O vereador Araújo Neto usou a tribuna da Câmara Municipal de Codó, durante a 32ª Sessão Ordinária, realizada na última terça-feira (14), para celebrar o inédito pacote de benefícios anunciado pelo prefeito Chiquinho FC para os servidores contratados e seletivados da Educação. O parlamentar classificou a medida como um avanço nunca antes visto no município, equiparando os direitos desses profissionais aos dos efetivos e dando o devido valor para a classe.
Em um discurso emocionado, o vereador relatou a participação em uma reunião na FC Show, na noite anterior, onde o anúncio foi feito a cerca de 2.000 pessoas, incluindo contratados e seletivados. Na ocasião, foi informado ao público sobre uma série de medidas que levarão mais dignidade aos servidores que não são concursados, como o fim da demissão ao fim de cada ano, direito ao 13º salário, recursos de deslocamento, entre outras medidas de valorização dos servidores.
O Fim da Humilhação e Novos Direitos
Araújo Neto destacou as principais mudanças anunciadas e enfatizou que as medidas colocam os contratados e seletivados no mesmo padrão dos efetivos de Codó, enquanto o concurso público não é realizado. “Com a abolição das demissões ao fim de cada ano, os servidores não ficarão mais desamparados, onde em dezembro os contratados eram dispensados e só voltavam a trabalhar em março. A partir deste mês o trabalho e a remuneração serão contínuos, levando mais dignidade e tranquilidade aos servidores. Os contratados e seletivados terão seus direitos equiparados como os efetivos, com o seu décimo terceiro salário a cada ano e àquele recurso de deslocamento de acordo com a quilometragem que roda a cada dia, entre 5 a 20%”, pontuou.
Uma Conquista Histórica
Em sua fala, o vereador traçou um paralelo com a história da Educação em Codó, mencionando a discussão do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), que representou um grande avanço para os efetivos e que agora uma situação similar estava chegando também para os contratados seletivados “Agora nesse governo muitas progressões foram implantadas, coisas que precisavam os professores conseguir na justiça, isso não mais acontece no atual governo. Agora, estão sendo implantadas automaticamente como todos os direitos dos professores efetivos que estão no plano de carreira de cargos e salários. E agora nós chegamos num outro nível. De dar aos contratados e seletivados as mesmas condições dos efetivos,” declarou.
Araújo Neto parabenizou o prefeito pela grande visão de tratar com dignidade os contratados e seletivados, ressaltando que o objetivo é único: melhorar os nossos índices, de dar todas as condições necessárias para os professores. “Eles que são os artistas principais desse processo junto com o nosso alunado para que nós consigamos a voltar com Codó aonde ela tem que estar, entre as cidades de melhores índices educacionais do Maranhão.”, concluiu
Agenda de Inaugurações
O vereador também aproveitou para divulgar a agenda de inaugurações na cidade: Quinta-feira, dia 16: Visita do Ministro das Comunicações, Frederico Siqueira, para inaugurar o programa “Computadores para Inclusão” na Escola Nagib Buzar, às 16h.
Sexta-feira, dia 17: Entrega da UBS do Barracão completamente reformada e, pela primeira vez na história, a reforma completa da Escola Família Agrícola, que existe há mais de 20 anos no município.