Mães maranhenses que defendem homeschooling destacam importância da educação personalizada; especialistas consideram modelo um retrocesso

Enem: jovem que fez 'homeschooling' e foi proibida de cursar faculdade pela Justiça faz canal com dicas de estudos — Foto: Reprodução/TV TEM

Enem: jovem que fez ‘homeschooling’ e foi proibida de cursar faculdade pela Justiça faz canal com dicas de estudos

Nessa segunda-feira (27), a proposta de ensino domiciliar no Brasil, o chamado homeschooling, foi tema de debate na Comissão de Educação do Senado. Essa é a primeira de seis audiências públicas interativas, que visam discutir a possibilidade de oferta domiciliar da educação básica no Brasil. Segundo o Senado, a reunião tem o objetivo de instruir o projeto de lei (PL 1.338/2022), que autoriza a medida.

O projeto, que já foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 19 de abril de 2022 e está em tramitação no Senado, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394, de 1996) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069 de 1990). Nesta primeira audiência, foi debatido o homeschooling e a relação com o direito à educação.

O tema é polêmico e divide opiniões de pais, responsáveis, educadores e especialistas. No Maranhão, há famílias que adotam esse modelo de ensino, mesmo sem ele ter validade legal no país, e há, também, famílias gostariam de adotar o homeschooling e defendem sua aprovação.
G1MA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *