Sete pessoas são condenadas por homicídios em Balsas; crimes foram motivados por roubo de drogas, ciúmes, rixa de infância e ameaça

Tribunal do Júri de Balsas condena sete pessoas por homicídio; crimes foram motivados por roubo de drogas, ciúmes, rixa de infância e ameaça — Foto: Divulgação/CGJ-MA

Nos dias 17, 18, 19 e 20 de fevereiro, o Tribunal do Júri da 4ª Vara da Comarca de Balsas realizou sessões condenando sete denunciados por homicídios qualificados, em quatro ações penais envolvendo crimes contra a vida. As sessões, que foram presididas pelo juiz Lucas Alves Silva Caland.

Roubo de drogas

Na última sessão, realizada no dia 20 fevereiro, Maria das Dores Brandão Lopes, conhecida como “Mara”, José Roberto Alves de Oliveira, conhecido como “Baiano” e Antônio Noleto de Araújo, conhecido como “Buriti”, foram condenados por homicídio qualificado.

Consta no inquérito policial que o crime aconteceu na noite de 23 de fevereiro de 2023, por volta das 23h, em frente a uma oficina de conserto de lonas de carretas, no bairro Santo Amaro, em Balsas.

José Roberto e Antônio Noleto teriam assassinado Willamark de Sousa, conhecido como “Cantor”, com 23 golpes de tesoura. A morte de Willamark teria sido encomendada por Maria das Dores, pelo valor R$ 4 mil, porque a vítima teria furtado cerca de R$ 2 mil da “boca de fumo” comandada por ela.

Maria das Dores foi condenada a 16 anos de reclusão; José Roberto Alves de Oliveira, a 13 anos e 4 meses e Antônio Noleto de Araújo, a 18 anos.

O juiz Lucas Alves negou o direito dos condenados de apelarem da sentença em liberdade e determinou a execução imediata da pena e o encaminhamento dos condenados para a penitenciária.

g1

Ambulância tomba no acostamento na BR-316, no interior do Maranhão

Ambulância tomba no acostamento na BR-316, no interior do Maranhão — Foto: Reprodução/Redes sociais

Ambulância tomba no acostamento na BR-316, no interior do Maranhão — Foto: Reprodução/Redes sociais

Processo seletivo da UEMA oferece mais de 600 vagas remanescentes do PAES 2025 para participantes do ENEM

Os interessados podem se inscrever até o dia 7 de março, por meio do site da universidade. Ao todo, serão 657 vagas ofertadas em 17 Campi no estado.

Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). — Foto: Divulgação/UEMA

Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). — Foto: Divulgação/UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) abriu as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de Vagas Remanescentes do PAES 2025, nessa sexta-feira (21). Ao todo, serão 657 vagas ofertadas em 17 Campi no estado.

Os interessados podem se inscrever até o dia 7 de março, por meio do site da universidade, onde também poderão conferir mais informações do processo. As vagas são destinadas para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas edições de 2023 ou 2024 (veja os cursos disponíveis).

Em São Luís, há oportunidades para os cursos de Filosofia, Física, Geografia, Música, Meteorologia, Engenharia de Pesca e Zootecnia. Já nos demais campi, há opções em Ciências Naturais, Ciências Sociais, Letras, Matemática, Administração, Pedagogia e Tecnologia em Agropecuária, entre outros.

Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deverá pagar uma taxa de R$50. Além disso, para concorrer, é necessário ter concluído o ensino médio e obtido pelo menos 300 pontos nas provas objetivas, além de nota superior a zero na redação.

A Uema também garante a possibilidade de participação de candidatos refugiados em situação de vulnerabilidade, que poderão concorrer às vagas utilizando sua maior pontuação no exame.

A Uema reforça que essa é uma oportunidade única para aqueles que desejam ingressar no ensino superior ainda em 2025. O edital completo, com todas as informações sobre o processo seletivo, pode ser consultado no site https://remanescentes.uema.br/.

Tarado do ônibus é preso após importunar sexualmente menor de 16 anos na região metropolitana de São Luís

Acusado:* N. de J. S. D.

*MATERIAL APRESENTADO:*

01 (um) celular Samsung com a tela avariada;
A importância de R$ 78,00 (setenta e oito Reais).

HISTÓRICO:

A equipe do GTM do 40° BPM, enquanto realizava rondas pela área do Batalhão fora informada pelo CPU da Unidade que este teria recebido informações sobre um possível assédio sexual;

que era para a equipe se deslocar até a sede do CPAM-NORTE para apurar a veracidade das informações; que ao chegar ao local, a Senhora G. D. F. R. teria informado que a sua filha, menor (16 anos), enquanto estava vindo da escola, no ônibus Raposa – Araçagi, teria sido vítima de assédio sexual perpetrado pelo ora apresentado (N. de J. S. D.).

Ao conversar com a vítima, esta teria informado que estava vindo no ônibus, quando o nacional, ora apresentado, sentou-se ao seu lado; que durante o percurso, ele teria se encostado nela por várias vezes, fingindo o balanço do ônibus; que ao chegar na altura do retorno do Olho D’Água este teria passado a mão na sua perna,

que após isso, ela teria gritado por ajuda e ligado para sua mãe relatando o ocorrido; que ao interpelar o acusado, este teria negado os fatos.

que diante dos fatos, foi dado voz de prisão ao mesmo e feita a sua condução à Casa da Mulher Brasileira para que fossem tomadas as devidas providências legais.

Cabe destacar o apoio dado pela vtr da Delegacia do Araçagi na condução da vítima e da testemunha até à Delegacia.

Cabe destacar ainda, que se fez necessário o uso de algemas em razão do apresentado estar alcoolizado e ter iniciado um resistência física.

*40° BPM, SERVINDO E PROTEGENDO A SOCIEDADE*

Prefeitura de Codó abre inscrições para Professor do Clube de Matemática de Codó

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMECTI), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Codó, dirigido pelo Professor Arlane Vieira, anunciam a abertura do Edital nº 04/2025-GAB/SEMECTI para Seleção de Professor Formador do Clube de Matemática de Codó (CMC).

Iniciativa Inovadora para Turbinar o Ensino da Matemática:
O Clube de Matemática de Codó é um projeto inovador que visa fortalecer o ensino da matemática na rede pública e preparar estudantes para competições acadêmicas. A iniciativa reconhece o aprendizado de matemática como estratégico para o desenvolvimento da educação em Codó – MA.

Oportunidade para Professores que Desejam Fazer a Diferença:
O edital prevê a contratação temporária de 8 (oito) professores formadores, além da formação de cadastro de reserva. As vagas são destinadas, em cotas, a professores do quadro efetivo, contratados temporariamente ou mesmo professores que atualmente não possuem vínculo com a educação do Município, com licenciatura plena em Matemática e experiência em sala de aula no Ensino Fundamental, com dedicação exclusiva de 40 horas semanais. Os professores selecionados terão a oportunidade de atuar em um ambiente de aprendizagem inovador, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas dos estudantes.

Remuneração e Benefícios:
Os professores selecionados receberão uma remuneração de R$ 3.484,00 (três mil, quatrocentos e oitenta e quatro reais) mensais. Além da remuneração, os professores terão a oportunidade de participar de capacitações em matemática olímpica, eventos e cursos de aprimoramento, contribuindo para seu desenvolvimento profissional.

Inscrições e Processo Seletivo:
As inscrições estarão abertas de 25/02/2025 até às 23h59 do dia 02/03/2025, exclusivamente pelo site da Prefeitura: https://www.codo.ma.gov.br/seletivo/10. O processo seletivo será realizado por meio de prova escrita, no dia 08/03/2025, na UFMA – Campus Codó.

Informações e Contato:
Para mais informações, consulte o edital completo no site da Prefeitura de Codó ou entre em contato com a SEMECTI pelo Zap da Educação: (99) 99330-08777.
Clique aqui e confira o edital.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Timbiras comemora conquista de retroescavadeira

A Prefeitura de Timbiras recebeu na manhã desta segunda-feira (24), por meio da senadora Ana Paula Lobato (PDT), uma retroescavadeira que será utilizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura do município.

O secretário de Infraestrutura, Vitor Lima, enfatizou que durante os oito anos da gestão de Dr. Antonio Borba houve conquistas importantes de equipamentos que possibilitaram executar serviços na melhoria e manutenção de vias urbanas e rurais ajudando melhorar a qualidade de vida das pessoas.

“Esse equipamento foi solicitado ainda na gestão de Dr. Antonio Borba, mas saiu agora na gestão de Paulo Vinicius e Edmundo, que logo ao assumir a prefeitura reforçaram o pedido junto a senadora, que de imediato encaminhou ao município essa importante ferramenta que vai nos possibilitar ampliar as ações e serviços em beneficio da nossa população”, afirmou o secretário.

DALMA MODAS: Estampas, impressões sublimáticas e personalizados

Na Dalma Modas, a personalização é a nossa especialidade! Trabalhamos com malharia, estamparia em geral e uma ampla variedade de produtos personalizados, como bolsas, estojos, xícaras, bonés, azulejos e toalhas. Se você busca exclusividade e qualidade, está no lugar certo!

Agora, apresentamos o nosso novo serviço de sublimação exclusiva! Com ele, transformamos suas ideias em realidade, criando peças únicas que refletem sua identidade e estilo. Seja para presentear, divulgar sua marca ou simplesmente ter algo especial só seu, estamos aqui para tornar isso possível.

Venha conhecer a Dalma Modas e descubra como podemos personalizar o que você imaginar! Entre em contato e leve sua criatividade para o próximo nível.

Novidade na Dalma Modas: Serviço de Sublimação Personalizada!

Temos uma grande novidade para você! Agora, na Dalma Modas, oferecemos o serviço de sublimação personalizada, permitindo que você transforme suas ideias em estampas exclusivas.

Seja para roupas, acessórios ou itens de decoração, nossa equipe está pronta para dar vida à sua criatividade e criar peças que refletem o seu estilo único.

Com a técnica de sublimação, garantimos cores vibrantes, alta durabilidade e um acabamento impecável para que cada detalhe da sua estampa fique perfeito.

✨ Por que escolher a sublimação?
✔ Personalização total: crie estampas únicas para qualquer ocasião
✔ Alta qualidade: impressões nítidas e duráveis
✔ Versatilidade: aplique em diversos tecidos e materiais

Venha nos visitar e descubra como podemos deixar suas peças ainda mais especiais! Estamos ansiosos para tornar suas ideias realidade.

Dalma Modas – Estilo e criatividade em cada detalhe!

Ex-secretário de Segurança da cidade de Pinheiro é preso por participação em esquema de venda ilegal de motocicletas

O ex-secretário da Secretaria Municipal de Segurança da cidade de Pinheiro, na baixada maranhense, Antônio Marcos Pereira Guterres, conhecido como “Capadinho”, foi preso na manhã desta sexta-feira (21), pelos crimes de peculato e associação criminosa.

Além do ex-secretário, também foram presos Robson Castro, que é ex despachante da Prefeitura de Pinheiro junto ao Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), e dois ex-vigilantes da SMTT, identificados como José Maria e Leonilson.

Correção: o g1 noticiou, com base nas informações oficiais da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), que Antônio Marcos Pereira Guterres era ex-secretário de SMTT de Pinheiro, porém a PC-MA corrigiu a informação, afirmando que Antônio é, na verdade, ex-secretário de Segurança da cidade. A matéria foi corrigida às 13h.

As prisões foram realizadas durante a operação “Guardião”, que teve o objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra os alvos investigados.

Segundo a Polícia Civil do Maranhão, algumas motocicletas e peças que eram produtos de investigação e estavam no pátio da SMTT de Pinheiro, desapareceram do local. Os veículos estavam armazenados na Secretaria por causa de um termo de cooperação entre a Delegacia Regional de Pinheiro e SMTT da cidade.

No decorrer da investigação, ficou constatado que o ex-secretáriode Segurança e servidores da pasta municipal de Trânsito e Transporte, administravam um esquema ilegal de vendas das motocicletas.

Segundo o delegado Carlos Renato, titular da Delegacia Regional de Pinheiro, o crime foi descoberto por meio da análise de imagens captadas por câmeras de videomonitoramento.

“As imagens, captadas por câmeras de videomonitoramento (mostram) que várias motocicletas teriam sido colocadas em um caminhão, por funcionários do local, agentes públicos, e tomavam rumo até então ignorado. A Polícia Civil diligenciou em diversos sucatões e oficinas aqui da região e conseguiu encontrar peças dessas motocicletas, que deveriam estar apreendidas ali na SMTT, junto a esse dono do sucatão, que foi preso em flagrante delito por receptação qualificada. Quando foi feito o interrogatório, ele declinou nomes de agentes públicos, que teriam vendido pra ele aquelas peças”, explicou o delegado.

Nesta sexta-feira, os policiais cumpriram os mandados judiciais contra os investigados. Como resultado, quatro pessoas foram presas, entre elas, o ex-secretário municipal, que já foi vereador de Pinheiro em 2016 e, nas eleições municipais de 2024 ficou como suplente de vereador.

Os presos foram interrogados e, em seguida, encaminhados para uma unidade prisional da região, onde permanecerão à disposição da Justiça.

O g1 não conseguiu contato com a defesa dos investigados.

Negros representam 79% da população maranhense; 10,5% possuem ensino superior completo, aponta Imesc

No Maranhão, as pessoas negras representam 79% (5,4 milhões) da população, sendo Serrano do Maranhão a cidade com a maior proporção (97,2%) e São Luís com o maior contingente (761,1 mil). Os dados são do Boletim Social sobre o perfil da população negra, do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), divulgado nessa sexta-feira (21).

Boletim Social sobre o perfil da população negra, do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), foi divulgado nessa sexta-feira (21).

De acordo com o boletim, no Brasil, a população negra é maioria, com 55,5% dos brasileiros se autodeclarando como pretos ou pardos, totalizando 112,7 milhões em 2022.

O estudo, que foi apresentado em um evento no auditório da Secretaria de Estado da Transparência e Controle (STC), também trouxe dados sobre educação, mercado de trabalho, vulnerabilidade social, segurança e saúde envolvendo a população negra.

“No Imesc, em alinhamento com sua missão institucional, tem se dedicado à produção e divulgação de boletins técnicos que subsidiam a formulação de políticas públicas. Nesta edição do Boletim Social, destacamos a realidade da população negra no Maranhão, oferecendo um diagnóstico que orienta gestores e a sociedade em geral sobre aspectos fundamentais, como mercado de trabalho, saúde e educação”, destacou o diretor de Estudos e Pesquisas do Imesc, Rafael Silva.

Boletim faz um diagnóstico da população negra no Maranhão

Educação
Segundo o Boletim Social, o Maranhão registrou avanços na educação da população negra entre 2012 e 2024. Nesse período, o número médio de anos de estudo de pessoas negras com 25 anos ou mais passou de 6,3 para 8,3 anos, evidenciando um aumento na escolaridade.

Em 2024, 10,5% da população negra no estado já possuía ensino superior completo. Outro destaque foi a queda na taxa de analfabetismo entre negros maranhenses de 15 anos ou mais, que passou de 19,3%, em 2012, para 12% no mesmo intervalo.

Mercado de trabalho
Quanto ao mercado de trabalho, 91,7% dos negros maranhenses estavam empregados em 2023, com crescimento da presença em setores que demandam maior qualificação profissional. Entre 2012 e 2023, o rendimento salarial dessa população aumentou 24,5%, embora ainda permaneçam recebendo, em média, 44,6% a menos que os não negros.

Vulnerabilidade social
Em relação às vulnerabilidades e à assistência social, o rendimento médio domiciliar per capita dos negros no Maranhão cresceu 34% entre 2012 e 2023. Segundo o Imesc, esse aumento contribuiu para a redução do percentual dessa população em situação de pobreza, com queda de 12,0 pontos percentuais, e de extrema pobreza, que teve retração de 8,4 pontos percentuais.

Apesar disso, pretos e pardos continuam a representar a maioria dos beneficiários do Bolsa Família, correspondendo a 89,4% do total.

Segurança
Quanto à segurança, os homicídios atingem com maior frequência a população negra no Maranhão, em um padrão semelhante ao observado no restante do país.

Em 2023, a cada 100 mil pessoas negras, 29,8 morreram em decorrência desse tipo de crime, enquanto em não negros, essa taxa foi de 17,4. Apesar dessas diferenças, o Maranhão ocupou a 9ª posição no ranking nacional com o menor risco relativo de pessoas negras serem assassinadas em comparação às não negras no mesmo ano.

Saúde
Na área da saúde, o estado registrou aumento nas consultas pré-natal entre mães negras, ao mesmo tempo que enfrentou desafios, como a qualidade da assistência médica durante o ciclo gravídico-puerperal, uma vez que, 76,9% dos óbitos de mães negras em 2023 foram provocadas por causas obstétricas diretas.

Boletim Social do Maranhão
O Boletim Social do Maranhão tem por objetivo fornecer indicadores atualizados sobre temas da realidade social do Maranhão, com a finalidade de subsidiar a elaboração, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas do estado.

Os boletins são temáticos e cada edição disponibiliza informações acerca do cenário maranhense, com recortes municipais e regionais, contextualizando-as com o país e os demais estados.

O material completo está disponível para download no site do Imesc (www.imesc.ma.gov.br).