Orleans vai dar demonstração de força em pré-lançamento de candidatura…

Secretário reunirá no próximo sábado, 14, praticamente todos os prefeitos, deputados estaduais, federais e lideranças partidárias em uma festa política no Multicenter Sebrae.

A festa de pré-lançamento da candidatura do secretário Orleans Brandao (MDB) ao Governo do Estado, neste sábado, 14, no Multicenter Sebrae, pretende ser uma emosntração de força do Palácio dos Leões.

a pré-convenção reunirá praticamente todos os prefeitos maranhenses;
estarão reunidos nada menos que uma dezena de partidos alinhados;
também estarão em São Luís, deputados estaduais federais e vereadores.
“É hora de dar mais um passo firme pelo nosso Maranhão. Com união, trabalho e muita energia, seguimos prontos para fazer mais e acelerar o desenvolvimento do nosso estado, ouvindo as pessoas e cuidando do que realmente importa: oportunidades e qualidade de vida. Vamos juntos seguir avançando!”, anunciou Orleans, em suas redes sociais.

O anúncio do evento lista 11 partidos na base de apoio do candidato do MDB. Não estão incluídos o PT, ainda indefinido politicamente, e o PSDB, que foi assumido recentemente pelo ex-senador Roberto Rocha.

Além do MDB, fazem parte da coligação de Orleans PDT, PRD, União Brasil, Republicanos, Progressistas, Cidadania, Avante, Podemos, Partido Verde e Solidariedade…

Blog do Marco Aurélio D’Eça

Agroforte Suínos: Qualidade e Confiança em Suínos Vivos e Abatidos; ligue e faça sua encomenda!

A Agroforte Suínos é referência no mercado quando o assunto é qualidade e confiança na venda de suínos vivos e abatidos. Com atendimento especializado, a empresa garante seriedade, compromisso e produtos de excelência para seus clientes.

O representante Cleiton Soares está sempre disponível para atender e oferecer as melhores opções, com contato facilitado pelo WhatsApp.

(99) 98188-8509 | (99) 99642-9954

Frigorífico Marcelo Rei do Frango – Menor preço, melhor atendimento e máxima qualidade

Frigorífico Marcelo Rei do Frango – Menor preço, melhor atendimento e máxima qualidade. Com os cortes especiais da rede de frigoríficos Marcelo Rei do Frango você escolhe a carne de sua preferência (Frango, miúdos, gado, suíno e muito mais), prepara o seu prato predileto e faz do seu fim de semana um momento único. Visite-nos e aproveite a grande variedade de carnes e produtos, com o menor preço, melhor atendimento e máxima qualidade.

Na rede Marcelo Rei do Frango você encontra carnes de qualidade, atendimento diferenciado e o menor preço da cidade. Seja bem vindo e fique à vontade. Na rede Marcelo Rei do Frango você também vai encontrar pescado, camarão, e os melhores cortes de bovino, suíno, frango, miúdos, linguiça apimentada e artesanal, e outros embutidos. Sempre naquele precinho que cabe no seu bolso e no seu orçamento.

Frigorífico Marcelo Reio do Frango mais perto de você

Fique ligado nas ofertas da semana e os preços imbatíveis da rede Marcelo Rei do Frango. Garanta a sua carne de qualidade visitando as nossas unidades em Codó ou faça sua telecompras pelos whatsapps do Marcelo Reio do Frango; (99) 98839-1860 ou (99) 98147-7313 e nós entregamos no conforto da sua residência.

Prefeito Paulo Vinícius participa do Dia “D” da Busca Ativa Escolar em Timbiras

O prefeito de Timbiras, Paulo Vinícius, participou do Dia “D” da Busca Ativa Escolar, mobilização que reforça o compromisso do município em garantir que crianças e adolescentes estejam frequentando a escola. A ação integra um conjunto de iniciativas voltadas para identificar e trazer de volta aos estudos alunos que, por algum motivo, se afastaram da sala de aula.

Durante a mobilização, gestores, educadores e representantes da comunidade se uniram para conscientizar as famílias sobre a importância da educação e do acesso permanente à escola.

Em sua fala, o prefeito destacou que o retorno de cada estudante representa uma nova oportunidade para transformar o futuro.

“Porque lugar de criança é na escola. Cada aluno que retorna para a sala de aula é um futuro que ganha nova chance. É um sonho que se mantém vivo. É uma família que volta a acreditar”, afirmou Paulo Vinícius.

O gestor municipal também ressaltou que investir na educação é investir no desenvolvimento social do município. Segundo ele, quando uma criança está fora da escola, toda a sociedade perde, mas quando ela retorna, todos avançam juntos.

“A educação transforma histórias, abre caminhos e constrói oportunidades. Quando uma criança está fora da escola, toda a sociedade perde. Mas quando ela volta, todos nós avançamos juntos. ‘Fora da escola não pode!’ não é apenas um slogan, é um compromisso com o presente e, principalmente, com o futuro”, concluiu o prefeito.

A iniciativa reforça o esforço da Prefeitura de Timbiras em garantir o direito à educação, fortalecendo políticas públicas que assegurem que nenhum estudante fique fora da escola. ✨

Prefeito Kedson Lima realiza entrega de cadeira de rodas e reforça compromisso com a população de Aldeias Altas

O prefeito de Aldeias Altas, Kedson Lima, realizou a entrega de uma cadeira de rodas ao senhor Arias, morador do município e reconhecido por sua contribuição ao desenvolvimento da cidade. A ação reforça o compromisso da gestão municipal em promover mais dignidade, cuidado e qualidade de vida para a população.

Durante a visita, o prefeito destacou a importância de valorizar e apoiar pessoas que fazem parte da história do município. A cadeira de rodas entregue irá auxiliar na locomoção do beneficiado, garantindo mais conforto e autonomia em seu dia a dia.

“Estive em visita ao nosso amigo seu Arias, uma pessoa que muito contribuiu para o desenvolvimento do município de Aldeias Altas. Na ocasião, tive a satisfação de realizar a entrega de uma cadeira de rodas, que certamente irá auxiliar bastante em sua locomoção e contribuir para uma melhor qualidade de vida”, afirmou o prefeito Kedson Lima.

O gestor também ressaltou que ações como essa fazem parte de um trabalho contínuo de proximidade com a comunidade, buscando atender as necessidades da população com atenção e responsabilidade.

“É sempre muito gratificante poder estender a mão e ajudar de alguma forma aqueles que fazem parte da nossa história e da nossa comunidade. Seguimos firmes, trabalhando com carinho e compromisso para estar sempre próximos do nosso povo, levando apoio, atenção e buscando melhorar a vida dos nossos amigos”, concluiu.

A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal em desenvolver políticas públicas voltadas para o bem-estar social e o cuidado com as pessoas que ajudaram a construir a história de Aldeias Altas.

Parabólica digital gratuita pode ser solicitada até 13 de março

Beneficiários do CadÚnico de 138 cidades nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins e Roraima têm até o dia 13 de março, para solicitar a instalação gratuita da nova antena parabólica digital pelo programa Brasil Antenado, uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) e da Anatel. Juntos, esses municípios reúnem mais de 229 mil famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e aptas a solicitarem o benefício.

O programa Brasil Antenado contempla 44 cidades do Tocantins, 3 municípios de Roraima, 21 do Maranhão, 7 do Pará e 63 do Piauí. O programa foi concebido para ampliar o alcance da televisão gratuita, especialmente em regiões onde o sinal é insuficiente ou inexistente, promovendo assim inclusão social.

As famílias inscritas no CadÚnico das cidades contempladas podem agendar a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404 (também disponível via WhatsApp). Todo o processo é gratuito, incluindo fornecimento e instalação do kit da nova parabólica digital.

Ao todo, o programa Brasil Antenado, executado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), atenderá 323 municípios, em 16 estados, ao longo de três fases. São mais de 650 mil famílias aptas a solicitar a nova parabólica digital gratuita nas três fases do programa.

CNB

Procon-MA entra com ação contra distribuidoras após alta no preço dos combustíveis

O Procon-MA (Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão) entrou com uma Ação Civil Pública contra distribuidoras de combustíveis após identificar aumentos considerados injustificados nos preços da gasolina e do diesel no estado do Maranhão.

Na semana passada, o órgão observou elevações nos preços em diversos postos e intensificou as fiscalizações para investigar as causas. Durante essas ações, foi constatado que as distribuidoras já estavam repassando aumentos aos postos, mesmo sem qualquer reajuste oficial anunciado pela Petrobras.

Até o momento, a estatal não divulgou posicionamento oficial sobre possível reajuste nos combustíveis. Mesmo assim, segundo o Procon-MA, as distribuidoras aumentaram os valores baseadas apenas em expectativas de alta no mercado internacional, prática que pode ser considerada elevação de preço sem justa causa, algo proibido pela legislação de defesa do consumidor.

A ação foi protocolada na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís e pede que as empresas:

apresentem documentos que comprovem a formação dos preços e justifiquem os aumentos, ou
reduzam os valores para os mesmos praticados antes do reajuste.
Além disso, o Procon-MA solicita que as distribuidoras não realizem novos aumentos sem comprovação de aumento real nos custos.

De acordo com o presidente em exercício do Procon-MA, Ricardo Cruz, a medida busca garantir transparência no mercado e proteger os consumidores. Ele afirmou que as fiscalizações mostraram que postos estavam aumentando os preços porque as distribuidoras já haviam repassado aumentos, mesmo sem reajuste oficial da Petrobras, o que motivou a ação judicial.

O Procon-MA também destaca que gasolina e diesel são insumos essenciais para a economia, pois impactam diretamente o transporte de pessoas e mercadorias. Por isso, aumentos sem justificativa podem provocar efeito em cadeia, elevando o preço de diversos produtos e serviços.

O órgão informou ainda que continuará monitorando o mercado de combustíveis no Maranhão e intensificando as fiscalizações para garantir o cumprimento da legislação e a proteção dos consumidores do estado.

CNB

D’lla Grill: o ponto certo da carne e o prazer de comer bem em Codó

Quando o assunto é carne bem preparada e comida de qualidade, o D’lla Grill se consolida como uma das melhores escolhas em Codó. Reconhecido pelo cuidado no preparo e pelo sabor marcante de seus pratos, o restaurante conquista clientes que valorizam uma refeição feita com atenção aos detalhes.

Especialista em carnes na brasa e assados, o D’lla Grill oferece um cardápio diversificado, pensado para agradar diferentes paladares, sempre com ingredientes selecionados e aquele tempero que faz toda a diferença. Cada prato é preparado no ponto ideal, garantindo suculência, aroma e uma experiência gastronômica completa.

Além da excelência na cozinha, o espaço proporciona um ambiente confortável e acolhedor, ideal para reunir família, amigos ou simplesmente desfrutar de uma boa refeição no centro da cidade. No D’lla Grill, comer bem é mais que um hábito: é um momento de prazer.

️ D’lla Grill — tradição no sabor, cuidado no preparo e excelência no atendimento.

Conciliação Itinerante atende a população de Caxias até dia 13

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) iniciou, nesta segunda-feira (9), os atendimentos do projeto Conciliação Itinerante no município de Caxias, que prosseguirão até a próxima sexta-feira, dia 13, no estacionamento do Caxias Shopping Center, oferecendo serviços jurídicos gratuitos à população.

A ação é realizada com foco na solução consensual de conflitos nas áreas cível e de família, como formalização ou dissolução de união estável, divórcio consensual, pensão alimentícia e renegociação de dívidas, entre outros serviços.

Durante a ação, cidadãos e cidadãs podem resolver conflitos por meio do diálogo, com apoio de conciliadores do Poder Judiciário. Serão atendidas tanto demandas pré-processuais — que ainda não possuem processo judicial — quanto casos já judicializados, desde que ainda seja possível a conciliação.

Serviços disponíveis:

Divórcio consensual;
Reconhecimento ou dissolução de união estável;
Reconhecimento espontâneo de paternidade;
Coleta de DNA para investigação de paternidade;
Pensão alimentícia;
Regulamentação de guarda;
Renegociação de dívidas;
Outros serviços de natureza consensual.

A ação é promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador José Nilo Ribeiro Filho e coordenado pelo juiz Rodrigo Nina.

O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp do Nupemec: (98) 2055-2283, ou por meio de formulário eletrônico disponível no Portal do TJMA. Pessoas que comparecerem sem agendamento também serão atendidas e orientadas.

LOCAL DE ATENDIMENTO

Caxias – 9 a 13/3

8h às 17h

Caxias Shopping Center – Rodovia 316, KM 554, Bairro Trizidela

CNB

Codó será palco do “Encontro das Presidentes e Vice-Presidentes das Comissões das Mulheres do Agro do estado do Maranhão”

No dia 19 de março, a FAEMA (Federação da Agricultura do Maranhão) sediará, em Codó, o Encontro das Presidentes e Vice-Presidentes das Comissões das Mulheres do Agro, representando os Sindicatos dos Produtores Rurais do estado do Maranhão.

A Comissão de Mulheres do Agro – FAEMA (mulheresdoagro.ma) tem como objetivo promover a participação e o protagonismo feminino no agronegócio maranhense, contando com o apoio da FAEMA/SENAR. A comissão se concentra em capacitação técnica, networking e formação de parcerias, visando fortalecer lideranças locais e a presença feminina no sistema sindical.

A programação do encontro abordará importantes temas, como “Comunicação e Posicionamento: A Voz da Mulher do Agro”, com a palestrante Rossana Aboud, advogada e pecuarista. Na sequência, será realizado um painel sobre Integração, Troca de Experiências e Inspiração, com a participação das presidentes das Comissões. Também serão discutidas estratégias para o Planejamento Anual e Gestão de Mandato em uma oficina sobre o Plano de Trabalho, conduzida por Janayna Jordania e Leonor, do SENAR/Maranhão.

Outro destaque será a palestra de Stéphanie Ferreira, Presidente da Comissão de Mulheres do Agro da CNA, que abordará O Papel Estratégico da Comissão de Mulheres no Sistema Sindical. A palestra magna será apresentada por Silvia Waiãpi e tratará do tema “Do Silêncio à Liderança: Mulheres que Transformaram Desafios em Colheitas”. O evento encerrará com mensagens inspiradoras da Presidente Mônica Loiola e da Vice-Presidente Keyssyane Soeiro, enfatizando o papel transformador das mulheres no agronegócio.

Ao final, haverá sorteios de brindes, uma foto oficial e um coquetel de encerramento.

Para Inalda Barros Beder, Presidente da Comissão de Mulheres de Codó, “Os encontros das Comissões das Mulheres do Agro são fundamentais, especialmente no tocante ao planejamento e fortalecimento da participação feminina no setor agropecuário. Esses eventos representam uma oportunidade para não apenas discutir desafios, mas também para construir soluções coletivas que impactem positivamente a vida das mulheres e de suas comunidades”.

A Vice-Presidente Micaela Lima acrescenta: “Essas reuniões funcionam como plataformas para a troca de experiências e conhecimentos entre as mulheres, proporcionando capacitações que aumentam a eficiência e a competitividade delas no agronegócio”.