Rio de Janeiro chega a 44ºC, temperatura mais alta desde 2014

A temperatura máxima registrada nessa segunda-feira (17) no Rio de Janeiro foi de 44°C, a mais alta registrada pelo Sistema Alerta Rio desde 2014. A mínima foi de 21,6°C. A noite apresentou céu claro a parcialmente nublado e sem previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados.

Na terça-feira (18), o céu terá nebulosidade variada e não há previsão de chuva. As temperaturas estarão elevadas e podem ultrapassar os 40°C. Os ventos estarão predominantemente moderados no período da tarde.

Na quarta-feira (19) e quinta-feira (20), o céu segue com nebulosidade variada, predominantemente nublado. A cidade continua sem previsão de chuva e as temperaturas devem ter pequeno declínio, mas permanecem altas.

Na sexta-feira (21), o céu estará claro a parcialmente nublado, não há previsão de chuva e as temperaturas permanecerão elevadas.

Nível 4 de calor
A cidade do Rio de Janeiro atingiu o nível 4 de calor, o segundo mais crítico definido pela prefeitura, às 12h35 desta segunda-feira. De acordo com o serviço de meteorologia da administração municipal, há um sistema de alta pressão no oceano influenciando o tempo e aumentando as temperaturas na cidade.

O nível de calor 4 é acionado quando a temperatura fica entre 40°C a 44°C, com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos. Em coletiva de imprensa neste domingo (16), o prefeito Eduardo Paes e outras autoridades municipais já haviam alertado que a cidade teria calor extremo esta semana.

Com o acionamento do nível 4, a prefeitura abriu 58 pontos de resfriamento, com áreas de sombra, pontos de hidratação e banheiros que podem ser utilizados livremente pela população em diversos bairros da cidade.

Os endereços estão disponíveis no aplicativo e no site do Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR).

CNB

Sistema FAEMA/SENAR e SINCODÓ promovem curso de Hortaliças Folhosas em comunidade quilombola de Codó

O Sistema FAEMA/SENAR, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ), realizou mais uma importante capacitação voltada para a agricultura familiar. Desta vez, a comunidade quilombola de Barro Vermelho, zona rural de Codó foi beneficiada com o curso de Hortaliças Folhosas, que teve como objetivo ensinar técnicas de cultivo sustentável e boas práticas de manejo, contribuindo para a geração de renda e segurança alimentar dos participantes.

O curso abordou desde a preparação do solo até o plantio e manejo de hortaliças como alface, couve, rúcula e cebolinha. Durante as aulas teóricas e práticas, os participantes aprenderam sobre preparo do solo e adubação, controle de pragas e irrigação eficiente, garantindo uma produção saudável e de qualidade. A conclusão do curso contou com as presenças do Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros, do Instrutor Pedro Paulo e do vice-presidente do Sistema FAEMA/SENAR, Carlos Antônio Feitosa.

Essa semana estivemos no município de Codó, juntamente com o nosso amigo, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Iedo Barros, participando do encerramento de dois importantes eventos nesse município. O primeiro deles na conclusão do curso de Hortaliças Folhosas, realizado na comunidade quilombola Barro Vermelho, com a participação de várias mulheres, e que foi um sucesso total, levando para aquela comunidade novos conhecimentos, novas técnicas de se produzir, de se fazer horta com segurança, com garantia, com o objetivo logicamente de gerar emprego e renda, de melhorar a vida daquelas comunidades através do conhecimento, o que é o primordial do trabalho do Sistema Nacional de Serviço Nacional de Aprendizagem Rural”, explicou Carlos Antônio Feitosa.

Além do aprendizado técnico, a iniciativa reforçou a importância da agricultura para a valorização da cultura quilombola e para o fortalecimento da economia local. “Esse curso veio para somar, pois muitas famílias dependem da produção agrícola para o sustento. Com novas técnicas, podemos melhorar a qualidade e aumentar nossa produção“, destacou uma das participantes.

O Sistema FAEMA/SENAR e o SINCODÓ seguem comprometidos com o desenvolvimento rural, levando conhecimento e oportunidades para comunidades quilombolas e agricultores familiares em todo o município. “Estamos aqui no Quilombo do Barro Vermelho, chegamos até a comunidade através da presidente da comunidade, nossa amiga Careca. E o SINCODÓ, junto com o FAEMA/SENAR trouxe pra comunidade o curso de Hortaliça Folhosa, que é referência dentro do nosso quadro de cursos. Iniciamos 2025 de forma extremamente produtiva com este curso. E deixamos aqui a relação de todos os nossos cursos, para nossa presidente Careca possa solicitar sempre nossa presença em prol da comunidade, pois como diz o slogan do SENAR nós ensinamos a fazer, fazendo”, concluiu o presidente do SINCODÓ, Iedo Barros.

Em Codó, Felipe Camarão acompanha ministro Juscelino Filho em entregas e investimentos do Governo Federal

O vice-governador Felipe Camarão acompanhou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, na entrega de equipamentos e anúncios de investimentos do Governo Federal para o município de Codó, na tarde deste sábado (15).

O município foi contemplado com três ambulâncias, para reforçar e ampliar o serviço de urgência e emergência de saúde, por meio do Novo PAC. Além disso, Codó recebeu a doação de 200 computadores que beneficiarão escolas da rede municipal.

Durante as entregas, o ministro das Comunicações anunciou que será implantado, no município, um Centro de Recondicionamento de Computadores, que atenderá toda a região e terá como meta formar 500 alunos em novas tecnologias, como informáticas básica e avançada, robótica e manutenção de computadores e celulares. O espaço será preparado, ainda, para recuperar 1 mil máquinas para serem doadas para escolas públicas e projetos de inclusão digital.

“Viemos aqui, em nome do presidente Lula, que nos deu a missão de olhar para os menos favorecidos, levando a essas pessoas programas e serviços essenciais, como a inclusão digital que está chegando em todo o Brasil. Quero dizer que Codó ganhará nosso 2º Centro de Recondicionamento de Computadores do Maranhão”, anunciou o ministro Juscelino Filho.

Durante seu discurso, o vice-governador do Maranhão relembrou dos investimentos em educação já realizados pelo Governo do Maranhão, durante o período em que esteve como secretário de Educação, como a construção de escolas dignas, implantação da educação em tempo integral, e inúmeras outras obras executadas.

“Voltei a Codó para participar de muitas entregas importantes, hoje, como três novas ambulâncias e 200 computadores doados pelo Governo Lula, para as escolas públicas dessa cidade, trazidas pelo ministro Juscelino, que é incansável em conseguir benefícios para o estado. Essa semana, ele já lançou o “Carreta Digital” com cursos profissionalizantes, Programa que vai realizar cursos na área tecnológica a estudantes em todo o Maranhão. Investimentos que contribuirão para transformar a realidade de milhares de crianças e jovens”, declarou.

“É orgulho ter um ministro maranhense que muito tem trabalhado por nós e pelo Brasil, ao lado do presidente Lula, promovendo a integração digital. Juscelino muito tem ajudado Codó e todo o Maranhão, e eu sei que ele vai fazer mais, como por exemplo, a doação de mais 200 computadores que ele já garantiu para as escolas do município”, enalteceu o prefeito Francisco Oliveira, o Chiquinho FC.

Blog do Sampaio

Após rumores de rompimento, Biné Figueiredo marca presença e parabeniza Chiquinho FC em evento de entrega de ambulâncias

O ex-prefeito de Codó, Biné Figueiredo juntamente com sua esposa Eliane Figueiredo participaram da solenidade de entrega de novas ambulâncias ao lado do prefeito Chiquinho FC, na tarde deste sábado (15). A presença de Biné no evento chamou atenção, especialmente após os recentes rumores de que ele teria rompido politicamente com o prefeito de Codó.

“Acompanhei a entrega de três novas ambulâncias para reforçar a saúde do município, além de computadores para a área da educação, garantindo mais tecnologia e acesso para nossos estudantes”, destacou Biné em suas redes sociais.

Biné também parabenizou Chiquinho FC: “Parabenizo o prefeito Chiquinho FC pelo trabalho e pela busca por melhorias para Codó. Investir em saúde e educação é essencial para o futuro da nossa cidade! Seguimos juntos pelo desenvolvimento do nosso povo”.

Blog do Sampaio

Turismo se consolida como setor fundamental para a economia brasileira

O turismo é um setor vital para a economia brasileira, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento regional. Segundo a pesquisa Tendências de Turismo Verão 2025, conduzida pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados em colaboração com o Ministério do Turismo (MTur), 84% dos brasileiros reconhecem a importância do turismo na criação de postos de trabalho. Nos últimos dois anos, o setor foi responsável pela abertura de mais de 405 mil vagas formais no país.

A pesquisa revela que 43% dos brasileiros percebem um crescimento no turismo nacional nos últimos anos. O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta que essa percepção reflete o impacto econômico positivo do turismo e os avanços alcançados durante a atual gestão do governo do presidente Lula. Ele destaca que o turismo é uma ferramenta eficaz para promover o desenvolvimento regional e reduzir as desigualdades sociais.

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) confirmam essa tendência, mostrando que o Brasil alcançou a menor taxa de desemprego da sua história, com 6,6%. Desde 2023, o setor de turismo, que abrange mais de 50 atividades econômicas, gerou 405.382 empregos formais, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Embora o cenário seja positivo, ainda há espaço para crescimento. A pesquisa indica que 51% dos entrevistados acreditam que o Brasil tem um grande potencial para explorar o turismo como atividade econômica. No entanto, as opiniões sobre o aproveitamento desse potencial estão divididas: 43% acham que ele é bem aproveitado, enquanto outros 43% consideram que é pouco explorado.

A atração de investimentos é vista como o principal benefício do turismo no Brasil, com um crescimento expressivo nas receitas estrangeiras em 2024. O país recebeu US$ 360 milhões em investimentos diretos no setor, um aumento de 40% em comparação com 2023, segundo dados do Ministério do Turismo e do Banco Central (Bacen).

Além disso, a pesquisa da Nexus e do Ministério do Turismo destaca que políticas públicas voltadas para o combate à pobreza e à desigualdade social têm grande capacidade de impactar positivamente o turismo. Para 33% dos brasileiros, essas ações são fundamentais para alavancar o setor. Outras medidas importantes incluem ações de incentivo para reduzir os custos de viagens de lazer (21%), melhorias na segurança pública (13%), investimentos em infraestrutura nos destinos turísticos (12%) e políticas de qualificação profissional para o setor (6%).

A pesquisa foi realizada pela Nexus entre 14 e 28 de outubro de 2024, com 5.542 entrevistas domiciliares em todas as 27 Unidades da Federação (UFs). A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

CNB

Estação do Café Bistrô: Um Novo Capítulo de Tradição e Sabor

Se você já conhece e aprecia a tradição da Estação do Café, prepare-se para uma novidade que vai encantar ainda mais os apaixonados por café e gastronomia. A Estação do Café Bistrô chegou como uma extensão desse espaço tão querido, trazendo um ambiente acolhedor e um cardápio especial para momentos inesquecíveis.

Localizado na esquina da Rua Cônego Mendonça com a Avenida 1ª de Maio, o novo bistrô mantém a essência de qualidade e sabor da casa original, mas com um toque diferenciado que promete surpreender. Seja para um café especial, um encontro descontraído ou uma refeição saborosa, a Estação do Café Bistrô é o novo ponto de parada obrigatório para quem busca uma experiência única.

Passe por lá e descubra esse novo espaço feito para os amantes de boas conversas, bons momentos e, claro, do melhor café!

Morando juntos, Sthe Matos e Kevi Jonny param de fazer sexo: “Casar virgem”

A influenciadora Sthe Matos e Kevi Jonny surpreenderam ao revelar que tomaram a decisão de fazer um voto de castidade. O casal, que já mora junto e está noivo desde agosto, contou que decidiu adaptar a relação e abdicaram de ter relações sexuais até a data de subirem ao altar.

VOTO DE CASTIDADE
Em conversa com Carlinhos Maia e Lucas Guimarães, Sthe revelou que foi um desejo do casal fazer o voto de castidade. “A gente vai [ter relações sexuais] só depois do casamento”. “A gente deu uma travada para casarmos virgens”, revelou o cantor.

O marido de Carlinhos Maia questionou a decisão do casal, já que eles já tiveram relações. “Mas vocês já transaram, não tem essa não”, disse. No entanto, a ex-A Fazenda comentou que a última vez que fez sexo com seu noivo foi em uma viagem para Paris, em seu aniversário. “A gente está meio fulera, [a gente não transa] nem em viagem e nem em casa”.

PEDIDO DE CASAMENTO
O pedido de casamento aconteceu em agosto do ano passado, com uma surpresa à beira-mar que contou com helicóptero, fogos de artifício, flores e declarações de amor. Eles ainda não revelaram a data para a cerimônia, mas já dividem a mesma casa.

MN

6 Hábitos Matinais de Pessoas de Sucesso

Sua primeira hora define todo o seu dia. A maioria das pessoas começa errado. Elas checam o celular, navegam nas redes sociais e respondem e-mails. Começam distraídas e dispersas, pulando de uma tarefa para outra sem foco. O dia delas já as controla antes mesmo de saírem da cama.

Os bem-sucedidos fazem diferente. Eles constroem hábitos que alimentam seu sucesso desde o momento em que acordam. Ações simples, repetidas diariamente, criam uma força que os impulsiona para frente. Esses hábitos matinais separam os empreendedores e executivos bem-sucedidos daqueles que ficam estagnados.

O CEO da Apple, Tim Cook, é um exemplo disso. O executivo tem uma rotina bastante disciplinada, que começa às 5h da manhã. Acordar cedo permite que ele tenha um tempo dedicado a si mesmo antes que as demandas imprevisíveis do trabalho assumam o controle do seu dia.

Segundo o próprio Tim Cook, esse é momento às 5h da manhã é a parte do dia que consegue controlar melhor. “À medida que a rotina se desenrola, torna-se menos previsível e, até o final do dia, muitas coisas podem acontecer para tomar seu tempo e atenção”.

Veja 6 hábitos matinais que impulsionam o sucesso
1. Converse consigo mesmo
Quando você acorda, sua mente está limpa e fresca. Você tem o espaço mental para pensar em grandes ideias. Capture esses pensamentos antes que eles desapareçam. Mantenha um caderno ao lado da cama e escreva o que está na sua mente. Pergunte-se como você se sente. Preste atenção nas suas intuições e preocupações. Sua mente fala mais alto pela manhã. Ouça.

2. Defina sua intenção
Você pode simplesmente deixar o dia acontecer ou pode assumir o controle dele completamente. Os empresários mais bem-sucedidos não vão no improviso. Eles são intencionais sobre o que querem de cada dia no momento em que acordam. Eles usam esses preciosos minutos da manhã para definir o que querem alcançar. Escolha a palavra que vai descrever o seu dia. Realização, foco, diversão, conexão. Pense em como você quer se sentir e faça acontecer.

3. Saiba o que é essencial
Escreva três tarefas que absolutamente precisam ser feitas hoje. Não dez, não vinte. Três ações inegociáveis que movem seu negócio para frente. Coloque todo o resto de lado até que essas tarefas estejam concluídas. Mantenha essa lista de tarefas curta e bem específica. Torne-as alcançáveis dentro de algumas horas. Divida projetos maiores em pequenas partes.

4. Coloque-se em primeiro lugar
Todos querem algo de você. Ligações de clientes, perguntas da equipe, exigências da família. Mas a sua manhã é sua. Esse tempo te prepara para servir os outros melhor durante todo o dia. Exercite-se, medite, leia, crie. Faça o que te preenche antes de começar a dar sua energia aos outros. Seu negócio precisa de você no seu melhor, não esgotado e disperso porque você negligenciou a si mesmo.

5. Questione sua agenda
Olhe para o seu calendário e desafie cada reunião e compromisso. Questione se cada uma dessas atividades merece seu tempo e energia. A maioria delas não merece. Seu sucesso depende de dizer não para o que não serve a você. Reagende o que não for urgente e pense seriamente sobre compromissos que você nunca deveria ter agendado. Decepcionar alguém não é algo bom, mas também não é bom estar sobrecarregado. Torne seus limites mais fortes da próxima vez. Crie espaço para o que realmente importa.

6. Fique no modo avião
Seu celular é uma porta para outro mundo. Quando você está nesse mundo, não está no real. Para ter os melhores resultados, você precisa estar presente. Precisa de clareza mental, não de distrações e prioridades dos outros. Mantenha seu celular no modo avião até ter completado seus hábitos matinais. Melhor ainda, deixe-o lá até ter cumprido suas tarefas essenciais. O mundo pode esperar.

O poder dos hábitos matinais
Sua rotina matinal molda o seu sucesso. Converse consigo mesmo, defina sua intenção, saiba o que é essencial e coloque-se em primeiro lugar. Escreva suas páginas matinais, questione sua agenda e depois comece a agir. Assuma o controle do seu dia desde o momento em que acorda.

*Jodie Cook é colaboradora da Forbes USA e escreve sobre ferramentas de IA para empreendedores e consultores.

Forbes