Feliz Aniversário, Amarildo Filho!

Hoje é um dia especial para celebrar a vida de um jovem empresário visionário, radiologista dedicado e sócio da Rad Imagem, Amarildo Filho! Seu compromisso com a excelência na saúde e sua paixão pelo empreendedorismo fazem a diferença na vida de muitos.

Amarildo, que seu novo ciclo seja repleto de conquistas, crescimento e realizações! Que a determinação e o talento que o trouxeram até aqui continuem guiando sua trajetória de sucesso.

Parabéns pelo seu dia! Muitas felicidades, saúde e prosperidade!

São os votos de Alberto Barros!

Em Timbiras 42 produtores vão fornecer produtos para a merenda escolar

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) passou a ser trabalhado com mais atenção desde o ano de 2017 na gestão do ex-prefeito Dr. Antonio Borba, que deu inicio a organização dos trabalhadores na agricultura familiar por meio de apoio técnico, distribuição de sementes conseguida junto ao estado, tratores para gradear a terra, com o objetivo de melhorar a produção e atender a meta de compra de 30% para a merenda escola.
No inicio da segunda gestão de Dr. Antonio Borba, com os trabalhadores organizados, motivados e com uma secretaria de Agricultura forte e de confiança dos trabalhadores, o poder de fornecimento dos produtos aumentou e a empolgação é geral por conta da venda direta, preço justo e pagamento garantido sem atraso,
Segundo o secretário de Agricultura do município, André Rodrigues, este ano foram cadastrados 42 trabalhadores para o fornecimento de produtos para a merenda escolar com o recebimento iniciado na segunda feira dia 17. “Em reunião com o prefeito Paulo Vinicius, ele pediu que fosse redobrada a atenção com esses trabalhadores, para que a produção continue aumentando e com isso, melhore cada vez mais a renda familiar e a qualidade de vida desses trabalhadores”, enfatizou o secretário.

Prefeitura de Codó inicia modernização da iluminação pública com troca de lâmpadas nas principais avenidas

Nesta terça-feira (18), a Prefeitura de Codó deu início à modernização da rede de iluminação pública do município, atualizando lâmpadas antigas por um novo sistema mais eficiente e econômico. A mudança trará mais segurança para a população, ampliando a iluminação de ruas, avenidas e praças de Codó, além de gerar uma economia de 40% aos cofres públicos.

O trabalho começou pela Avenida Augusto Teixeira e, em breve, será expandido para outras vias da cidade, conforme informou o prefeito Chiquinho. Além da troca de lâmpadas, novos pontos de iluminação serão instalados em áreas que ainda sofrem com pouca visibilidade à noite.

“Estamos aqui exatamente na Augusto Teixeira, onde estamos atualizando essas lâmpadas para outras mais modernas. A iluminação vai ficar perfeita, sem pontos cegos entre os postes. Esse trabalho também será feito na Rua Santos Dumont e seguirá para o bairro Castelo Branco”, afirmou.

A modernização da iluminação pública em Codó é uma das prioridades da gestão do prefeito Chiquinho FC para melhorar a infraestrutura urbana e garantir mais segurança aos codoenses.

Blog do Sampaio

Timbiras inicia ações de Meio Ambiente .

Na manhã desta terça-feira 18, a prefeitura por meio da secretaria de Meio Ambiente do município, fez o plantio de varias mudas de palmeira imperial no canteiro da Rua Barreto Vinhas em frente à igreja Matriz.

Segundo o secretário de Meio Ambiente Carlinhos do Bel, foram plantadas nove mudas doadas pelo professor Wildon Menezes e Nilde. “Quero aqui deixar nossos sinceros agradecimentos pela doação das mudas de palmeira imperial, mas também quero afirmar a nossa população que estamos planejando varias ações de meio ambiente para deixar nossa cidade cada vez melhor e mais bonita”, disse o secretário.

Serviço gratuito de próteses dentaria continua firme em Timbiras

Implantado em Timbiras desde o ano de 2019, o Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD) é um serviço do Programa Brasil Sorridente que fornece próteses dentárias à população. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

O programa funciona na Unidade Básica de Saúde São Raimundo I na Avenida João Leal e desde sua chegada ao município, já beneficiou 4.800 pessoas com próteses dentaria gratuita, melhorando a autoestima e a qualidade de vida através do sorriso.

A gestora da unidade, Camila Thaís, afirmou que o programa atende uma grande demanda de pessoas com toda atenção carinho e respeito conforme determinação da secretária de saúde e do prefeito Paulo Vinicius. “A equipe do programa vem uma vez por mês e ficam dois dias fazendo atendimento, o acesso é muito fácil, basta chegar até a unidade,. por o nome na lista de atendimento e aguardar o dia”, afirmou a gestora.

Greve de ônibus na Grande Ilha: reunião de conciliação entre rodoviários e empresários vai acontecer nesta terça-feira (18)

O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) convocou para esta terça-feira (18), às 9h, na sede do órgão, uma audiência de conciliação sobre a greve dos rodoviários em São Luís e na região metropolitana. A frota de ônibus permanece 100% parada, afetando cerca de 700 mil pessoas que dependem desse serviço.

Foram intimados o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (STTREMA), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís, a Prefeitura de São Luís, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de São Luís (SMTT), a Empresa de Mobilidade do Estado do Maranhão (MOB) e o Ministério Público do Trabalho (MPTMA). A condução da audiência será feita pela juíza auxiliar da presidência do TRT-16, Tália Barcelos Hortegal Braga.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) obteve na Justiça uma liminar determinando que 80% da frota do transporte coletivo de São Luís circule durante a greve, mas a decisão não está sendo cumprida.

Os rodoviários exigem reajuste salarial e melhorias nas condições de trabalho. Segundo o STTREMA, em novembro de 2024, a categoria encaminhou ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) uma proposta de Convenção Coletiva de Trabalho para 2025, um documento que assegura todos os direitos dos rodoviários para o ano vigente.

Apesar das reivindicações, as empresas informaram que não têm como atender a essas demandas e, até agora, não apresentaram uma contraproposta.

A última reunião entre os sindicatos ocorreu na sexta-feira (14) passada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), com mediação da Justiça. No entanto, não houve avanços nas negociações.

O que pede a categoria
Ticket de alimentação para motorista que trabalha junto com o cobrador: R$ 1.300
Ticket para motorista que atua, também, como cobrador: R$ 1.500,00
Reajuste salarial de 15% para motorista que trabalha junto com o cobrador: R$ 2.961,25
Reajuste de 25% para motorista que atua, também, como cobrador: R$ 3.218,75
Inclusão de dois dependentes no plano de saúde e odontológico
Seguro ao motorista em caso de falecimento, entre outros.
Na sexta-feira (14), a categoria e os empresários não chegaram a um acordo durante a audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MA).
A categoria já realizava, desde o início de fevereiro, audiências no Ministério Público do Trabalho (MPT-MA), junto com representantes da Prefeitura de São Luís do Governo do Maranhão e do Sindicato das Empresas de Transportes e Passageiros (SET) para buscar medidas que evitassem a greve. No entanto, não houve acordo entre as partes.

O Sindicato dos Rodoviários afirmou que, apesar da boa vontade da justiça do trabalho em tentar conciliar as partes, no sentido de evitar que a paralisação dos Rodoviários aconteça, mais uma vez, trabalhadores e empresários não chegaram a um entendimento. O SET, novamente, alegou não ter condições financeiras de atender as demandas dos trabalhadores e não apresentou uma contraproposta concreta.

O Sttrema disse, ainda, que o município e o Estado também não chegaram a um consenso com os empresários, no sentido de acabar com o impasse. Após várias rodadas de negociação no decorrer de janeiro, além de duas audiências de mediação no MPT-MA, a conciliação no TRT-MA, também não alcançou o objetivo esperado.

Justiça determinou circulação de 80% da frota de ônibus
Na última quarta-feira (12), o SET obteve na justiça uma liminar determinando que 80% da frota do transporte coletivo de São Luís circule durante a greve anunciada pelo Sindicato dos Rodoviários para iniciar nesta segunda-feira (17). A liminar judicial fixa ao Sindicato dos Rodoviários multa de R$ 100 mil por dia de paralisação em caso de descumprimento da determinação.

A liminar judicial determina, também, que o Sindicato dos Rodoviários se abstenha de praticar atos de vandalismo e medidas de protesto alternativo, como operações catraca livre (operação dos ônibus sem cobrança de passagem), tartaruga (operação propositadamente lenta para formação de longos engarrafamentos) e piquete (barricadas nas portas das garagens das empresas para impedir a saída dos ônibus) ou qualquer outro meio para tornar sem efeito ou minimizar a decisão judicial.

Apesar da decisão da Justiça, 100% da frota de ônibus está paralisada.

Por meio de nota, divulgada na manhã desta segunda-feira, o SET afirmou que a paralisação dos rodoviários causa prejuízos incalculáveis para a população e que a entidade procurou todos os meios de negociações em busca de uma solução viável para todos.

Leia, abaixo, a nota na íntegra:

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) vem a público lamentar a greve dos trabalhadores rodoviários, que paralisaram 100% da frota de ônibus, nesta segunda-feira,17, inclusive desobecendo liminar da Justiça, que determinou que o Sindicato dos Rodoviários mantivesse 80% da frota circulando. Essa paralisação causa prejuízos incalculáveis para a população.

Destacamos que procuramos todos os meios de negociações, como o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em busca de uma solução viável para todos.

As empresas de transporte estão de portas abertas para que os trabalhadores retornem ao trabalho.

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) também emitiu nota afirmando que acompanha o desenrolar das tratativas entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores. A MOB disse, ainda, que manteve a apresentação de alternativas de recomposição tarifária referente à mão de obra dos trabalhadores, tendo como base o percentual indicado pelo SET. No entanto, as negociações seguem em andamento entre as partes.

Leia, abaixo, a nota na íntegra:

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) acompanha o desenrolar das tratativas entre os sindicatos patronal (SET) e dos trabalhadores (Sttrema).

Durante audiência de conciliação realizada na sexta-feira (14), no Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), a MOB manteve a apresentação de alternativas de recomposição tarifária referente à mão de obra dos trabalhadores, tendo como base o percentual indicado pelo SET. No entanto, as negociações seguem em andamento entre as partes.

Importante destacar que o Governo do Estado mantém em dia o pagamento do subsídio destinado ao transporte, que atualmente corresponde a cerca de 30% do valor da passagem. Ademais, a MOB reitera que permanece à disposição para contribuir na busca por um acordo que assegure a continuidade do transporte semiurbano com qualidade e eficiência para a população.

G1ma

A importância do planejamento financeiro pessoal

Como o próprio nome já demonstra, o plano de finanças pessoais é o mapeamento de quanto você ganha, de quanto você gasta e seus compromissos financeiros com a finalidade de atingir um objetivo. Com ele, você organiza seu dinheiro para que ele possa ser utilizado da melhor maneira possível, evitando atraso e gastos desnecessários.

Mensalidade escolar
(Foto: Ilustração|Popupar Dinheiro)
Na prática, esse plano funciona como uma espécie de mapa para que você tenha clareza sobre sua renda e despesas e onde precisa economizar mais, controlando tudo o que entra e sai nas suas finanças.

Assim, dá para evitar dívidas e ficar mais próximo das suas metas pessoais, bem como começar a investir o seu dinheiro e tomar decisões melhores sobre suas finanças. Por exemplo, decidir se comprar aquele sapato tão sonhado é realmente necessário.

Leia mais
Saber como usar essa ferramenta é essencial para conquistar uma vida financeira mais tranquila e satisfatória. Afinal, ajuda a colocar em prática tudo o que você sabe sobre educação financeira, como ter controle do orçamento, lidar com imprevistos e guardar para realizar seus objetivos.

Planejar sua vida financeira é uma maneira de tirar um pouco a emoção de campo e limitar a possibilidade de erros. Dessa forma, dificilmente um problema com dinheiro será grande o suficiente, pois sempre haverá caminhos para resolver as situações que aparecerem.

Como fazer um planejamento eficiente?

Agora que você já entendeu o que é um planejamento financeiro pessoal, é hora de dar o próximo passo e aprender a usá-lo. Afinal, como montar um plano adequado para lidar com seu dinheiro?

Em primeiro lugar, tenha em mente que ninguém nasce sabendo dessas coisas. Por isso, não tem problema errar nas primeiras vezes até aprender. No entanto, lembre-se de que é necessário entender como você lida com o dinheiro e como funcionam suas finanças pessoais.

Com esforço e dedicação, você vai aumentar as chances de alcançar suas metas. Vejamos, a seguir, como fazer um bom plano para o seu dinheiro!

Defina as metas e os objetivos.
Você já leu ou assistiu Alice no País das Maravilhas? Se sim, provavelmente se lembra de quando o gato Cheshire diz para a Alice que “para quem não sabe o destino, qualquer caminho serve”.

Essa frase pode ajudar muito na nossa vida financeira, sabia? Isso porque ela fala da importância de definir as suas prioridades. Por isso, o primeiro passo no seu planejamento financeiro é definir suas metas.

O que você quer alcançar? Pode ser:

Organizar as contas da casa;
Quitar as dívidas;
Fazer uma viagem; · Poupar para investir;
Comprar uma casa ou carro;
Ter hábitos mais saudáveis.

Por meio delas, é possível tornar seus resultados mais palpáveis e verificar se a estratégia está gerando os efeitos esperados. Enfim, seja qual for o seu objetivo, ele é o ponto central do planejamento financeiro pessoal. Nós começamos definindo para onde vamos e, só então, pensamos no caminho.

Escreva os seus gastos
O segundo passo para o seu planejamento financeiro é registrar todas as suas despesas. Isso é necessário porque elas cumprem o papel de obstáculos no caminho para o seu objetivo.

Pense assim: se você não tivesse gastado nenhum na sua vida, poderia guardar toda a sua renda para seus objetivos. No entanto, a vida não é assim, não é mesmo? Precisamos pagar o aluguel, a fatura do cartão de crédito e outras coisas.

Ao anotar todas as despesas, você enxerga o tamanho real que elas têm, assim como tem mais clareza da sua situação financeira atual. Além disso, pode analisar onde há desperdício de dinheiro e tentar cortar esses gastos.

Invista com sabedoria
Realizar investimentos no mercado financeiro é importante para aumentar suas fontes de renda. Existem diferentes formas de guardar dinheiro todos os meses e manter o foco nos seus objetivos. Mas, no geral, podemos destacar dois tipos de aplicações: as de Renda Fixa e as de Renda Variável.

As primeiras são mais seguras e têm rendimento atrelado a um indicador financeiro. O ganho é menor, assim como os riscos. Já as segundas são aplicações sem nenhuma garantia (como ações), mas com ganho potencial enorme.

Estude bastante sobre o assunto antes de investir. Existem diversos investimentos para quem está começando a se organizar financeiramente. Por isso, comece aos poucos. Dessa forma, você cria outras fontes de renda na sua vida.

Faça o acompanhamento das receitas e das despesas
Após ter ajustado os seus gastos mensais e começado a investir, seu planejamento financeiro pessoal entra na fase de acompanhamento. O objetivo é monitorar a execução do seu plano para agir quando necessário.

Nem sempre cumprimos à risca o planejado. Em um mês, você terá um gasto extra, por exemplo. Quando isso acontecer, no entanto, ajuste o plano para consertar o problema no mês seguinte.

Uma dica valiosa é usar uma planilha financeira para anotar sua renda, suas dívidas, suas despesas fixas e variáveis, assim como para contabilizar todos os investimentos que deseja fazer. Com isso, você terá ainda mais controle do seu dinheiro e, claro, poderá se livrar das dívidas.

Realize um orçamento mensal.

Você provavelmente sabe quanto ganha todo mês. Afinal, esse valor é disponibilizado na sua conta bancária. Se a sua profissão tem remuneração variável, pode ser que o valor recebido oscile conforme o seu desempenho, mas, em geral, esse número é conhecido.

Por outro lado, você sabe quais são os seus gastos? Consegue descrever detalhadamente como cada real foi desembolsado no decorrer do mês? Grande parte das pessoas vai responder que não. Isso precisa ser mudado, pois não é possível ter um controle sobre as finanças e criar um planejamento preciso sem essas informações.

A nossa recomendação é acompanhar seus gastos e estabelecer limites para cada tipo de despesa. Isso porque, sem o domínio das suas contas, o desafio de terminar o mês no azul se torna ainda maior.

Monitore o orçamento
Se o início do ano já passou, não se preocupe, pois sempre dá tempo de começar a fazer um orçamento. Inclusive, um registro dos gastos no passado ajuda a elaborar uma média de consumo. Com isso, é possível dividir as contas em categorias como:

Alimentação;
Transporte;
Educação;
Vestuário;
impostos, entre outras.
Todos esses gastos afetam a sua renda de forma diferente e devem ser contabilizados com rigor. A criação de um orçamento também serve para fazer uma estimativa das despesas no decorrer do ano. O aluguel ou a prestação da casa tendem a ter poucas variações, e as contas de utilidade mantêm uma média no decorrer do ano.

Assim, você constrói um retrato das suas finanças atuais e elabora uma projeção que ajuda a identificar quanto do seu salário já está comprometido com o pagamento das contas.

Por isso, após criar um orçamento, seja no papel, seja em uma planilha eletrônica, o ideal é desenvolver uma rotina de atualizar essas informações periodicamente. Esse hábito faz com que você se torne mais responsável e consciente em relação ao seu consumo.

Em um mundo de incertezas, o planejamento financeiro pessoal se torna essencial para garantir segurança e qualidade de vida. Pequenos hábitos, como organizar receitas e despesas, investir com sabedoria e criar uma reserva de emergência, podem fazer toda a diferença no futuro. Comece hoje a planejar suas finanças e colha os frutos de uma vida mais equilibrada e próspera.

Primeira Página