Campanha de vacinação nas escolas públicas do MA teve início nesta segunda-feira (14)

Vacina contra a gripe — Foto: Prefeitura de Bertioga/Divulgação

Começou nesta segunda-feira (14), a campanha de vacinação em parceria com o Ministério da Saúde, no Centro de Ensino Renascença, em São Luís. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a expectativa é imunizar mais de um milhão e seiscentos mil alunos nos 217 municípios do Maranhão.

A campanha tem como objetivo vacinar estudantes da rede pública em todos os municípios maranhenses. Para falar sobre essa iniciativa, a TV Mirante entrevistou Alice Figueiredo, coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde.

“A Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com a Secretaria de Educação, tem realizado essa estratégia de vacinação nas escolas. Desde o início do ano letivo, todos os 217 municípios já estão trabalhando nessa ação”, explicou Alice.

A campanha abrange todas as vacinas do calendário nacional de vacinação, com foco especial na vacina contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos. A ação acontecerá entre os dias 14 e 30 de abril.

“É fundamental que os pais e responsáveis estejam atentos à atualização das carteirinhas de vacinação. Estamos também fazendo um chamado para que a comunidade escolar se una nesse esforço para proteger nossas crianças menores de 15 anos”, enfatizou a coordenadora.

A estratégia visa fortalecer os vínculos entre educação e saúde para o desenvolvimento das ações de vacinação nas escolas de educação infantil e ensino fundamental e médio, seguindo a abordagem do microplanejamento. O objetivo é reforçar a importância da imunização e incentivar a adesão dos estudantes, pais e responsáveis.

Na terça-feira (15), a estratégia de vacinação será aplicada no Centro de Ensino Arthur Carvalho, localizado na Rua Armando Vieira, e no Centro de Ensino Humberto de Campos, situado na Avenida Kennedy, ambos no Bairro de Fátima, das 8h às 12h.

Na quarta-feira (16), a ação continuará no Centro de Ensino Japiaçu, no bairro Anjo da Guarda, das 14h às 17h.

g1ma

São Luís: Vigilante mata técnica de enfermagem dentro da Unidade Mista do bairro do Coroadinho, em São Luís

Vigilante mata técnica de enfermagem dentro da Unidade Mista do bairro do Coroadinho, em São Luís — Foto: Reprodução/TV Mirante

No início da manhã desta segunda-feira (14), um vigilante matou uma técnica de enfermagem dentro da Unidade Mista do bairro do Coroadinho, em São Luís. Por causa do crime, o atendimento na unidade de saúde foi suspenso temporariamente.

O crime aconteceu por volta das 6h40 e, segundo testemunhas, o crime foi praticado por Hilton Abreu, que era segurança da unidade de saúde. De acordo com funcionários do hospital, o homem estaria sofrendo de transtornos mentais.

Testemunhas relataram à polícia, que Hilton foi ao local de descanso dos enfermeiros e, após ser questioando porque estava lá, ele atirou contra Geane Farias Fonseca, que morreu na hora. Após o crime, o homem tirou a própria vida com a mesma arma usada para matar Geane.

Geane Farias tinha 44 anos de idade e era moradora do bairro Vila Embratel.

Ao g1, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que o fato foi praticado por um funcionário de uma empresa de vigilância terceirizada e está sob investigação da Polícia Civil, que apura todas as circunstâncias.

A Semus disse, ainda, que lamenta o fato ocorrido e segue à disposição das autoridades, colaborando com as investigações.

Ainda segundo a Secretaria, o atendimento na Unidade Mista está suspenso, temporariamente, para garantir a realização da perícia criminal.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) informou que todos os órgãos competentes foram acionados. A Polícia Civil foi ao local e realizou os primeiros levantamentos, colhendo informações que possam esclarecer as circunstâncias e as motivações do crime.

O Instituto de Criminalística (ICrim) e Instituto Médico Legal também foram acionados para realizar os procedimentos e fazer a remoção dos corpos para os exames de necropsia.

g1ma

Marajá do Sena: Corpo de homem que desapareceu no Rio Grajaú é encontrado; vítima estava em embarcação que naufragou

Na manhã desta segunda-feira (14), durante buscas no rio Grajaú, os Bombeiros encontraram o corpo de Lucas Conceição de Jesus Nascimento, de 48 anos. — Foto: Reprodução/TV Mirante

Uma embarcação naufragou, na tarde desse domingo (13), no rio Grajaú, próximo ao povoado Vertente, na zona rural da cidade de Marajá do Sena. Uma pessoa morreu e outra está desaparecida.

As vítimas participavam de um passeio em família, quando a embarcação afundou. Três mulheres e dois homens, que também estavam na balsa improvisada, foram resgatadas com vida logo após o acidente.

Já Lucas Conceição de Jesus Nascimento, de 48 anos, e Alberlan Nobre Rocha Nascimento, de 50 anos, desapareceram no rio. As buscas pelos dois desaparecidos foram suspensas no início da noite desse domingo.

Na manhã desta segunda-feira (14), durante buscas no rio Grajaú, os Bombeiros encontraram o corpo de Lucas Conceição.

Corpo de homem que desapareceu no Rio Grajaú é encontrado; vítima estava em embarcação que naufragou — Foto: Reprodução/Redes sociais

As buscas continuam no intuito de localizar Alberlan, que segue desaparecido.

As duas vítimas são do município de Lago da Pedra.

g1ma

Café, Lanche e Brunch é na Estação do Café: Um Espaço para Todos os Momentos

Seja para começar o dia com energia, fazer uma pausa durante a tarde ou compartilhar uma refeição especial com amigos, a Estação do Café é o lugar perfeito para quem busca sabor e aconchego. Localizada no coração da cidade, a casa combina um ambiente acolhedor com um cardápio que conquista tanto os amantes do café quanto os apreciadores de boas experiências gastronômicas.

Café: O Protagonista

Na Estação do Café, o café é tratado como uma arte. Cada xícara traz uma explosão de aromas e sabores. Não importa se você prefere um cappuccino cremoso, um latte delicado ou um café coado com notas especiais, aqui você encontra a bebida perfeita para o seu paladar.

Lanche: Recarregue as Energias

Se a fome bater no meio do dia, a Estação do Café oferece uma variedade de opções deliciosas para todos os gostos. Sanduíches artesanais, amanteigados e bolos caseiros são apenas algumas das opções que compõem o cardápio. Tudo preparado com ingredientes frescos e um toque especial que faz cada mordida valer a pena.

Brunch: Uma Experiência Completa

Para quem gosta de unir o melhor do café da manhã e do almoço, o brunch da Estação do Café é uma experiência imperdível. Com uma seleção que inclui ovos, panquecas fofinhas e sucos naturais, o brunch é perfeito para começar o dia de forma mais tranquila ou celebrar momentos especiais com quem você ama.

Um Ambiente que Convida à Conexão

Além do menu impecável, a Estação do Café é um lugar onde você pode relaxar, trabalhar ou simplesmente desfrutar de uma boa companhia. O espaço é aconchegante que faz você se sentir em casa.

Seja para um café rápido, um lanche caprichado ou um brunch inesquecível, a Estação do Café é o destino certo para quem valoriza qualidade e bem-estar. Venha nos visitar e descubra porque somos o ponto de encontro perfeito para os apaixonados por café e boa comida!

Piloto de motociclismo morre durante prova no Campeonato Maranhense de Enduro, em Balsas

Piloto de motociclismo morre durante prova no Campeonato Maranhense de Enduro, em Balsas — Foto: Reprodução/TV Mirante

Um piloto de motociclismo da cidade de Imperatriz, que participava da abertura do Campeonato Maranhense de Enduro, morreu durante a prova, na cidade de Balsas, no Sul do Maranhense.

Leonardo Araújo Oliveira morreu no início da tarde desse domingo (13), na pista de enduro, no bairro Nova Trizidela.

Segundo o Comando Tático Aéreo (CTA) da Polícia Militar do Maranhão, Leonardo Araújo passou mal durante a competição, e os colegas dele acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Após prestar os primeiros socorros, o Samu pediu ajuda ao CTA para levar o piloto ao hospital. Durante o voo até a unidade de saúde, Leonardo acabou morrendo.

Três assassinatos são registrados durante o fim de semana na cidade de Caxias

Três assassinatos foram registrados durante esse fim de semana na cidade de Caxias, a 363 km de São Luís.

O primeiro homicídio teve como vítima Jhony Francelino de Carvalho, de 32 anos. Ele foi encontrado morto, com vários tiros, em uma estrada vicinal, na zona rural de Caxias. Segundo a polícia, a vítima havia saído do sistema prisional na quinta-feira (10) e foi morto horas depois.

Três assassinatos são registrados durante o fim de semana na cidade de Caxias — Foto: Divulgação/Redes sociais

A segunda vítima foi Katiane Meireles da Silva, que foi morta a tiros na Vila Alecrim, na manhã de sexta-feira (11). O assassinato foi próximo a uma escola. Segundo a polícia, a vítima tinha passagens pela polícia.

O outro crime aconteceu na tarde desse domingo (13), no bairro Refinaria. A vítima, identificada apenas como Kelson, foi morta a facadas.

A Polícia Civil destaca que os crimes podem ter ligação com o tráfico de drogas e rivalidade entre integrantes de organizações criminosas.

Os casos seguem sendo investigados e não há informações sobre a autoria dos crimes.

g1ma

Levantamento aponta que 72,93% da população aprovam os 100 dias da gestão Kedson Lima em Aldeias Altas

Um levantamento realizado pelo Instituto Vox Brasil revelou que 72,93% da população de Aldeias Altas aprova os 100 primeiros dias da gestão do prefeito Kedson Lima, reeleito com 67,12% dos votos para seu segundo mandato à frente da prefeitura.

A pesquisa ouviu 329 entrevistados no município. Entre eles, 15,49% disseram não aprovar a atual gestão e 11,58% não souberam ou preferiram não responder.

O setor de infraestrutura foi o mais citado como destaque positivo pelos moradores, que reconheceram os avanços e a qualidade dos serviços executados pela prefeitura nesses primeiros meses do segundo mandato.

A aprovação do prefeito é tão expressiva que, segundo o levantamento, até mesmo eleitores que não votaram em Kedson Lima reconhecem o trabalho realizado e avaliam positivamente a administração atual. O resultado reforça a liderança e a boa aceitação do prefeito entre os aldeias-altenses.

Blog do Sampaio

Irmão do prefeito de Aldeias Altas sofre tentativa de homicídio ao chegar em casa

Na noite do último sábado (12), Kleiton Lima, irmão do prefeito de Aldeias Altas, Kedson Lima, foi alvo de um atentado a tiros ao chegar em sua residência no município. O caso ocorreu enquanto Kleiton estava acompanhado da esposa e da filha dentro do veículo.

De acordo com informações da Polícia Civil, quatro homens armados chegaram ao local e efetuaram disparos contra o carro da vítima. Durante a ação, os criminosos teriam anunciado um assalto, conforme relatou o delegado Jair Paiva, responsável pela investigação.

“Com armas em punho, os suspeitos anunciaram o assalto. A vítima se assustou, e nesse momento os criminosos dispararam contra o veículo”, informou o delegado.

Apesar da gravidade da ação, ninguém ficou ferido. A polícia segue com as investigações para identificar os autores do crime e esclarecer as motivações do ataque. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.

Confira as super ofertas da rede Marcelo Rei do Frango e prepare-se para Semana Santa

Na rede Marcelo Rei do Frango você encontra carnes de qualidade, atendimento diferenciado e o menor preço da cidade. Seja bem vindo e fique à vontade. E esta semana, no Marcelo Rei do Frango você também vai encontrar pescado, camarão e produtos para deixar o seu almoço e a sua ceia da Semana Santa ainda mais saborosa, sempre naquele precinho que cabe no seu bolso e no seu orçamento.

Frigorífico Marcelo Reio do Frango mais perto de você

A rede de frigorífico Marcelo Reio do Frango já conta com 7 unidades. A mais nova loja será inaugurada neste Sábado de Aleluia, no Mercado Central.

Fique ligado nas ofertas da semana e os preços imbatíveis da rede Marcelo Rei do Frango. Garanta a sua carne de qualidade visitando as nossas unidades em Codó ou faça sua telecompras pelos whatsapps do Marcelo Reio do Frango; (99) 98839-1860 ou (99) 98147-7313 e nós entregamos no conforto da sua residência.

Aqui você pode também comprar com seus cartões de créditos e transferência pix. Simples assim, é só escolher! É o Marcelo Reio do Frango trazendo preço e qualidade pra você, amigo consumidor. Marcelo Reio do Frango trazendo pra você Menor preço, melhor atendimento e máxima qualidade