Secretário Ferdinando Rocha destaca avanço ambiental com instalação de estação sismográfica em Codó

O município de Codó avança no fortalecimento do monitoramento ambiental e científico com a instalação de uma nova estação sismográfica. A iniciativa é conduzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Codó (SEMMAM), sob a coordenação do secretário Ferdinando Rocha, e permitirá acompanhar em tempo real a atividade sísmica na região.

De acordo com o secretário Ferdinando Rocha, a implantação do equipamento representa um marco importante para o município, ampliando a capacidade de análise, prevenção e planejamento diante de possíveis eventos naturais. “Estamos dando um passo importante para colocar Codó em destaque no cenário do monitoramento ambiental e científico. A estação sismográfica vai contribuir diretamente para a produção de conhecimento e para a segurança da nossa população”, ressaltou o secretário.

Tecnologia e monitoramento em tempo real

A estação sismográfica contará com tecnologia avançada, possibilitando a transmissão de dados em tempo real. As informações coletadas serão enviadas simultaneamente para centros de pesquisa e redes de monitoramento, entre eles o banco de dados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de sistemas locais e redes nacionais de acompanhamento sísmico. O equipamento também passará a integrar importantes redes científicas, como a Rede Sismográfica do Nordeste e a Rede Sismográfica Brasileira, ampliando a capacidade de monitoramento e análise de possíveis tremores na região.

Codó como ponto estratégico no monitoramento sísmico

A estação será identificada pelo código NBCO (Nordeste do Brasil – Codó) e contribuirá diretamente para a elaboração de boletins sísmicos oficiais. Esses dados serão encaminhados a órgãos responsáveis pela prevenção e gestão de riscos, como o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, além das Defesas Civis municipal e estadual. Com essa iniciativa, Codó passa a integrar de forma mais ativa o mapa do monitoramento sísmico nacional, fortalecendo a produção de dados científicos e contribuindo para a prevenção de riscos naturais.

Compromisso com ciência, inovação e sustentabilidade

Para o secretário Ferdinando Rocha, a instalação da estação sismográfica representa mais do que a chegada de um equipamento técnico. Trata-se de um investimento em conhecimento, planejamento e proteção ambiental. A iniciativa também reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM) e da gestão Fé, Trabalho e Futuro, na pessoa do Prefeito Chiquinho FC e do Deputado Nagib com a inovação, a sustentabilidade e o fortalecimento das políticas ambientais no município. “Nos próximos meses, a população também poderá acompanhar informações sobre a atividade sísmica por meio dos canais oficiais, ampliando a transparência e o acesso aos dados científicos. Essa é sim a verdadeira pegada de uma gestão que avança em crescimento com desenvolvimento e sustentabilidade”, concluiu o secretário.

Vereador Hermínio da Farmácia e prefeito Chiquinho FC entregam poço histórico e garantem abastecimento de água para famílias de Buritidantas

A comunidade Buritidantas viveu um momento histórico com a entrega do primeiro poço da localidade, uma conquista fruto da luta e da articulação do vereador Hermínio da Farmácia. A obra, que foi entregue pelo prefeito Chiquinho FC, pelo vereador e a equipe do SAAE, garante mais dignidade e qualidade de vida para mais de 20 famílias que aguardavam há cerca de 30 anos pelo acesso à água.

Codó 130 anos

A entrega faz parte das ações em comemoração aos 130 anos de Codó e contou com a presença do prefeito Chiquinho FC e da equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Codó (SAAE), responsável pelos trabalhos de finalização do poço.

Durante o momento, o vereador Hermínio destacou a importância da obra e relembrou o histórico da luta da comunidade para conquistar o benefício. Segundo ele, o poço havia sido iniciado em uma gestão anterior, mas ficou inacabado, sendo necessário um esforço conjunto para garantir sua conclusão. “Para a gente é uma satisfação estar presente aqui na comunidade. Já estivemos aqui outras vezes e sempre reivindicamos esse poço, que é tão importante para vocês. Encontramos o poço em situação complicada, ainda não finalizado. Mas, com o apoio do prefeito Chiquinho e do diretor do SAAE, conseguimos cobrar e garantir que a obra fosse concluída. Hoje estamos aqui entregando esse benefício tão esperado pela comunidade”, destacou o parlamentar.

Hermínio também ressaltou o valor da água como um recurso essencial para a vida e lembrou que o acesso ao poço representa a realização de um sonho antigo dos moradores. “Do nosso planeta, cerca de 71% é composto por água, mas apenas uma pequena parte é acessível para o consumo humano. Por isso digo que esse não é apenas um poço, é a realização de uma luta de mais de 30 anos de mais de 20 famílias que não tinham acesso à água”, afirmou.

Legislativo e Executivo trabalhando em conjunto

O vereador também aproveitou o momento para destacar outras ações conquistadas por meio de suas solicitações, como a extensão da rede de abastecimento para cerca de 40 residências na comunidade Fazenda Nova, além da melhoria na iluminação pública da região. “Também conseguimos a extensão de rede lá na Fazenda Nova, beneficiando mais de 40 casas, além da melhoria da iluminação pública para aquela comunidade. Seguiremos trabalhando para trazer mais benefícios para nossa gente”, afirmou.

Ao final, o vereador agradeceu o apoio da gestão municipal e reforçou seu compromisso com as comunidades. “Quero agradecer o acolhimento da comunidade e reafirmar que sempre que precisarem poderão contar com o vereador Hermínio da Farmácia e com o prefeito Chiquinho FC. Nosso compromisso é continuar buscando soluções e melhorias para todos vocês”, concluiu.

Brandão visita municípios afetados pelas fortes chuvas no MA

O governador Carlos Brandão esteve, nesta sexta-feira (10), nos municípios de Pedreiras e Trizidela do Vale, no Médio Mearim, para acompanhar de perto os impactos das chuvas intensas registradas nos últimos dias. A agenda incluiu sobrevoo nas áreas mais afetadas e vistoria técnica em abrigos organizados para acolher famílias atingidas pelas cheias. Mais do que prestar solidariedade, o intuito foi de alinhar, junto às autoridades locais, as medidas emergenciais para reduzir os danos, fornecendo todo apoio necessário.

De acordo com levantamento da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão (CEPDECMA), sete municípios maranhenses decretaram situação de emergência: Tuntum, Lagoa do Mato, Poção de Pedras, São Pedro da Água Branca, São Bernardo, Santa Luzia e Pedreiras.

Durante a visita, o governador percorreu trechos alagados, dialogou com equipes de campo e verificou a estrutura montada nos abrigos provisórios, como o Ginásio Municipal de Pedreiras.

“Estamos colocando essas pessoas em abrigos, dando assistência, fornecendo alimentação por meio do Restaurante Popular, material de higiene e limpeza, colchonetes e tudo aquilo que é necessário, além de assistência médica e da pulverização com um carro fumacê para evitar a dengue”, afirmou o governador Carlos Brandão.

Em Pedreiras, um dos pontos mais sensíveis até o momento, 342 famílias foram diretamente afetadas, sendo 58 colocadas em abrigos, 78 desalojadas e 206 isoladas em povoados com dificuldade de acesso. Em Trizidela do Vale, a situação também é preocupante, são 121 famílias impactadas, com 58 em abrigos e 63 desalojadas. Os números seguem em atualização diariamente.

“Agradeço a sua ajuda, como sempre, pela resposta muito rápida ao nosso município. E, como o senhor pode ver, nos nossos abrigos há total organização para minimizar ao máximo os impactos causados neste período de chuva. A gente agradece, mais uma vez, a sua contribuição”, disse a prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia.

A atuação integrada do Governo do Estado também envolve o apoio direto aos municípios para atendimento emergencial, com distribuição de alimentos, água potável, roupas e kits de higiene.

Equipes da Defesa Civil Estadual auxiliam ainda na organização e manutenção dos abrigos, além de orientar gestores municipais sobre os procedimentos necessários para formalização da situação de emergência junto ao Governo Federal, facilitando o acesso a recursos e benefícios sociais.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), Célio Roberto, garantiu a mobilização de equipes nos municípios atingidos. “Estamos atuando em parceria com os dois municípios, tanto Pedreiras quanto Trizidela do Vale, e outros, cumprindo, assim, a determinação do nosso governador para levar tranquilidade às famílias que tanto precisam neste momento tão difícil”, ressaltou.

Para o prefeito de Trizidela do Vale, Deibson Balé, a ação tem sido integrada. “Antes mesmo da sua presença, o senhor já nos deu todo o apoio, já nos ligou e informou que as equipes estavam prontas. […] Todas as equipes do Governo já foram mobilizadas e, agora, o governador fez questão de estar aqui presente para que a gente possa dar o conforto necessário a essas famílias que sofrem todos os anos em Trizidela do Vale”, declarou.

“Além de estar socorrendo na parte social, a gente ainda tem a nossa solidariedade. É importante a presença do governo para mostrar a preocupação e a solidariedade, porque essas pessoas estão passando um momento difícil”, concluiu o governador Carlos Brandão.

Assistência social e monitoramento contínuo – O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), através da Defesa Civil Estadual, mantém equipes mobilizadas nas regiões atingidas, com monitoramento constante das áreas de risco e atuação em ocorrências relacionadas às chuvas.

As ações incluem retirada de famílias de áreas vulneráveis, suporte logístico aos municípios e compartilhamento de informações para resposta mais ágil às demandas. Diante da previsão de continuidade das chuvas, medidas preventivas foram ampliadas, com envio de alertas à população, reforço das equipes de campo e mapeamento detalhado das áreas mais suscetíveis aos alagamentos.

A população é orientada a evitar áreas alagadas, observar o nível de rios e córregos e buscar locais seguros em caso de risco. Também é recomendado manter documentos e itens essenciais protegidos. O serviço de alerta por SMS segue disponível: basta enviar o CEP para o número 40199. Em situações de emergência, o contato deve ser feito pelo telefone 193.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), por meio do Centro de Prevenção de Desastres Ambientais (CPDAm), por sua vez, realiza o monitoramento contínuo das condições climáticas e hidrológicas em todo o estado, com atenção especial às cidades em situação de emergência em decorrência das chuvas.

O acompanhamento é feito a partir da análise de dados hidrometeorológicos obtidos por sensoriamento remoto e estações de monitoramento em solo, aliados a técnicas de geoprocessamento e ferramentas de análise, permitindo avaliar possíveis impactos, sobretudo em áreas com ocupação humana, como zonas urbanas, comunidades e territórios de povos tradicionais.

As informações geradas são sistematizadas em boletins e relatórios técnicos sobre as áreas mais vulneráveis, encaminhados regularmente às prefeituras e à Defesa Civil, subsidiando a tomada de decisão e a adoção de medidas preventivas.

Blog do Jorge Aragão

Senac/MA abre seletivo com vagas para instrutores em cinco cidades; inscrições são gratuitas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Maranhão (SENAC/MA) anunciou a abertura do edital nº 003/2026 para a contratação de instrutores de níveis médio e superior. O certame oferece 34 vagas (entre imediatas e cadastro reserva) com atuação nas cidades de São Luís, Açailândia, Bacabal, Pinheiro e Timon.

Distribuição de vagas
Nível Superior: Áreas de Comunicação, Gestão, Saúde, Segurança e TI (Redes, Programação, Design Gráfico e Desenvolvimento de Games).
Nível Médio: Segmentos de Beleza (Barbeiro, Cabeleireiro, Designer de Sobrancelhas, Extensionista de Cílios e Maquiador), Cozinha e Moda.
Os selecionados serão remunerados por hora-aula e terão direito a benefícios como ticket alimentação, seguro de vida e auxílio funeral.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site portal.senacma.selecao.site entre os dias 20 e 26 de abril de 2026. O resultado final será publicado em 26 de maio de 2026, às 18h.

O prazo de validade do processo seletivo será de 1 (um) ano, contado a partir da publicação oficial da homologação do resultado, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do SENAC/MA. Dúvidas devem ser enviadas, exclusivamente, por e-mail para: processo.seletivo@ma.senac.br .

O Imparcial

Alô São Pedro!! venha conhecer a nova unidade da rede de Frigorífico Marcelo Rei do Frango

Agora estamos também no bairro São Pedro!!!
Frigorífico Marcelo Rei do Frango – Menor preço, melhor atendimento e máxima qualidade. Com os cortes especiais da rede de frigoríficos Marcelo Rei do Frango você escolhe a carne de sua preferência (Frango, miúdos, gado, suíno e muito mais), prepara o seu prato predileto e faz do seu fim de semana um momento único. Visite-nos e aproveite a grande variedade de carnes e produtos, com o menor preço, melhor atendimento e máxima qualidade.

Na rede Marcelo Rei do Frango você encontra carnes de qualidade, atendimento diferenciado e o menor preço da cidade. Seja bem-vindo e fique à vontade. Na rede Marcelo Rei do Frango você também vai encontrar pescado, camarão, e os melhores cortes de bovino, suíno, frango, miúdos, linguiça apimentada e artesanal, e outros embutidos. Sempre naquele precinho que cabe no seu bolso e no seu orçamento.

Frigorífico Marcelo Reio do Frango mais perto de você
Fique ligado nas ofertas da semana e os preços imbatíveis da rede Marcelo Rei do Frango. Garanta a sua carne de qualidade visitando as nossas unidades em Codó ou faça sua telecompras pelos whatsapps do Marcelo Reio do Frango; (99) 98839-1860 ou (99) 98147-7313 e nós entregamos no conforto da sua residência.

Agroforte Suínos: Qualidade e Confiança em Suínos Vivos e Abatidos; ligue e faça sua encomenda!

A Agroforte Suínos é referência no mercado quando o assunto é qualidade e confiança na venda de suínos vivos e abatidos. Com atendimento especializado, a empresa garante seriedade, compromisso e produtos de excelência para seus clientes.


O representante Cleiton Soares está sempre disponível para atender e oferecer as melhores opções, com contato facilitado pelo WhatsApp.

(99) 98188-8509 | (99) 99642-9954

Líderes do Irã e EUA se reúnem no Paquistão em busca de acordo de paz

O Paquistão é a sede da reunião trilateral entre representantes dos Estados Unidos, Irã e do próprio Paquistão que ocorre neste sábado (11). As delegações estão na capital Islamabad sob um forte esquema de segurança para negociações de paz.

Segundo a Agência Lusa, os membros dos governos norte-americano e do iraniano, que chegaram nessa sexta (10) ao país, foram recebidos nesta manhã pelo primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif.

A delegação iraniana é liderada por Mohammad Baqer Qalibaf, presidente do Parlamento do país e também por Abbas Aragchi, ministro das Relações Exteriores. A equipe do Irã tem cerca de 70 pessoas.

Os negociadores norte-americanas estão no Paquistão sob a liderança do vice-presidente J.D. Vance. Com ele, estão também Steve Witkoff, enviado especial do presidente Donald Trump e ainda Jared Kushner, genro de mandatário americano.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

O encontro ocorre, segundo informações da Reuters, no Serena Hotel, na capital paquistanesa. O local foi escolhido por ser considerado um dos prédios mais seguros do país.

Toda a cidade de Islamabad está sob um esquema de segurança sem precedentes, segundo a Reuters. Lojas e outros estabelecimentos comerciais foram todos fechados dois dias antes da chegada dos líderes dos dois países.

As negociações entre Irã e EUA ocorrem após o cessar-fogo anunciado por Trump na noite de terça-feira (7).

O presidente norte-americano havia ameaçado exterminar os iranianos num ataque inédito, mas desistiu e concordou em suspender o bombardeio ,após conversar com negociadores paquistaneses que apresentaram a proposta para encerrar as agressões.

Agência Brasil

Luiza Ambiel pede ajuda e oferece recompensa inusitada após perder maleta em táxi

A influenciadora Luiza Ambiel, de 53 anos, usou suas redes sociais para fazer um apelo público após perder uma maleta dentro de um táxi. Segundo ela, o objeto desaparecido contém pertences pessoais e materiais profissionais utilizados em suas produções de conteúdo adulto.

Conhecida por ter ganhado grande visibilidade nos anos 1990 como a “musa da banheira do Gugu”, quadro do programa Banheira do Gugu apresentado por Gugu Liberato, Luiza afirmou que o episódio aconteceu durante a rotina de trabalho, logo após uma gravação recente.

De acordo com o relato, ela havia saído de uma produção e precisou optar por um táxi, já que o carro por aplicativo que havia solicitado demorou a chegar. A pressa do deslocamento acabou contribuindo para que ela não percebesse o esquecimento da bagagem no momento em que deixou o veículo. O desaparecimento só foi notado depois que ela já estava em casa.

“Depois de uma gravação, acabei pegando um táxi porque o carro que eu tinha chamado não chegava. Foi tudo muito rápido e eu só fui perceber que tinha esquecido quando cheguei em casa. No dia seguinte, comecei a procurar e não encontrei mais”, relata.

A influenciadora contou ainda que tentou localizar o objeto por conta própria, mas não teve sucesso. Ela disse não ter informações sobre o taxista ou identificação do veículo, o que dificulta a recuperação da maleta.

Luiza também detalhou as características do item, na tentativa de facilitar que alguém o reconheça. Segundo ela, trata-se de uma maleta vermelha, de tamanho médio, com alça e visual facilmente identificável. Dentro dela estariam itens usados tanto na vida pessoal quanto no trabalho.

“É uma maleta vermelha, de tamanho médio, com alça, bem característica mesmo. Dentro dela estão coisas de uso pessoal e de trabalho. É muito importante recuperar. Tem acessórios íntimos, como sex toys e bolas de pompoarismo que eu uso no meu conteúdo, faz parte do meu trabalho”, afirma.

A influenciadora reforçou que decidiu oferecer uma recompensa de R$ 1 mil como forma de incentivar a devolução do objeto, caso alguém o tenha encontrado ou saiba de seu paradeiro. Ela também pediu que qualquer informação seja repassada diretamente a ela pelas redes sociais.

“Se alguém encontrou, se o motorista viu ou se essa maleta chegou em algum lugar, pode me chamar. Eu ofereço R$ 1 mil para quem devolver”, diz.

Contigo

Feijoada que conquista paladares é destaque no D’lla Grill

O D’lla Grill segue surpreendendo seus clientes com experiências gastronômicas que unem sabor, tradição e qualidade. Um dos grandes destaques da casa é a feijoada, preparada com todo o cuidado para oferecer um prato completo, bem temperado e irresistível.

Tradicional na culinária brasileira, a feijoada do D’lla Grill se diferencia pela seleção criteriosa dos ingredientes, pelo ponto ideal de cozimento e pelo sabor marcante, que agrada desde os paladares mais exigentes até quem busca aquela comida que remete ao aconchego de casa.

Servida com acompanhamentos que harmonizam perfeitamente com o prato principal, a feijoada se tornou uma das preferidas dos clientes, sendo uma excelente opção para reunir a família, encontrar os amigos ou simplesmente desfrutar de uma refeição especial em um ambiente agradável e acolhedor.
Mais do que uma refeição, a feijoada do D’lla Grill representa a valorização da gastronomia brasileira, feita com dedicação, qualidade e aquele toque especial que já é marca registrada da casa.
Se você ainda não experimentou, fica o convite: venha saborear a feijoada do D’lla Grill e descubra por que ela é tão elogiada por quem passa por aqui.

LOCOMOTIVA PUB: TERAPIA DO LOCO 2026 – PRÉ-VENDA LIBERADA

Atenção, , passageiros: a terapia mais barata que psicólogo está de volta.

Dia 06.06.2026 acontece a 4ª edição da Terapia do Loco, o único lugar onde você chega cheio de problema… e sai com mais história pra contar.

A pré-venda já começou, e quem conhece sabe:

quem compra antes paga mais barato.

Quem deixa pra depois fica mandando mensagem: “ainda tem ingresso?”

As atrações ainda vão ser divulgadas, mas vocês já sabem…
tem artista que combina demais com a Terapia do Loco.

Então faz logo seu tratamento preventivo:

garanta teu ingresso na pré-venda.

Porque quando esse trem lota…
nem reza braba consegue arrumar vaga.