Anvisa volta a interditar pasta dental da Colgate

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltou a interditar cautelarmente o creme dental Total Clean Mint, da marca Colgate, nesta quarta-feira (30).

A medida estava suspensa em razão de um recurso da fabricante solicitando a suspensão da interdição, porém a própria empresa retirou o recurso, informou a Anvisa.

Com isso, a suspensão da venda e do consumo do produto, determinada em 27 de março pela agência reguladora, segue em vigor. A Anvisa adotou a medida após consumidores relatarem reações adversas ao usarem o creme dental, como inchaço nos lábios.

Na ocasião, a Anvisa esclareceu que não existe a determinação de recolhimento, mas a pasta não deve ser exposta à comercialização pelos pontos de venda.

“A Agência recebeu relatos de eventos adversos que indicam que a presença na formulação da substância fluoreto de estanho, que tem conhecidos benefícios antimicrobianos e anticárie, pode estar associado a reações indesejáveis em alguns usuários,” disse a Anvisa em nota à época da suspensão preventiva e temporária.

A linha de produtos Colgate Total Clean Mint substituiu a linha Total 12 da marca.

Em resposta publicada em março nas redes sociais, a Colgate Brasil afirmou que a marca tem como propósito proporcionar às pessoas uma excelente saúde bucal e reforçou o compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos.

“Entendemos e reconhecemos que esses casos podem ser um desconforto e nos colocamos à disposição para tratar cada um deles por meio do www.colgatepalmolive.com.br/contact-us”, apontou a publicação.

Alerta
A Anvisa publicou um alerta referente à possibilidade de ocorrência de reações indesejáveis ao uso de creme dental.

A agência recebeu relatos de ocorrências indesejadas, chamadas de eventos adversos, que indicam que a presença da substância fluoreto de estanho na fórmula do creme dental pode estar associado a reações inoportunas em alguns usuários.

A recomendação é para que os consumidores observem sinais de irritação e interrompam o uso do produto. Caso o desconforto seja persistente, um profissional de saúde deverá ser procurado.

Já os profissionais de saúde devem monitorar sinais de alterações bucais nos pacientes, orientá-los sobre possíveis reações adversas e recomendar alternativas para indivíduos sensíveis.

Os fabricantes devem garantir que a rotulagem contenha informações claras sobre possíveis reações adversas e instruções de uso adequadas.

>> Veja algumas das reações adversas:

Lesões bucais
Sensações dolorosas
Sensação de queimação/ardência
Inflamação gengival
Edema labial
Notificações
A agência reguladora destacou também a importância da notificação de problemas com o uso de produtos, por meio do sistema e-Notivisa.

O sistema não recebe queixas sobre questões econômicas (devolução de produtos, cobranças indevidas, etc) ou denúncias sobre produtos ou empresas irregulares.

Posicionamento
Em nota à imprensa, a empresa Colgate confirmou que nesta quarta-feira apresentou à Anvisa o pedido de retirada do recurso contra a decisão que determinou a interdição temporária do produto.

A iniciativa resultou na retomada da medida cautelar pelo órgão.

“A decisão da Colgate é incentivada pela colaboração contínua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas junto à agência. A empresa acredita numa resolução oportuna do tema”, diz a nota.

No texto, a Colgate também reafirmou a segurança e qualidade do creme dental da marca e garante que o Colgate Total Clean Mint “segue os rígidos padrões das agências regulatórias”.

Matéria ampliada às 15h15 para incluir posicionamento da empresa

Agência Brasil

Fim da escala 6×1 une movimentos no ato de 1º de Maio no Rio

O fim da escala 6×1, com redução da jornada de trabalho sem diminuição salarial, foi o tema principal da manifestação de 1º de maio, pelo Dia do Trabalhador, na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro. O ato reuniu representantes de movimentos sociais, centrais sindicais e sindicatos, como o movimento Vida Além do Trabalho (VAT), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), a Intersindical e a Força Sindical.

O coordenador nacional do Movimento VAT, Wesley Fábio, defendeu que o 1º de maio é um dia histórico e, por isso, o VAT entendeu que seria um dia de ir às ruas para exigir o fim dessa escala. O movimento tem a proposta de mobilizar os trabalhadores de forma nacional em favor da derrubada da escala 6×1, que prevê seis dias trabalhados e apenas um dia de folga semanal.

“Os trabalhadores estão voltando a pautar os seus benefícios, aquilo que querem e o que de fato vai fazer diferença na vida deles. A gente acredita que essa manifestação vai dar uma resposta para o Congresso Nacional e para o Hugo Motta [presidente da Câmara dos Deputados], de que a classe trabalhadora está organizada e querendo o fim da escala 6X1. O Movimento VAT conseguiu unir diversas centrais sindicais, movimentos e partidos em prol de uma luta que é real, justa e urgente”, disse à Agência Brasil.

Para Roberto Santana Santos, da Central Intersindical da Classe Trabalhadora, o ato desta quinta-feira na Cinelândia marca o início de uma série de mobilizações nacionais pelo fim da escala 6X1.

“A gente compreende que só com mobilização, só estando nas ruas e praças, é que a gente vai conseguir ter força política para acabar com essa escala escravocrata que existe ainda hoje para milhões de trabalhadores do Brasil. É uma pauta que uniu todas as centrais sindicais, movimentos populares, organizações da classe trabalhadora, associação de moradores, ocupações. É um tema que ganhou as ruas e está presente nas redes. As pessoas estão discutindo o fim da escala 6X1 ”, contou à reportagem.

Odisséia Carvalho, integrante do Conselho Fiscal do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe), lembrou que a igualdade salarial entre homens e mulheres, a isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil, proposta pelo governo federal, e a valorização do salário-mínimo também são pautas importantes neste Dia do Trabalhador.

“São lutas nossas. A gente não pode deixar de ter a garantia desses direitos e conquistar mais, porque a gente precisa lutar para ir em busca de mais direitos. Por isso, estamos aqui reunidos: partidos políticos, movimentos organizados, pessoas comuns”, afirmou à Agência Brasil.

O presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Hugo Silva, destacou que a questão da redução da jornada é importante para o presente e o futuro dos estudantes, porque também toca a vida dos estudantes e da juventude do país que está inserida no mercado de trabalho informal, por não conseguir conciliar os estudos com as limitações impostas por uma escala com seis dias trabalhados e apenas uma folga.

“Muitas das vezes, essas pessoas estão na escola e saem para ir para o mercado de trabalho informal por causa dessa escala 6×1. Então, para nós, é fundamental lutar contra essa escala. A gente está falando aqui sobre a dignidade da vida humana, a dignidade da nossa juventude e de não ter tempo para estudar, conhecer a cidade, ter acesso à cultura e ao lazer”, disse em entrevista à Agência Brasil.

O bancário Marcelo Rodrigues da Silva, da Secretaria de Meio Ambiente da CUT-RJ, sublinhou que o ato ocorre em um dia histórico e de memórias, como a própria luta que culminou na criação da data.

“A partir dali, em todo 1º de Maio, a gente comemora, mas trazendo sempre a história da luta. Para nós estarmos aqui hoje e podermos botar as nossas bandeiras, a gente lutou contra a ditadura. Para a gente estar aqui comemorando os avanços da classe trabalhadora, fizemos muitas passeatas, a luta dos negros, a de combate à homofobia e, atualmente, uma pauta muito importante para nós, que é a do meio ambiente”, pontuou.

O 1º de Maio começou com uma greve geral de trabalhadores em Chicago, nos Estados Unidos, em 1886. Eles defendiam a redução de jornada para 8 horas e melhores condições de trabalho. Confrontos com a polícia resultaram na prisão e morte de trabalhadores.

>>> Entenda as origens da luta que transformou o 1º de Maio em uma data global

O ato desta quinta-feira começou com uma batalhas de rimas e apresentações de poetas. Na sequência, houve discursos de integrantes de entidades representativas. O encerramento está previsto para às 20h. No entanto, a convocação do movimento Vida Além do Trabalho (VAT) inclui a sexta-feira (2), pedindo que todos permaneçam em casa em protesto pelo o fim da escala 6×1.

Agência Brasil

12 suspeitos de participação em facção criminosa, homicídios e tráfico de drogas são presos em Palmeirândia

Operação da Polícia Civil em Palmeirândia prendeu suspeitos de homicídios e tráfico de drogas — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na madrugada desta quarta-feira (30), a Polícia Civil, com apoio do Centro Tático Aéreo, realizou uma operação em Palmeirândia, a 106 km de São Luís, contra supostos grupos criminosos envolvidos em homicídios e tráfico de drogas.

Segundo a polícia, foram cumpridos 12 mandados judiciais de prisão contra 16 alvos da operação. Também foram apreendidas 10 armas de fogo, além de munições, veículos, entorpecentes e outros materiais ilícitos.

Ainda de acordo com as polícia, o grupo também é investigado por aliciar menores da cidade e de regiões vizinhas para integrarem a organização criminosa. Além disso, cobravam “pedágio” de moradores e comerciantes para permitir o funcionamento de suas atividades.

g1ma

Oportunidade: Empresa de atacarejo abre vagas de emprego em São Luís; veja como participar do processo seletivo

Empresa de atacarejo abre vagas de emprego em São Luís; veja como participar do processo seletivo — Foto: Divulgação/Assessoria

A rede VemKiTem Atacarejo, que faz parte do Grupo Bartolomeu, está com vagas abertas para compor a equipe da loja de São Luís, que deve ser reinaugurada no segundo semestre deste ano.

As oportunidades profissionais abrangem áreas administrativas, atendimento ao cliente, cargos de liderança e também são destinadas a pessoas com deficiência (PcDs). Os interessados devem ter perfil proativo, espírito de equipe e vontade de crescer junto com a empresa.

Seleção e benefícios

As pessoas interessadas em participar do processo seletivo podem se cadastrar na plataforma Sólides (vagas.solides.com.br), onde as oportunidades da unidade maranhense são cadastradas.

Depois, é só buscar o nome da cidade (São Luís) ou da empresa, observar as oportunidades disponíveis e clicar no botão “Quero me candidatar”. Aí é aguardar o desenrolar do processo seletivo.

A empresa reforça o compromisso com a inclusão e a diversidade e, por isso, incentiva que pessoas com deficiência se inscrevam nas vagas disponíveis.

Além de salário compatível com o mercado, a empresa oferece benefícios como: adiantamento de salário, assistência médica, vale-alimentação, vale-transporte, prêmio de assiduidade e acesso ao programa Total Pass para o incentivo à atividade física e esportiva.

As pessoas selecionadas para integrar a empresa passarão por uma formação de 15 dias contínuos antes da reinauguração.

g1ma

Chiquinho FC consegue inclusão de Codó nos programas Cozinha Solidária, Fomento Rural e Acredita

Em mais uma demonstração de liderança e articulação política, o prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT), encerrou sua agenda oficial em Brasília/DF com conquistas significativas para o município.

Acompanhado pelo deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), deputado estadual Francisco Nagib (PSB), o gestor codoense se reuniu com o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Osmar Júnior. A reunião ocorreu na ausência do ministro Wellington Dias, que está em missão no estado do Amapá.

Com forte apoio dos parlamentares, o prefeito apresentou demandas prioritárias para a população codoense e saiu do encontro com resultados positivos. Entre os avanços, destacam-se a conquista de uma nova unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), uma van para atendimento das políticas públicas sociais, além da inclusão de Codó nos programas Cozinha Solidária, Fomento Rural e Acredita, além da ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“Essas conquistas são frutos de uma parceria sólida e comprometida com o bem-estar do povo de Codó. Agradeço ao deputado Márcio Jerry e ao deputado Francisco Nagib por estarem ao nosso lado nessa luta por mais políticas públicas para o nosso povo”, destacou o prefeito Chiquinho.

A articulação em Brasília reforça o compromisso da atual gestão municipal com o fortalecimento da assistência social, geração de renda e segurança alimentar no município. A presença ativa do prefeito junto ao Governo Federal, com o suporte estratégico de aliados políticos, demonstra a seriedade com que Codó vem sendo representado nas instâncias nacionais.

 

Fonte: Ascom/Prefeitura de Codó

Drogaria Bem-Estar: Somos parceiros da sua saúde e bem-estar

Na Drogaria Bem-Estar, acreditamos que cuidar da sua saúde vai muito além de oferecer medicamentos. Nossa missão é proporcionar atendimento de qualidade, orientação especializada e uma experiência acolhedora para que você se sinta sempre bem cuidado.

Mais do que uma farmácia, um compromisso com você

Nosso compromisso é garantir que você tenha acesso aos melhores produtos e serviços, sempre com preços justos e atendimento humanizado. Trabalhamos com uma ampla linha de medicamentos, produtos de higiene, dermocosméticos e suplementos, além de serviços farmacêuticos para auxiliar no seu bem-estar diário.

Atendimento personalizado e confiável

Nossa equipe de profissionais está pronta para atender suas dúvidas e orientar sobre o uso correto dos medicamentos. Aqui, você encontra suporte para sua saúde com atenção e empatia, porque sabemos que cada pessoa é única e merece um cuidado especial.

Promoções e benefícios para você

Na Drogaria Bem-Estar, oferecemos promoções exclusivas e programas de benefícios para tornar seus cuidados com a saúde mais acessíveis. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades!

Conte com a gente para cuidar de você e da sua família. Venha nos visitar e descubra como podemos ser seus parceiros na busca por mais saúde e qualidade de vida!

Polícia Federal investiga roubo de carga dos Correios entre Caxias e Codó

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão — Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira (30) a Operação Carga Segura, com o objetivo de apurar um roubo a um caminhão dos correios ocorrido na BR-316, entre as cidades de CaxiasCodó e Timon, no Maranhão. A carga transportava encomendas, entre elas celulares, que foram posteriormente vendidos de forma ilegal.

De acordo com as investigações, ao menos cinco pessoas participaram do assalto. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina (PI) e Caxias (MA), além de um mandado de prisão preventiva também em Caxias.

As investigações identificaram suspeitos de envolvimento no crime, incluindo pessoas que colocaram os celulares roubados à venda em lojas de Caxias e Teresina.

A operação contou com a participação de policiais federais do Maranhão e do Piauí. Os crimes investigados incluem roubo, associação criminosa, receptação e outros relacionados ao desvio de produtos.

g1ma

Homem é preso suspeito de balear ex-companheira em Viana

Roondney Lobato foi preso na tarde dessa terça-feira (29) logo após o crime. — Foto: Reprodução

Uma mulher de 44 anos, identificada como Flávia dos Santos Anjos, foi baleada dentro da própria casa, em Viana, na Baixada Maranhense, e está internada em estado gravíssimo. O crime aconteceu na tarde dessa terça-feira (29), e o principal suspeito é o ex-marido dela, Roondney Lobato, que foi preso pouco depois da ação.

De acordo com a polícia, o suspeito efetuou seis disparos, dos quais três atingiram a vítima — na cabeça, na cintura e em uma das pernas. Flávia recebeu os primeiros atendimentos no hospital de Viana, mas, devido à gravidade dos ferimentos, foi transferida para uma unidade de saúde em São Luís.

Funcionária do Fórum da cidade, Flávia havia solicitado uma medida protetiva contra o ex-companheiro há cerca de dois meses, por conta de um relacionamento conturbado. No entanto, ela decidiu retirar a medida posteriormente. Ainda segundo a polícia, Roondney já havia tentado invadir o local de trabalho da vítima.

g1ma