Bets terão de apresentar políticas contra lavagem de dinheiro

As bets (empresas de apostas eletrônicas) autorizadas a funcionar no Brasil têm até 17 de março para apresentar políticas de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo. A Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA) do Ministério da Fazenda enviou nesta semana ofício às empresas cobrando a apresentação dos documentos.

Segundo a pasta, as notificações foram emitidas tanto aos agentes operadores de apostas, autorizados diretamente pelo Ministério da Fazenda, quanto para as empresas que operam sob decisões judiciais. Cada plano deve detalhar os critérios e as ações previstas para as diferentes ocorrências de forma a prevenir crimes financeiros no setor de apostas.

A apresentação das políticas de prevenção segue as diretrizes da Lei 14.790/2023 e da Portaria 1.143/2024 da SPA. Quem não cumprir as determinações pode sofrer sanções.

No último dia 12, a SPA promoveu um webinar (seminário virtual) para detalhar a comunicação de atividades suspeitas ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Os procedimentos estão detalhados nos artigos 27 a 29 da portaria da secretaria, editada em julho do ano passado.

Desde novembro, a SPA é membro da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), órgão interinstitucional com diversas entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para fortalecer ações de combate a crimes financeiros e aprimorar a regulação do setor. Segundo o Ministério da Fazenda, a inclusão da SPA na Enccla reforça o compromisso do governo de aumentar a transparência e a segurança no mercado de apostas.

Com informações da Agência Brasil

BBB25: Diogo Almeida, Vilma e Vitória Strada está no 6º Paredão do reality

O sexto paredão do Big Brother foi formado com Diogo Almeida que atendeu o Big Fone e foi direto para o paredão, seguido de Dona Vilma que foi trocada por Thamiris pelo Poder Coringa adquirido pela irmã Camila e Vitória Strada que foi indicada pelo líder João Pedro, eles disputam a permanência na casa mais vigiada do Brasil.

Como foi formado o 6º paredão?
Big Fone

No sábado (22), ao atender o Big Fone, Diogo Almeida iniciou sua trajetória rumo à berlinda. Além de si, ele também escolheu Thamiris para integrar a disputa pela permanência. Enquanto isso, Camilla conquistou o primeiro Poder Curinga da temporada, que concede o Poder do Sim ou Não, permitindo a alteração de um dos emparedados indicados pelo Big Fone.

Poder Curinga

O recurso foi utilizado. Camilla exerceu seu poder e substituiu Thamiris por Vilma na formação do Paredão.

“Tiro Thamiris e coloco Dona Vilma”, declarou Camilla.

Anjo

A Prova do Anjo, realizada no sábado (22), teve Guilherme como vencedor pela primeira vez. No domingo, ele escolheu conceder a imunidade a Joselma.

“É minha força aqui dentro e tem o útero que é um pincel, que fez a coisa mais perfeita do mundo que é a minha esposa”, afirmou Guilherme.

Líder

Na quinta-feira (20), João Pedro garantiu a vitória na Prova do Líder. Como parte de suas atribuições, indicou cinco nomes para ficarem Na Mira do Líder:

– Aline

– Camilla

– Daniele Hypolito

– Diego Hypolito

– Vitória Strada

No domingo, João Pedro decidiu que Vitória Strada seria sua indicação ao Paredão.

“Ela já esperava, eu acho. Eu não concordo com algumas atitudes dela aqui na casa”, justificou o Líder.

Votação

Os participantes foram ao Confessionário para registrarem seus votos individuais. Veja o resultado:

– Delma escolheu Camilla;

– Maike votou em Aline;

– Gracyanne Barbosa escolheu Renata;

– Guilherme indicou Camilla;

– Renata optou por Camilla;

– Eva também escolheu Camilla;

– João Gabriel deu seu voto para Aline;

– Vilma indicou Camilla;

– Vitória Strada escolheu Maike;

– Diogo Almeida votou em Camilla;

– Daniele Hypolito escolheu Maike;

– Aline votou em Maike;

– Camilla deu seu voto para Renata;

– Diego Hypolito optou por Camilla;

– Vinícius votou em Maike;

– Thamiris escolheu Renata.

Com sete votos, Camilla foi a participante mais votada pela casa.

Prova Bate-Volta

– Camilla, Diogo Almeida e Vilma participaram da disputa;

– O desafio exigiu memória dos competidores;

– Para garantir a vitória, era necessário responder corretamente a perguntas sobre objetos apresentados;

– Cada resposta correta acumulava corações, sendo necessário juntar cinco para vencer;

– Camilla conseguiu escapar do Paredão.

MN

7 técnicas de relaxamento que podem aliviar a ansiedade e o estresse

Retornar às aulas em um curso pré-vestibular traz ao jovem diversos desafios. Por um lado, o começo do ano pode ser carregado de expectativas positivas. Por outro, pode representar um momento de mais responsabilidade e autonomia, quando o jovem muitas vezes passa a enfrentar certa ansiedade e estresse aos fazer suas escolhas, lidar com um novo ambiente, procurar se relacionar com seus pares e professores e decidir qual curso pré-vestibular fazer.

Para aqueles que já estão há mais de um ano no pré-vestibular e se preparam para realizar as provas no segundo semestre, um sentimento de estagnação e desmotivação pode aparecer. No entanto, alguns estudantes conseguem enxergar que, assim como seus colegas, não estão sozinhos nesta jornada desafiadora. A psicóloga do Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) do Sistema Anglo de Ensino, Carolina Freitas, defende que a criação de laços de companheirismo e parceria são importantes ações para a sustentação da experiência de um ano repleto de momentos decisivos.

De acordo com ela, nesses momentos, a família, as amizades e os professores são fundamentais como uma rede de apoio. “O acolhimento do jovem com suas incertezas, desejos e flutuações de motivações pode diminuir muito o nível da ansiedade e estresse com os estudos e simulados”, indica.

A psicóloga explica que é preciso que a família saiba cuidar da própria expectativa e frustração para lidar também com a ansiedade sobre o futuro do jovem. Além disso, o aluno precisa estar ciente de que não será possível realizar todas as tarefas e isso pode ser uma grande frustração. “Além de trazer carga elevada de ansiedade e estresse contínuos, é muito mais importante criar prioridades na rotina de estudo, como conteúdos, aprendizados, matérias, simulados e revisões”, destaca.

Também é importante criar uma rotina de estudos sustentável a longo prazo, segundo a especialista. “A aprendizagem depende muito da quantidade e qualidade do sono, e, como se trata de pelo menos um ano de estudos intensos, é preciso ter fôlego. Muitos jovens, tentando estudar ao máximo, chegam ao meio do ano extremamente cansados e estressados, sem disposição para mais um semestre”, considera.

Para criar esta agenda eficiente de cuidados e estudo, a especialista diz que é interessante o jovem testar diversas formas de estudar, como, por exemplo, variar locais de estudo, o número de horas para cada matéria, testar técnicas e estratégias, até que encontre uma forma em que se adapte melhor. “Contar com profissionais para falar sobre seu planejamento de estudos é uma boa maneira de refletir sobre seus movimentos e percursos, se conectando com outras possibilidades”, acrescenta.

Por fim, Carolina indica que há muitas técnicas direcionadas para o relaxamento que são eficazes para diminuir ansiedade. Segundo ela, essas práticas não precisam ser adotadas apenas quando o jovem se sentir muito ansioso, mas também devem ser aderidas como cuidado constante de si e profilaxia. Para ajudar os estudantes, a psicóloga sugere:

1- Praticar exercício físico: Fazer exercícios aeróbicos três vezes por semana, como correr, dançar, andar de bicicleta;
2- Consumir chás: Fazer o consumo à noite de chás calmantes como o de melissa, camomila e erva cidreira;
3- Reduzir o consumo de estimulantes: Reduzir ou parar o consumo de café e energéticos. Além disso, o consumo contínuo de bebidas alcoólicas também é um grande responsável pelo aumento no nível de ansiedade e estresse;
4- Praticar exercícios de alongamento e força: Práticas como yoga e artes marciais combinam força, alongamento, respiração, equilíbrio e são facilitadoras para tratar a ansiedade;
5- Buscar práticas de cuidado ligadas à ciência: Práticas de cuidado ligadas à psicologia, medicina e naturologia (terapias naturais) são eficazes para a redução da ansiedade. Alguns exemplos são as psicoterapias, aromaterapia, medicina homeopática, antroposofia, massagens relaxantes etc.;
6- Fazer pausas: A realização de pequenas pausas no dia a dia, seja para caminhar pela rua, cuidar ou observar plantas, animais ou até para olhar o céu, é recomendável para aliviar o estresse;
7- Reduzir o uso do celular: O celular é uma ferramenta importante, mas é um grande vilão nos momentos de pausas, pois faz com que a mente processe e lide com várias informações e não possa, de fato, realizar a descompressão esperada.

Folha PE

Essa é a renda para se encaixar na classe média brasileira

O Brasil iniciou 2025 com um marco histórico significativo: pela primeira vez em uma década, mais da metade da população está classificada como classe média. O dado foi revelado por um estudo da Tendências Consultoria, que analisou a evolução social e econômica do país com base na renda dos brasileiros.

Vale mencionar que esse avanço reflete a melhora no emprego e no poder de compra da população, trazendo impactos diretos para o consumo e a economia nacional.

Quanto é preciso ganhar para estar na classe média?
A definição de classe média varia conforme o critério utilizado, mas a Tendências Consultoria estabelece que a população brasileira se divide em quatro grupos principais de acordo com a renda mensal:

Classe A: acima de R$ 25.200;
Classe B: entre R$ 8.100 e R$ 25.200;
Classe C: entre R$ 3.400 e R$ 8.100;
Classes D e E: até R$ 3.400.
Com o crescimento econômico de 2024, a renda média do brasileiro aumentou, permitindo que um número maior de pessoas ingressasse na classe C. Esse avanço representa uma melhora significativa na qualidade de vida e amplia o acesso ao consumo de bens e serviços que antes estavam fora do orçamento de muitas famílias.

Vale mencionar que a definição de classe média não depende apenas da renda, mas também de fatores como custo de vida, localização e estilo de vida. Em grandes capitais, por exemplo, um salário de R$ 8.000 pode proporcionar um padrão de vida diferente daquele em cidades menores, onde o custo de vida é mais baixo.

O impacto do crescimento da classe média no consumo
A ascensão da classe média traz efeitos diretos no mercado de consumo. Com mais brasileiros ganhando entre R$ 3.400 e R$ 25.200, aumenta a demanda por produtos e serviços que antes eram restritos a uma parcela menor da população.

Isso porque, além de garantir bens essenciais, a classe média tem maior poder de compra para investir em lazer, turismo, educação e tecnologia. O crescimento desse segmento impulsiona setores como o varejo, a indústria automobilística e o setor imobiliário, fortalecendo a economia do país.

Outro detalhe importante é que a classe C, antes considerada vulnerável, tornou-se um público-alvo estratégico para diversas empresas. Com o aumento da renda, cresce também o acesso ao crédito e à aquisição de bens de maior valor.

Tribuna de Minas

Pé-de-Meia: concluintes do ensino médio poderão sacar poupança nesta terça-feira, 25

Os participantes do Pé-de-Meia que concluíram o ensino médio em 2024 nas modalidades regular e educação de jovens e adultos (EJA) poderão sacar até R$ 1.200 de suas contas do programa a partir da terça-feira, 25 de fevereiro. O Ministério da Educação (MEC) pagará a esses estudantes R$ 1.000 pela aprovação no 3º e 4º ano e mais R$ 200 referentes à participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para esse público, o saque total do valor é autorizado, mas o dinheiro também pode ser investido. 

Os alunos que cursaram o 1º ou o 2º ano do ensino médio em 2024 e foram aprovados nessas séries também receberão a parcela de R$ 1.000 na próxima semana, mas só poderão retirar a poupança após concluírem o ensino médio. Já o incentivo pela participação no Enem 2024 é voltado apenas para quem estava cursando o 3º ano, participou dos dois dias de provas e foi aprovado ao fim do ano. 

Calendário – O pagamento das duas parcelas será feito da seguinte maneira para os estudantes que finalizaram o ensino médio em 2024: 

  • 25/2: nascidos em janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho 
  • 26/2: nascidos em julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro 

Os estudantes que concluíram o 1º e o 2º ano receberão o incentivo de R$ 1.000 no dia 27 de fevereiro, independentemente da sua data de nascimento. 

Alunos de escolas que ainda não terminaram o ano letivo de 2024 vão receber o incentivo quando tiverem as aprovações informadas pelas suas redes de ensino. 

Confira aqui respostas para as dúvidas mais frequentes dos estudantes sobre o Pé-de-Meia. 

Benefício – Os participantes do programa recebem parcelas por frequência, além de depósitos em poupança por cada ano concluído com aprovação, que podem somar até R$ 9.200 por aluno ao longo de todo o ensino médio. Os depósitos são feitos pelo MEC em uma conta aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal para os estudantes que cumprem os critérios do programa. 

Caso o adolescente seja menor de idade, para movimentar a conta, sacar o dinheiro ou utilizar o aplicativo Caixa Tem, é necessário que o responsável legal realize o consentimento e autorize seu uso. Esse consentimento pode ser feito pelo aplicativo ou em uma agência bancária da Caixa. Se o estudante tiver 18 anos ou mais, a conta já estará desbloqueada para utilização do valor recebido. 

Pé-de-Meia – Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de pessoas matriculadas no ensino médio público. O objetivo é democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, além de fomentar mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social. Os estados, o Distrito Federal e os municípios prestam as informações necessárias à execução do incentivo, possibilitando o acesso a ele para os estudantes matriculados nas respectivas redes de ensino. 

 Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

6ª edição do Bloco Cururu Folia arrasta multidão no pré-carnaval de Presidente Dutra

O Bloco Cururu Folia, o maior e mais aguardado do pré-Carnaval de Presidente Dutra, levou uma multidão às ruas e avenidas do município na noite do último sábado (22). A festa começou cedo, ainda no início da noite, com concentração às 19h no tradicional perímetro da Quatro Bocas, e seguiu noite a dentro animando os foliões na Avenida Tancredo Neves, com os mega paredões, trio elétrico e grandes sucessos nas apresentações da cantora Samyra Show e Kelvy Pablo.

Em sua sexta edição, o Bloco Cururu Folia se consolida, a cada ano, como a grande atração do pré-carnaval de Presidente Dutra. A energia contagiante do Bloco também atraiu foliões de diferentes cidades da região central do Maranhão. Após o mega pré-carnaval, o público presidutrense e turistas já aguardam ansiosos o início da folia de momo no município.