Presidente do INSS é exonerado após suspeita de fraudes

A exoneração do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta quarta-feira (23). A portaria é assinada pela ministra substituta da Casa Civil, Miriam Belchior.

Stefanutto é um dos investigados na operação que a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram na manhã de hoje para apurar suspeitas de um esquema de descontos não autorizados nos benefícios de aposentados e pensionistas.

A demissão foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mais cedo, a Justiça Federal já havia determinado o afastamento cautelar de Stefanutto e de outros cinco servidores públicos.

Procurador federal, Stefanutto ficou à frente da Procuradoria-Federal Especializada junto ao INSS de 2011 a 2017. Em 11 de julho de 2023, assumiu a presidência da autarquia por indicação do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que defendeu hoje o direito de todos os investigados à presunção de inocência.

>> Veja como pedir a exclusão de desconto indevido no benefício do INSS

Operação
A Operação Sem Desconto investiga um suposto esquema nacional de descontos de mensalidades associativas não autorizadas. Estima-se que cerca de R$ 6,3 bilhões foram descontados de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024.

Após a deflagração da operação, o governo federal anunciou a suspensão de todos os acordos de cooperação técnica que permitem que organizações da sociedade civil cobrem de aposentados e pensionistas mensalidades associativas descontadas diretamente dos benefícios pagos pelo INSS.

Agência Brasil

Programa Minha Casa, Minha Vida destina casas para pessoas em situação de rua

O Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) irá oferecer 3% das residências subsidiadas pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) a pessoas em situação ou trajetória de rua. De acordo com o ministro das Cidades, Jader Filho, assim como os processos de acompanhamento e reinserção social dos beneficiários, a moradia também será gratuita.

É previsto que aproximadamente 1 mil unidades habitacionais serão destinadas a este público ainda nesta primeira etapa. No momento inicial, essa vertente do MCMV irá dar prioridade para 38 municípios. Além de todas as capitais, a iniciativa também abrange cidades com mais de mil pessoas cadastradas como “sem moradia” no CadÚnico.

“Essas cidades têm a obrigação de distribuir, no mínimo, 3% de todos os empreendimentos do Minha Casa Minha Vida [a serem lançados nos municípios] aos moradores que estão em situação de rua. Veja bem: isso não é o limite, mas o piso a ser atendidos nessas 38 cidades”, disse Jader Filho durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) nesta quarta-feira (23).

As cidades selecionadas foram escolhidas através de apurações feitas por inúmeras pastas ministeriais, tendo por base cidades com maior concentração de pessoas em situação ou em trajetória de rua.

Portaria
A portaria interministerial que disponibiliza este mínimo de 3% dos imóveis foi assinada nesta terça-feira (22). O documento estabelece critérios para escolha e priorização dos beneficiários, que inclui famílias com crianças e adolescentes, mulheres, pessoas trans, grávidas, indígenas, idosos e pessoas com deficiência.

“As casas serão doadas, a partir do MCMV com orçamento da União. Terá também acompanhamento e trabalho prévio com as famílias, de forma a inseri-las no mercado de trabalho; de colocar as crianças na escola”, afirmou o ministro.

Municípios beneficiados pela nova portaria do programa
Aracaju (SE);
Belém (PA);
Belo Horizonte (MG);
Boa Vista (RR);
Brasília (DF);
Campinas (SP);
Campo Grande (MS);
Cuiabá (MT);
Curitiba (PR);
Feira de Santana (BA);
Florianópolis (SC);
Fortaleza (CE);
Foz do Iguaçu (PR);
Goiânia (GO);
Guarulhos (SP);
João Pessoa (PB);
Joinville (SC);
Juiz de Fora (MG);
Macapá (AP);
Maceió (AL);
Manaus (AM);
Natal (RN);
Osasco (SP);
Palmas (TO);
Porto Alegre (RS);
Porto Velho (RO);
Recife (PE);
Rio Branco (AC);
Rio de Janeiro (RJ);
Salvador (BA);
Santos (SP);
São José do Rio Preto (SP);
São José dos Campos (SP);
São Luís (MA);
São Paulo (SP);
Teresina (PI);
Uberlândia (MG); e
Vitória (ES).

O Imparcial

Point dos Salgados: Escolha o Combo do Tamanho da Sua Fome!

Se tem uma coisa que todo mundo ama, é um salgado bem feito, crocante por fora e recheado de sabor por dentro! No Point dos Salgados, a variedade é a nossa especialidade. Aqui, você encontra coxinhas irresistíveis, risoles, pastéis, empadas e muito mais, sempre fresquinhos e preparados com todo o carinho.

E para atender ao seu apetite, criamos os combos perfeitos para qualquer momento do dia! Seja um lanche rápido, uma reunião com os amigos ou aquela vontade de comer algo delicioso, temos opções que vão do tamanho da sua fome.

Venha experimentar e descubra por que o Point dos Salgados é a melhor escolha para quem ama salgados de qualidade!

Madame Pizza: Sabor ao Extremo! Venha para a melhor pizzaria de Codó

Se você é apaixonado por pizza, precisa conhecer a Madame Pizza, a melhor pizzaria de Codó! Aqui, cada fatia é preparada com ingredientes selecionados, muito carinho e um toque especial que transforma cada mordida em uma experiência inesquecível.

Variedade e Qualidade em Cada Pizza

Nosso cardápio conta com uma grande variedade de sabores, desde as clássicas Margherita e Calabresa até combinações exclusivas que você só encontra na Madame Pizza. Além disso, oferecemos opções para todos os gostos, incluindo pizzas doces, vegetarianas e especiais.


Ambiente Aconchegante e Atendimento de Primeira

Além de pizzas irresistíveis, oferecemos um ambiente confortável e acolhedor, perfeito para reunir a família e os amigos. Nosso atendimento é feito com simpatia e dedicação para que você tenha sempre a melhor experiência gastronômica.

Peça Sua Pizza Agora!

Venha nos visitar ou peça no conforto da sua casa! Garantimos uma entrega rápida e pizzas sempre quentinhas e deliciosas.

Madame Pizza – Sempre a Melhor Escolha

(99) 9 9171-3203 – Faça seu pedido agora e descubra por que somos a melhor pizzaria de Codó!

Andressa Suita quebra o silêncio após rumores de gravidez: “Comi muito”

A influenciadora Andressa Suíta, de 37 anos, se pronunciou nesta quarta-feira (23) após rumores de uma possível nova gravidez com o cantor Gusttavo Lima, de 35, ganharem força nas redes sociais. A especulação teve início após uma foto em família publicada durante a Páscoa, em que sua irmã, Laura, aparece com as mãos apoiadas em sua barriga.

O burburinho aumentou após o pai de Andressa usar a expressão “Vovô do ano” em seu perfil no Instagram. Em resposta, a influenciadora esclareceu que tudo não passou de uma brincadeira e desabafou sobre os constantes comentários a respeito de uma suposta gestação.

“Vindo aqui esclarecer uma grande brincadeira que fiz com a minha irmã no domingo de Páscoa. Fiquei 45 dias sem beber na quaresma e voltei a beber no domingo. Comi muito no almoço de Páscoa. A gente estava num clima super divertido, eu, minha mãe, meu pai e, quando a gente foi fazer a foto, minha irmã colocou a mão na minha barriga. Desde 2020, toda foto que posto as pessoas falando que estou com carinha de grávida e corpo de grávida”, disse.

MN

Carol Peixinho e Thiaguinho revelam sexo do primeiro filho

Carol Peixinho e Thiaguinho revelaram nesta quarta-feira (23), que serão pais de um menino, que se chamará Bento. O casal descobriu o sexo do bebê na noite anterior, durante o chá revelação que reuniu amigos próximos e familiares.

O que aconteceu?
“Surto coletivo? Temos! Gente, se vocês estão surtando na curiosidade, imagina nós. Estou tendo mini infartos”, disse a ex-BBB.

“Nosso chá vai ser em casa, só para a gente mesmo. Nossos familiares e amigos, que não estão aqui porque é terça-feira, vão entrar online. Vamos fazer essa farra”, completou.

Durante a comemoração, ela revelou que precisou trocar o figurino escolhido. “Tinha um vestido branco lindo, bem simples, mas lindo. Mas não fechou no peito”, contou, com bom humor.

Mais cedo, Carol publicou nas redes sociais uma montagem com fotos da infância dela e do cantor, convidando os seguidores a darem palpites sobre o sexo do bebê. “Hoje saberemos se nosso neném é menino ou menina. Ansiedade a mil por aqui. Qual o seu palpite?”, escreveu.

 

O relacionamento
O casal assumiu publicamente o relacionamento em fevereiro de 2022, após rumores surgirem em agosto de 2021. A gestação foi anunciada no fim de março deste ano.

Aos 40 anos, Carol compartilhou recentemente como tem sido o início da gravidez. Segundo ela, os sintomas foram leves. “Nunca enjoei desde quando descobri ou mesmo antes. Não foi por conta do enjoo que descobri. Foi por conta do sono e, depois, obviamente, por conta da menstruação atrasada”, relatou. “Tenho sono, principalmente depois do almoço. Quando acordo cedo, de tarde fico bem baqueada.”

MN

Eleições 2026: Lahesio sinaliza por unidade… E agora Braide?

Com lucidez e maturidade, o pré-candidato ao Governo do Estado, o médico e ex-prefeito de São Pedro do Crentes, Lahesio Bonfim, sinaliza positivamente em busca de uma unidade para o projeto de candidatura ao governo do Maranhão em 2026. De acordo com a mais recente pesquisa, realizada pela Vox Brasil Pesquisa Marketing, Lahesio e Braide somam mais de 54% das intenções de voto para sucessão estadual no ano que vem.

Eu sei que eu sou o melhor para esse Estado. Eu sei que o melhor projeto eu tenho. Mas se porventura tiver um projeto que o povo acate, abrace e que não seja vindo da esquerda, eu estou pronto para abraçar também. Em prol de ver algo diferente nesse Estado. Porque o Estado é muito maior do que eu“, afirmou Bonfim em entrevista ao Programa Maranhão Sem Filtro na última terça-feira.

Ainda de acordo com a pesquisa da Vox Brasil Pesquisa Marketing, realizada entre os dias 12 e 17 de abril, o atual prefeito de São Luís tem 31,90% das intenções de voto, seguido por Lahesio Bonfim com 22,20%. Na mesma pesquisa, em terceiro lugar aparece atual vice-governador Felipe Camarão, com 11,16%; seguido pelo ex-senador Roberto Rocha, que registra 9,04% e Orleans Brandão aparece com 8,47%. A pesquisa também mostra que 9,62% dos entrevistados afirmaram que pretendem anular o voto, enquanto 7,61% disseram que ainda não sabem em quem votar ou preferiram não responder.

Sem a presença de Braide, Lahesio Bonfim desponta como favorito

Em um segundo cenário, sem a presença de Eduardo Braide, os números ficam assim: o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, desponta como favorito, alcançando 36,29% das intenções de voto. O atual vice-governador, Felipe Camarão, tem 17,80%, seguido por Orleans Brandão, com 11,05% e Roberto Rocha, com 9,53%. Outros 12,57% dos entrevistados afirmaram que pretendem votar nulo, e 12,76% disseram que ainda não sabem ou preferiram não responder.

Avaliando os dois cenários, se Lahesio Bonfim e Eduardo Braide firmarem aliança as chances de vencerem seriam ampliadas. Na última entrevista, Lahesio Bonfim já sinalizou claramente por uma aliança. Resta saber se Braide também estaria disposto no caso inverso, permanecendo na cadeira de prefeito da capital e indicando o vice de Bonfim. Por enquanto… é esperar pra ver. Contudo, a fala de Lahesio Bonfim mostra amadurecimento político e, acima de tudo, uma sinalização para classe política de que ele tá aberto ao diálogo e em busca de união.