias ainda enfrentam dificuldades no acesso a crédito e capacitação, além do desafio de equilibrar a vida profissional e pessoal.

Há 5 anos, Luciana comanda uma loja de bijuterias, que atende online e presencialmente. O start se deu na época da pandemia, quando ela, que trabalhava em um restaurante, ficou desempregada. Com o pouco dinheiro que conseguiu da demissão, ela montou a venda online, e no ano seguinte, montou a loja física. Hoje tem duas funcionárias. “Cada vez mais as mulheres ‘estão se virando’, como se diz. Cada vez mais sentimos a necessidade de sermos independentes e termos nossa própria vida. Mas não é fácil. Tudo para mulher é mais difícil. Tudo é desafiador. Tem que ter coragem mesmo”, disse ela.

Cada vez mais as mulheres ‘estão se virando’, como se diz. Cada vez mais sentimos a necessidade de sermos independentes e termos nossa própria vida. Mas não é fácil. Tudo para mulher é mais difícil. Tudo é desafiador. Tem que ter coragem mesmo

Mais 44% dos MEIs são mulheres
No estado, 44,5% das microempreendedoras individuais (MEI) são mulheres, reforçando a tendência de crescimento do empreendedorismo feminino na região, segundo dados do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Enfrentar os obstáculos

Para enfrentar esses obstáculos, algumas instituições financeiras têm implementado programas específicos de apoio. É o caso do Sicredi, que destinou mais de R$ 14 bilhões em crédito para empresas lideradas por mulheres em 2024.

R$ 16 bilhões em financiamento

O volume representa um aumento dentro da carteira desse segmento, que encerrou o ano com mais de R$ 16 bilhões em financiamento. O investimento em capacitação com o curso “Mulher Empreendedora” e o Comitê Mulher, que já impactaram mais de 5,5 mil mulheres, promovendo liderança e equidade de gênero.

Entre as empreendedoras que encontraram suporte na cooperativa está Laise Ponce, proprietária da boutique de óculos Leon. Formada em arquitetura, ela migrou para o setor do comércio ao perceber uma oportunidade de criar uma marca própria, voltada para um público que buscava exclusividade e identidade. “A transição aconteceu de forma natural. Minha mãe sempre esteve ligada ao comércio, e eu fui me envolvendo aos poucos até perceber que queria investir na minha própria marca”, conta. Durante a pandemia, a empresária identificou a necessidade de expansão do negócio.

Laise Ponce, proprietária da boutique de óculos Leon. (Foto: Reprodução)
Com a loja de apenas 30 metros quadrados, os clientes aguardavam atendimento do lado de fora, o que indicava a demanda crescente. “Foi nesse momento que percebi que precisava ampliar o espaço e oferecer uma experiência ainda melhor para meus clientes”, relembra.

Embora tenha conseguido consolidar sua empresa, Laise reconhece que o caminho do empreendedorismo ainda impõe barreiras específicas para as mulheres. “Acredito que o maior desafio seja conciliar os papéis de empresária e mãe. No final de 2024, tive meu primeiro filho e precisei me afastar da loja. Se não fosse a estrutura que já havia construído, teria sido muito difícil”, observa.

A transição aconteceu de forma natural. Minha mãe sempre esteve ligada ao comércio, e eu fui me envolvendo aos poucos até perceber que queria investir na minha própria marca

Acredito que o maior desafio seja conciliar os papéis de empresária e mãe. No final de 2024, tive meu primeiro filho e precisei me afastar da loja.

O Imparcial