
A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), está desenvolvendo o Projeto Pelas Minhas Mãos, uma iniciativa que integra políticas ambientais e sociais com foco na inclusão socioambiental de pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente usuários atendidos pelo Centro POP.
O projeto nasce da compreensão de que o cuidado com o meio ambiente também é uma ferramenta de transformação social. Por meio da implantação e manejo de hortas orgânicas, os participantes recebem capacitação teórica e prática, além de acompanhamento técnico contínuo, promovendo o desenvolvimento de habilidades, o fortalecimento da autoestima e a construção de novas perspectivas de vida.

União das secretarias do Governo Fé, Trabalho e Futuro
Nesta fase inicial, além da equipe da SEMMAM, e do total apoio do prefeito Chiquinho FC, o projeto conta com a participação de cinco beneficiários voluntários e com a parceria de duas secretarias municipais: Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial, fortalecendo a atuação intersetorial das políticas públicas.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Ferdinando Rocha, a iniciativa representa um novo olhar sobre a política ambiental no município. “O Projeto Pelas Minhas Mãos mostra que meio ambiente e inclusão social caminham juntos. Não estamos apenas implantando hortas, estamos oferecendo oportunidades, resgatando a dignidade e criando caminhos para a autonomia dessas pessoas. É uma atenção especial do prefeito Chiquinho FC, em fazer um trabalho de unir a preservação do meio ambiente, produção de alimentos e da dignidade do cidadão. É uma política pública que cuida da terra e, principalmente, das pessoas.”, destacou o secretário.

Mais do que produzir alimentos, o projeto simboliza o plantio de valores como dignidade, cidadania, responsabilidade social e sustentabilidade, reafirmando o compromisso da gestão municipal com uma política ambiental integrada às necessidades humanas e sociais. O Projeto Pelas Minhas Mãos reforça que investir em meio ambiente é também investir em pessoas, promovendo justiça socioambiental e transformação de realidades.

