Vendas de imóveis novos crescem 18,5% e superam 171 mil unidades no acumulado 11 meses de 2024

As vendas de novos imóveis cresceram 18,5% no acumulado de janeiro a novembro de 2024, ante ao mesmo período do ano anterior, totalizando 171.567 unidades comercializadas, conforme apontado pelo indicador ABRAINC-FIPE. O estudo foi elaborado com dados de 20 empresas do setor pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

As vendas do Minha Casa Minha Vida (MCMV) apresentaram crescimento significativo de 23% em unidades comercializadas, acompanhado de um aumento de 19,2% no valor das vendas. Os lançamentos deste segmento também apresentaram desempenho positivo, com aumento de 36,4% na comparação com mesmo período do ano anterior. O desempenho reforça que esse mercado segue aquecido e com boa opção de financiamento para os consumidores, através do funding FGTS, essencial para o acesso à moradia para famílias de menor renda.

Em relação aos empreendimentos de Médio e Alto Padrão (MAP), o segmento continuou demonstrando crescimento, com aumento de 20,7% no valor de vendas e de 1,9% em volume de unidades. Os lançamentos do segmento MAP também cresceram, com elevaçãode 19% no VGV lançado e de 9,9% na quantidade de unidades. Apesar dos juros elevados, que impactam esse segmento, especialmente a classe média, os resultados demonstram a solidez e a demanda existente no mercado de média e alta renda.

“Apesar dos desafios dos juros elevados e funding mais caro, continuamos otimistas com o crescimento do setor no Brasil. Os nossos indicadores vêm apontando todo mês novos recordes de vendas e lançamentos. Porém, para que o mercado imobiliário continue com resultados positivos, que impulsionam a economia e a geração de empregos, é muito importante a redução da taxa Selic ea ampliação das fontes de fundingdo setor, garantindo taxas acessíveis de financiamento”, afirma Luiz França, presidente da ABRAINC.

O índice de distrato sobre venda para o MAP fechou em 11,5%, mantendo-se em patamares baixos após a regulação de distratos, aprovada em 2018, quando o índice era de cerca de 40%.

Engenharia Compartilhada

Novidades em Guarda-Chuvas e Capas de Chuva no Comercial São João

Proteja-se com estilo neste período chuvoso! No Comercial São João, você encontra os últimos lançamentos em guarda-chuvas e capas de chuva, combinando qualidade, durabilidade e design moderno. São diversas opções para todos os gostos e necessidades, garantindo conforto e praticidade em qualquer ocasião. Não perca tempo e venha conferir!

O Comercial São João conta com muitas novidades e ofertas em clima de São João. Se surpreenda com a infinidade de produtos, mesas e cadeiras de plástico, capas para sofá, artigos para o lar, cosméticos das melhores linhas profissionais, variedade em maquiagens, bolsas femininas e mochilas e utensílios domésticos, sempre com os melhores preços do mercado e as melhores condições de pagamento. E comprando Botox de um quilo você leva um shampoo anti resíduo.

CBF avaliará corte de Neymar após atleta voltar a sentir lesão com o Santos

Neymar se tornou um problema para o Santos e pode também ser para a seleção brasileira. A comissão técnica e o departamento médico da CBF vão acompanhar a evolução do jogador nesta semana, após ele sentir novamente uma lesão na coxa esquerda no clube.

Se a recuperação de Neymar for satisfatória, ele se apresentará no dia 17 em Brasília para o jogo contra a Colômbia. Caso haja complicações, o jogador pode ser cortado.

OUTRA LESÃO
Na convocação de quinta-feira, Neymar já havia se lesionado contra o Bragantino, mas não era uma preocupação maior. A CBF monitorava de perto e recebia a expectativa de uma recuperação rápida.

Antes do jogo contra o Corinthians, Neymar voltou a sentir dores na coxa e foi preservado pelo Santos, que notificou a seleção novamente neste domingo.

O técnico Dorival Jr. deseja contar com o craque, mas aguarda o parecer final dos médicos nos próximos dias. Além da partida contra a Colômbia no dia 20, o Brasil enfrentará a Argentina no dia 25, fora de casa.

MN

Yasmin Brunet revela que descobriu lipedema após o BBB 24: “Doía demais”

Yasmin Brunet revelou que foi somente após sua participação no Big Brother Brasil 24 que recebeu o diagnóstico de lipedema, uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo anormal e doloroso de gordura. Até então, ela acreditava sofrer apenas com retenção de líquido.

“Foi quando eu saí do Big Brother que eu descobri. Porque, até então, o que eu achava era que eu retinha muito líquido. Fazia muita massagem que doía, doía demais, me deixava roxa”, contou ela em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo.

A modelo relatou que, durante o reality, sentia dores constantes e chegou a pedir remédios para a produção.

“Meu lipedema afeta principalmente do joelho para baixo, mas também um pouco na coxa. Eu estava super inflamada. No BBB, engordei muito. Já entrei um pouco ‘acima do peso’ porque estava inflamada, e lá engordei mais ainda. Nunca estive tão inflamada na minha vida”, afirmou ao jornal O Globo.

Dores, vergonha e dificuldades no diagnóstico
Antes da descoberta, Yasmin tentou diversos tratamentos sem sucesso.

“Já tinha ido a angiologistas e especialistas vasculares. Sempre me diagnosticavam com edema linfático. Quem sofre disso toma diuréticos e faz massagens para reter menos líquido, mas eu nunca melhorava. Não fazia massagem porque, quando tocavam minha perna, eu gritava de dor. A sensação de estar inflamada com lipedema é como tocar em uma ferida aberta. Não suportava o toque”, revelou.

Ela também compartilhou que tinha receio da exposição de sua condição no programa.

“Um dos motivos que eu não queria ir [para o BBB] é que perceberiam que eu morria de vergonha e, de fato, viram. E foi um alívio, porque arrancaram um band-aid de algo que tentei esconder por tanto tempo, e estava lá exposto, não tinha mais o que fazer.”

Além das dores, a influenciadora explicou que o lipedema pode comprometer a mobilidade.

“Quando o lipedema está muito inflamado, como acontecia comigo no BBB, você não consegue ficar em pé, andar, nem se movimentar direito. Sente peso, dor, desconforto e perde mobilidade. Não consegue correr, ficar muito tempo em pé ou sentado porque tudo dói. É um desconforto constante.”

Mudança de hábitos como tratamento
Após o diagnóstico, a modelo conseguiu controlar os sintomas sem a necessidade de cirurgia ou medicação. A principal mudança foi na alimentação e na prática de exercícios físicos.

Especialistas recomendam que pessoas com lipedema evitem o ganho de peso e priorizem atividades de baixo impacto, como exercícios na água, que auxiliam na circulação. Sessões de fisioterapia também podem contribuir para aliviar os sintomas.

A alimentação também é um fator determinante no controle da doença. Dietas anti-inflamatórias e de baixo índice glicêmico são indicadas, além da restrição ao consumo de bebidas alcoólicas e produtos industrializados.

MN

Estação do Café agradece a preferência e parabeniza as sorteadas em confraternização no Dia Internacional da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, a Estação do Café celebrou a força, a delicadeza e a determinação de todas as mulheres que fazem a diferença em nosso dia a dia. Foi um prazer compartilhar essa data especial com nossas clientes incríveis, que tornam cada momento em nossa cafeteria ainda mais especial.

Queremos expressar nosso carinho e gratidão a todas que participaram da nossa homenagem especial. Como forma de reconhecimento, realizamos dois sorteios exclusivos (pela manhã e à tarde) para presentear algumas de nossas clientes com uma singela e especial lembrança.

Parabéns! As sorteadas e a todas as nossas mulheres, que tanto ajudam a desenvolver nossa cidade, em todas as áreas. A Estação do Café reafirma seu compromisso em oferecer não apenas o seu cardápio de grande qualidade, mas também um ambiente acolhedor e momentos especiais para todos. Fiquem atentas às nossas redes sociais para mais novidades e promoções!

Obrigado por fazerem parte da nossa história!

Astronautas da Crew-10 chegam para missão que viabilizará retorno de colegas ‘presos no espaço’

Os quatro astronautas da Crew-10 chegaram na tarde desta sexta-feira (7) à base de lançamento no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA).

Eles desembarcaram por volta das 17h (horário de Brasília) a bordo de um jato da Nasa, dando início à fase final dos preparativos para a missão que os levará à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Enquanto a equipe se acomoda e participa dos últimos treinamentos, a cápsula Dragon Endurance, da SpaceX, também já está posicionada na plataforma de lançamento. O veículo chegou ao local nesta sexta-feira e passa agora pelos ajustes finais antes da decolagem.

Além de levar a nova tripulação à ISS, a missão também permitirá o retorno de astronautas que estão “presos no espaço” (entenda mais abaixo).

A nova tripulação é liderada pela astronauta norte-americana Anne McClain e tem Nichole Ayers, também dos EUA, como piloto. Os especialistas da missão são o astronauta japonês Takuya Onishi e o cosmonauta russo Kirill Peskov.

A Crew-10 decolará no próximo dia 12 de março para uma estadia de aproximadamente seis meses na estação espacial. Sua chegada marcará o início da contagem regressiva para o retorno da Crew-9, que inclui Suni Williams e Butch Wilmore, astronautas que estão no espaço desde junho de 2024.

Williams e Wilmore originalmente viajaram ao espaço na primeira missão tripulada da nave Starliner da Boeing, que deveria durar apenas dez dias. No entanto, após problemas técnicos na espaçonave, a Nasa decidiu que a Starliner retornaria vazia à Terra, por precaução, deixando os astronautas na estação.

Esta decisão resultou na integração dos dois astronautas à missão Crew-9, que chegou à ISS meses depois, em setembro, com Nick Hague e o cosmonauta Aleksandr Gorbunov. A Crew-9 decolou com dois assentos vazios na Dragon Freedom, especificamente destinados a Williams e Wilmore para a viagem de retorno.

Os astronautas da Crew-10. — Foto: NASA/Bill Stafford/Helen Arase Vargas
Os astronautas da Crew-10. — Foto: NASA/Bill Stafford/Helen Arase Vargas

A Freedom, que está acoplada à ISS desde setembro, será o veículo que efetivamente trará de volta os quatro membros da Crew-9, incluindo os astronautas da Starliner, aproximadamente uma semana após a chegada da Crew-10.

Este período de sobreposição é padrão nas operações da estação espacial, garantindo uma transição suave das responsabilidades entre as equipes.

Inicialmente, a SpaceX planejava construir uma nova cápsula Dragon para a missão Crew-10, com lançamento previsto para fevereiro.

Contudo, atrasos na fabricação, possivelmente combinados com pressão política – evidenciada em publicações do presidente Donald Trump e do CEO da SpaceX, Elon Musk, sobre os astronautas “retidos” no espaço – levaram a Nasa a reatribuir a missão para uma Dragon que pudesse estar pronta para voar mais cedo.

A saga da dupla
Os astronautas deveriam ter retornado em junho de 2024 na cápsula Starliner da Boeing, após uma missão de demonstração prevista para uma semana.

Contudo, devido a dificuldades para acoplar à lSS, a Nasa decidiu retornar a cápsula vazia e reposicionar os astronautas para uma missão com a SpaceX neste ano.

Mas a SpaceX também enfrentou atrasos. O lançamento da nova cápsula que viabilizaria o retorno de Butch e Suni, preparada para substituir a anterior, teve que ser adiado devido a ajustes técnicos, o que prolongou ainda mais a missão dos dois.

Com isso, devido a esses atrasos na produção da cápsula da SpaceX, a equipe de gerenciamento da missão decidiu usar uma cápsula Dragon Endurance, utilizada previamente em diversas missões à ISS.

Assim, o lançamento, que estava previsto para 25 de março, foi antecipado para 12 de março, embora a data de retorno dos astronautas “presos” ainda dependa de ajustes.

Histórico do problema
Butch Wilmore e Suni Williams decolaram no início de junho de 2024 a bordo da Starliner e, desde então, estão na ISS.

A cápsula deveria trazê-los de volta à Terra oito dias depois, mas problemas detectados em seu sistema de propulsão levaram a Nasa a questionar sua confiabilidade.

A principal preocupação era que a Starliner não conseguisse alcançar o impulso necessário para sair da órbita e iniciar sua descida à Terra.

Com isso, uma missão regular da SpaceX, chamada Crew-9, decolaria no final de setembro, mas com apenas dois astronautas a bordo, em vez de quatro.

Ela permaneceria acoplada à ISS até o seu retorno planejado à Terra em fevereiro. Portanto, traria de volta os dois astronautas que viajaram Boeing, além dos dois tripulantes da Crew-9.

Contudo, em setembro, a Nasa optou pelo retorno da Starliner sem tripulação para a Terra.

Assim, a decisão da volta pela SpaceX foi tomada pela Nasa e discutida com a Boeing.

A escolha da Nasa pela SpaceX para trazer os astronautas de volta é uma das mais importantes nos últimos anos.

Há dez anos, a Nasa encomendou uma nova cápsula à Boeing e outra à SpaceX para transportar seus astronautas até à ISS. Com dois veículos disponíveis, haveria uma solução viável em caso de problemas em um deles, mas a empresa do magnata Elon Musk prevaleceu sobre a Boeing.

G1