Primeiro foco de gripe aviária em granja comercial é confirmado no Brasil

O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou, na quinta-feira (15/5), a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade em granja de aves comerciais. O caso ocorreu no Rio Grande do Sul, no município de Montenegro. A publicação oficial sobre o caso foi feita nas primeiras horas desta sexta-feira (16/5).

Esse é o primeiro foco do vírus detectado em sistema de avicultura comercial no Brasil. Desde 2006, ocorre a circulação do vírus, principalmente na Ásia, África e no norte da Europa.

O Ministério da Agricultura, alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. “A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo. O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)”, cita.

Ainda segundo a pasta, as medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência já foram iniciadas e visam não somente erradicar a doença, mas também manter a capacidade produtiva do setor, garantindo o abastecimento e, assim, a segurança alimentar da população.

“O Mapa também está realizando a comunicação oficial aos entes das cadeias produtivas envolvidas, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, bem como aos parceiros comerciais do Brasil. O Serviço Veterinário brasileiro vem sendo treinado e equipado para o enfrentamento dessa doença desde a primeira década dos anos 2000”, diz o Ministério.

Correio Braziliense

Janja: de Musk a Xi Jinping, por que primeira-dama acumula polêmicas?

Novembro de 2024. No Rio de Janeiro, a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, discursa em um evento do G20 e xinga, em inglês, o homem mais rico do mundo, Elon Musk. A plateia, composta na maioria por jovens, aplaude. Dois dias antes, ele havia acabado de ser anunciado como membro do futuro governo do presidente norte-americano, Donald Trump.

Maio de 2025. Em Pequim, segundo relatos dos jornalistas Andreia Sadi e Valdo Cruz, da Rede Globo, Janja, como é conhecida, interpelou o presidente da China, Xi Jinping, sobre a atuação do aplicativo chinês TikTok ao redor do mundo. Desta vez, a plateia composta por políticos brasileiros e chineses teria reagido com embaraço por conta da quebra de protocolo e porque o tema é considerado extremamente sensível para as autoridades chinesas.

Os dois casos são apenas alguns dos episódios em que a primeira-dama esteve envolvida que chamaram atenção da opinião pública e ensejaram críticas de analistas políticos e de membros da oposição.

Diferentemente de outras mulheres que estiveram em sua posição na história recente do Brasil, Janja se manifesta sobre temas polêmicos e é vista no Palácio do Planalto como alguém com relativa influência política no governo.

Até que ponto Janja representa o governo brasileiro, à medida em que não foi eleita e nem tem cargo público? Além disso: quais os riscos (e as vantagens) de o Brasil ter uma primeira-dama tão vocal quanto ela?

Elas também afirmam que, à medida em que Janja se expõe opinando sobre diferentes temas, ao contrário de outras primeiras-damas na história recente do Brasil, ela fica passível às críticas em torno de sua atuação.

Por outro lado, as especialistas também afirmam que uma parte considerável das críticas sobre Janja seria resultado de uma mistura de machismo e misoginia que perseguiria mulheres com engajamento político no Brasil e no mundo.

Procurada, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República enviou uma nota afirmando que, como primeira-dama, Janja não ocupa cargo na administração pública.

A nota diz ainda que “ao longo da história, o cônjuge chefe do Executivo sempre assumiu um papel representativo simbólico” e que “a atual primeira-dama brasileira recebe tratamento idêntico ao conferido às que a precederam, sendo reconhecida como figura pública de liderança social”.

Rosângela Lula da Silva tem 58 anos, é cientista social e trabalhou na coordenação de programas voltados ao desenvolvimento sustentável da estatal Itaipu Binacional, no Paraná. Ela é a terceira mulher de Lula.

O relacionamento dos dois veio à tona em 2019, quando o petista ainda estava preso na Superintendência da Polícia Federal no Paraná, em Curitiba. Em 2022, já depois de ser solto, Lula se casou com Janja, em uma cerimônia realizada em São Paulo.

Ela acompanhou Lula durante toda a campanha presidencial que resultou na vitória do petista sobre Bolsonaro.

Os primeiros meses na condição de primeira-dama foram marcados por uma polêmica. No início do ano, Janja deu entrevistas afirmando que dezenas de móveis do Palácio da Alvorada (residência oficial da Presidência da República) haviam desaparecido durante a passagem da família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo imóvel.

A informação, no entanto, foi desmentida pela ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro e, em seguida, o próprio governo teve que admitir que os móveis supostamente desaparecidos estavam em um depósito do Palácio.

Em setembro de 2024, a Justiça Federal do Distrito Federal condenou Lula e Janja a pagar R$ 15 mil à família Bolsonaro por danos morais relacionados às declarações sobre o mobiliário.

Nos meses que se seguiram, sua atuação voltou a chamar atenção por seus posicionamentos em momentos considerados delicados do atual governo.

Em meio à crise em torno das denúncias de assédio sexual supostamente praticado pelo ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida, Janja se manifestou à favor da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, ao postar uma foto em suas redes sociais em que aparece beijando a testa de Franco.

O termo “primeira-dama” vem sendo usado no Brasil nos mesmos moldes do adotado pelos Estados Unidos, desde as primeiras décadas da república norte-americana. Mas apesar de o termo ser de amplo uso no Brasil, o posto de primeira-dama presidencial, suas limitações e atribuições, não estão previstos na Constituição Federal.

Em meio às polêmicas em torno da atuação de Janja nesta posição e à pressão da opinião pública sobre suas viagens e sua agenda, a Advocacia-Geral da União (AGU) divulgou uma orientação normativa sobre a atuação do “cônjuge do presidente da República”. O documento não cita o termo “primeira-dama”.

No documento, a AGU diz que o “cônjuge” do presidente da República exerce “um papel representativo simbólico em nome do Presidente da República de caráter social, cultural, cerimonial, político e/ou diplomático”.

O documento também indica o que especialistas apontam como uma “ambiguidade” em torno desta posição.

Segundo ele, o cônjuge do presidente da República não estaria autorizado a assumir compromissos formais em nome do Estado brasileiro, mas permite que ele, “em certa medida”, represente o presidente de forma simbólica.

Ele classifica a atuação do cônjuge como “sui generis” (única em seu gênero).

“Esta função sui generis é voluntária, não remunerada e não autoriza a assunção de compromissos formais em nome do Estado brasileiro, mas lhe atribui a capacidade de exercer, em certa medida, a representação do Presidente da República, no âmbito de uma linguagem simbólica que detém significação reconhecida à luz do costume”, diz o documento.

A ambiguidade continua à medida em que não há uma definição específica sobre qual deve ser a estrutura de governo em torno da primeira-dama. Um levantamento feito pelo portal Poder 360 em 2024 indicou que o custo das atividades de Janja, incluindo salários e despesas com viagens e assessores era de R$ 2 milhões por ano.

Segundo o levantamento, Janja teria o auxílio de oito servidores, entre assessores, seguranças e jornalistas.

Para a doutora em Sociologia e Filosofia Política pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade de Granada, na Espanha, Jéssica Rivetti Melo, a falta de uma definição mais específica sobre o papel da primeira-dama é um problema.

“O que eu reivindico é que essa posição seja formalizada, porque a partir do momento em que existe uma certa formalização, você tem protocolos efetivos de como a mulher ou o acompanhante nessa posição tenha ou não que se posicionar […] Uma vez em que este é um papel protocolar simbólico, você não tem muito como fazer cobranças”, afirma à BBC News Brasil.

A professora de Ciência Política da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Luciana Santana lembra que o Brasil já teve primeiras-damas com perfis protagonistas, como Ruth Cardoso, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002), e Michelle Bolsonaro, durante o governo de Jair Bolsonaro (2019 a 2022).

“Ruth Cardoso fazia isso muito bem porque ela tinha um papel muito delimitado por Fernando Henrique, que era a atuação em projetos sociais […]No caso da Janja, esse papel não foi dado claramente e a vemos perpassando vários assuntos […] Michelle Bolsonaro tinha clareza sobre sua pauta, que era a das pessoas com deficiência. Talvez, a ausência de uma pauta mais clara cause esses ruídos”.

Luciana Santana diz, no entanto, que o atual momento do país também ajuda a explicar as críticas a Janja. Enquanto Ruth Cardoso e Michelle Bolsonaro teriam tido uma atuação mais discretas, Janja, por sua vez, teria um perfil mais altivo.

“A atuação dela é questionada bastante porque o presidente Lula foi eleito num momento de muita polarização política. Tem uma parcela da população que é muito crítica a ela”, diz a professora à BBC News Brasil.

Um exemplo dessa polarização foi a atuação do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), ex-coordenador da Operação Lava Jato que prendeu Lula. Por meio de advogados, ele fez diversos pedidos de acesso à informação sobre a agenda de Janja enquanto exerceu seu mandato de deputado.

Em maio de 2023, no entanto, ele foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por crimes eleitorais.

Michelle Bolsonaro fala em frente ao marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro, em evento do Partido Liberal Mulher na Assembleia Legislativa de São Paulo, em 6 de maio de 2023
Crédito,Reuters
Legenda da foto,Michelle Bolsonaro teve protagonismo durante governo do marido, mas com atuação mais delimitado, segundo professora
Excessos?
Na avaliação de Luciana Santana, o episódio envolvendo Xi Jinping não deveria ser considerado um erro grave na conduta de Janja. Já as ofensas dirigidas pela primeira-dama a Elon Musk, sim.

“Ela não poderia ofendê-lo. Tanto que coube ao presidente Lula tentar remediar […] ali houve, claramente, um excesso. Uma fala que ela, talvez, pudesse ter uma mesa de bar, de forma mais livre, mas não no exercício da figura de primeira-dama”.

A menção a Lula feita por Santana é relativa à declaração do presidente após as falas de Janja sobre Elon Musk.

“Eu queria dizer para vocês que essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém”, disse Lula em um evento naquela mesma semana.

O comportamento do presidente foi semelhante agora. Após o episódio na China, ele saiu, novamente, em defesa de Janja.

Em entrevista coletiva em Pequim, Lula disse que teria sido ele que iniciou a conversa sobre o TikTok com Xi Jinping e que Janja poderia falar sobre o assunto porque entende mais do que ele sobre o tema.

“O fato da minha mulher pedir a palavra é porque ela não é cidadã de segunda classe. Ela entende mais de direito digital do que eu e resolveu falar”, disse o presidente.

“Eu perguntei ao companheiro Xi Jinping se era possível ele enviar para o Brasil uma pessoa da confiança para a gente discutir a questão digital – sobretudo o TikTok”, declarou o presidente. “E aí a Janja pediu a palavra para explicar o que está acontecendo no Brasil, sobretudo contra as mulheres e as crianças. Foi só isso.”

Segundo o presidente brasileiro, a resposta de Xi Jinping foi a de que o Brasil tem o direito e o poder de fazer a regulamentação das redes sociais e até banir a plataforma do país.

Para a professora de Relações Internacionais da ESPM Denilde Holzhacker, parte das críticas a Janja decorrem do que ela chama de confusão entre seu papel de primeira-dama e de militante política.

“Há uma confusão entre a pessoa que tem uma militância política histórica e o seu papel como esposa de um presidente. Esse é que é o grande problema que gera as críticas com relação a ela”.

Para Luciana Santana, não há dúvidas de que Janja, assim como outras primeiras-damas, é uma agente política e, como tal, vai atrair críticas.

“Queira ou não queira, ela (Janja) tem uma representatividade política. Ela assume esse papel e acaba recebendo os bônus e o ônus da função política que ela exerce.”

Machismo e misoginia
Todas as especialistas ouvidas pela BBC News Brasil disseram avaliar que um dos elementos que também ajuda a explicar o escrutínio sobre Janja é o machismo.

“Todas as mulheres sofrem misoginia no ambiente político”, diz Denilde Holzhacker, da ESPM.

Para Jéssica Rivetti Melo, Janja receberia tantas críticas por, em tese, romper com um padrão de atuação de primeiras-damas que ficou conhecido após uma reportagem descrevendo a ex-primeira-dama Marcela Temer, mulher do ex-presidente Michel Temer (MDB): “bela, recatada e do lar”.

Segundo esse padrão, caberia à primeira-dama brasileira uma atuação discreta e quase figurativa, a exemplo do que também teria ocorrido durante os dois primeiros mandatos de Lula, quando ele era casado com Marisa Letícia, sua segunda esposa, que faleceu em 2017.

“Janja recebe diversos comentários misóginos e machistas porque ela rompe com as expectativas de que ela fosse agir como Marisa Letícia, que era uma agente política muito mais discreta e que atuava mais nos bastidores políticos.”

Para a socióloga, esse machismo não afetaria apenas Janja, mas todas as mulheres que fazem parte do que ela classifica como “elite política”.

“Quando as mulheres estão em posição de destaque, elas são alvos mais fáceis de críticas, de discursos odiosos”, diz.

Para Luciana Santana, apesar de reconhecer que Janja está sujeita à crítica por assumir um papel de agente política, ela diz acreditar que, por ser mulher, a primeira-dama tem um tratamento diferente do que teria se fosse homem.

“Todos os agentes que se colocam nessa posição de representantes do Estado estão sujeitos a erros e acertos. O que eu vejo é que o fato de ela ser mulher tem um peso que a gente não pode desconsiderar”, diz.

Jéssica Rivetti Melo diz que o machismo não afetaria apenas a atuação de Janja.

“Temos visto recentemente que as mulheres que ocupam o governo do Lula têm sido as mais afetadas, principalmente nesse terceiro governo dele. São elas que são depostas dos espaços ministeriais e dos cargos de chefia”, afirma.

Janja e Lula durante a chegada a Pequim para a visita oficial à China em maio de 2025
Crédito,Reuters
Legenda da foto,Lula defendeu a atuação de Janja durante encontro na China em que cobrou o presidente Xi Jinping pela atuação do TikTok
Vantagens e desvantagens
Para Luciana Santana, a forma como Janja ocupa o cargo de primeira-dama pode trazer vantagens e desvantagens para o governo.

“Um dos lados positivos é que, a depender da formação e da experiência prévia da primeira-dama, ela pode catalisar determinadas pautas e contribuir na ampliação do diálogo com diversos setores da sociedade”, diz.

Por outro lado, diz a professora, a proximidade de Janja com os movimentos sociais pode acabar criando problemas para o governo.

“Justamente por estar muito próxima a movimentos sociais, talvez ela não consiga encontrar o limite entre ser ativista e ser primeira-dama. Ela precisa entender que o govenro é heterogêneo e com interesses que, muitas vezes, precisam ser acomodados”, complementa.

Para Denilde Holzhacker, o principal risco à forma como Janja vem ocupando o cargo de primeira-dama é o impacto negativo doméstico.

“Nos casos de Elon Musk e Xi Jinping, os impactos são muito mais internos que externos. Ela é foco porque tem essa posição e assumiu o papel de porta-voz sem as amarras institucionais que Lula tem. Ela assumiu esse papel e por isso gera as críticas pelo lado da direita e de outros opositores”, diz.

Por outro lado, Denilde também vê possíveis vantagens na forma como Janja se comporta.

“De outro lado, ela cria cria na militância a ideia de que tem alguém preocupado e voltado para defender a população de situações consideradas prejudiciais.”

Para Jéssica Melo, Janja acaba se convertendo em um alvo no governo Lula.

“Estamos vivendo um momento de neoconservadorismo e avanço do autoritarismo. Quando a gente vê uma mulher com uma posição mais forte […] obviamente, ela vai ser o caminho mais fácil para se atingir e criticar o governo Lula. As mulheres sempre vão ser a ponta mais fraca”.

BBC

Convênio entre Prefeitura de Codó e UFMA garante mestrado para docentes da rede municipal

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – SEMECTI, divulgou um convênio intersetorial realizado com a Universidade Federal do Maranhão – UFMA Campus Codó para formação de uma turma especial do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPEEB), destinada para professores da rede municipal de ensino.

A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (14), na Instituição, e contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do secretário municipal de educação, Ricardo Torres, do diretor geral da UFMA Campus Codó, Arlane Vieira e a classe de professores.

O programa é coordenado pelos professores Dra. Cristiane Dias e Dr. José Carlos Aragão e tem o objetivo de ampliar a formação continuada dos profissionais da rede municipal de ensino, alinhando-se às políticas públicas de valorização docente e qualificação pedagógica.

A turma do mestrado especial em educação tem previsão de início ainda neste ano, com duração prevista de dois anos, no quantitativo de 30 vagas disponíveis, onde 90% das vagas serão destinadas aos profissionais de educação do quadro efetivo e 10% para contratados.

O prefeito Chiquinho FC ressaltou o apoio da gestão aos professores e reafirmou o compromisso com o fortalecimento da educação no município de Codó.

“Tenho certeza de que os frutos serão colhidos. O maior presente que vocês podem me dar é a educação do nosso município restaurada, para que daqui a 4 anos possamos ter orgulho e garantir o futuro das nossas crianças.”, destacou o prefeito.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Futebol feminino: Maranhense é convocada pela 4ª vez para a seleção

A goleira maranhense Camila Rodrigues, natural de São Luís, foi convocada pela quarta vez para a seleção brasileira de futebol feminino. A lista foi divulgada pelo técnico Arthur Elias, e Camila participará dos amistosos preparatórios para a Copa América de 2025, contra o Japão, nos dias 30 de maio e 2 de junho, em São Paulo.

Revelada nas categorias de base do Sampaio Corrêa-MA, Camila conquistou o título do Campeonato Maranhense em 2017, ainda no início da carreira. Desde então, acumulou passagens por clubes como Viana-MA, Chapecoense-SC, Internacional-RS, Iranduba-AM e Santos-SP, onde se destacou e recebeu sua primeira convocação para a Seleção Brasileira, integrando o elenco da Copa do Mundo de 2023.

Atualmente, Camila defende o Cruzeiro-MG, onde é titular absoluta e vem sendo um dos destaques da equipe na temporada 2025, onde sofreu apenas 6 gols em duas competições que esteve em disputa. Suas boas atuações chamaram novamente a atenção da comissão técnica da seleção, consolidando seu nome entre as principais goleiras do país.

O Imparcial

Vereadores do Podemos entram na mira da Polícia Federal

Fraudes eleitorais envolvendo candidaturas fictícias voltam a abalar o cenário político de São Luís. Desta vez, uma operação da Polícia Federal revelou um esquema de desvio de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), com a suposta participação de vereadores eleitos pelo Podemos. A investigação aponta que mulheres foram lançadas como candidatas apenas para preencher a cota de gênero exigida por lei, mas sem campanha real, servindo como fachada para desviar dinheiro público.

Leia também: PF desmonta esquema de candidatura falsa que desviava verbas do fundo eleitoral, em São Luís
Para coibir essa prática a PF desencadeou, nesta quarta-feira (14), a Operação Malversador, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso envolvendo candidaturas fictícias utilizadas para desviar recursos do FEFC durante as eleições municipais de 2024, em São Luís. A investigação teve início após uma notícia-crime denunciar a atuação de uma organização criminosa no processo eleitoral. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão.

Entre os alvos da operação está a residência do empresário Kleber Moreira Neto, proprietário da KM Produções e Eventos. O nome dele aparece nas investigações relacionadas a denúncias contra o partido Podemos e os vereadores eleitos Fábio Filho, Raimundo Júnior e Wendel Martins, todos diplomados pela legenda.

Documentação falsa

Segundo apurações da PF, o grupo utilizou documentos falsos para viabilizar o desvio de recursos públicos. Um dos casos mais emblemáticos envolve uma candidata identificada como “laranja”, que recebeu R$ 300 mil do fundo eleitoral e obteve apenas 18 votos — um custo médio de R$ 16.666,67 por voto, número que escancara a possibilidade de fraude. A candidatura teria sido simulada para atender à exigência da cota de gênero e permitir o repasse indevido de verbas públicas.

Para concretizar o esquema, foram empregadas empresas de fachada, contratos falsos, notas fiscais superfaturadas e documentos inidôneos. Um dos papéis apreendidos revela a aquisição fraudulenta de mais de 1 milhão de santinhos, 50 mil bottons e 300 adesivos automotivos vinculados à suposta candidata fictícia.

O Imparcial já havia alertado para risco de cassação

Caso comprovada a fraude os três vereadores com mandatos na Câmara podem ter seus votos atribuídos anulados
Os investigadores identificaram o repasse de mais de R$ 1 milhão em recursos públicos para pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema, além de fortes indícios de lavagem de dinheiro por meio de empresas fantasmas, utilizadas para mascarar o destino final dos valores desviados.

A Justiça Eleitoral determinou, além das buscas, a suspensão do exercício de funções partidárias por parte do principal investigado. O material coletado será compartilhado com Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs), que poderão resultar na cassação de mandatos dos vereadores eleitos pelo Podemos em São Luís. Os crimes apurados incluem organização criminosa, falsidade ideológica eleitoral, uso de documentos falsos, peculato eleitoral e lavagem de dinheiro.

Fraude de gênero

Em março deste ano, O Imparcial noticiou que os vereadores Wendell Martins (7.698 votos), Raimundo Júnior (6.022 votos) e Fábio Macedo Filho (5.134 votos) poderiam perder os mandatos por suspeita de fraude à cota de gênero — dispositivo que obriga os partidos a destinarem ao menos 30% das candidaturas proporcionais a mulheres.

A denúncia foi apresentada pelos suplentes Eduardo Bezerra Andrade e Matheus Mendes Lima de Moraes (PL), além do partido Republicanos. Segundo eles, a direção do Podemos, sob comando de Fábio Macedo — pai de Fábio Filho e presidente estadual da sigla — teria lançado candidaturas femininas fictícias para burlar a legislação eleitoral.

Entre os nomes apontados como candidatas “laranjas” estão Maria das Graças de Araújo Coutinho, Ana Amélia Mendes Lobo Jardim e Brenda Carvalho Pereira. Esta última tornou o caso público em suas redes sociais, denunciando irregularidades e afirmando ter sofrido ameaças, registradas em boletim de ocorrência. Ela declarou ter recebido R$ 300 mil em recursos do FEFC e obteve apenas 18 votos. A denúncia aponta que sua campanha não teve qualquer movimentação significativa nas redes sociais ou nas ruas.

Na época uma audiência de instrução e julgamento da AIJE foi marcada, no Fórum Eleitoral de São Luís, sob comando da juíza Janaína Araújo de Carvalho, titular da 1ª Zona Eleitoral. A magistrada já havia negado anteriormente pedidos das defesas dos vereadores que solicitavam o arquivamento da ação.

A petição protocolada pelos advogados Sócrates José Niclevisk e Carlos Sérgio de Carvalho Barros reforça a tese de fraude com base na ausência de campanha efetiva e em documentos que comprovam irregularidades. Além da cassação dos três vereadores, o pedido inclui a anulação de todos os votos atribuídos ao Podemos na eleição proporcional de 2024, a retotalização do resultado eleitoral e a suspensão dos direitos políticos de Brenda Carvalho Pereira e Lorena Veruska Sousa Melo Macedo, presidente municipal da legenda, por oito anos.

O Imparcial

Cantinho do Presente: Surpreenda Alguém Especial com Nossas Lindas Cestas de Presentes

No Cantinho do Presente, acreditamos que cada gesto de carinho merece ser especial. Por isso, criamos cestas de presentes que encantam e emocionam, perfeitas para celebrar qualquer ocasião ou simplesmente demonstrar afeto.

Seja para aniversários, datas comemorativas ou momentos de “estava pensando em você”, nossas cestas são elaboradas com atenção aos mínimos detalhes. Recheadas com produtos de qualidade, elas vão de deliciosos chocolates e bebidas selecionadas a flores, itens de beleza e mimos personalizados. Você pode escolher entre as opções já prontas ou montar uma cesta totalmente personalizada, de acordo com o gosto da pessoa presenteada.

Surpreender quem amamos é uma forma de reforçar laços e criar memórias inesquecíveis. No Cantinho do Presente, você encontra mais do que cestas: encontra sentimentos transformados em presentes.

Não sabe o que escolher? Nossa equipe está pronta para ajudar a criar o presente perfeito. Venha nos visitar e descubra como é simples espalhar alegria e carinho com nossas cestas de presentes exclusivas!

Cantinho do Presente: porque todo momento especial merece ser celebrado com amor.

Frigorífico Marcelo Rei do Frango – Menor preço, melhor atendimento e máxima qualidade

Frigorífico Marcelo Rei do Frango – Menor preço, melhor atendimento e máxima qualidade. Com os cortes especiais da rede de frigoríficos Marcelo Rei do Frango você escolhe a carne de sua preferência (Frango, miúdos, gado, suíno e muito mais), prepara o seu prato predileto e faz do seu fim de semana um momento único. Visite-nos e aproveite a grande variedade de carnes e produtos, com o menor preço, melhor atendimento e máxima qualidade.

Na rede Marcelo Rei do Frango você encontra carnes de qualidade, atendimento diferenciado e o menor preço da cidade. Seja bem vindo e fique à vontade. Na rede Marcelo Rei do Frango você também vai encontrar pescado, camarão, e os melhores cortes de bovino, suíno, frango, miúdos, linguiça apimentada e artesanal, e outros embutidos. Sempre naquele precinho que cabe no seu bolso e no seu orçamento.

Frigorífico Marcelo Reio do Frango mais perto de você

Fique ligado nas ofertas da semana e os preços imbatíveis da rede Marcelo Rei do Frango. Garanta a sua carne de qualidade visitando as nossas unidades em Codó ou faça sua telecompras pelos whatsapps do Marcelo Reio do Frango; (99) 98839-1860 ou (99) 98147-7313 e nós entregamos no conforto da sua residência.

Wanessa Camargo e Dado Dolabella reatam namoro, diz colunista

Wanessa Camargo e Dado Dolabella estão juntos novamente. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (15) pelo colunista Leo Dias e marca mais um capítulo nas idas e vindas do casal. Durante o programa Fofocalizando, do SBT, ele revelou que Dado voltou a morar na casa de Wanessa há cerca de 30 dias.

Os dois iniciaram o primeiro namoro em 2000, mas se separaram em 2002. No ano seguinte, decidiram dar mais uma chance ao relacionamento, que durou até 2004. Após um longo período afastados, com rumos distintos na vida pessoal e profissional, Wanessa e Dado voltaram a se encontrar em 2022, logo após o fim do casamento da cantora.

Na ocasião, retomaram o romance com intensidade e chegaram a fazer planos de terem filhos juntos. Mesmo com o relacionamento aparentemente consolidado, o casal enfrentou novo rompimento em 2024, logo após a expulsão de Wanessa do Big Brother Brasil 24.

A separação, no entanto, durou pouco. Eles voltaram a se encontrar e reataram discretamente, mantendo a relação até fevereiro deste ano, quando anunciaram nova separação. Agora, em maio de 2025, os dois decidiram dar mais uma chance ao amor.

MN

Equatorial Maranhão realiza ações de conscientização em comemoração ao Dia Mundial da Reciclagem

_Programa E+ Reciclagem impulsiona cultura da reciclagem e amplia impacto social_

Neste sábado (17), celebra-se o Dia Mundial da Reciclagem, data instituída pela Unesco para promover o descarte consciente de resíduos. A Equatorial Maranhão destaca os avanços do programa E+ Reciclagem no estado, uma das mais relevantes iniciativas de sustentabilidade e reciclagem; que é voltada à educação ambiental, inclusão social, reciclagem e eficiência energética.

Criado em 2011, o programa já consolidou sua presença entre os maranhenses ao possibilitar que clientes troquem resíduos recicláveis por bônus na conta de energia elétrica. O diferencial está na forma como a ação une responsabilidade ambiental, benefício direto à população e apoio a instituições filantrópicas locais, estimulando uma cadeia virtuosa de solidariedade e sustentabilidade.

“O E+ Reciclagem não é apenas uma ação de preservação ambiental, mas também uma poderosa ferramenta de transformação social”, destaca Rosângela Martins, analista do programa na Equatorial Maranhão. “A cada troca realizada, o cliente pode optar por doar o bônus gerado a instituições sociais cadastradas. Isso fortalece a cidadania e multiplica o impacto do programa”, explicou Rosângela.

A participação é simples: basta levar um documento oficial com foto, CPF e o número da conta contrato a um dos postos de coleta parceiros. O desconto aplicado é proporcional à quantidade e peso de material entregue – o que estimula o engajamento contínuo da população.

*Educação ambiental e ações em comunidade ampliam a conscientização*

Para reforçar a conscientização das pessoas sobre a necessidade da reciclagem e celebrar a data, a Equatorial Maranhão antecipa as comemorações do Dia Mundial da Reciclagem, com atividades educativas e mobilização comunitária, nessa sexta-feira (16).

Em São Luís, às 9h, estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) do bairro Itaqui-Bacanga visitam o posto do E+ Reciclagem localizado na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar os jovens sobre a importância da reciclagem e incentivar que se tornem multiplicadores dessa prática em suas casas e comunidades.

Já no sábado (17/05), das 8h30 às 12h, será realizada uma blitz educativa no posto E+ Reciclagem localizado no Supermercado Mateus da Cohab, também em São Luís. Durante a ação, os clientes poderão entregar seus recicláveis e receber brindes como incentivo à adesão à coleta seletiva.

Além disso, todos os postos ativos do projeto E+ Reciclagem estarão em operação no sábado, incentivando o descarte adequado de resíduos e promovendo troca gratuita de lâmpadas ineficientes (incandescentes e fluorescentes) por lâmpadas LED, ação diretamente vinculada às diretrizes do Programa de Eficiência Energética regulado pela ANEEL. Vale ressaltar que o recolhimento das lâmpadas substituídas segue critérios de logística reversa, garantindo sua destinação ambientalmente correta e evitando riscos à saúde e ao meio ambiente.

Ações como essas não apenas geram economia na conta de energia, mas também consolidam o papel da Equatorial como agente de transformação energética e ambiental.

Em Alcântara, a Equatorial se une à Prefeitura Municipal e à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Sustentáveis (SEMMARS) para promover uma Campanha de Coleta Seletiva, na Praça do Galo. Durante toda a sexta-feira (16), das 9h às 16h, moradores são convidados a levar resíduos como papel, plástico, metal e lixo eletrônico para doação e descarte. Além de contribuir para o meio ambiente, os participantes poderão receber descontos em suas contas de energia com base no peso dos materiais doados.

*Resultados mais que positivos em 2025*

O E+ Reciclagem combate de forma eficaz os prejuízos causados pelos resíduos sólidos, que muitas vezes são descartados de forma indevida no meio ambiente, além de disseminar a cultura da coleta seletiva entre os maranhenses.

Nesses cinco primeiros meses de 2025, entre janeiro até maio, o programa já atingiu 517 novos cadastros nos postos fixos e grandes geradores; com um total de 2.300 clientes bonificados e cerca de 2.087 toneladas de resíduos coletados, resultando em um total de R$ 52.190,33 em bônus concedidos nas contas de energia.

Já nas máquinas Retorna Machine, em 2025, foram 1.610 toneladas de resíduos coletados. Das mais de 40.774 unidades de itens reciclados, 31.130 unidades foram de itens plásticos; 5.917 latinhas de alumínio; 1.936 unidades de vidro; 279 unidades de aço e 1.512 unidades de embalagem longa vida. A reciclagem desses itens promoveu uma redução de CO² da ordem de 1.649 toneladas; e a economia de água de 145.305m³, além de 35.245 tricoins arrecadados em bonificações.

*Compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável*

Em um cenário em que o Brasil ocupa a quarta posição entre os países que mais produzem lixo no mundo, programas como o E+ Reciclagem ganham ainda mais relevância. Ao promover educação ambiental de forma prática e acessível, a Equatorial Maranhão reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a cidadania ativa no estado.

Com mais de uma década de atuação, o programa E+ Reciclagem se consolida como uma política pública não governamental muito eficaz, capaz de transformar hábitos e gerar impacto positivo duradouro – ambiental, econômico e social – na vida dos maranhenses.

*Resíduos aceitos nos postos do E+ Reciclagem:*
• Papel: Livros, revistas, encartes, jornais, papelão, embalagens longa vida (tetra pack);
• Plástico: Pet, plástico duro, plástico filme, pvc, canos e forros;
• Eletrônicos: Celulares, placas eletrônicas, computadores, aparelho de som e televisor;
• Metal: Aço inox, alumínio, ferro, bronze e chumbo;
• Vidro: Garrafas, copos, pratos, potes de conserva, embalagens de vidro, embalagens de esmalte.

*Onde levar seus resíduos: Postos E+ Reciclagem*

*São Luís:*
Equatorial Maranhão Sede (Posto Fixo)
Endereço: Alameda A, Quadra SQS Nº 100 Loteamento Quitandinha Altos do Calhau (próximo ao Colégio Upaon Açu).
Horário: segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h e sábados das 8h às 12h.

Mateus da Cohab
Endereço: Av. Jerônimo de Albuquerque, Nº 37 – Cohab Anil
Horário: segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h e sábado das 8h às 12h.

Lagoa (Posto Fixo)
Endereço: Rua dos Gaviões, s/nº – Ponta D’Areia.
Horário: segunda a sexta das 08h às 12h e 13h às 17h e sábados das 8h às 12h.

UEMA – Coleta Solidária (não gera bônus)
Endereço: Cidade Universitária Paulo VI (Campus 1 da Universidade Estadual do Maranhão)
Horário: Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h.

*Caxias:*
Endereço: Rua Aarão Reis, s/nº, Caxias – MA (2º Batalhão de Polícia Militar)
Horário: Segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h e sábados das 8h às 12h.

*Imperatriz:*
Sede Imperatriz (Posto Fixo)
Endereço: BR 010, KM 010, S/N – Entroncamento
Horário: segunda a sábado das 7h30 às 12h.

Bacuri:
Endereço: Rua Leôncio Pires Dourado Nº 173 (3º Batalhão de Polícia Militar)
Horário: Segunda a sábado das 7h30 às 12h.

Nova Imperatriz (Posto Fixo):
Endereço: Praça da Prefeitura (Rua Rui Barbosa, 201 – Centro, Imperatriz, MA, 65903-270)
Horário: segunda a sábado das 7h30 às 12h.

*Timon:*
Centro (Posto Fixo)
Endereço: Rua Viana Vaz, S/N (Empresa B&Q) – Centro (Praça São José)
Horário: Segunda a Sexta de 9h às 12h e das 13h às 17h e sábados das 8h às 12h.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*