Comercial São João: Ofertas imperdíveis e prêmios especiais na campanha Amor de Mãe CDL!

O Comercial São João preparou uma temporada especial de ofertas para você aproveitar o melhor das linhas profissionais de cosméticos! São produtos de qualidade, das marcas mais renomadas do mercado, com preços que cabem no seu bolso.

E tem mais: ao fazer suas compras, você ainda participa da campanha Amor de Mãe CDL! Basta preencher seu cupom e concorrer a prêmios incríveis. É a oportunidade perfeita para cuidar de quem você ama e ainda sair ganhando!

Não perca tempo! Venha garantir seus produtos favoritos no Comercial São João e entre no clima da promoção Amor de Mãe. Qualidade, variedade e carinho em cada detalhe!

Kedson Lima participa de encontro estadual de prefeitos e prefeitas com o governador Carlos Brandão em São Luís

O prefeito de Aldeias Altas, Kedson Lima, está entre os gestores municipais que participam do Encontro de Prefeitos e Prefeitas do Maranhão, realizado nos dias 24 e 25 de abril, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. O evento é promovido pelo Governo do Maranhão em parceria com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM).

Com foco na capacitação dos gestores municipais, o encontro busca ampliar o alcance das políticas públicas no estado, promovendo desenvolvimento regional e melhorando a qualidade de vida da população.

Presente nas discussões, Kedson Lima reforçou seu compromisso com uma gestão ativa e integrada, que mantém Aldeias Altas no radar das ações e programas do Governo do Estado. Segundo ele, a prioridade é garantir que os benefícios das políticas públicas cheguem a todos os aldeias-altenses.

“A nossa gestão é feita com diálogo, ouvindo a população e buscando soluções em parceria. Estar presente em encontros como esse é fundamental para que Aldeias Altas continue avançando junto com o Maranhão”, destacou o prefeito.

Operação Rolezinho: 50 motos são apreendidas no bairro da Cohama, em São Luís

Operação Rolezinho: 50 motos são apreendidas no bairro da Cohama, em São Luís — Foto: Divulgação/MP-MA

Na manhã dessa terça-feira (22), 50 motocicletas foram apreendidas durante a Operação Rolezinho no bairro da Cohama, em São Luís. Os veículos apresentavam irregularidades.

A operação foi realizada pelo Ministério Público do Maranhão junto com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), a Polícia Civil e o Instituto de Criminalística (Icrim).

Operação Rolezinho: 50 motos são apreendidas no bairro da Cohama, em São Luís — Foto: Divulgação/MP-MA

A ação tem o objetivo de combater a poluição sonora e irregularidades nos veículos que circulam na capital maranhense.

Anteriormente, foram realizadas etapas da Operação Rolezinho na Cohab, Av. Daniel de La Touche, Av. Litorânea, Cidade Operária, Cidade Olímpica, Forquilha, Vila Embratel e Anel Viário. No total, foram apreendidos 186 veículos apenas este ano.

De acordo com o promotor de justiça Cláudio Guimarães, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial de São Luís, a Operação Rolezinho traz impacto direto no trânsito, ordem pública e segurança.

g1ma

Pedidos de isenção da taxa de inscrição de vestibulares da Uema podem ser solicitados; saiba como

Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). — Foto: Divulgação/UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) abriu o período de solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição nos processos seletivos, dentre eles o Paes 2026, realizado pela instituição. As solicitações podem ser feitas até 23 de maio, pela internet.

Neste ano, excepcionalmente, a isenção será válida para os cursos ofertados pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), por meio de acordo firmado entre as instituições.

Além disso, também podem solicitar o benefício servidores da Uema e da Uemasul e seus dependentes legais; alunos da rede pública de ensino e candidatos com renda familiar até dois salários mínimos.

Solicitação

solicitação deve ser feita pelo site e o interessado deve escolher o evento “isenção”, preencher o formulário eletrônico com CPF, anexar os documentos exigidos e imprimir a solicitação.

O deferimento da isenção não equivale à inscrição no vestibular – o candidato deve efetuar a inscrição normalmente, dentro do Paes 2026, quando ele for publicado.

O resultado preliminar da análise dos pedidos será divulgado em 10 de junho. Após o período de recursos, a lista final com os candidatos contemplados será publicada em 23 de junho.

Para manter o benefício em futuras seleções, é obrigatório que o candidato participe da prova do vestibular, mesmo que tenha a isenção aprovada.

g1ma

MP vistoria em escolas de Turilândia e encontra irregularidades na merenda escolar e atraso no início das aulas

MP vistoria em escolas de Turilândia e encontra irregularidades na merenda escolar e atraso no início das aulas — Foto: Divulgação/MP-MA

O Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça de Santa Helena, realizou vistorias em escolas do município de Turilândia, no dia 9 de abril.

A ação, coordenada pela promotora Rita de Cassia Pereira Souza, teve como principal objetivo verificar o fornecimento da merenda escolar e investigar os atrasos no início do ano letivo. Em algumas escolas , os banheiros estavam sendo utilizados como depósitos para livros.

As escolas municipais Edmundo Silva e Maria de Jesus Silva Costa, ambas localizadas na sede, foram inspecionadas, assim como o Centro de Distribuição de Merenda Escolar vinculado à Secretaria Municipal de Educação. Durante a vistoria, constatou-se que as aulas na escola Edmundo Silva ainda não haviam começado, enquanto na Maria de Jesus Silva Costa o ano letivo teve início apenas no dia 3 de abril.

De maneira geral, foram identificadas sérias falhas no fornecimento da alimentação escolar, incluindo a falta de merenda balanceada, polpas de frutas armazenadas sem controle de validade e produtos alimentícios do ano anterior ainda estocados. Além disso, foram visitados os espaços de armazenamento que apresentavam freezers com alimentos em condições questionáveis.

A vistoria também revelou problemas estruturais nas escolas, como banheiros em tempo integral sem chuveiros e portas, salas de aula sem instalação de ar condicionado e creches sem climatização adequada. O MP constatou, ainda, que em algumas unidades, os banheiros eram usados como depósitos para livros e materiais escolares.

A promotora percorreu corredores, depósitos, salas de aula e áreas administrativas, conversando com educadores e alunos, enquanto registrava as condições encontradas.

“A iniciativa faz parte do esforço do Ministério Público para fiscalizar o cumprimento dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes, especialmente no que se refere ao acesso a uma educação de qualidade e à alimentação escolar adequada”, destacou Rita de Cassia Pereira Souza.

De acordo com a representante do Ministério Público, as informações e imagens coletadas servirão como base para a adoção de medidas administrativas e judiciais necessárias para assegurar o pleno funcionamento e a dignidade das unidades escolares no Município de Turilândia.

g1ma

Governo do Maranhão anuncia mais de R$ 150 milhões em investimentos durante Encontro de Prefeitas e Prefeitos

Com a presença de cerca de 5 mil participantes, entre prefeitas, prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos municipais, o Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão foi aberto nesta quinta-feira (24), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. O evento segue até sexta-feira (25) e é promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Famem, com o objetivo de fortalecer a gestão municipalista.

Durante a solenidade de abertura, o governador Carlos Brandão anunciou mais de R$ 150 milhões em investimentos voltados à infraestrutura, saúde, educação e assistência social nos municípios. Foram entregues 70 viaturas, além do anúncio da aquisição de 280 ambulâncias para atender todos os 217 municípios maranhenses.

Entre os programas anunciados estão: Maranhão Digital, Cidade Empreendedora, Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero e a criação de comitês de gestão para resíduos sólidos. Também foram autorizadas a produção de mobiliário escolar, implantação de Estações Techs, unidades do Viva/Procon, praças da Família, colégios militares, CRAS, areninhas, delegacias e sistemas de abastecimento de água.

O presidente da Famem e prefeito de Bacabal, Roberto Costa, elogiou o evento como uma oportunidade de acesso dos gestores às políticas públicas estaduais. Já a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, destacou o encontro como um espaço de esperança para a resolução de problemas municipais.

O evento reúne 26 oficinas, palestras e estandes com secretarias e órgãos do Estado. Gestores de diversas regiões destacaram as expectativas positivas e as demandas apresentadas, como melhorias na saúde, infraestrutura e segurança.

A programação completa pode ser conferida em: eventos.ma.gov.br

Fonte: Governo do Maranhão

Ex-presidente Fernando Collor é preso após decisão de Moraes por condenação na Lava Jato

O ex-presidente Fernando Collor de Mello foi preso na madrugada desta sexta-feira (25) em Maceió (AL).

A prisão foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que rejeitou os recursos da defesa contra a condenação a 8 anos e 10 meses de prisão em um desdobramento da Operação Lava Jato. Moraes determinou a prisão imediata de Collor e o início imediato do cumprimento da pena.

Ele foi preso no aeroporto de Maceió quando se preparava para embarcar para Brasília. O ex-presidente continuará preso na superintendência da Polícia Federal (PF) em Maceió até que o STF defina o local para cumprimento da pena, segundo o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.

Collor é o terceiro ex-presidente preso desde a redemocratização. Em nota, a defesa dele informou que a prisão aconteceu às 4h.

“O ex-presidente Fernando Collor de Mello encontra-se custodiado, no momento, na Superintendência da Polícia Federal na capital alagoana. São estas as informações que temos até o momento”, afirmou a defesa.
Collor foi condenado em 2023 por corrupção e lavagem de dinheiro. Ele é acusado de receber R$ 20 milhões em propinas por negócios da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, entre 2010 e 2014.

Corrupção e lavagem de dinheiro: entenda processo que condenou Collor
Fernando Collor — Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Fernando Collor — Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Na decisão de quinta-feira (24), Moraes afirmou que os recursos apresentados pela defesa de Collor tinham caráter “meramente protelatório”.

A pedido de Moraes, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, marcou uma sessão em plenário virtual para esta sexta, das 11h às 23h59, para que os ministros analisem a decisão individual. Enquanto isso, a ordem de prisão segue em vigor.

Condenação na Lava Jato

Moraes determina prisão do ex-presidente Fernando Collor

Além de Collor, os empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos foram condenados pelo recebimento do dinheiro.

A propina seria para viabilizar irregularmente contratos da BR Distribuidora com a UTC Engenharia para a construção de bases de distribuição de combustíveis.

Collor foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF em agosto de 2015 por corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa, peculato e obstrução de Justiça.

➡️ Ao torná-lo réu em 2017, no entanto, o STF “descartou” as acusações de peculato e obstrução de Justiça.

➡️ E ao condenar, em 2023, considerou que o crime de organização criminosa já tinha prescrevido – ou seja, não cabia mais punição.

➡️ Para os ministros do STF, a propina devidamente comprovada foi de R$ 20 milhões, valor menor que os R$ 29,9 milhões apontados pela PGR na denúncia.

O caso foi julgado no STF porque, na época da denúncia, o político era senador pelo PTB de Alagoas.

Relembre a trajetória política de Fernando Collor
Fernando Afonso Collor de Mello nasceu no Rio de Janeiro, em 1949. Ainda jovem, foi morar em Alagoas, onde construiu sua carreira na política e teve uma rápida ascensão. Nos anos 80, foi prefeito de Maceió, deputado federal e também governador.

Collor ficou conhecido como o “caçador de marajás” ao ganhar projeção nacional com uma campanha contra salários desproporcionais de funcionários públicos. Na primeira eleição direta depois do fim da ditadura militar, em 1989, ele foi eleito presidente.

O governo ficou marcado pelo Plano Collor, que teve como uma de suas principais medidas o confisco da maior parte do dinheiro da poupança dos brasileiros, numa tentativa de conter a inflação.

Casos de corrupção também marcaram o governo. Denúncias feitas pelo irmão do presidente, Pedro, envolveram o tesoureiro de Collor, PC Farias. Collor encarou uma CPI e um processo de impeachment. Durante a sessão que poderia cassar seu mandato, Collor renunciou.

O ex-presidente só voltou à cena política nos anos 2000. Primeiro, numa derrota na eleição para governador de Alagoas, em 2002. Depois, como senador eleito, também por Alagoas, em 2006. Collor foi senador por dois mandatos, ou seja, 16 anos.

G1

Oba Oba Sorveteria: O Sabor Que Encanta!

Se você é apaixonado por sorvete, temos uma dica irresistível para o seu próximo passeio: a Sorveteria Oba Oba! Um lugar onde o sabor, a qualidade e a alegria de um bom sorvete se encontram para proporcionar uma experiência deliciosa.

Conheça a Oba Oba

Localizada no coração da cidade, a Sorveteria Oba Oba é um verdadeiro paraíso para os amantes de sorvete. Com uma variedade impressionante de sabores e receitas exclusivas, cada visita é uma nova oportunidade de se deliciar com algo diferente. Seja para refrescar em um dia quente ou simplesmente para adoçar a vida, a Oba Oba é sempre uma ótima escolha.

Sabores para Todos os Gostos

Na Oba Oba, você encontra opções para todos os paladares. Dos sabores tradicionais, como chocolate, morango e baunilha, aos mais ousados e criativos, como doce de leite com nozes e maracujá com gengibre, a variedade é enorme. E o melhor: todos os sorvetes são feitos com ingredientes frescos e selecionados, garantindo uma experiência de sabor inigualável.

Além disso, a sorveteria também oferece opções de sorvetes sem lactose, sem açúcar e veganos, para que ninguém fique de fora dessa delícia.

O Ambiente

Com um ambiente acolhedor e uma decoração alegre, a Sorveteria Oba Oba é o lugar perfeito para curtir momentos agradáveis com amigos, família ou até mesmo para fazer uma pausa no meio do dia. O atendimento é sempre amigável e atencioso, o que faz com que você se sinta em casa desde o primeiro momento.

Promoções e Novidades

A Sorveteria Oba Oba sempre traz novidades e promoções para seus clientes. Desde sabores sazonais, inspirados em datas comemorativas, até combos e descontos especiais, a sorveteria faz questão de surpreender e agradar quem passa por lá. Vale a pena seguir as redes sociais da Oba Oba para ficar por dentro de todas as novidades!

Venha Experimentar!

Se você ainda não conhece a Sorveteria Oba Oba, está mais do que na hora de fazer uma visita. Seja para experimentar um novo sabor, seja para revisitar os seus favoritos, a experiência é sempre incrível. Prepare-se para se apaixonar e, claro, para saborear os melhores sorvetes da cidade!

Oba Oba Sorveteria: Porque um bom sorvete sempre cai bem!