Parlamentares destacam construção de nova ponte e vinda do governador a Codó

Temas diversos foram levados pelos parlamentares à tribuna da Câmara Municipal de Codó, desde a construção da nova ponte para a Trizidela, até questionamentos sobre o orçamento do município.

Realizamos hoje mais uma Sessão Ordinária, com os vereadores utilizando a tribuna. Nós destacamos a vinda do nosso governador Brandão a Codó, no dia 2 de maio, para anunciar a obra da tão sonhada ponte. A segunda ponte da nossa Trizidela, uma necessidade, obra imprescindível para o nosso município”, destacou vereador Ibrahim Neto

Estamos aqui reivindicando melhorias para as ruas da nossa cidade, que estão em situações precárias. Estamos aqui cobrando as necessidades do nosso povo, e isso não está agradando o governo, que quer de todas as formas impedir que a manifestação do povo seja ouvida aqui no Parlamento Municipal, mas continuaremos com coragem”, declarou o vereador Pastor Max

Na 11ª Sessão Ordinária do ano, o presidente da Câmara, vereador Roberto Cobel, também destacou a execução das principais obras realizadas pela gestão municipal. “Estamos próximos de chegar o verão, e isso oferece mais condições de trabalho, intensificar as obras, das coisas andarem mais rápido, e temos certeza que o trabalho continuará em prol da nossa população. E o Legislativo está aqui, de olho, conversando e interagindo com o Poder Executivo, que é o executor de todas as obras, mas estamos aqui solicitando, conversando e também realizando essas obras em prol da nossa população”, concluiu o presidente.

Lahesio Bonfim visita Timon neste sábado, dia 03 de maio

O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes e pré-candidato a governador do Maranhão, o médico Lahesio Bonfim (NOVO), vai estar em Timon neste sábado, dia 03 de maio. Bonfim participará do “Encontro e Formação de Lideranças” que acontece a partir das 8h da manhã, no Espaço Alimentari, na Avenida Piauí, Reserva das Flores. O encontro contará com a participação de lideranças políticas e populares de Timon e municípios da região. Na eleição de 2022, Bonfim foi o segundo colocado. Lahesio Bonfim vai conceder entrevista coletiva aos veículos de comunicação às 9 horas.

Prefeito Chiquinho FC articula em Brasília recursos para revitalização do Canal da Água Fria

Nesta terça-feira (29), o prefeito municipal de Codó Chiquinho FC (PT), cumpriu agenda em Brasília (DF), onde se reuniu com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, acompanhado do deputado estadual Francisco Nagib (PSB), Agnes Oliveira e do deputado federal Juscelino Filho (UNIÃO).

Durante o encontro, foi apresentado o projeto para captação de recursos destinados à revitalização do Canal Água Fria, que sofreu sérios danos com a erosão registrada este ano. Comércios construídos sobre o canal foram destruídos pela força das águas, deixando diversos trabalhadores sem estrutura para manter seus negócios.

O ministro Waldez Goés destacou a importância da revitalização do local e assegurou o apoio do Governo Federal, garantindo que os recursos para essa importante obra serão viabilizados o mais breve possível.
“Quero comunicar à população de Codó que o pedido do prefeito Chiquinho FC já está em diligência na Defesa Civil Nacional e se enquadra nas diretrizes de aprovação do Governo Federal para a reconstrução do local e daremos todo o apoio necessário ao município para que a normalidade do Canal da Água fria possa ser restabelecida e garantir segurança aos codoenses.”, ressaltou Waldez Góes.

O prefeito Chiquinho FC (PT) agradeceu o apoio do ministro, bem como aos deputados Juscelino Filho e Francisco Nagib, além de reafirmar o compromisso de investir na reestruturação do município de Codó.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Carlos Brandão visita Codó nesta sexta-feira para o lançamento da nova ponte da Trizidela 

Nesta sexta-feira (2), o governador Carlos Brandão vai estar em Codó. A informação foi dada pelo prefeito Francisco Carlos de Oliveira, o Chiquinho FC.

O prefeito codoense declarou que a visita do governador maranhense é para “fazer o grande lançamento da ponte da Trizidela”. Segundo Chiquinho FC, essa sobra foi, por muito tempo, sonhada pela população.

A previsão da chegada de Carlos Brandão é as 9 da manhã desta sexta-feira, dia 2 de maio.

Blog dos Cocais

Fraude no INSS: Lupi defende prisão de envolvidos no esquema de descontos ilegais em aposentadorias

O ministro Carlos Lupi durante participação em comissão da Câmara — Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O ministro da Previdência SocialCarlos Lupi (PDT), defendeu nesta terça-feira (29) a prisão de pessoas envolvidas no esquema de descontos sem autorização em pensões e aposentadorias pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Lupi participou de reunião da Comissão de Previdência Social da Câmara. Ele foi convidado por deputados para prestar esclarecimentos sobre as irregularidades.

“Nós estamos aqui para defender aposentados e pensionistas”. afirmou. “Quem tiver roubado dinheiro de aposentado e pensionista tem que ir para a cadeia”, acrescentou.

Uma investigação da Polícia Federal (PF) revelou um amplo esquema de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões do INSS.

A PF afirma que associações que oferecem serviços a aposentados cadastravam pessoas sem autorização, com assinaturas falsas, para descontar mensalidades dos benefícios pagos pelo INSS. O prejuízo, entre os anos de 2019 e 2024, pode chegar a R$ 6,3 bilhões.

O ministro afirmou que o Ministério da Previdência Social voltou a ter importância com o governo Lula e disse que está com a consciência tranquila.

“Toda essa operação que deflagrou-se agora para se apurar através da CGU e da PF foi iniciada através de uma auditoria iniciada pela perícia do INSS do governo Lula para coibir fraude e corrupção”, afirmou.

Após o avanço das investigações, aliados de Lula passaram a defender a saída de Lupi do Ministério da Previdência Social, segundo o colunista do g1 Gerson Camarotti.

O inquérito aponta a participação direta do ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto. Lupi já havia afirmado que a responsabilidade pela nomeação do presidente foi dele.

Questionado sobre o motivo de ter escolhido Stefanutto, Lupi afirmou que procurou montar a equipe sem ações partidárias e com profissionais de carreira e que Stefanutto demonstrou ser um homem altamente qualificado.

“Vendo o preparo, vendo a estrutura e a empatia que tive. A vida é assim, a gente acerta e erra. Quando a gente trabalha, a gente trabalha muito com a empatia, com a intuição, com a sensibilidade. Repito, eu sou um humanista. Eu nomeei o Dr. Stefanutto por isso. Eu assumo todos os meus atos. Foi ato meu”, disse o ministro.

Fim de descontos automáticos

Durante a exposição, o ministro criticou o fato de o INSS ser intermediador da relação dos trabalhadores com as associações.

Ele disse que o governo não deveria se meter entre os trabalhadores e as associações.

“E eu quero ser mais sincero, absolutamente verdadeiro, e é uma opinião pessoal, eu acho que o governo não deveria se meter nessa relação. É uma relação entre o trabalhador e uma associação”, afirmou.

“O trabalhador quer? Se entenda com a associação. A associação quer mantê-lo? Faz uma cobrança, faz a sua taxa, pede pra fazer um PIX, resolvem entre eles”, completou.

g1ma

Polícia realiza operação contra suspeito de tentar matar um vereador em Fortaleza dos Nogueiras

Polícia realiza operação contra suspeito de tentar matar um vereador em Fortaleza dos Nogueiras — Foto: Reprodução/TV Mirante

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) cumpriu nesta terça-feira (29) mandados de prisão, busca e apreensão contra um suspeito de envolvimento no sequestro e tentativa de homicídio do vereador Celso Macedo da Fonseca, de Fortaleza dos Nogueiras, cidade a 709 km de São Luís. O caso aconteceu em 2 de março.

O suspeito de envolvimento no crime é Gustavo Fonseca, filho do ex-candidato a prefeito de Fortaleza dos Nogueiras na última eleição de 2024, Edvan Augusto Brito Magalhães, conhecido como “Dite”. A motivação seria uma discussão que aconteceu um dia antes do crime, por conta de um jogo de sinuca.

De acordo com as investigações, o vereador foi levado para um lixão nos arredores da cidade, onde foi ameaçado de morte. Ele conseguiu escapar, fugindo para um matagal mas vários disparos foram feitos na direção dele.

Durante a operação, a polícia cumpriu mandados em dois endereços ligados à Gustavo e ao pai dele, Edvan Augusto. Em uma das residências, foram encontradas uma pistola que teria sido usada contra o vereador, uma escopeta e munição.

Após as apreensões, pai e filho foram conduzidos para a Delegacia Regional de Balsas onde foram ouvidos e liberados. Os dois apresentaram registro das armas, mas a polícia decidiu manter os materiais na delegacia para averiguação.

“Eles foram conduzidos mas não se tem nada sólido, robusto que venha evidenciar que eles sejam alvos de uma investigação criminal. Eles já estão liberados, em casa, porque eles mesmo não respondem por nenhuma investigação criminal”, disse Renata Souza, advogada.

Suspeito é filho do ex-candidato a prefeito de Fortaleza dos Nogueiras, Edvan Augusto Brito Magalhães, conhecido como "Dite". — Foto: Reprodução/TV Mirante

Suspeito é filho do ex-candidato a prefeito de Fortaleza dos Nogueiras, Edvan Augusto Brito Magalhães, conhecido como “Dite”. — Foto: Reprodução/TV Mirante

g1ma