Vereadores aprovam Indicações para revitalização e sinalização de logradouros públicos e melhorias na infraestrutura de Codó

Melhorias essenciais para infraestrutura da cidade estiveram na pauta de Indicações dos vereadores durante a 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, como a instalação de placas de sinalização de ruas e quadras e a reforma de logradouros públicos.

“Precisamos colocar nova sinalização em muitos logradouros, identificando o nome da Rua, a quadra, para que fique melhor para os entregadores, além de moradores e visitantes. Para todos poderem saber com precisão e segurança a localização das ruas, principalmente nos nossos Residenciais da cidade, onde ficam mais afastados e, muitas vezes, falta essa localização e sinalização adequada”, justificou o vereador Chiquinho do Sae Júnior

“Nossas Indicações foram para a pavimentação e a construção de uma Praça na nossa superintendência da região da Trizidela, no povoado Santana do Machado, e a reforma do nosso mercado de abastecimento lá da Praça Almirante Tamandaré, que recebe muitas pessoas, precisam de um banheiro estruturado, de um piso, de uma climatização, e a gente espera que isso chegue nas pessoas, que é pra isso que a gente vai lutar pelas pessoas, pelo bem-estar e pelo convívio social”, explicou o vereador Hermínio da Farmácia

O presidente da Câmara, vereador Roberto Cobel também apresentou e teve aprovadas Indicações para recuperação de ruas e estradas vicinais do município. “Nós tivemos várias Indicações, para benefício de várias ruas de Codó, como serviços de recapeamento, tapa-buraco, pavimentação e também do povoado saco, pedindo ao nosso prefeito a recuperação daquela rua principal que vai até o cemitério, que seja feita uma recuperação agora e uma futura pavimentação asfáltica pro povo daquela localidade. E as outras ruas laterais que sejam feitas o serviço de terraplanagem, pois as mesmas ainda não foram feitas e as pessoas estão com dificuldade de acesso agora no inverno”, concluiu o presidente.

Vereadora Leda Torres tem aprovadas Indicações para melhorias na infraestrutura do bairro Santo Antônio

Em sua participação na 10ª Sessão da Câmara Municipal de Codó, realizada na terça-feira, dia 22 de abril, a vereadora Leda apresentou e teve aprovada duas Indicações destinadas para mudanças e melhorias na infraestrutura do bairro Santo Antônio, na zona urbana de Codó.

Por meio da Indicação Nº 128/2025, a vereadora Leda Torres (PSDB) solicitou ao Executivo Municipal, junto à Secretaria de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Públicos, em caráter de urgência, a abertura de uma Rua que ligue a Rua da Draga à Rua da Prainha, localizadas no Bairro Santo Antônio.

Com a Indicação Nº 129/2025, a edil solicitou a administração municipal, também em caráter de urgência, a pavimentação asfáltica da Rua Goiás, após o Clube do Juca, Bairro Santo Antônio. “Gostaria de agradecer aos colegas pela aprovação dessas duas indicações, que são direcionadas ao bairro Santo Antônio, um dos maiores bairros de nossa zona urbana e que precisa ter sua infraestrutura restaurada, devido a sua importância e ao seu potencial nas áreas comercial, de turismo e lazer, e principalmente, para a maior valorização das residências e o bem estar de seus moradores”, justificou a parlamentar.

Pedro Lucas recusa convite para assumir o Ministério das Comunicações

Assim como a coluna da Denise Rothenburg, do Correio Braziliense, adiantou na edição desta terça-feira (22/4), o líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Pedro Lucas Fernandes (MA), decidiu não aceitar o convite para assumir o Ministério das Comunicações. O parlamentar divulgou nota, na noite desta terça, onde declina o convite feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em tom respeitoso e diplomático, o deputado agradeceu a confiança do presidente, mas afirmou que, neste momento, pode contribuir mais com o governo e com o país na função que ocupa no Legislativo.

“Tenho plena convicção de que, neste momento, posso contribuir mais com o país e com o próprio governo na função que exerço na Câmara dos Deputados”, escreveu Fernandes. Ele destacou ainda o papel estratégico da liderança dele no diálogo com diferentes forças políticas e na construção de consensos para pautas de interesse nacional.

A recusa ao convite foi acompanhada de um gesto de respeito institucional. “Minhas mais sinceras desculpas ao presidente Lula por não poder atender a esse convite. Recebo seu gesto com gratidão e reafirmo minha disposição para o diálogo institucional, sempre em favor do Brasil”, declarou.

A movimentação política ocorre em um momento em que o governo busca ampliar a base de apoio no Congresso, e a presença de líderes partidários em postos-chave do Executivo é vista como uma tentativa de fortalecer alianças. A recusa de Pedro Lucas, no entanto, foi interpretada como um indicativo de que o União Brasil pretende manter influência no Parlamento, onde tem papel decisivo em votações importantes.

Pedro Lucas Fernandes, que lidera uma bancada plural, reafirmou o compromisso com a “boa política” e com o fortalecimento da democracia. “Seguirei lutando pelo bem-estar de todos os brasileiros, especialmente daqueles que mais precisam”, concluiu o deputado.

*Fonte: Correio Braziliense

BBB25: além do valor milionário, quais prêmios Renata ganhou?

Depois de 100 dias de confinamento, Renata Saldanha, 33, se tornou a grande vencedora do Big Brother Brasil 25 com 51,90% dos votos. Além do valor milionário de R$ 2.720.000, ela também ganhou outros prêmios no durante o programa.

A bailarina faturou o primeiro presente quando foi líder na 10ª semana. Ela ganhou um apartamento no valor de R$ 260 mil e comemorou a conquista do próprio imóvel com a melhor amiga, Eva.

Acompanhada de sua amiga e colega de profissão Eva, a bailarina integra o grupo dos Pipoca. No total, ela participou de seis Paredões e foi Anjo e Líder uma vez cada.

Logo no primeiro mês de programa, Renata entrou em atrito com Camilla, que a acusou de racismo após a sister dizer enquanto decidia quem receberia o Castigo do Monstro que não escolheria a transcista por ela cozinhar para os participantes na Xepa.

Play Video
Ela foi enviada para entrar em uma vitrine de shopping e receber dicas do público externo sobre o que deveria fazer dentro da casa, voltando com informações essenciais para sua estratégia no jogo.

Após semanas de flerte, Renata viveu um romance com Maike na reta final do jogo, dias antes do brother ser eliminado.

Ela protagonizou os momentos que decidiram o fim dele no reality — quando mordeu o braço e puxou o cabelo dela, mesmo com os diversos alertas de atenção por parte da produção.

CNN Brasil

Timbiras: sistemas de abastecimento d’água do bairro Mutirão estão quase prontos

Na manhã desta terça-feira (22) o secretário de Infraestrutura Vitor Lima, secretária de Saúde Islayane Lima e secretário de Meio Ambiente Carlinhos do Bel, visitaram a obra de dois sistemas de abastecimento d’água que serão implantados no bairro Mutirão.

O recurso faz parte de um convênio da prefeitura por meio da secretaria municipal de Saúde com a fundação Nacional de Saúde – (FUNASA), firmado ainda na gestão do ex-prefeito Dr. Antonio Borba.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Vitor Lima, que está acompanhando a execução do projeto que já está na fase de implantação das bases para as caixas d’água, a obra visa resolver a falta d’água enfrentada pelos moradores do Mutirão, Destino I, Destino II, Vila Santa Clara e parte do Anjo da Guarda.

“Sabemos que o abastecimento d’água na área urbana de Timbiras é de responsabilidade da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – (CAEMA) que recebe para isso, mas infelizmente, essa situação vem se arrastando já a muitos anos e, por isso, o ex-prefeito Dr. Antonio Borba, celebrou esse convênio com a FUNASA para acabar com essa escassez de agua e libertar essas famílias dessa situação incômoda, e a determinação do prefeito Paulo Vinicius e do seu Vice Edmundo, é finalizar o mais rápido possível, inaugurar e entregar a população”, afirmou o secretário.

Timbiras é contemplado com Unidade Básica de Saúde (UBS) porte II

Na manhã desta terça-feira (22) o secretário de Infraestrutura Vitor Lima e a secretária de Saúde Islayne Lima, visitaram o local onde será construído a Unidade Básica de Saúde (UBS) Porte II, uma importante conquista para o município, cujo financiamento será pelo governo Federal através do NOVO PAC.

A obra será construída na saída do bairro Anjo da Guarda, sentido Codó, a margem direita da estrada próxima à ponte da Rosalina. O terreno adquirido pela prefeitura tem bastante espaço e visa ainda, acomodar outras obras aguardadas também com muita expectativa pela gestão Paulo Vinicius e Edmundo.

A secretária de Saúde, Islayane Lima, falou da felicidade e do tamanho da conquista dessa UBS porte II para os Timbirenses. “Hoje temos uma atenção básica que funciona de verdade prestando um serviço de excelência a nossa população, mas posso afirmar, que com mais essa conquista o timbirense vai poder bater no peito e dizer, temos a melhor saúde da região”, enfatizou a secretária.

O município aguarda apenas a liberação dos recursos para dar inicio a obra que depois de pronta tem a missão de modernizar cada vez mais a saúde oferecida aos timbirenses.

Dalma Modas – estilo e criatividade em cada detalhe; personalização é a nossa especialidade – (99) 99978-1040

Na Dalma Modas, a personalização é a nossa especialidade. Trabalhamos com malharia, estamparia em geral e uma ampla variedade de produtos personalizados, como bolsas, estojos, xícaras, bonés, azulejos e toalhas, entre tantos itens.

Se você busca exclusividade e qualidade, está no lugar certo. Agora, apresentamos o nosso novo serviço de sublimação exclusiva. Com ele, transformamos suas ideias em realidade, criando peças únicas que refletem sua identidade e estilo.

Seja para presentear, divulgar sua empresa ou sua marca, ou simplesmente ter algo especial só seu, estamos aqui para tornar isso possível. Venha nos visitar e descubra como podemos deixar suas peças ainda mais especiais. Estamos lhe esperando para tornar suas ideias em realidade.

Dalma Modas – estilo e criatividade em cada detalhe

Estamos localizados na Rua Merques Rodrigues, número 935, Centro, Codó. Entre em contato pelo número (99) 99978-1040

MIDR reconhece a situação de emergência em cinco cidades maranhenses afetadas por desastres

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (16), a situação de emergência nas cidades maranhenses de Buruti Bravo, atingida por enxurradas, e Arame, Codó, Pedro do Rosário e São João do Soter, castigada por fortes chuvas. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo.

Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Até o momento, o Maranhão tem 27 reconhecimentos vigentes, dos quais 15 por estiagem, quatro por inundações, três por colapso de edificações, três por chuvas intensas, um por enxurradas e um por erosão continental/boçorocas.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.