O povoado Conduru, na zona rural de Codó-MA, será palco de um importante projeto do Rotary Clube: a comunidade receberá investimentos da ordem de R$170 mil para o desenvolvimento de um projeto de apicultura. O anúncio foi feito no último dia 10 de outubro, durante a visita do Governador do Distrito 4490, Murilo Santa Cruz e sua esposa, Eveline Santa Cruz. No entanto, o projeto fora apresentado e aprovado ainda na gestão do Governador Carlos Augusto Oliveira (2024/2025).
O projeto visa gerar economia solidária, desenvolvimento comunitário e preservação ambiental, já que a apicultura contribui para a manutenção da natureza, polinização natural das áreas e sua cultura não requer desmatamento ou queimadas. No anúncio do projeto estavam três representantes da comunidade Conduru. Segundo o companheiro rotariano, senhor Gervásio, coordenador do projeto, a escolha da comunidade Conduru se deu por suas características ambientais únicas:
“A comunidade está localizada a cerca de 36 km da sede do município e possui aproximadamente 250 hectares de mata nativa, possivelmente a última reserva de mata primária de Codó. Por essa razão, o local foi escolhido para receber o projeto.”, explicou.
Projeto irá fortalecer a cadeia produtiva do mel e derivados
O projeto contempla capacitação técnica continuada para os moradores, que já receberam treinamentos anteriores, e será apoiado por importantes instituições, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o Instituto Federal do Maranhão – Campus Codó e o SEBRAE, além de contar com uma parceria internacional de um clube do Peru.
Além da produção de mel, os participantes aprenderão a trabalhar com pólen, geleia real e outros derivados das abelhas, ampliando as oportunidades econômicas. O projeto também incluirá cursos sobre cooperativismo, associativismo e processamento de produtos locais, como o açaí e a juçara. Gervásio destacou que o projeto tem potencial para se tornar um embrião do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário, onde serão incluídos outros projetos, como Turismo Rural, Educação Ambiental, etc, fomentando o comércio local e garantindo a sustentabilidade do investimento.
O governador do distrito 4490, Murilo Santa Cruz destacou a importância do projeto para o município e reforçou a filosofia do Rotary: “O Rotary vai onde existe demanda para ajudar comunidades, mas não apenas dá dinheiro. O Rotary ensina a comunidade a ser autossustentável. Aplicamos o conhecimento: não damos o peixe, damos a vara e a isca para que o impacto seja duradouro. O projeto da apicultura em Conduru tem o valor estimado em 32 mil dólares, mas seu impacto vai muito além do investimento financeiro, promovendo desenvolvimento social, econômico e ambiental para a região”, concluiu o governador.