UMA REFLEXÃO SOBRE LIBERDADE RELIGIOSA – PARTE III


Cuidado com a Intolerância.

Não há lugar para a Intolerância Religiosa na democracia. Intolerante é todo aquele que se considera superior aos outros, porque somente ele possui o único pensamento correto sobre algo e, por isso deseja que você pense como ele. O intolerante age para roubar a sua liberdade de pensar diferente. Isto é intolerância. E se esta intolerância for na área de sua fé, culto e costumes religiosos, isto é, Intolerância Religiosa.
A intolerância produz o crime. A intolerância pode gerar danos morais (aqueles que ferem o interior da pessoa, seu psicológico, seu nome, sua honra e etc), calunia (afirmação falsa e desonrosa a respeito de alguém), injúria (atribuir palavras ou qualidades negativas contra alguém, xingar por exemplo) e difamação (atribuir a alguém um fato desonroso).

O caminho é a Tolerância.

O melhor e único caminho que você deve seguir é ser tolerante com os outros. Você tem o direito e a liberdade para discordar das ideias de outras pessoas, porém não tem o direito e a liberdade de ofender e perseguir pessoas que discordam de você, de sua maneira de pensar.

Procure sempre o bom senso para não ofender a consciência de outra pessoa. O seu direito à liberdade de pensar e dizer o que pensa, de crer em uma religião e fé, exercer livremente seu culto a sua divindade e os seus costumes religiosos termina quando começa o direito à mesma liberdade do outro.

Suelson Sales
Advogado e Especialista em Direito Religioso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *