Acusado de matar professor durante festa de aniversário em Pio XII será julgado no mês de maio

Pedro Lopes Oliveira Filho, de 37 anos, foi morto a tiros na noite dessa segunda-feira (23) na cidade de Pio XII — Foto: Reprodução/TV Mirante

Será julgado no próximo dia 14 de maio, o homem acusado de matar o professor Pedro Lopes Oliveira Filho, de 37 anos, que foi assassinado a tiros durante a comemoração do próprio aniversário, na cidade de Pio XII, a 270 km de São Luís. O crime aconteceu no dia 23 de outubro de 2023.

Alex Silva da Cruz, acusado de ser o autor dos disparos, será levado ao Tribunal do Júri pelo Poder Judiciário da Comarca de Pio XII, pelo crime de homicídio. A sessão vai ser realizada na câmara de vereadores e será presidida pelo juiz Matheus Coelho Mesquita, titular de Olho D’Água das Cunhãs.

Consta no inquérito policial que Alex Silva confessou, em depoimento, ter matado Pedro Lopes em troca de um revólver calibre 38, que lhe foi prometido como recompensa pelo mandante do crime.

“Assim agindo, o denunciado, com vontade livre e consciente, foi responsável pela prática do crime de homicídio, devendo, posteriormente, ser submetido a julgamento perante o Tribunal do Júri”, destacou o Ministério Público na denúncia.

De acordo com as investigações da Polícia Civil do Maranhão, Pedro Lopes estava em um clube da cidade comemorando seu aniversário, na noite de 23 de outubro de 2023.

Segundo testemunhas, por volta das 21h30 um dos convidados realizava um discurso, quando dois homens armados entraram no clube e começam a efetuar vários disparos contra o professor.

No momento do crime Pedro Lopes Oliveira Filho estava em um clube com amigos comemorando o seu aniversário — Foto: Divulgação/Redes Sociais

No momento do crime Pedro Lopes Oliveira Filho estava em um clube com amigos comemorando o seu aniversário — Foto: Divulgação/Redes Sociais

Pedro foi alvejado e não resistiu aos ferimentos, morrendo no local. O crime foi registrado por uma câmera de segurança do clube (veja no vídeo acima).

Pedro Lopes Oliveira Filho foi professor de Biologia, na rede municipal de ensino de Pio XII e, também, ocupou outros cargos públicos na cidade. As investigações apontaram que o professor “Pedrinho”, como era conhecida a vítima, teria sido morto por causa de dívidas com o tráfico de drogas.

Suspeitos identificados e presos

A Polícia Civil chegou até o suspeito Alex Silva após analisar as imagens das câmeras de segurança instaladas no local do crime.

Alex Silva foi preso no Centro de Lago Verde, no dia 30 de outubro de 2023, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, por suspeita de participação no crime. Em depoimento, ele confessou o assassinato.

Um segundo suspeito de participar do homicídio foi identificado como Thiago Fernandes Costa, de 23 anos, conhecido como “Thiago Doidão”. O homem foi preso em 27 de novembro de 2023, durante a Operação Paz, realizada pela Polícia Civil do Maranhão, na cidade de Santa Inês, a 250 km de São Luís.

O terceiro suspeito de envolvimento no crime foi identificado como Marcos Vinícius da Silva Nascimento, de 18 anos. Ele foi detido em Olho d’Água das Cunhãs, no dia 26 de fevereiro de 2024.

Já o suspeito de ser mandante do crime foi preso no dia 20 de março de 2024, na cidade de Santa Inês. O homem não teve o nome divulgado. De acordo com as investigações, ele é suspeito de participação em dois homicídios em Pio XII.

Durante a prisão do suspeito, a Polícia Civil também cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência do investigado. No local foram encontradas duas armas de fogo, munições, diversos aparelhos celulares, pendrives, entre outros itens que foram apreendidos para compor as investigações.

g1ma

Terreiro de umbanda é alvo de vandalismo na cidade de Tutóia

Um terreiro de umbanda foi alvo de vandalismo na cidade de Tutóia, no baixo Parnaíba. Na madrugada de domingo (27), o local que fica na rua Santo Antônio, na comunidade Porto de Areia, foi invadido e imagens de orixás foram quebradas.

Terreiro de umbanda é alvo de vandalismo na cidade de Tutóia, no baixo Parnaíba — Foto: Reprodução/TV Mirante

Segundo o pai de Santo Cleudimar Ribeiro, responsável pelo terreiro, ao abrir o barracão na manhã de domingo, ele se deparou com o local depredado. No chão, havia várias imagens quebradas, como as de Oxalá e Iemanjá, que são os orixás patronos da casa de umbanda. Além disso, no local havia marcas de pneus de moto.

“Isso aqui é intolerância religiosa. Eu tô num templo de umbanda, Tambor de Mina. Isso aqui é no Porto de Areia, que é em Tutóia. Mas a pessoa não tem o direito de chegar num templo religioso e fazer isso aqui. Respeita a minha fé, como eu respeito a tua. Cada um respeitando o espaço dos outros. Todo mundo tem direito de cultuar o que quiser, minha gente, não tem necessidade disso”, afirmou o pai de santo.

Terreiro de umbanda é alvo de vandalismo na cidade de Tutóia, no baixo Parnaíba — Foto: Reprodução/TV Mirante

Terreiro de umbanda é alvo de vandalismo na cidade de Tutóia, no baixo Parnaíba — Foto: Reprodução/TV Mirante

Cleudimar Ribeiro registrou um boletim de ocorrência, e o caso será investigado pela Polícia Civil do Maranhão.

g1ma

Aplicativo para pagamento de passagens de ônibus via pix é lançado em São Luís

Bilhete Único em São Luís — Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Luís

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) informou que foi lançado um novo serviço para a Bilhetagem Eletrônica que deve permitir a aquisição de créditos de transporte e pagamento de passagens de ônibus via pix.

Segundo o SET, o aplicativo se chama ‘Bilhete Fácil SLZ’ que pode ser baixado e usado para recarga dos cartões de transporte ou pagar passagens direto na catraca, ou nos terminais de integração, por meio de QR Codes.

O valor mínimo a ser adquirido é de R$ 2,10, segundo o SET, e os créditos têm validade de 1 ano, contados a partir da data da aquisição. Com o app também será possível fazer o cadastro do cartão para compra de recarga, valor a ser recarregado e escolha do meio de pagamento.

No entanto, o SET afirma que o aplicativo não vai permitir a consulta de saldos, créditos utilizados e movimentações, pois foi construído para ser um app para compra de créditos e pagamento de passagens.

Também não será possível fazer a recarga de vale transporte, já que essa compra é feita pelas empresas ou órgãos públicos.

g1ma

Entenda como ocorre o golpe do falso corte do Bolsa Família que já fez vítimas no MA

Mensagens de golpistas sobre um falso corte do Bolsa Família no Maranhão — Foto: Reprodução/TV Mirante

A Prefeitura de Coelho Neto, a cerca de 365 km de São Luís, emitiu um alerta após descobrir um novo golpe que está sendo aplicado contra beneficiários do programa Bolsa Família. Criminosos têm utilizado aplicativos de mensagens para enganar cidadãos, informando sobre um suposto bloqueio de benefícios e solicitando dados pessoais das vítimas.

O esquema criminoso foi exposto após relatos de beneficiários que buscaram o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, que relataram ter recebido mensagens de supostas autoridades, que afirmavam que 800 benefícios tinham sido bloqueados e que eles estavam na lista de afetados.

Ainda segundo os beneficiários, o golpista se apresenta como alguém próximo dos diretores do CRAS, prometendo ajuda para regularizar a situação em troca de informações pessoais.

O conteúdo das mensagens é alarmante e algumas pessoas, ao se deixarem levar pela urgência do aviso, acabaram fornecendo dados sensíveis aos golpistas.

Ao tomar conhecimento da situação, a Prefeitura de Coelho Neto afirmou que acionou a polícia para investigar a origem dessas mensagens e alertar a população sobre o golpe. As ligações fraudulentas têm sido feitas com códigos de DDD 86 (Piauí), 63 (Tocantins) e 98 (Maranhão), o que pode facilitar a identificação dos autores.

As autoridades recomendam que os beneficiários do Bolsa Família tomem precauções e evitem fornecer informações pessoais ou financeiras por meio de aplicativos de conversa. A orientação é sempre entrar em contato diretamente o CRAS para esclarecer qualquer dúvida sobre a situação do benefício.

g1ma

VENHA CONHECER O MELHOR SABOR DE CODÓ!!! Self Service Central: Comida Caseira de Qualidade Todos os Dias!

Procurando uma refeição deliciosa e caseira em Codó-MA? No Self Service Central, você encontra um cardápio variado e saboroso de segunda a sábado. Venha conferir nosso menu do dia e desfrutar de uma refeição fresquinha e bem preparada. VENHA CONHECER O MELHOR SABOR DE CODÓ!!! Estamos na Praça da Bíblia, ao lado da Noroeste. Esperamos por você!

Deputado quer barrar uniforme vermelho da Seleção com projeto de lei

Neymar com possível uniforme vermelho da Seleção Brasileira de Futebol. | Imagem Meramente Ilustrativa feita por IA

A possível adoção de uma camisa vermelha como segundo uniforme da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026 acendeu um debate acalorado no Congresso Nacional  e não apenas entre oposição e governo. A polêmica, que começou com uma especulação divulgada pelo site alemão Footy Headlines, chegou ao parlamento e racha até mesmo a base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na esteira da controvérsia, o deputado federal Zé Trovão (PL-SC) apresentou nesta terça-feira (29) um projeto de lei que obriga todas as entidades públicas ou privadas que representem oficialmente o Brasil a utilizar apenas as cores da bandeira nacional, verde, amarelo, azul e branco, em seus materiais visuais, incluindo uniformes. Na prática, a proposta impediria que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adotasse o vermelho como cor oficial de qualquer peça do uniforme da Seleção.

Sanções e justificativas

Segundo o texto, a medida se aplicaria a instituições que atuem com chancela, delegação ou financiamento público, incluindo delegações esportivas, diplomáticas, culturais ou científicas. O projeto prevê punições para quem descumprir a norma, como suspensão de repasses públicos e impedimento de representar oficialmente o país por até dois anos. O Poder Executivo teria 90 dias para regulamentar a lei, caso ela seja aprovada.

Para Zé Trovão, a mudança no uniforme seria um desrespeito à identidade nacional.

“A bandeira nacional é o maior símbolo da nossa identidade. Suas cores carregam história, valores e a união do povo brasileiro. É essencial que, em todas as representações oficiais, essa simbologia esteja presente de forma visível e respeitosa”, argumentou o parlamentar.

Divisão dentro da base do governo

A polêmica também dividiu parlamentares do PT. O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso, foi taxativo:

“As cores da nossa seleção não são uma ‘identidade ideológica’; elas representam o que nos distingue no mundo. Qualquer cor diferente do verde, amarelo, branco e azul não se justifica”.

Por outro lado, a deputada Natália Bonavides (PT-RN) reagiu com bom humor à possível mudança e postou uma foto vestindo uma camisa vermelha com a legenda: “acho que gostei dessa história da camisa vermelha da seleção”. O deputado Rogério Correia (PT-MG) também entrou na onda e publicou uma imagem gerada por IA mostrando Lula prestes a marcar um gol, usando o uniforme vermelho.

Críticas inflamadas da oposição

Do lado da oposição, o tom foi ainda mais duro. Senadores e deputados do PL, PP e Novo viram na proposta da CBF uma tentativa de “ideologizar” a Seleção Brasileira  “Esse vermelho não tem nenhuma conexão com a pátria”, afirmou a vereadora Janaina Paschoal (PP-SP). Já o senador Ciro Nogueira (PP-PI) disse que a medida “coloca a seleção numa polarização que jamais deveria entrar”.

O senador Jorge Seif (PL-SC) foi ainda mais enfático:

“Mudar a cor da camisa do Brasil, eternamente amarela, é como querer trocar as cores da nossa bandeira. Nossa bandeira jamais será vermelha”.

Acusações de manipulação e “cortina de fumaça”

Alguns parlamentares associaram a camisa a uma suposta tentativa de manipulação política. O ex-secretário de Comunicação do governo Bolsonaro, Fábio Wajngarten, questionou: “Quem foi o gênio que propôs isso?”. Já o deputado Mario Frias (PL-SP) disse que a ideia é uma “cortina de fumaça” para desviar o foco de mudanças na Lei Aldir Blanc, que, segundo ele, estariam sendo usadas para financiar militância política.

Para o deputado Maurício Marcon (Podemos-RS), a motivação da nova camisa é claramente política. Ele chegou a protocolar um projeto de lei semelhante ao de Zé Trovão, com o objetivo de impedir o uso de cores que não estejam na bandeira nacional por seleções esportivas que representem o Brasil.

CBF e Nike ainda não confirmam mudança

A CBF e a fornecedora Nike ainda não confirmaram oficialmente a camisa vermelha, que vem sendo chamada por alguns de “pau-brasil”em referência à tonalidade do interior da árvore que batizou o país. Ainda assim, a simples especulação já foi suficiente para transformar o uniforme da Seleção em campo de disputa política e cultural e o jogo está longe de acabar.

mn

Dia das Mães no Cantinho do Presente: Celebre com Amor e Carinho

O Dia das Mães está chegando, e no Cantinho do Presente, já estamos com o coração aquecido para tornar essa data ainda mais especial. Sabemos que cada mãe é única — com seus gestos de cuidado, sua força silenciosa e seu amor incondicional. Por isso, preparamos uma seleção de presentes pensados com carinho para homenagear essas mulheres incríveis que fazem do mundo um lugar melhor.

Neste ano, nosso espaço está ainda mais acolhedor, repleto de novidades, mimos artesanais, kits personalizados, lembranças afetivas e muitas opções criativas para emocionar quem sempre esteve ao seu lado. Seja para uma mãe doce e romântica, uma mãe moderna e prática, ou aquela que adora um toque especial feito à mão — aqui, você encontra o presente ideal.

Além disso, durante toda a semana que antecede o Dia das Mães, teremos surpresas, embalagens especiais e aquele atendimento atencioso que é a marca do nosso cantinho.

Venha nos visitar e encontre o presente que diz tudo aquilo que às vezes as palavras não conseguem expressar. Afinal, mãe merece o melhor — e um pouquinho mais.

Cantinho do Presente: onde o carinho vira a surpresa mais especial

Larissa Tomásia exibir shape em lancha e ganha elogio inusitado: ”Até o sovaco é bonito”

Larissa Tomásia exibir shape em lancha e ganha elogio inusitado: ''Até o sovaco é bonito''

Larissa Tomásia deixou seus seguidores eufóricos ao compartilhar registros feitos durante um passeio de lancha na Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte.

Usando um biquíni fio-dental estampado, a ex-BBB exibiu seu shape e ganhou vários elogios. “Atualização de musa do verão feita com sucesso!”, declarou uma  fã. “Simplesmente maravilhosa”, escreveu outra. “Até o sovaco é bonito”, acrescentou mais uma. A ex-A Fazenda também foi chamada de gata, belíssima, linda, deusa e perfeita pelos admiradores.

 

Larissa Tomásia Foto: Reprodução/Instagram

Tomásia estava acompanhada de Hariany Almeida, que também participou do reality show da Globo em outra edição, e mais dois influenciadores.

Durante a viagem, a influenciadora não deixou sua rotina fitness de lado e mostrou que seguiu treinando firme mesmo nos dias de descanso.

Larissa Tomásia Foto: Reprodução/Instagram

Larissa Tomásia Foto: Reprodução/Instagram

mn

Escândalo no Alemão: PF flagra comandantes da UPP em conversa com chefe do tráfico

Escândalo no Alemão: PF flagra comandantes da UPP em conversa com chefe do tráfico | Reprodução

Investigação da PF revela que Fhillip da Silva Gregório, o Professor — um dos traficantes mais procurados do Rio — mantinha contato frequente com comandantes da UPP no Complexo do Alemão. Mensagens obtidas com exclusividade pelo Globo mostram os policiais negociando áreas de patrulha e elogiando a atuação do criminoso, foragido há mais de seis anos e considerado o terceiro na hierarquia do Comando Vermelho fora dos presídios.

Mensagens obtidas pela PF mostram um oficial da UPP Fazendinha informando a transferência para Manguinhos ao traficante “Professor”, em 22 de novembro de 2022. O criminoso prometeu ajudar na adaptação e sugeriu manter o novo comandante “na mesma sintonia” — termo usado para se referir ao pagamento de propina para evitar ações policiais contra o tráfico.

“Quando passar o comando, vou passar tudo pra ele, já até falei com ele”, respondeu o policial, que ainda reclama com o chefe do tráfico sobre criminosos armados circulando por uma área da favela e pede providências: “Eu seguro meus policiais, mato tudo no peito. Porque sei que tu é sujeito homem, cumpre tuas palavras”.

‘Tua gestão é boa’, diz PM

O traficante prometeu interceder junto aos seus aliados, e o oficial respondeu com elogios: “Tua gestão é boa, o problema são os roubos na Canitar, que acabam caindo na tua conta”. O PM também afirmou que já orientou seu sucessor sobre o contato com o criminoso, que continuará sendo feito pelo mesmo número de telefone exclusivo.

Em 30 de novembro, o traficante voltou a falar com o novo comandante da UPP para reclamar do policiamento perto da Praça do Sagaz, alegando que a presença de agentes na área da “firma” poderia gerar conflitos e que antes havia um acordo de não interferência.

O novo comandante prometeu que tomaria alguma providência: “Tranquilo, vou ver isso aí”. Ao longo do mês seguinte, os contatos continuaram: uma vez por semana, o traficante e o PM combinavam pontos de encontro. “Quer pedir para pegar hoje? Pois amanhã tem jogo”, escreveu Professor na tarde de 8 de dezembro, véspera da partida entre Brasil e Croácia pela Copa do Mundo. “Sim, ia falar isso com você”, respondeu o policial.

Prisão decretada

Os diálogos integram o inquérito da Operação Dakovo, deflagrada em dezembro de 2023, que denunciou 28 pessoas por tráfico de 43 mil armas do Paraguai para facções no Brasil. A PF identificou o traficante Professor como o principal comprador de armas do Comando Vermelho no Rio, com conexões no Paraguai, Peru, Bolívia e Colômbia. Ele segue foragido, com prisão decretada pela Justiça Federal da Bahia.

Segundo relatório da PF, as conversas obtidas com a quebra de sigilo revelam o poder de influência de Professor e sua relação promíscua com oficiais da PM do Rio.

Os policiais não foram identificados pela PF por não serem alvo da investigação sobre armas, mas o conteúdo das mensagens é confirmado por boletim da PM, que registra, naquele mês, a troca de comando na UPP Fazendinha e a transferência do oficial para Manguinhos, como citado nos diálogos.

(Com informações do O Globo)

mn