EDP Infraestrutura e Pavimentação confirma presença como patrocinador da 51ª edição da EXPOCODÓ

Esta semana mais um patrocinador confirmou presença na 51ª edição da EXPOCODÓ. A empresa EDP Infraestrutura e Pavimentação ratificou sua participação como patrocinadora da maior feira agropecuária do interior do estado. O anúncio de confirmação da tradicional parceria foi feito em encontro do Secretário da Acrivi, Tontonio Araújo, do ex-presidente e atual Conselheiro Fiscal da entidade, Iedo Barros, com o empresário Eduardo DP.

“Estamos com o amigo Eduardo, mais uma vez, firmando esta importante parceria, que já vem desde o início de nosso trabalho na feira. Estamos indo para a nossa 51ª edição e Eduardo sempre tem sido um parceiro forte e fundamental para o sucesso da Expocodó. Então mais um ano viemos alinhar nossa parceria e agradecer, pois a participação da empresa ajuda a gerar muitos negócios em nosso município e tornar nossa feira referência em todo o estado”, comentou Iedo Barros.

“Eu que agradeço aos amigos e toda diretoria da ACRIVI. Tudo que realizamos em Codó ainda é pouco perto do acolhimento que nos foi dado pelo município e a população. queremos dizer que vocês poderão contar sempre com nossa parceria e na contribuição para a realização de uma Expocodó a cada ano melhor”, concluiu o empresário Eduardo DP.

Brandão transfere sede do governo para Imperatriz

Nos bastidores do poder estadual, os movimentos do governador Carlos Brandão (PSB) começam a ser lidos com mais atenção. À medida que 2026 se aproxima e com ele a possibilidade de uma candidatura ao Senado Federal, cada gesto político ganha novos significados. A decisão de transferir, entre os dias 13 e 15 de maio, toda a estrutura do governo estadual para Imperatriz, maior cidade do interior do Maranhão, se insere nesse contexto.

Embora oficialmente tratada como mais uma etapa do programa de interiorização da gestão, a iniciativa tem sido interpretada como uma forma de “colocar água na fervura” do debate sobre a sucessão no Palácio dos Leões, que tem esquentado mesmo sem a anuência pública do chefe do Executivo.

Brandão, por enquanto, evita anunciar nome e apoio político. Repete sempre que este não é o momento de discutir partidos ou candidaturas. “Este ano a gente não vai falar de nomes, nós não vamos falar de partidos, só em 2026”, afirma. Mas a movimentação no tabuleiro é visível.

A presença do governador na região sudoeste não é apenas simbólica. É estratégica. Trata-se de uma das áreas mais populosas e politicamente relevantes do estado, com peso expressivo nas urnas e uma multiplicidade de lideranças locais. Ao instalar temporariamente o governo em Imperatriz, o governador reforça sua imagem de gestor atento às bases e abre canais diretos com os prefeitos e vereadores da região, pilares fundamentais de sustentação política em uma eventual corrida ao Senado.

Durante os três dias de agenda, Brandão irá despachar da sede da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (AGEMSUL), ao lado de secretários de pastas estratégicas como Infraestrutura (SINFRA), Planejamento (SEPLAN), Saúde (SES), Governo (SEGOV), Meio Ambiente (SEAM), Casa Civil e a própria AGEMSUL.

O modelo segue o protocolo de atendimentos adotado no Palácio dos Leões, com reuniões individuais entre o governador e prefeitos — onze deles já confirmaram presença para levar suas demandas, buscar investimentos e discutir soluções com o próprio chefe do Executivo.

Fortalecimento ao municipalismo

Na prática, a ação representa mais do que um gesto administrativo. É um movimento de afirmação política, que fortalece o municipalismo como marca da atual gestão. A aposta na articulação direta com os municípios tem sido uma das estratégias mais visíveis de Brandão, que busca se diferenciar pela descentralização das decisões e pela escuta ativa aos gestores locais. Essa postura o coloca como um governador presente, especialmente em regiões historicamente menos contempladas com a presença do Estado.

A descentralização da governança também cumpre um papel importante na construção de consenso sobre sua sucessão. Brandão tem até abril de 2026 para decidir se deixa o cargo para disputar uma vaga no Senado. Até lá, seu desafio será construir uma unidade em torno de um nome que represente continuidade e estabilidade dentro do seu grupo político. A presença constante no interior do estado, como agora em Imperatriz, permite ao governador medir forças, estreitar alianças e aferir o grau de fidelidade de lideranças regionais.

A cidade de Imperatriz, por sua vez, se consolida como capital simbólica do Maranhão do sul. Ao sediar temporariamente o governo estadual, a cidade se projeta ainda mais como polo de articulação política, administrativa e econômica.

Para o presidente da AGEMSUL, Vagtonio Brandão, essa iniciativa sinaliza compromisso com temas urgentes como infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento regional. “É um gesto político-administrativo de quem compreende que governar o Maranhão exige não apenas presença institucional, mas sensibilidade territorial e escuta ativa às bases”, afirmou.

Enquanto evita anunciar qualquer nome, Brandão segue reforçando sua presença no interior e consolidando sua principal bandeira: a valorização do diálogo com os municípios. Essa postura pode ser decisiva nos embates que virão. Afinal, em um estado com 217 municípios, manter uma base sólida de prefeitos alinhados pode ser o maior trunfo para quem pretende seguir influente, dentro ou fora do Palácio dos Leões.

O Imparcial

Venha para a Pousada Renato e Rejane: aqui você se sente em casa!

Se você está em busca de descanso, tranquilidade, aconchego, ótima alimentação e serviços, além daquele atendimento que faz você se sentir em casa, a Pousada Renato e Rejane é o lugar ideal! Nossa pousada une conforto, simplicidade e aquele toque especial de hospitalidade que só quem ama o que faz pode oferecer.

Aqui, cada detalhe é pensado com carinho para tornar sua estadia inesquecível. Contamos com acomodações confortáveis, climatizadas, com frigobar, wi-fi, café da manhã, almoço caprichado e um ambiente acolhedor que conquista nossos hóspedes logo na chegada. Quem vem conhecer, sempre volta e se torna um amigo da casa.

Temos várias configurações de acomodações e pacotes especiais, de acordo com o seu planejamento de viagem e hospedagem. Seja para uma viagem a dois, a três, em família ou em grupos de amigos ou equipes de trabalho, temos o recanto certo e adequado para quem busca um tempo de sossego, aconchego e bem estar. Estamos prontos para receber você e sua família e amigos, de braços abertos.

Venha viver momentos especiais conosco. Esperamos por você! Faça sua reserva pelos telefones – (99) 3661-9415, (99) 98805-8117, (99) 98201-1757 e (99) 98832-2649

Estudo aponta que cesta básica ideal para uma pessoa chegou a R$432 no mês de abril

O Instituto Pacto Contra a Fome divulgou a nova edição do seu Boletim Mensal de Monitoramento da Inflação dos Alimentos trazendo uma nova estimativa: o custo da cesta ideal para uma alimentação saudável no Brasil.

De acordo com o levantamento, esta cesta — elaborada pelo NEBIN (Núcleo de Epidemiologia e Biologia da Nutrição) — teve um custo de R$432 por pessoa em abril de 2025. Isso representa 21,4% da renda média per capita dos brasileiros, estimada em R$2.020, de acordo com dados da PNAD Contínua divulgados no dia 08 deste mês.

A análise revela ainda que mais de 70% da população brasileira não dispõe de renda suficiente para arcar com os custos dessa alimentação adequada e com as demais despesas. Além disso, mais de 10% da população vive com uma renda inferior ao valor total da cesta, o que equivale a cerca de 21,7 milhões de pessoas.


“Essa estimativa revela que, mesmo sendo um direito garantido, a alimentação adequada está fora do alcance da maioria da população. Nosso objetivo é evidenciar a distância entre a garantia constitucional e a realidade econômica das famílias. Sem monitoramento contínuo e políticas públicas efetivas e baseadas em evidências, o enfrentamento da insegurança alimentar segue ineficaz”, afirma Ricardo Mota, gerente de inteligência estratégica do Pacto Contra a Fome.

A publicação também destaca a inflação persistente no setor alimentício, que voltou a acelerar em abril. O grupo de Alimentação e Bebidas subiu 0,82% no mês, com destaque para a alta expressiva nos preços da batata (18,29%), tomate (14,32%) e café moído (4,48%) — alimentos que lideraram o impacto no IPCA.

No mesmo período, o índice geral ficou em 0,43%, o que reforça o peso desproporcional da inflação de alimentos sobre o custo de vida das famílias, principalmente as de menor renda.


Mesmo com quedas em produtos como arroz (-4,19%), mamão (-5,96%) e feijão preto (-5,45%), a pressão inflacionária segue concentrada em itens essenciais e in natura, sensíveis a variações climáticas e sazonais. Segundo o boletim, o impacto da inflação alimentar é até 2,5 vezes maior para famílias vulneráveis do que para as de alta renda.

Sobre o Pacto Contra a Fome
O Pacto Contra a Fome é uma coalizão suprapartidária e multissetorial que atua no engajamento da sociedade para erradicar a fome, promover alimentação adequada e reduzir o desperdício de alimentos de forma estrutural e permanente.

Sua missão é contribuir para erradicar a fome até 2030 e ter todos os brasileiros alimentados adequadamente até 2040. Para isso, o Pacto atua sob três pilares: articulação, inteligência estratégica e incentivo.

“Temos convicção de que a meta é possível de ser cumprida se todos somarmos nesta causa. Governos, setor empresarial, terceiro setor e sociedade civil são imprescindíveis nesta jornada e é unindo essas forças que estamos atuando”, conclui a cofundadora e presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz.

Saiba mais sobre o Pacto Contra a Fome e cada um dos projetos em www.pactocontrafome.org.

O Imparcial

Alexandre de Moraes suspende passaporte diplomático de Collor

Nesta segunda-feira (12), o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, suspendeu o passaporte diplomático do ex-presidente Fernando Collor de Mello

Na semana passada, Moraes pediu a suspensão do passaporte de Collor, porém, a Polícia Federal (PF) informou à Suprema Corte que não foi possível dar seguimento à suspensão, pois a emissão do documento havia sido realizada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Diante deste cenário, Moraes emitiu um ofício à pasta definindo a suspensão do passaporte diplomático de Collor de Mello, além de ter proibido o ex-presidente de sair do território Brasileiro.

Com liberdade privada desde o dia 25 de abril, Collor começou a cumprir prisão domiciliar em 1º de maio, após apresentação de laudos médicos que indicaram a necessidade de mudança na pena por conta de graves doenças sofridas pelo ex-presidente, que foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e organização criminosa.

O Imparcial

Frigorífico Marcelo Rei do Frango – Menor preço, melhor atendimento e máxima qualidade

Frigorífico Marcelo Rei do Frango – Menor preço, melhor atendimento e máxima qualidade. Com os cortes especiais da rede de frigoríficos Marcelo Rei do Frango você escolhe a carne de sua preferência (Frango, miúdos, gado, suíno e muito mais), prepara o seu prato predileto e faz do seu fim de semana um momento único. Visite-nos e aproveite a grande variedade de carnes e produtos, com o menor preço, melhor atendimento e máxima qualidade.

Na rede Marcelo Rei do Frango você encontra carnes de qualidade, atendimento diferenciado e o menor preço da cidade. Seja bem vindo e fique à vontade. Na rede Marcelo Rei do Frango você também vai encontrar pescado, camarão, e os melhores cortes de bovino, suíno, frango, miúdos, linguiça apimentada e artesanal, e outros embutidos. Sempre naquele precinho que cabe no seu bolso e no seu orçamento.

Frigorífico Marcelo Reio do Frango mais perto de você

Fique ligado nas ofertas da semana e os preços imbatíveis da rede Marcelo Rei do Frango. Garanta a sua carne de qualidade visitando as nossas unidades em Codó ou faça sua telecompras pelos whatsapps do Marcelo Reio do Frango; (99) 98839-1860 ou (99) 98147-7313 e nós entregamos no conforto da sua residência.

Bandeira Amarela: confira dicas de economia durante este período

_Equatorial Maranhão orienta sobre consumo consciente e adesão à Tarifa Social de Energia Elétrica_

Com a chegada do mês de maio, os consumidores precisam redobrar os cuidados com o consumo de energia elétrica para evitar impactos no bolso. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) acionou a bandeira amarela, por causa do aumento no custo de geração de energia devido à redução das chuvas, resultando em um acréscimo de R$ 1,885 por cada 100 kWh consumidos. Por isso, a Equatorial Maranhão reforça a importância do uso adequado e consciente da energia, para evitar desperdícios, e orienta famílias de baixa renda como reduzir o valor da conta de luz.

*Confira as principais orientações para economizar energia elétrica:*

• Evite abrir e fechar a geladeira com frequência;
• Verifique periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa desperdício de energia;
• Troque as lâmpadas antigas por novas de LED;
• Se possível, utilize aparelhos de ar-condicionado com a tecnologia inverter, que são mais econômicos;
• Retire da tomada os aparelhos que não estejam em uso. Mesmo em stand-by eles consomem energia;
• Acumule as roupas para lavar e passar de uma só vez, evitando o uso dos equipamentos diversas vezes;
• Utilize aparelhos eletrodomésticos que apresentem o selo PROCEL/INMETRO de economia de energia, com a indicação “A”.

Outros cuidados necessários para evitar desperdícios e manter a segurança incluem ficar atento às manutenções nas instalações elétricas dentro de casa. Por exemplo, a fuga de corrente elétrica nas instalações residenciais, pode oferecer risco de choque aos moradores e aumentar o consumo de energia, resultando em contas mais altas.

*Veja como prevenir acidentes e diminuir o valor da conta:*

• Fazer a manutenção periódica das instalações elétricas, redimensioná-las e/ou renová-las sempre que preciso;
• Instalar sistema de aterramento, DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surtos) e os dispositivos DRs (Diferencial Residual), equipamentos que garantem a segurança em relação à eletricidade e previnem acidentes;
• Substituir as tomadas fora do padrão (2 pinos) por tomadas do novo padrão (3 pinos);
• Evitar o uso de aparelhos eletrodomésticos em mau estado;
• Comprar cabos elétricos com requisitos exigidos pela legislação do INMETRO;
• Não utilizar emendas inadequadas nas instalações elétricas da casa;

Com ações simples e planejadas, é possível enfrentar a bandeira tarifária amarela com mais economia e contribuir para um consumo sustentável. A Distribuidora reforça ainda que para as famílias de baixa renda, há a opção da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), um benefício do Governo Federal que pode reduzir o valor da fatura em até 65%.

*Para receber o benefício, é necessário se enquadrar em um dos seguintes critérios:*

• Estar inscrito no CadÚnico, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa;
• Idosos ou pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
• Famílias inscritas no CadÚnico que tenham um membro com doença ou deficiência que exija o uso contínuo de equipamentos elétricos, desde que a renda mensal seja de até três salários mínimos;
• Famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, com renda per capita de até meio salário mínimo ou que tenham entre seus membros um beneficiário do BP.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

APAE de Aldeias Altas recebe carro em cerimônia oficial com presença do prefeito Kedson Lima

Em um momento de grande importância para a inclusão e acessibilidade, a APAE de Aldeias Altas foi contemplada com a entrega oficial de um carro para apoio às suas atividades. A cerimônia contou com a presença do prefeito Kedson Lima, autoridades locais e representantes da instituição. A iniciativa reforça o compromisso do município com a valorização das pessoas com deficiência e o fortalecimento das ações sociais.