
Um tremor de terra de magnitude estimada em 4.0 foi registrado na noite desta quinta-feira (13) na região de Caxias, no leste do Maranhão. Moradores relataram que sentiram os tremores e ficaram assustados.
O epicentro teria sido em Parnarama, na fronteira com o Piauí, segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que ainda monitora o fenômeno. Ao todo, ao menos quatro tremores já foram registrados nas últimas horas.
Segundo a UFRN, o primeiro abalo, de magnitude 4.0, ocorreu às 22h07 e foi sentido por moradores de vários bairros de Caxias e também em municípios vizinhos, como São João do Sóter. Logo após, outros três eventos ocorreram ao longo da noite:
23h31 (02h31 UTC) – magnitude 2.2
23h37 (02h37 UTC) – magnitude 2.2
23h46 (02h46 UTC) – magnitude 2.3
Em Caxias, moradores registraram um alerta do Android Earthquake Alerts System, do Google, que apontava um tremor de terra acontecendo na região. Já em São João do Sóter, o Centro de Sismologia da USP registrou um tremor de terra de magnitude 3.9, por volta das 01h desta sexta (14).
Tremores são considerados leves, mas perceptíveis
Tremores com magnitude entre 2.0 e 4.0 são classificados como leves e, em geral, não provocam danos estruturais, mas podem ser sentidos pela população. Até o momento, não há registro de danos materiais ou feridos.
O último evento sísmico divulgado pelo laboratório no Maranhão havia ocorrido em 21 de março de 2023, quando um tremor de magnitude 2.6 atingiu o município de Cantanhede (MA). Já na cidade de Cururupu (MA), houve um registro de tremor de magnitude 4,7, de acordo com dados do Centro Sismológico Euro-Mediterrânico, em 2024.
A região da Bacia Sedimentar do Parnaíba, onde se localizam Caxias e Parnarama, possui falhas geológicas antigas, o que pode explicar a ocorrência de eventos sísmicos esporádicos, porém a região não costuma apresentar tremores.
G1ma
