Até agora, o ChatGPT tem sido uma ferramenta; mas, se for gravar todas nossas conversas, vai se tornar um relacionamento

Relato original de Javier Lacort no Xataka Espanha

Há alguns dias, a OpenAI anunciou uma atualização para o ChatGPT: ele vai começar a lembrar de todas as nossas conversas. Antes, o ChatGPT podia “lembrar” de algumas coisas temporariamente (como se fosse uma memória de curto prazo), mas isso era limitado e as informações não eram armazenadas. Agora, o ChatGPT pode armazenar informações relevantes de maneira contínua, lembrando de preferências, interesses, estilo de comunicação, etc., mesmo em sessões diferentes e ao longo do tempo.

Bom, nem foi a OpenAI quem anunciou isso. Foi Sam Altman no X, como quem não quer nada. Naqueles dias, o assunto era o lançamento do GPT 4.1, algo bem menos relevante para o usuário. Alguns dias depois, o Grok anunciou o mesmo movimento.

A nova supermemória já está disponível no Brasil para usuários dos planos Plus e Pro, mas não para o chat gratuito. Ela representa uma mudança total no uso que fazemos do ChatGPT. Já não estamos diante de uma ferramenta que usamos e abandonamos, mas de uma entidade digital com a qual mantemos uma conversa evolutiva. Uma relação.

Pense em como são usados um martelo, uma calculadora ou até mesmo o Google: usamos para resolver um problema e depois esquecemos até a próxima vez que precisarmos. Não há qualquer evolução na nossa interação com eles.

Por outro lado, nossa relação com outra pessoa se constrói sobre um acúmulo de interações anteriores. Não esperamos ter que lembrar um amigo sobre para qual time torcemos…

Terra.com

Sistema FAEMA/SENAR e SINCODÓ realizam curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas

A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ) iniciaram essa semana o curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas. O curso, realizado nas instalações da Fazenda Sagrisa, localizada na zona rural de Codó, tem por objetivo capacitar profissionais para atuar no setor rural, incluindo temas como funcionamento, manutenção preventiva e corretiva, segurança no trabalho, e reconhecimento de modelos de tratores.

Capacitação para o mercado de trabalho

Com carga horária de 40 horas, o curso pode preparar os seus participantes para o mercado de trabalho e garantir o primeiro emprego, atendendo a crescente demanda do setor. Durante o período do curso, os alunos irão adquirir competências essenciais tanto na teoria quanto na prática, permitindo-lhes operar tratores com precisão e segurança.

Dentro do conteúdo programático serão abordados temas como o conhecimento dos componentes e sistemas do trator, a importância da manutenção para a realização de diversas tarefas e operações agrícolas de forma correta e segura, além de aspectos relacionados à segurança no trabalho, simbologia e identificação dos sistemas, ajustes e regulagens de grade, ajustes do trator, lubrificação e práticas adequadas de manuseio do equipamento.

Aproveitando as oportunidades do agronegócio

De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros, o curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas representa uma grande oportunidade para trabalhadores rurais e pessoas que querem iniciar no setor do agro a aprofundarem seus conhecimentos sobre os componentes e sistemas dessas máquinas, bem como compreenderem a importância da manutenção diária para assegurar um funcionamento seguro e eficiente.

É uma forma de capacitação para o setor rural, abordando desde a teoria até a prática na operação e manutenção dos tratores. Uma grande oportunidade de realizar um curso de alto valor agregado, de excelente qualidade, sob orientação de um profissional qualificado, de forma gratuita, e que irá abrir perspectivas para o ingresso no mercado de trabalho, onde as demandas estão sempre crescendo. Essa capacitação está sendo possível por meio da valorosa parceria entre o sistema FAEMA/SENAR, na pessoa do nosso presidente Raimundo Coelho, e o SINCODÓ, por meio do nosso mobilizador Elias Araújo. É mais um passo importante para capacitar os alunos a desempenhar suas funções com eficiência e segurança no campo, beneficiando assim o setor agrícola de Codó e da nossa região”, concluiu Iedo Barros.

Mais Médicos: 407 profissionais começam a atuar em 22 estados

A partir desta semana, 407 médicos formados no exterior e que concluíram o Módulo de Acolhimento e Avaliação do Programa Mais Médicos começam a atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é que o grupo desembarque 180 municípios e 15 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), distribuídos em 22 estados.

“Com a chegada desses médicos, o Ministério da Saúde espera impactos positivos nas comunidades atendidas, como a ampliação do acesso aos serviços de saúde na atenção primária, a redução do tempo de espera por atendimento com a utilização do prontuário eletrônico do SUS (e-SUS APS), além de avanços significativos na saúde indígena”, destacou a pasta em nota.

De acordo com o comunicado, antes de iniciarem as atividades, os profissionais de saúde passaram por um treinamento específico para atuar em situações de urgência e emergência e também no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões onde vão atuar, incluindo a malária.

“Com o objetivo de assegurar a eficácia do programa e a qualidade do atendimento prestado à população, a pasta acompanha de perto o desempenho dos profissionais. Um dos principais instrumentos de monitoramento é o e-SUS APS, que permite registrar e acompanhar o histórico dos pacientes, facilitando a integração entre a atenção primária e os demais níveis de cuidado,” informa ainda o ministério.

Números
Atualmente, cerca de 24,9 mil profissionais do Mais Médicos atuam em 4,2 mil municípios – 77% do território nacional. Dentre as cidades, 1,7 mil, segundo o ministério, apresentam altos níveis de vulnerabilidade social. A meta é alcançar 28 mil profissionais no programa até o final de 2025.

“Em dezembro de 2024, o programa registrou um marco ao atingir o maior número de médicos em atividade nos Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs), com 601 profissionais atuando nessas regiões”, destacou a pasta.

Agência Brasil

Aposentados e pensionistas começam a receber antecipação do 13º

Cerca de 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta quinta-feira (24) a primeira parcela do décimo terceiro salário. Feito de forma escalonada, conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS), o pagamento vai até 8 de maio.

Com a previsão de injetar R$ 73,3 bilhões na economia, a antecipação do décimo terceiro do INSS será paga em duas parcelas. A segunda parcela vai de 26 de maio a 6 de junho. As datas são definidas com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) e com base na renda do beneficiário. Quem ganha apenas o salário mínimo começa a receber antes de quem recebe mais que o mínimo.

Desde a semana passada, a consulta pode ser feita no aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, ou no site gov.br/meuinss. Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135. Nesse caso, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

2025 – pagamento 13º INSS

Quem recebe mais que o salário mínimo
Final do NIS Primeira Parcela Segunda Parcela
1 e 6 2 de maio
2 de junho

2 e 7 5 de maio
3 de junho

3 e 8 6 de maio
4 de junho

4 e 9

7 de maio 5 de junho
5 e 0 8 de maio
6 de junho

O decreto com a antecipação do décimo terceiro do INSS foi assinado no início do mês pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Este será o sexto ano seguido em que os segurados do INSS receberão do décimo terceiro antes das datas tradicionais, em agosto e em dezembro. Em 2020 e 2021, o pagamento ocorreu mais cedo por causa da pandemia de covid-19. Em 2022 e 2023, as parcelas foram pagas em maio e junho. Em 2024, em abril e maio.

Conforme os dados mais recentes do INSS, de fevereiro, 28,68 milhões de pessoas, cerca de 70,5% do total dos segurados do INSS, ganham até um salário mínimo por mês (R$ 1.518), enquanto 11,98 milhões de beneficiários recebem acima do piso nacional. Desse total, 10,6 mil ganham o teto da Previdência Social, de R$ 8.157,41.

A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na primeira parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.

O Ministério da Previdência esclarece que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Renda Mensal Vitalícia, não têm direito a décimo terceiro salário.

Agência Brasil

Confira as super ofertas da rede Marcelo Rei do Frango

Na rede Marcelo Rei do Frango você encontra carnes de qualidade, atendimento diferenciado e o menor preço da cidade. Seja bem vindo e fique à vontade. Você também vai encontrar pescado, camarão e produtos para deixar o seu almoço ainda mais saboroso, sempre naquele precinho que cabe no seu bolso e no seu orçamento.

Frigorífico Marcelo Reio do Frango mais perto de você

A rede de frigorífico Marcelo Reio do Frango já conta com 7 unidades. A mais nova loja será inaugurada neste Sábado de Aleluia, no Mercado Central.

Fique ligado nas ofertas da semana e os preços imbatíveis da rede Marcelo Rei do Frango. Garanta a sua carne de qualidade visitando as nossas unidades em Codó ou faça sua telecompras pelos whatsapps do Marcelo Reio do Frango; (99) 98839-1860 ou (99) 98147-7313 e nós entregamos no conforto da sua residência.

Aqui você pode também comprar com seus cartões de créditos e transferência pix. Simples assim, é só escolher! É o Marcelo Reio do Frango trazendo preço e qualidade pra você, amigo consumidor. Marcelo Reio do Frango trazendo pra você Menor preço, melhor atendimento e máxima qualidade.

Descubra a fortuna bilionária de Marcus Buaiz, noivo de Isis Valverde

Falta muito pouco, menos de dez dias, para o casamento de Isis Valverde e Marcus Buaiz. A atriz e o empresário celebrarão o amor no próximo dia 3 de maio. Recentemente, Isis relembrou que o início do namoro nem aconteceu no Brasil. O primeiro date do casal foi em Paris, durante a fashion week, em 2023, quando ela estava na cidade. Apaixonaram-se, claro. Desde então, para manter o vínculo amoroso, o empresário chegou a custear diversas viagens até Los Angeles, onde Isis morava.

Descubra a fortuna bilionária de Marcus Buaiz, noivo de Isis Valverde – Imagem 1
“Foi muito intenso desde o começo. Falei: ‘Você sabe que eu moro em Los Angeles, né?’. E ele disse: ‘Eu adoro voar’. Esse homem pegou um avião milhões de vezes para me ver”, disse a atriz em entrevista à revista Vogue Brasil.

Buaiz é um empresário muito bem-sucedido. Hoje, ele comanda um leque variado de empresas e é investidor em dezenas de outros negócios, além de ser conselheiro e naturalmente herdeiro do grupo familiar, o Grupo Buaiz (com sede em Vitória, no Espírito Santo), no qual estima-se o faturamento anual de R$ 500 milhões, como também noticiou recentemente o jornal Extra. Somados só os capitais sociais das empresas de Marcus, são mais R$ 45 milhões dentro de um patrimônio de cerca de R$ 4 bilhões.

Descubra a fortuna bilionária de Marcus Buaiz, noivo de Isis Valverde – Imagem 2
Fundado pelo avô de Marcus — Américo Buaiz, em 1941 — a partir de um moinho, o grupo hoje atua nos segmentos de comércio exterior, alimentos e comunicação. Foi ali que o capixaba de 45 anos, de ascendência libanesa, começou a trabalhar. O caminho natural seria o de sucessor do avô e do pai nos negócios. Afinal, o neto mais velho da família já estava sendo preparado para isso. Mas o rapaz, sonhador que era, decidiu ganhar o mundo, como ele contou à revista “Forbes”. Antes, no entanto, comandou o negócio que menos dava dinheiro para a família, uma emissora de rádio, e a reformulou totalmente, inserindo o estúdio próximo ao público ouvinte, dentro de um shopping também gerenciado pelo grupo, em Vitória.

Descubra a fortuna bilionária de Marcus Buaiz, noivo de Isis Valverde – Imagem 3
Ex-marido de Wanessa Camargo — os dois foram casados por 17 anos, até 2022, e são pais de José Marcus, de 11 anos, e João Francisco, de 8 —, Buaiz fez amigos endinheirados e famosos, como Ronaldo Fenômeno, que foi seu sócio, e Neymar, seu agenciado. Com o sobrenome famoso, Buaiz frequentava as altas rodas. Foi assim que conheceu João Paulo Diniz, Marcos Mion, Alvaro Garnero e Luciano Huck, criando parcerias comerciais com todos. O ex-jogador é padrinho de seu filho e Buaiz de uma das gêmeas de Ronaldo.

Descubra a fortuna bilionária de Marcus Buaiz, noivo de Isis Valverde – Imagem 4
Com ele, aliás, Buaiz abriu a 9ine, especializada em agenciamento de atletas, começando pelo próprio Fenômeno que acabara de pendurar as chuteiras. Depois, entraram Bruninho do Vôlei, Gabriel Jesus e Neymar. Como o empreendimento cresceu e absorveu também os nomes de entretenimento, Buaiz abriu a Act1on, uma espécie de braço da empresa original.

MN

Comercial São João: Ofertas imperdíveis e prêmios especiais na campanha Amor de Mãe CDL!

O Comercial São João preparou uma temporada especial de ofertas para você aproveitar o melhor das linhas profissionais de cosméticos! São produtos de qualidade, das marcas mais renomadas do mercado, com preços que cabem no seu bolso.

E tem mais: ao fazer suas compras, você ainda participa da campanha Amor de Mãe CDL! Basta preencher seu cupom e concorrer a prêmios incríveis. É a oportunidade perfeita para cuidar de quem você ama e ainda sair ganhando!

Não perca tempo! Venha garantir seus produtos favoritos no Comercial São João e entre no clima da promoção Amor de Mãe. Qualidade, variedade e carinho em cada detalhe!

Internet de Elon Musk será gratuita para alguns celulares

Com o avanço da tecnologia, novas oportunidades estão surgindo para conectar o mundo de formas que antes pareciam impossíveis. Uma dessas inovações vem da SpaceX, a empresa de Elon Musk, que, por meio do seu serviço Starlink, promete levar a internet para qualquer lugar do mundo.

O grande diferencial é que, a partir de uma parceria com a T-Mobile, a conectividade será disponibilizada gratuitamente para uma seleção de celulares, transformando o acesso à internet em áreas remotas e até em regiões de difícil cobertura.

Como a Starlink está transformando a internet
A Starlink é um serviço de internet via satélite desenvolvido pela SpaceX. A proposta de Elon Musk é simples: levar internet de alta velocidade a locais onde a cobertura tradicional das operadoras de telecomunicações não chega.

Com uma rede de satélites orbitando a Terra, a Starlink consegue fornecer uma conexão estável e de qualidade em qualquer região, desde que esteja na superfície terrestre.

A parceria com a T-Mobile agora possibilita a conectividade gratuita para celulares compatíveis, mesmo em lugares mais afastados e sem cobertura de redes móveis convencionais.

Imagine estar no meio de uma floresta, no alto de uma montanha ou até mesmo em uma região rural distante, e poder acessar a internet ou enviar uma mensagem de texto. Esse é o futuro da conectividade, e ele está se tornando realidade agora.

Dispositivos compatíveis
A inovação não se limita apenas àqueles que possuem um dispositivo qualquer. Para garantir o uso dessa tecnologia, a Starlink e a T-Mobile selecionaram uma lista específica de modelos de celulares que podem se beneficiar desse serviço. Ao todo, são 50 modelos compatíveis, abrangendo marcas populares como Samsung, Apple, Motorola, Google e T-Mobile.

Apple:

iPhone 14, 14 Plus, 14 Pro, 14 Pro Max
iPhone 15, 15 Plus, 15 Pro, 15 Pro Max
iPhone 16, 16 Plus, 16 Pro, 16 Pro Max
Samsung:

Galaxy A14, A15, A16, A35
Galaxy S21, S22, S23, S24, S25 (todos os modelos)
Galaxy Z Flip3, Z Flip4, Z Flip5
Galaxy Z Fold3, Z Fold4, Z Fold5
Galaxy X Cover6 Pro
Motorola:

Moto G Stylus 5G (2024)
Moto G Power 5G (2024)
Moto G 5G (2024)
Motorola Razr 2024
Google:

Pixel 9, Pixel 9 Pro, Pixel 9 Pro XL, Pixel 9 Pro Fold
T-Mobile:

REVL 7 5G e REVL 7 Pro 5G
Os aparelhos mais recentes, como o iPhone 16 e o Samsung Galaxy S25, já vêm com compatibilidade nativa para a conexão via satélite da Starlink, o que facilita a integração do serviço desde o momento da compra. Essa compatibilidade será crucial para garantir que os usuários possam acessar a rede Starlink assim que estiverem fora da cobertura de suas operadoras tradicionais.

Como funciona a conexão de internet da Starlink?
O funcionamento do serviço é relativamente simples. Sempre que um dispositivo compatível estiver fora da área de cobertura da operadora tradicional, ele automaticamente se conecta à rede da Starlink, identificando a conexão como “T-Mobile SpaceX”.

Essa identificação garante que o usuário tenha ciência de que está utilizando a conexão via satélite e não uma rede móvel convencional.

Além disso, é importante que o celular esteja operando com a versão mais recente do sistema operacional. As atualizações incluem suporte para a conectividade via satélite emergencial.

No caso dos dispositivos Android e iOS, será necessário ativar a funcionalidade de conexão automática para redes emergenciais nas configurações do celular, geralmente em “Conexões” ou “Redes móveis”. Isso garante que, em momentos de emergência ou necessidade de comunicação, o celular estará pronto para se conectar automaticamente à Starlink.

Limitações e expectativas futuras
Atualmente, a funcionalidade da Starlink via T-Mobile permite apenas o envio e recebimento de mensagens de texto, compartilhamento de localização e acesso a serviços de emergência. Embora esse já seja um grande passo para garantir comunicação em áreas remotas, a expectativa é que, em breve, o serviço seja expandido para incluir chamadas de voz e navegação na internet.

A expansão desse serviço trará uma revolução no acesso à informação, especialmente em países em desenvolvimento ou em regiões onde a infraestrutura de telecomunicações é precária.

A possibilidade de navegar na web ou fazer chamadas de voz a partir de locais onde antes não havia cobertura seria um avanço tecnológico sem precedentes, conectando mais pessoas e possibilitando o acesso a serviços essenciais, como a educação e a saúde, onde o acesso remoto se torna vital.

Desafios e oportunidades
Embora a iniciativa de Elon Musk tenha potencial para transformar o acesso à internet globalmente, ainda há muitos desafios a serem enfrentados. O custo do serviço, a disponibilidade de dispositivos compatíveis, e as possíveis limitações de cobertura de satélites são pontos que precisam ser monitorados.

No entanto, as oportunidades são vastas, e à medida que mais satélites são lançados e a tecnologia melhora, a internet via satélite pode se tornar uma solução viável para áreas que, até hoje, permanecem desconectadas.

O trabalho de Elon Musk com a SpaceX e a Starlink é mais um passo em direção a um futuro onde a conectividade seja um direito universal, permitindo que pessoas em qualquer lugar do mundo tenham acesso à informação e às oportunidades que a internet oferece.

Leticia Florenço
Tribuna de Minas