Carnaval “Folia, Cultura e Paixão” reúne multidão e consolida Codó como destaque no Maranhão

Cinco dias de festa, organização e diversidade musical marcaram o Carnaval 2026 no município

O Carnaval de 2026 “Folia, Cultura e Paixão”, promovido pela Prefeitura de Codó, foi encerrado em grande estilo no início da manhã desta quarta-feira (18), confirmando o sucesso de mais uma edição da festa que já se consolida como uma das mais animadas do interior maranhense. Mesmo sob chuva, uma multidão compareceu ao circuito montado na Avenida Augusto Teixeira para aproveitar uma programação marcada por swing, alegria e muita animação.

Durante cinco dias de festa, o evento reuniu tradição e vibração em um formato de circuito que foi um dos grandes destaques deste ano. A estrutura garantiu mais mobilidade, segurança e organização para os foliões, que puderam curtir cada noite com tranquilidade e energia redobrada.

Estrutura reforçada e valorização dos artistas locais

A programação contou com dois trios elétricos, que receberam artistas nacionais e também abriram espaço para bandas locais. A iniciativa reforçou a valorização dos talentos da terra, promovendo uma mistura de ritmos que agradou diferentes públicos e manteve o circuito sempre cheio.

A festa no formato de circuito contribuiu para a fluidez do público ao longo da Avenida Augusto Teixeira, além de fortalecer o esquema de segurança e os serviços de apoio disponibilizados pela organização. O resultado foi um ambiente de confraternização, respeito e celebração cultural.

Prefeito celebra sucesso e agradece participação popular

O prefeito Chiquinho FC celebrou o êxito da programação e agradeceu a todos os envolvidos na realização do evento. Segundo o gestor, o planejamento foi cumprido e o apoio da população foi fundamental para o sucesso da festa.

“Minha gente, o Carnaval 2026 de Codó foi bonito demais. Foi alegria nas ruas, respeito, organização e muita gente trabalhando para tudo dar certo. A Prefeitura fez sua parte, mas quem brilhou foi o povo codoense. A folia acabou, mas Codó segue em frente, com trabalho e alegria”, destacou o prefeito.

Ele também agradeceu às equipes organizadoras, aos artistas, aos blocos carnavalescos, aos comerciantes e a todos os profissionais que atuaram direta ou indiretamente no evento.

Cultura fortalecida e economia aquecida

De acordo com o 17º Batalhão de Polícia Militar, durante todo o período oficial da folia, cerca de 120 mil foliões participaram das festividades, incluindo visitantes, o que contribuiu para movimentar a economia local, refletindo o impacto positivo da festa para a cidade. O BPM ressaltou ainda que não houve registro de assaltos, furtos e homicídios no circuito de carnaval. Foi registrada a apreensão de uma arma de fogo, drogas e foram efetuadas 3 prisões. Os baixos índices de registros de ocorrências reforçam a atuação do policiamento ostensivo e a segurança em todos os dias de festa.

Além de impulsionar a economia e o turismo, o Carnaval “Folia, Cultura e Paixão” reafirmou a importância da cultura popular como instrumento de integração social e identidade regional. Com organização, diversidade musical e grande participação popular, Codó consolida-se como um dos destinos mais procurados do Maranhão no período carnavalesco.

Confira os melhores momentos do Carnaval de Codó 2026:

https://drive.google.com/drive/folders/1CV0gG9OAm-T8zX2DtGtKvRUJezes5PhT

Assessoria de Comunicação

Polilaminina: entenda a substância experimental que promete avanços em lesões medulares

A polilaminina tornou-se um dos assuntos mais comentados nas redes sociais recentemente, impulsionada por vídeos de pacientes que recuperaram movimentos após tratamentos experimentais. A substância é um composto sintético derivado da laminina — uma proteína essencial já presente no corpo humano, responsável pela organização dos tecidos e pelo crescimento celular. O projeto é liderado pela bióloga Tatiana Coelho Sampaio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e foca especificamente na regeneração de células nervosas em casos de trauma raquimedular.

O tratamento consiste na aplicação de uma dose injetável da substância, preparada a partir de proteínas extraídas da placenta humana, diretamente na área lesionada da medula espinhal.

A proposta científica é que a polilaminina atue como um estímulo para que os tecidos nervosos se regenerem, sendo o procedimento obrigatoriamente acompanhado por um protocolo rigoroso de fisioterapia.

Segundo a Anvisa, a substância participa de processos biológicos fundamentais, o que justifica o interesse científico em seu potencial terapêutico.

Estágio atual da pesquisa e critérios de segurança

Apesar do entusiasmo gerado pelos relatos recentes, a pesquisa ainda se encontra em estágio inicial. Em janeiro, a Anvisa autorizou o início da fase 1 dos estudos clínicos, cujo objetivo principal é avaliar a segurança do método em seres humanos.

Nesta etapa, os pesquisadores monitoram possíveis riscos e efeitos adversos para determinar se o tratamento pode avançar para fases mais amplas.

Os critérios para participação nos testes atuais são restritos: pacientes entre 18 e 72 anos, com lesões na região torácica ocorridas há menos de 72 horas e com indicação cirúrgica.

Especialistas e órgãos de saúde reforçam que, por enquanto, não se pode atribuir a melhora dos pacientes exclusivamente ao medicamento, uma vez que a eficácia real só será comprovada em etapas futuras do estudo.

Os resultados observados em laboratório e em pequenos grupos iniciais foram positivos o suficiente para garantir a continuidade da pesquisa, mas a validação final dependerá da análise criteriosa dos dados coletados durante os testes clínicos autorizados.

O Imparcial

HOJE TEM A VOLTA DO CHURRASQUINHO NA PARRILHA DO LOCOMOTIVA!

Depois do Carnaval, a brasa volta a acender forte no Locomotiva Pub… e com ele, o primeiro churrasquinho na parrilla de Codó está de volta!

Mas não é “só” churrasquinho.
A parrilla é uma grelha especial, com brasa controlada, que permite assar a carne no ponto certo, sem queimar e sem ressecar. O resultado?

Mais suculência
Sabor defumado natural da brasa
Carne macia por dentro e levemente selada por fora
️ Controle real do ponto da carne

Locomotiva Pub

MDB confirma filiações e passa a ter maior bancada da Assembleia Legislativa

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) passou a deter a maior bancada da Assembleia Legislativa do Maranhão após confirmar a filiação de oito novos deputados estaduais, egressos do PSB. Com o movimento, a legenda alcança dez dos 42 parlamentares, incluindo a presidência do Legislativo estadual e a liderança do maior bloco parlamentar da Casa.

Foram oficializadas as entradas da presidente da Assembleia, Iracema Vale, além dos deputados Adelmo Soares, Antonio Pereira, Andreia Rezende, Daniella, Francisco Nagib, Davi Brandão e Florêncio Neto, que se juntaram a Kekê Teixeira e Ricardo Arruda.

Em publicação nas redes sociais, o MDB maranhense afirmou que os novos filiados chegam para somar “experiência, responsabilidade e compromisso público”.

O partido integra, na Assembleia, o bloco Unidos Pelo Maranhão, liderado por Ricardo Arruda. Já o diretório estadual é presidido pelo secretário Orleans Brandão, pré-candidato ao Governo do Maranhão.

Marrapá

TIMBIRAS GANHA DO ESTADO UMA AMBULÂNCIA NOVA PARA A SAÚDE

A gestão de Paulo e Edmundo, segue a todo vapor em busca de melhorias para a população e a prova está na área da saúde que é uma das melhores da regional.

O governador Carlos Brandão fez a entrega de uma viatura AMBULÂNCIA para atender melhor o povo timbirense e Região. Virá mais ações como o mais asfalto, mais bloquetes, viatura nova para a policia militar, melhorias na CAEMA e muito mais.

“O jovem prefeito Paulo Vinicius, falou da gratidão e parceria com o governo do Estado, pois quem tem a ganhar é o nosso povo e estamos dando continuidade de um trabalho que começou lá atrás com o ex-prefeito Dr. Antônio Borba, pois todos sabem da nossa pegada e seriedade, a politica se faz com respeito, carinho e trabalho, não uma politica suja e mentirosa e sem compromisso com nosso povo, disse o prefeito Paulo Vinicios”.

Blog do Silvio Ramon

Blog do Alberto Barros homenageia o empresário Amarildo Filho pelo seu aniversário

O Blog do Alberto Barros presta uma justa e carinhosa homenagem ao empresário Amarildo Filho, que celebra mais um ano de vida marcado por conquistas, trabalho e dedicação à família e à comunidade.

Reconhecido pelo seu espírito empreendedor e pela postura ética à frente da Rad Imagem e outras empresas, Amarildo Filho construiu uma trajetória pautada na responsabilidade, no compromisso e no respeito às pessoas. Ao longo dos anos, tem se destacado não apenas como empresário, mas também como um cidadão participativo e atento às demandas da sociedade.

Neste dia especial, familiares, amigos e parceiros celebram sua vida, desejando saúde, sabedoria e ainda mais sucesso em seus projetos. Que esta nova etapa venha repleta de realizações, prosperidade e momentos felizes ao lado de quem ele ama.

O Blog do Alberto Barros parabeniza Amarildo Filho por sua história inspiradora e deseja um novo ciclo de muitas bênçãos e vitórias!

Deputado Nagib e Prefeito Chiquinho Oliveira declaram apoio a André Fufuca em Codó

Durante a Feijoada Amigos do Nagib, realizada no sábado de Carnaval (14) na FC Show, em Codó, o deputado estadual Francisco Nagib e o prefeito Chiquinho Oliveira declararam apoio à pré-candidatura de André Fufuca ao Senado e Orleans Brandão ao Governo do Estado.

O evento, que reuniu o calor do povo codoense e o ritmo das charangas, serviu como palco estratégico para oficializar a unidade do grupo em torno de Fufuca e de Orleans.

O prestígio da mobilização foi reforçado pela presença de importantes lideranças estaduais, como os prefeitos Dr. Júnior (Peritoró), Dr. Deibson Balé (Trizidela do Vale) e Chiquinho do Banco (Governador Eugênio Barros).

A participação de diversos representantes de cidades vizinhas demonstrou a força de articulação de Nagib e do prefeito de Codó, transformando a celebração carnavalesca em um robusto ato de convergência política.

O encontro selou o compromisso das lideranças com o projeto majoritário, unindo a festividade da época ao fortalecimento de alianças para as próximas disputas.

Fonte: blog do Domingos Costa

Novo número, mesma energia: Equatorial informa mudança no número da Unidade Consumidora (UC)

A Equatorial Energia informa aos seus clientes que o número da Unidade Consumidora (UC) passará por uma atualização. A mudança faz parte de uma padronização nacional determinada pela ANEEL, com o objetivo de tornar o cadastro mais moderno, seguro e eficiente.

De acordo com a concessionária, a alteração não trará prejuízos aos consumidores. Direitos, histórico de consumo e serviços contratados permanecem os mesmos. Apenas o número da UC será atualizado, garantindo maior integração dos sistemas e agilidade nos atendimentos.

A orientação é que os clientes fiquem atentos às próximas faturas de energia, onde já constará o novo número da Unidade Consumidora.

A Equatorial reforça: é um novo número, mas com a mesma qualidade e compromisso no fornecimento de energia.

Equatorial Energia – por você hoje, pelo futuro todo dia.

Com recorde em São Luís, Carnaval do MA encerra sem registro de ocorrências graves

O Carnaval do Maranhão 2026 entrou para a história pelo recorde de público e pela segurança. Foram mais de 5,4 milhões de pessoas nos circuitos de São Luís. Nenhuma ocorrência grave foi registrada nos circuitos oficiais da festa promovida pelo Governo do Maranhão na capital ou nos circuitos do interior do estado. Não houve casos de homicídio, feminicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte ou qualquer outro crime grave durante os dias de programação.

Em São Luís, também não houve apreensão de armas de fogo ou drogas nos circuitos oficiais organizados pelo Governo do Maranhão. Além disso, a Secretaria de Estado da Segurança Pública contabilizou redução significativa nos registros de roubos e furtos de aparelhos celulares em relação ao ano passado.

O balanço foi apresentado nesta Quarta-feira de Cinzas (18) pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, durante entrevista coletiva ao lado do comandante da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim; do delegado-geral da Polícia Civil, Manoel Almeida; do subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Francisco dos Anjos; e de demais comandantes das forças policiais do estado.

“Esses resultados são reflexo de um planejamento consistente e da atuação integrada de todo o Sistema de Segurança Pública do Maranhão, aliado ao uso da tecnologia. Empregamos mais de 8 mil policiais no reforço dos circuitos oficiais em todo o estado e utilizamos um sistema de reconhecimento facial, com câmeras e drones, no circuito da Litorânea, com monitoramento em tempo real, para garantir paz e segurança aos foliões e trabalhadores”, destacou o secretário.

Queda nos índices

Entre os principais indicadores da Operação Carnaval do Maranhão 2026 está a redução de aproximadamente 40% nos casos de furto de celulares no circuito da Litorânea: foram 116 registros em 2025, contra 70 em 2026.

Outro dado expressivo foi a queda de 98% nos roubos de celulares — de 41 ocorrências registradas no ano passado para apenas um caso em 2026.

Estrutura reforçada

A operação mobilizou mais de 8 mil agentes das forças estaduais de segurança pública, incluindo efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial, Inteligência, Centro Tático Aéreo (CTA), Força Estadual e Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

Foram empregadas cerca de 700 viaturas, entre carros e motocicletas, além de quatro aeronaves, que realizaram sobrevoos contínuos para patrulhamento, monitoramento e apoio às equipes em solo, especialmente nas áreas de maior concentração de público.

O aparato tecnológico incluiu câmeras de videomonitoramento com reconhecimento facial, drones e monitoramento aéreo em tempo real.

Durante o período carnavalesco, a Polícia Militar realizou 57.112 abordagens em todo o Maranhão, sendo 13.418 somente na Grande Ilha — que compreende São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. As ações resultaram na recuperação de 22 veículos, 66 prisões em flagrante e no cumprimento de 12 mandados de prisão.

Também foram apreendidas 85 armas brancas e seis armas de fogo em áreas próximas aos circuitos, além de quase três quilos de entorpecentes.

O comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Wallace Amorim, ressaltou que o reforço nos circuitos não comprometeu o policiamento nos bairros.

“As ações de policiamento ostensivo nos bairros, fora dos circuitos, foram mantidas em todo o estado. Também intensificamos barreiras policiais, inclusive da Lei Seca, nas rodovias estaduais e nos acessos à capital e aos demais municípios, para prevenção de crimes”, afirmou.

Gilberto Léda