Docente do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Marcos Antonio Tavares Lira é uma das maiores autoridades do país quando o assunto é energia fotovoltaica.
Em entrevista ao Meio Norte, Marcos Antonio diz que a UFPI é o maior centro de pesquisa do estado do Piauí e no que diz respeito a energia solar, ele destaca grupos de pesquisa que atuam tanto no Centro de Tecnologia quanto no Centro de Ciências da Natureza. “Nossa atuação está mais ligada à geração de energia solar. Nossos projetos partem do desejo de transformar/melhorar a realidade de determinada comunidade a partir de iniciativas inovadoras”, diz.
Marcos Antonio Lira é doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí; Mestre em Ciências Físicas Aplicadas pela Universidade Estadual do Ceará; Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará; Graduado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Ceará. Diretor do Centro de Tecnologia da UFPI, vencedor do Prêmio Espírito Público (edição 2021).
Ele atua ainda como orientador da Liga Acadêmica de Energia Solar. Atua nas áreas de Pesquisa: Geração de Energia Elétrica; Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Conservação de Energia Elétrica, Eficiência Energética, Aspectos ambientais da Energia, Energia Solar e Energia Eólica) e Direito da Energia.
Meio Norte- A academia (universidades) tem contribuído ao longo do tempo e da história tanto para formar como qualificar estudantes. Como você situa as contribuições da UFPI no campo da pesquisa científica e mais específico das energias renováveis?
Marcos Antonio Tavares Lira – A UFPI é o maior Centro de Pesquisa do estado do Piauí. As pesquisas desenvolvidas nos cursos de graduação e nos Programas de Pós-Graduação buscam discutir e solucionar questões contemporâneas, ou não, em todas as áreas do conhecimento. Nossos recursos humanos são extremamente qualificados, o que também possibilita várias cooperações com outros centros de pesquisa reconhecidos nacional e internacionalmente. No que se refere às energias renováveis, temos grupos de pesquisa que atuam tanto no Centro de Tecnologia quanto no Centro de Ciências da Natureza, sobretudo em temas relacionados à energia eólica, energia solar e energia de biomassa. Nesse sentido, a UFPI tem papel de catalizadora da difusão do uso destes recursos renováveis.
Meio Norte